HomeGuia de viagem Blumenau

Guia de viagem Blumenau

Centro de Blumenau
Centro de Blumenau Centro de Blumenau
Venha conhecer e desfrutar dessa cidade alemã em um pedacinho do Brasil!

A cidade de Blumenau é uma das mais importantes do Estado de Santa Catarina, na região sul do Brasil.

Blumeanu foi construída por imigrantes alemães que, durante muito tempo, tiveram na indústria têxtil sua fonte de renda.

Mas é o turismo cultural e “cervejeiro” que mais movimenta Blumenau. Tanto que por lá, anualmente acontece a Oktoberfest, a segunda maior festa de cerveja do mundo, perdendo apenas para a realizada na própria Alemanha, em Munique.

Blumenau é uma cidade charmosa, com ruas limpas, bem estruturadas e que dá a impressão que não deixou a modernidade influenciar nas suas tradições. Tanto que até hoje guarda os costumes alemães, sua arquitetura, fazendo com que muitos a considerem como a Alemanha brasileira.

Vocação turística de Blumenau

Não é nem preciso dizer que com tantas inspirações alemães, sobretudo a cerveja, a maior vocação turística dessa cidade alemã num pedacinho do Brasil é o turismo cervejeiro.

Afinal, a sede da maior Oktoberfest fora da Alemanha também é uma das principais produtoras de cerveja no Sul do país. Você não precisa ir até a Europa para conhecer os produtores da bebida favorita dos brasileiros. Blumenau tem muito a oferecer!

Destaques

Sabores fortes!Museu HeringLá do alto!
A culinária local é inspirada na gastronomia germânica, ou seja, sabores fortes, e tem pratos de dar água na boca, como o eisbein (joelho de porco) e o kassler (bisteca de porco levemente defumada).   Sabia que a marca de roupas Hering nasceu em Blumenau? Lá você pode conhecer o Museu Hering, uma antiga casa em estilo enxaimel, que representa a entrada da fábrica da Hering, uma das maiores produtoras da indústria têxtil do país.O Mirante do Parque Spitzkopf tem esse nome, que significa “cabeça pontuda”, em função do formato do morro de quase 940 metros que é o ponto mais alto da cidade!

O que fazer em Blumenau?

Centro de Blumenau
Centro de Blumenau

Blumenau tem inúmeras atividades para ninguém ficar parado!

Há muito o que fazer em Blumenai! Uma das cidades que mais preserva a cultura alemã, Blumenau tem muito mais a oferecer do que a Oktoberfest, já que possui muitos atrativos e é um destino adorado pelos turistas de todas as regiões. A cidade vai merecer toda a sua atenção quando for  programar um roteiro de viagem por Santa Catarina.

Primeiro dia

Para começar o seu primeiro dia em Blumenau, faça um belo passeio pelo Parque Vila Germânica, um espaço para a realização de eventos que é também um símbolo da cidade. São 30 mil metros quadrados de construções enxaimel. O local também é a “casa” do evento mais famoso da cidade, a  Oktoberfest, além de Sommerfest, Osterdorf, Festival, Feira e Concurso Brasileiro da Cerveja, Magia de Natal, entre outros. Para deixar seu passeio ainda mais animado, não deixe de conhecer os restaurantes alemães, cafés e bares de lá. Depois da parada para o almoço,  que tal conhecer a rua mais famosa de Blumenau, a XV de Novembro? Uma dica de ouro: caminhe pela rua e explore todos os seus cantos. Você vai se surpreender. Aos domingos a rua é fechada para pedestres. 

Segundo dia

A Catedral São Paulo Apóstolo é um dos pontos turísticos que sem dúvida não pode faltar no seu roteiro. Fica localizada na Rua XV de Novembro. A torre da Catedral possui 45 metros de altura e seu interior é de granito vermelho e vitrais que encantam o grande público. Saindo de lá, faca uma visita à Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil. A cidade vizinha de Blumenau possui apenas 30 mil habitantes. E olha que legal! Grande parte da população fala alemão, ou seja, você vai se sentir na Europa! E o lugar é cheio de atrações, como a Vila Encantada: um parque temático que concentra mais de 20 atrações divididas em vilas. Não deixe de visitar os piratas, dinossauros e insetos gigantes. As crianças adoram! Lá dentro ainda funciona um zoológico, com 250 espécies e mais de mil animais, como girafas, elefantes, hipopótamos, zebras, leões, tigres, onças, e muito mais! 

