HomeGuia de Viagem Bonito

Guia de Viagem Bonito

Abismo Anhumas - Bonito -MS
Abismo Anhumas - Bonito -MS
Você vai adorar as águas cristalinas de Bonito nesse guia completo!

Bonito é uma pequena cidade de Mato Grosso do Sul, no sul da região centro-oeste do Brasil sobre o Planalto da Bodoquena (popularmente conhecido como Serra da Bodoquena) e Depressão do Miranda.

É considerada por muitos o paraíso nacional do ecoturismo. O grande diferencial de Bonito são suas águas cristalinas, repletas de peixes coloridos e seus rios encachoeirados, grutas e abismos.

Bonito tem a maior área de Mata Atlântica concentrada no interior do Brasil. Outro fator de grande relevância para quem vem a Bonito é sua proximidade com o Pantanal Mato-Grossense: geralmente quem vem conhecer Bonito, investe num passeio ao Pantanal, a maior planície alagada do mundo – é de lei. São aproximadamente 160 km até chegar ao Pantanal de Miranda.

Bonito se tornou famosa no início dos anos 2000 – o grande atrativo sempre foi a flora e a fauna preservados com pontos perfeitos para a prática de mergulho de profundidade, snorqueling e observação de peixes de uma forma geral.

Vocação Turística

Muito mais do que um simples passeio!

Estima-se que a cidade receba em média 20 mil turistas ao ano – uma das maiores concentrações de turismo na região centro-oeste.

Suas grutas e abismos são famosos casos geológicos como a Gruta do Lago Azul e o Abismo Anhumas – a entrada nesses lugares requerem autorização especial, guias capacitados, equipamentos especiais e treinamento adequado  para realizar a atividade.

Já os rios de Bonito são encachoeirados, perfeitos para a prática de canoagem e descida de bote nas épocas de cheia.

Há atividades para todas as idades: trilhas, tirolesas, banhos de rio, poços, visita à grutas, mergulhos e passeios de barco e cavalo. Uma coisa é certa: quem vem a Bonita não fica parado de jeito nenhum!

Leia também: Onde fica Bonito

Destaques

Formações rochosas de Bonito As águas mais cristalinas do MundoO centro energético da América do Sul.
Bonito tem uma das paisagens mais enigmáticas do Brasil. O Abismo Anhumas e o Lago Azul são exemplares misteriosos e magníficos estudados por biólogos, geógrafos, geólogos e espeleólogos de todo o mundo. As águas cristalinas de Bonito se devem ao calcário presente no lugar que serve de filtro dos lençóis freáticos. Uma cidade que tem inúmeros mananciais de água pura e cristalina e que luta pela preservação do meio ambienteBonito é considerado o Centro energético das Américas. O Aquífero Guarani é um dos maiores mananciais naturais de água em todo o mundo tem considerável parte localizada nessa região.

O que fazer em Bonito

Gruta Lago azul - Bonito MS
Gruta Lago azul – Bonito MS

Ecoturismo e aventuras sem par num lugar lindo!

O que você vai fazer menos em Bonito é ficar no hotel – e há bons hotéis e pousadas na região. Faça o check-in, mas não se alongue demais lá – há diversas atividades em Bonito.

Então, prepare seu melhor tênis de caminhadas, sua roupa de banho mais confortável e não prescinda de repelentes de inseto, protetor solar, óculos de sol, bonés e roupas UVA/UVB – pode não parecer, mas faz muito sol em Bonito e o calor pode ferir as peles mais sensíveis.

Roteiro de três dias

Aconselhamos que você fique pelo menos três dias em Bonito – e não vai dar para você conhecer todas as experiências marcantes que tem por lá. Aproveite cada momento dessa experiência com um iFriend em Bonito – um guia capacitado e experiente que conhece tudo do lugar!

Primeiro dia

Para começar sua jornada por Bonito, especialmente se você estiver com crianças, visite o Aquário Municipal de Bonito e veja os peixinhos coloridos. Você também poderá visitar o Projeto Jiboia e conhecer as verdadeiras representantes das cobras nessa região. Na parte da tarde, o ideal é passar no Parque Ecológico, onde você poderá fazer trilha, cavalgada pela mata ciliar do Rio Formoso ou boia cross por 8 corredeiras. Além disso, você ainda poderá praticar tirolesa, stand up paddle e caiaque.

Segundo dia

Acorde cedo nesse dia para conhecer as Cachoeiras da Serra da Bodoquena que compreende 8 pontos para banho nas piscinas naturais e cachoeiras. Você também poderá visitar o Parque das Cachoeiras, com 7 pontos para banhos  ou na Estância Mimosa, que compreende mais 7 cachoeiras e a vista do Rio Mimoso. Na hora do almoço você provará da autêntica comida do centro-oeste feita no fogão de lenha.

