Brumadinho é uma cidade situada no estado de Minas Gerais, a 58km de Belo Horizonte, na região metropolitana da capital.
Uma cidade pequena, cheia de história, cercada de serras e natureza circundante, tem por destaque o Inhotim – o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo.
Vocação Turística
Brumadinho tem uma grande área natural, propícia a esportes de aventura, caminhadas e muitas atividades ao ar livre. O Instituto Inhotim é o grande atrativo turístico, mas o visitante poderá conhecer a cultura afro-descendente, a rota da cachaça e inúmeros passeios na Serra da Moeda e na Serra do Rola Moça.
Destaques
O Inhotim | Belezas naturais | Cultura afro-brasileira |
O principal ponto turístico de Brumadinho é certamente o Instituto Inhotim – o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo. Arte e natureza reunidos que recebem milhares de visitantes, nacionais e internacionais ao ano. | Para uma conexão maior com a natureza, Brumadinho tem serras belíssimas e pontos de rios encachoeirados para banho. Muitos visitantes procuram a cidade para incursões à Serra da Moeda, no Vale do Paraopeba – parada obrigatória para os amantes de esportes de aventura. | Brumadinho tem suas raízes na cultura afro-brasileira e seu sítio arqueológico do Quilombo do Sapê mostra os utensílios e lembranças de um tempo de luta pela liberdade. |
Quando visitar Brumadinho
Brumadinho tem um clima agradável o ano inteiro. No entanto, é necessário se programar bem antes de ir.
Evite o verão, por conta das chuvas de dezembro a março. A melhor época para conhecer é a partir de abril a novembro.
Alta temporada:
- Prós: Pontos turísticos movimentados, muitos turistas; maior variedade de passeios.
- Contras: Lugares turísticos e hotéis lotados, os ingressos para as atrações se esgotam mais rapidamente. Há um fluxo imenso de pessoas querendo fotografar os pontos turísticos e talvez você não se sinta muito à vontade.
Baixa temporada:
- Prós: Os passeios não terão muitas pessoas, o que é bom para quem quer aproveitar o momento mais intimista. Sobra espaço nos parques e nas atrações turísticas. Espere um excelente atendimento em bares e restaurantes. Você poderá desfrutar dos pontos turísticos e naturais com calma, sem tanta aglomeração de pessoas. Os valores tendem a ser mais atrativos em pousadas e hotéis e o atendimento mais personalizado.
- Contras: Pode haver poucos eventos. Alguns pontos turísticos podem estar em manutenção, então, não fique chateado e aproveite o melhor da cidade.
Leia também: Quando visitar Brumadinho
Gastronomia e o que comer em Brumadinho
O forte da cidade é a comida mineira – você deve aproveitar para conhecer pratos típicos saborosos. Frango com quiabo, polenta, feijão tropeiro, carnes e peixes de rio são algumas das comidas típicas de Minas Gerais.
Entretanto, Brumadinho também oferece outros tipos de restaurantes, com grande variedade de alimentos. Além disso, anualmente a cidade promove o Brumadinho Gourmet, um festival que reúne gastronomia, arte e cultura, com shows, concursos gastronômicos e lazer para toda família, mostrando o potencial turístico da região
- Bistrô Verde Villas – Av. Nossa Sra. do Belo Ramo – Jota
- Bistrô Mendes – R. Via Coletora, 267 – Progresso
- Rota V8 Rock Bar – R. Itaguá, 150 – São Sebastião
- Kyioday Sushi bar – R. Itaguá, 142 – São Sebastião
- Segredos de Minas – R. Quintino Bocaiúva, 339 – Centro.
- Burgueria Trem Bão – Rua João de, R. Joaquim de Sáles Barbosa, 263 – São Bento
- Restaurante Bom Apetite – Av. Vigilato Braga, 165 – Ipiranga
- Empório Fazendinha – Rodovia MG-040, Km 48 s/n Zona Rural
Leia também: Gastronomia e onde comer em Brumadinho
Pontos Turísticos
Alguns dos pontos turísticos mais importantes de Brumadinho-MG refletem sua cultura afro-descendente, as tradições mineiras e a religiosidade em meio a roteiros naturais incríveis.