Terceiro dia

O terceiro dia de passeio pode começar com um visual sensacional para inspirar o seu roteiro! O Morro Spitzkopf oferece aos turistas uma vista sem igual pra natureza! São 936 metros de altitude, 6 km de caminhada até o topo e 5.000.000 m² de Mata Atlântica. Lá de cima a vista é linda. Dá pra ver o morro do Baú, do Cachorro e até o mar. Se gosta de aventura, essa é uma ótima escolha! Depois não deixe de visitar no centro de Blumenau Teatro Carlos Gomes, um dos principais locais de eventos e festivais culturais. Possui um palco giratório e dentro do teatro funcionam escolas de música, teatro e ballet. E se você não quiser sair de Blumenau de mãos vazias, não deixe de visitar a “FIP”, a Feira da Moda de Brusque. É um shopping com mais de 200 lojas, e uma enorme variedade de roupas. A dica é ir pra lá com a família e comprar roupas para todos, afinal, o lugar oferece preços interessantes e a qualidade é ótima. O shopping se localiza na Rodovia Antônio Heil, km 23, ou seja, fica a 37 km de distância de Blumenau.

Mais roteiros de viagem? Acompanhe o guia e saiba de outros passeios incríveis em Blumenau

Veja também: O que fazer em Blumenau

Quando visitar Blumenau

Vila Germânica em Blumenau
Vila Germânica

Você vai se surpreender com o clima e com as paisagens de Blumenau

A melhor época para visitar a Capital Nacional da Cerveja é no período dos eventos e festas. Em outubro acontece a Oktoberfest, com muitas atrações, desfiles, música e gastronomia . Quando visitar Blumenau , não se esqueça de vir em janeiro, quando acontece a SommerFest e março durante o Festival Brasileiro da Cerveja. Nesta época, esteja preparado para o calor, desfrutar também dos recantos naturais.

Alta Temporada

  • Prós – A cidade recebe turistas e visitantes de praticamente todos os lugares do Brasil e do mundo, o que torna a cidade mais animada, com muita festa, dias e noites agitados e diversão garantida. 
  • Contras – Com a cidade cheia e diversas festas e eventos acontecendo, é natural que pontos turísticos, praças, restaurantes e ruas fiquem mais cheios, o que normalmente eleva os preços.

Baixa Temporada

  • Prós – A cidade fica mais tranquila, os preços e locais de interesse turísticos ficam mais acessíveis, menos filas e menor tempo de espera! Os hotéis costumam fazer promoções. É uma boa época para quem gosta de aproveitar sem muita correria e  agitação.
  • Contras – Com a cidade mais vazia, pode ser que você corra o risco de encontrar alguns pontos turísticos e restaurantes fechados.

 Veja também: Quando visitar Blumenau.

Gastronomia e o que comer em Blumenau

Culinária de Blumenau
Gastronomia de Blumenau

A culinária local é inspirada na gastronomia germânica, ou seja, sabores fortes com pratos de dar água na boca.

Experimente delicias exageradamente divinas como o eisbein (joelho de porco) e o kassler (bisteca de porco levemente defumada). Os doces… um capítulo à parte nesse show de delícias! 

  • Restaurante O Estrangeiro – Rua Uruguai, 422 – Ponta Aguda.
  • Restaurante Moinho do Vale Rua Porto Rico, 66 – Ponta Aguda.
  • Thapyoka Restaurante – R. Quinze de Novembro, 160 – Centro.
  • Restaurante Gutes EssenR. Mal. Deodoro, 202 – Velha.
  • Sabor Imperial – Restaurante – R. Ângelo Dias, 251 – Centro.

Veja também: Gastronomia em Blumenau

Pontos Turísticos de Blumenau

Teatro Carlos Gomes
Teatro Carlos Gomes

Para quem ama a cultura alemã, Blumenau é O Lugar!

Os pontos turísticos de Blumenau tem como característica básica a arquitetura e a cultura dos alemães imigrantes em nossas terras. Muitas construções em estilo enxaimel, comidas, danças típicas e artesanatos. Não perca a oportunidade de conhecer a vibrante oktoberfest e provar das delícias acompanhadas da autêntica cerveja dos biergartens. Não se esqueça de reunir a família ou os amigos – em Blumenau sempre é tempo de celebrar!

Museu da Familia Colonial

O Museu da Família Colonial resgata as tradições familiares do século XIX, ajudando a contar a história do povo que construiu a cidade de Blumenau. O museu funciona  onde era a antiga casa de Edith Gaertner, sobrinha neta do D. Blumenau, fundador de Blumenau. No acervo há mais de 6.000 peças. Nos fundos do complexo do Museu está o horto florestal, onde ainda se encontram árvores plantadas pelo fundador da cidade e o Cemitério dos Gatos.

Museu de Hábitos e Costumes

Este museu é uma boa oportunidade de entender como se desenvolveu a cidade desde o século XIX até os dias de hoje. No local é possível ver peças de época que contam sobre o vestuário, mobiliário, brincadeiras, hábitos culinários e domésticos dos moradores de Blumenau.