Terceiro dia

Não deixe de aproveitar esse dia fazendo um programa diferente e muito aguardado por quem vê em Bonito o melhor destino para aproveitar a natureza. O mergulho de flutuação no Rio Sucuri é uma das atividades mais procuradas por quem busca ver os peixes coloridos e espécies subaquáticas em 1800 metros de águas cristalinas até o rio Formoso. Você também pode optar pelos passeios pela Nascente Azul ou pelo Aquário Natural, que fica na Reserva Ecológica Baía Bonita.

Seja qual for sua escolha não se esqueça de deixar seu passeio agendado com antecedência.

Roteiro mais dias

Passeios a cavalo pelo Pantanal, observação de aves no Buraco das Araras, os festivais de Inverno e da Guavira, arvorismo, tirolesa e rapel são algumas das inúmeras atividades que você poderá fazer em Bonito-MS.

Veja mais: O que fazer em Bonito?

Quando visitar Bonito?

Projeto Jiboia
Projeto Jiboia Bonito-MS

Um destino que pode ser visitado o ano todo!

Bonito é um desses destinos ideais para ser visitado o ano inteiro, no entanto a melhor época para aproveitar toda a transparência das águas é nos meses de maio a agosto, o período correspondente ao inverno – nesta época, os rios estão com águas mais cristalinas, e a presença dos peixes é mais abundante.

Leve um casaco! O inverno nessa região compreende dias muito quentes e noites frias com temperaturas médias de 15°C

Alta temporada:

  • Prós: Muitos passeios, muitos turistas. Maiores opções de restaurantes, bares e eventos.
  • Contras: Lugares turísticos e hotéis lotados, as atrações naturais tem fila de espera. Há um fluxo imenso de pessoas querendo fotografar e participar das atividades e talvez você não se sinta muito à vontade. 

Baixa temporada:

  • Prós: Os passeios não terão muitas pessoas, o que é bom para quem quer aproveitar o momento mais intimista. Você poderá desfrutar dos bares, restaurantes e pousadas com mais qualidade, com calma, sem tanta aglomeração de pessoas. Os valores tendem a ser mais atrativos em pousadas e hotéis e o atendimento mais personalizado. Sobra espaço nos parques e nas atrações turísticas.
  • Contras: Pode haver poucos eventos. Alguns pontos turísticos podem estar em manutenção, então, não fique chateado e aproveite o melhor da cidade.

Veja também: Quando visitar Bonito

Gastronomia e o que comer em Bonito

Churrasco comida típica Gastronomia
Churrasco comida típica bonito Gastronomia

Delicie-se com os sabores de Bonito

A gastronomia de Bonito e região é baseada em peixes de água doce e carnes exóticas. Tão bom quanto barato! Você se sente satisfeito com tantas variedades culinárias geralmente feitas no fogão de lenha, com qualidade dos produtos de interior.

Há muita oferta de pratos típicos regionais e de clássicos da gastronomia brasileira como pastéis, massas, comida mineira, churrascos grelhados e saladas.

Não deixe de experimentar o famoso caldinho de piranha, as carnes de jacaré e javali, o inusitado sobá, um caldo feito a base de macarrão e carnes. Peixes como pirarucu, truta, traíra e Pintado.

Além de sucos e sorvetes de frutas como guavira, araticum e pequi fazem a cabeça de quem está seco depois de ver tanta água por perto.

Restaurantes em Bonito:

  • Casa do João – R. Cel. Nelson Felício dos Santos, 664 – Centro
  • Juanita – R. Nossa Sra. da Penha, 854 – Centro
  • Tapera – R. Cel. Pílad Rébua, 1961 – Alvorada, 
  • Restaurante da Vovó – R. Filinto Müler, 570 – Alvorada,
  • Restaurante do Marco Velho – R. Luís da Costa Leite, 2184 – Formoso,
  • Toca do Peixe – R. Quinze de Novembro, 782 – Alvorada
  • Pantanal Grill na Brasa– R. Cel. Pílad Rébua, 1808 – Centro, 
  • Varanda´s Restaurante – R. Filinto Müler – Alvorada.

Veja também: Onde comer em Bonito?

Passeios em Bonito

Praia Kids - Ecoparque

Praia Kids – Ecoparque Bonito-MS

Em Bonito, turismo e natureza andam lado a lado!

A natureza é realidade em Bonito: Assim os passeios em Bonito compreendem o ecoturismo como atividade turística na cidade que só sobrevive por conta das atrações na natureza.

E há atividades propícias para crianças, jovens, adultos e idosos, sempre com o apoio de instrutores capacitados e com os melhores equipamentos.

Nossa equipe selecionou 10 atividades incríveis para você ter o melhor do ecoturismo de Bonito.

  • Aquário Municipal de Bonito
  • Projeto Jiboia
  • Buraco das Araras
  • Museu de História Natural e Kadiwéu
  • Gruta São Miguel
  • Gruta São Mateus
  • Aquário Natural
  • Ecoparque
  • Lago Azul
  • Abismo Anhumas

Aquário Municipal de Bonito

Aquário de Bonito é a única exposição permanente de peixes em todo o estado do Mato Grosso do Sul. Nesse aquário é possível conhecer inúmeras espécies de peixes da região e tocar nas arraias – tudo sob orientação de um guia. Fica aberto até as 21h.  