- Instituto Inhotim
- Cachoeira da Ostra
- Cachoeira da Casa Branca
- Serra da Calçada
- Vila de Piedade do Paraopeba
- Igreja Nossa Senhora da Piedade
- Serra da Moeda
- Mirante Morro dos Veados
- Rota da Cachaça
- Sítio histórico Quilombo do Sapê
Veja também: Pontos turísticos em Brumadinho
Cidades próximas a Brumadinho
Moeda – 38km – Cachoeiras, natureza e antigas fazendas de café para descansar.
Itabirito – 66km – Gastronomia, história, belezas naturais e cultura mineira
Nova Lima – 75km – Mineração, parques nacionais, turismo histórico.
Belo Horizonte – 60km – Arte, cultura, compras e gastronomia.
Veja também: Pacotes de experiências em Belo Horizonte para você aproveitar MUITO a sua estadia!
Passeios em Brumadinho?
Inegavelmente, no primeiro dia, aproveite para conhecer o Instituto Inhotim – O espaço engloba um dos mais importantes acervos de arte contemporânea nacional com um impressionante jardim botânico.
Roteiro de três dias
O roteiro do Instituto Inhotim leva dois dias para aproveitar ao máximo os 140 hectares de arte e belezas naturais. Num dia, você explora o acervo artístico e no outro para apreciar e conhecer toda a biodiversidade presente no jardim botânico. O lugar é perfeito para fotos intimistas ou temáticas e muitos casais vão ao Inhotim para registrar o álbum de casamento.
No terceiro dia você poderá conhecer o sítio arqueológico do Quilombo do Sapê: As comunidades de Marinhos, Ribeirão, Rodrigues e Sapé formam a Região Quilombola, surgida em meados do século XVIII, quando um fazendeiro, dono de escravos, deu pequena parte da propriedade a um escravo. Depois de algum tempo, outros escravos da região se estabeleceram nas proximidades, em casas feitas de pau a pique e sapé. No dias atuais as comunidades descendentes de quilombolas mantêm vivas as tradições e costumes da cultura afrodescendente.
No entorno do sítio arqueológico, o visitante pode conhecer as capelas, igrejas e a fábrica de tijolos, construídas por escravos na região.
Um passeio no Espaço Verdes Folhas fecha o terceiro dia com direito a atividades como arvorismo, trekking, escalada e tirolesa.
Veja também: Quando visitar Brumadinho
Roteiro mais dias
Vai ficar mais dias em Brumadinho-MG, excelente! Você poderá conferir atividades incríveis como:
Trekking pela Serra da Moeda
Deslumbre-se com as maravilhas naturais da serra que circunda a cidade;
Rota da Cachaça
Mergulhe nas tradições dos tropeiros, as raízes de Minas Gerais, conhecendo a história de alguns produtores locais de cachaça e vê de perto a produção artesanal da bebida símbolo de Minas Gerais.
Mirante Morro dos Veados
Um passeio pelo parque Estadual da Serra do Rola Moça – o terceiro maior parque em área urbana do país e um dos territórios verdes mais importantes de Minas Gerais – do alto da serra, a 1.400 metros, o Mirante Morro dos Veados oferece uma vista panorâmica da região de Brumadinho.
Leia também: Passeio em Brumadinho
iFriend em Brumadinho
Você terá momentos ainda mais incríveis contratando um iFriend em Brumadinho
- Thiago – O Thiago é guia em Belo Horizonte e em Brumadinho e saca tudo sobre cultura e gastronomia mineira.
- Saulo – O Saulo é guia em Belo Horizonte e Brumadinho e vai te mostrar todos os espaços culturais e naturais das cidades.
Brumadinho é linda e espera sua visita!
iFriend. Find a friend, enjoy the ride.