Museu Hering

Esta antiga casa em estilo enxaimel representa a entrada da fábrica da Hering, uma das maiores produtoras da indústria têxtil do país. A marca, que nasceu em Blumenau, resgata uma parte de sua história em um pequeno museu, onde é possível conhecer mais sobre a família fundadora. No subsolo, é possível ver uma exposição sobre a evolução da moda e comerciais televisivos da marca durante os anos.

Parque Vila Germânica

As vilas do interior da Alemanha são retratadas nessas casinhas em estilo germânico no Parque Vila Germânica, um dos mais belos e procurados pontos de Blumenau. O lugar funciona como um complexo de entretenimento e centro de convenções, onde tudo funciona ao mesmo tempo. No Parque que sao realizados eventos como a Oktoberfest, o Festival Brasileiro da Cerveja, o Sommerfest, a Magia de Natal, entre outros.

Pomerode

Esta cidadezinha próxima a Blumenau é conhecida como a cidade mais alemã do Brasil.  Mesmo com o crescimento urbano, Pomerode parece que parou no tempo, e ainda conserva costumes e o estilo das cidades do interior. Por lá, você pode ir ao Museu Teichmann, conhecer a cervejaria Schornstein, ir ao zoológico, entre outros passeios e visitas.

Rua XV de Novembro

A Rua XV de Novembro é a mais movimentada de Blumenau. Mas não só pela quantidade de lojas, mas também por que nela, ocorrem os principai Desfiles da Oktoberfest por isso, ela atrai muitos turistas durante o mês de outubro.

Mirante do Parque Spitzkopf

Esse é um ponto turístico que vai agradar em cheio os amantes da natureza é o Parque Spitzkopf. O nome dado ao mirante é significa “cabeça pontuda” , em função do formato do morro de quase 940 metros que é o ponto mais alto da cidade. O destaque do parque são as trilhas. A primeira, que tem extensão de aproximadamente 7 quilômetros, leva ao topo do morro e proporciona uma vista privilegiada da cidade. Vale a pena a caminhada, acredite. 

Veja também: Pontos turísticos em Blumenau

Passeios em Blumenau

Oketoberfest em Blumenau
Oktoberfest

Os Passeios em Blumenau vão te surpreender!

Você encontrará experiências incríveis em Blumenau! Vivências pelas cidade vizinhas, as festas e as paisagens mais fantásticas.

Um dia de Oktoberfest

Oktoberfest de Blumenau é a maior festa da cerveja do Brasil e a segunda do mundo, só perdendo para a original de Munique, Alemanha.

Esse ano, a Oktoberfest acontecerá de 06 a 21/10, uma excelente oportunidade de você conhecer a cultura dos descendentes de alemães em um mês de celebrações que resgata as danças, desfiles, festivais e gastronomia.

Originalmente, o festival teve início como um festival de cerveja criado em Munique pelo rei bávaro Ludwig I para celebrar o seu casamento em 1810. Entretanto, com a imigração de alemães, a festa se espalhou por diversos cantos do mundo. Atualmente existem versões da Oktoberfest em países como: Argentina, Brasil, Estados Unidos, Hong Kong, Itália, Vietnã e outros.

Oktoberfest de Blumenau acontece no Parque Vila Germânica, um grande centro de convenções com vários pavilhões e tudo decorado como se fosse uma vila do interior da Alemanha.

Dia cultural em Blumenau

Vamos começar o passeio de manhã com uma ida ao Glas Park, uma fábrica e loja de cristais  onde teremos uma verdadeira aula de como se fabricam os cristais e sua importância através dos tempos. Ao terminar essa atividade, nos encaminharemos para a fábrica e bar da Eisenbahn, uma das melhores cervejas da região e faremos um biertour, conhecendo todo o processo de fabricação da cerveja. Almoçaremos num restaurante nas proximidades da Rua XV de novembro, a qual era chamada de Wurststrauß no século XIX, onde estão as principais construções históricas da cidade. Encerraremos nossa tarde cultural no Museu da Família Colonial no qual você terá uma ideia de como viviam os primeiros imigrantes alemães em Blumenau!

Veja também: Passeios em Blumenau

iFriend: Guia de viagem em Blumenau

Você conhecerá Blumenau ainda melhor na companhia de um iFriend em Blumenau!

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Descubra Blumenau de um jeito que você nunca viu! Você pode escolher alguém com um perfil parecido/esperado e ter uma experiência incrível, focado nos seus desejos.

  • Fernanda – Vai te levar para conhecer a cidade tem de melhor
  • Carla – Você vai conhecer cenários únicos para fotos e os recantos mais escondidos da cidade.

Ver mais iFriends: Guias locais em Blumenau para você aproveitar MUITO a sua estadia!

Desfile da Oktoberfest
Oktoberfest

Blumenau, a terra da Oktoberfest, está esperando sua visita.

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?