Projeto Jiboia

Realizando uma visita ao Projeto Jiboia você participa de uma experiência única de educação ambiental. Diariamente, você assiste a uma divertida e educativa apresentação sobre a Jiboia e o universo das serpentes.

Buraco das Araras

O Buraco das Araras é uma das maiores dolinas do mundo, com aproximadamente 100 metros de profundidade e 500 metros de circunferência, localizada no município de Jardim-MS. Essa formação rochosa é o habitat natural de centenas de araras entre outros pássaros como udu, murucututu, pica-pau-loro entre outras espécies.

Museu de História Natural e Kadiwéu

O Museu de História Natural e Kadiwéu de Bonito conta um pouco sobre as formações geográficas e dos primeiros habitantes da região – os índios Kadiwéu. A instituição está localizada próxima a Gruta de são Mateus.

Gruta São Mateus

A caverna, que tem entrada e saída diferentes, está localizada a 4 Km da cidade de Bonito-MS. Um passeio ideal para conhecer um pouco da geologia de Bonito – o guia dará as primeiras instruções, percorrendo uma trilha suspensa com 5m de altura e 15m de comprimento que dará acesso à trilha em meio a mata, por cerca de 280m até a entrada da cavidade onde começa a visitação no interior da caverna. A atração não fica aberta em dias de chuva e é obrigatório uso de tênis ou calçado fechado.

Gruta São Miguel

Outro passeio contemplativo por dentro de caverna é o da Gruta São Miguel que está localizado a 18,5 Km da cidade de Bonito-MS. O primeiro passo do passeio é percorrer a trilha interativa suspensa de 5m de altura e caminhar 200m até o primeiro mirante que permite observar o vale e a vegetação do local – Mata Atlântica e cerrado. Os visitantes terão contato com formações espeleológicas como estalactites, estalagmites, colunas e coraloides. Essa é uma experiência 360° completa. No final os visitantes poderão adquirir lembrancinhas na lojinha.

Aquário Natural

O Aquário natural de Bonito está situado a 8km do centro da cidade. O Aquário Natural é a melhor opção para quem nunca fez mergulho de flutuação antes – os guias darão total suporte ensinando a usar o equipamento. Além de mergulho de flutuação em águas cristalinas, há também opções de lazer como percorrer trilhas, observar alguns animais locais, almoçar ou utilizar a piscina.

Ecoparque Porto da Ilha

O Ecoparque em Bonito tem um cenário natural preservado – ideal para levar crianças e idosos – uma ilha no meio do rio Formoso com diversos pontos de diversão e Praia Kids – um espaço muito gracioso, com rio de peixes e mini-cascata para as crianças se divertirem em segurança. Os visitantes jovens e adultos podem fazer mergulho de flutuação, tirolesa, rapel e arvorismo. Todas as atividades são monitoradas e conduzidas por monitores especializados e mecanismos de segurança como botes, barcos de apoio, salva-vidas, etc.

Lago Azul de Bonito

Outro roteiro natural que impressiona pela beleza impar de sua formação é o Lago Azul – O passeio é rápido (dura cerca de duas horas) mas o visual é inesquecível. A melhor época para visitar a Gruta é entre Dezembro e Janeiro, uma vez que a incidência do sol nessa época do ano aumenta a visibilidade do lago – mas tome cuidado porque essa também é a época das chuvas. Sempre contrate um guia especializado e os equipamentos de segurança para esse tipo de exploração.

Abismo Anhumas

Talvez o passeio mais intrigante que todo mundo quer conhecer – o Abismo Anhumas – Um lugar tão surpreendente quanto enigmático. Para começar é um abismo – ou seja, uma caverna em profundidade abaixo do solo. Para acessá-la é necessário descer por rapel. Todo o passo a passo é dado pelos instrutores que guiarão os visitantes um dia antes da aventura começar. O visual é belíssimo e você poderá ainda fazer o mergulho de flutuação para conhecer a parte submersa. Indicado para quem tem bom preparo físico e não tem medo de altura ou de lugares fechados.

Observação importante: Procure as agências de turismo receptivo para realizar essas atividades com segurança e não se esqueça de agendar os passeios com antecedência, para seu melhor conforto.

iFriend: Guia de viagem em Bonito

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Você pode escolher alguém com um perfil parecido/esperado e ter uma experiência incrível, focado nos seus desejos.

  • Paulo – Vai te levar para conhecer a cidade tem de melhor
  • Yngrid – Vai mostrar cenários únicos para fotos e os recantos mais escondidos da cidade.

Ver mais iFriends: Guias locais em Bonito para você aproveitar MUITO a sua estadia!

Conheça as Experiências em Bonitoque deixarão sua viagem ainda mais completa.

Veja também: Passeios em Bonito

Abismo Anhumas - Bonito-MS
Abismo Anhumas – Bonito-MS

Bonito, a capital do nacional do ecoturismo, está esperando sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?