HomeGuia de viagem Bergen

Guia de viagem Bergen

Vista de Bergen - noruega - inverno
Vista de Bergen - noruega - inverno
Você vai adorar conhecer Bergen neste guia completo!

Se você nunca ouviu falar em Bergen, Noruega, prepare-se para conhecer uma das cidades mais fascinantes do país.

Cercada por montanhas e fiordes, a antiga capital norueguesa exibe cenários encantadores formados por suas casinhas de madeira coloridas e arquitetura escandinava.

Segunda maior cidade na Noruega, com pouco mais de 270 mil habitantes, é um dos destinos turísticos mais ativos do país. As praças, as casas, as montanhas, o mar e as pessoas se encarregaram de tornar esse um lugar que deve estar em qualquer lista com cidades para conhecer na Noruega. 

Vocação turística de Bergen

Fergenhus-fortress-
fergenhus-fortress

Bergen é a porta de entrada para os passeios pelas incríveis fiordes noruegueses. A cidade está cercada por algumas das paisagens mais espetaculares da Escandinávia. São sete colinas entremeadas por fiordes, montanhas e geleiras. 

O destino é o ponto de partida ideal para quem pretende explorar tanto os fiordes da costa ocidental da Noruega (entre eles o Hardangerfjord e o Sognefjord), como as incríveis massas de gelo dos glaciares (Folgefonn, por exemplo, que ocupa 260 Km quadrados de área).

Por essa e muitas outras, a cidade ganhou espaço no coração de brasileiros em busca de uma experiência de viagem diferente. Bergen é o destino ideal para quem quer se surpreender, fugindo de roteiros tradicionais. 

Uma dica para quem vai viajar para Bergen é adquirir o city pass da cidade, o Bergen Card, que dá direito a transporte público e entrada em museus e atrações de forma mais econômica. Porém, esse passe de turismo só vale à pena se você pretende frequentar um grande número de museus e usar o transporte público com frequência. 

O idioma oficial do país é o norueguês, mas a maior parte da população também fala o inglês fluentemente. A moeda local é a coroa norueguesa e, no Brasil, é bem raro encontrá-la nas casas de câmbio para comprar. 

Você pode fazer câmbio em Bergen usando euros. Você também pode e deve levar cartão pré-pago e cartão de crédito, mas é importante levar dinheiro em espécie para equilibrar os custos do IOF. 

Veja também: Por que conhecer Bergen?

O que fazer em Bergen?

Sognefjord, Fiorde
Sognefjord, Fiorde em Bergen

Você vai adorar Bergen e todos os seus passeios!

Bergen é uma cidade que abraça o turista com suas vistas espetaculares e belezas naturais que a rodeiam. Recheada de atrações para todos os tipos de público, o melhor do destino está nas ruas, em suas praças, lagos e no porto. Por ser uma cidade pequena, muita coisa pode ser feita a pé.

Primeiro dia

Comece indo direto ao Escritório de Turismo, que fica num lugar lindo e muito bem estruturado. Lá você pode pegar mapas gratuitos, reservar passeios e comprar bilhetes de ônibus. Bem ao lado fica o Mercado de Peixes, o Fisketorget.  No coração da cidade, o mercado oferece a melhor experiência de frutos do mar em Bergen. 

Em seguida, visite a praça Ovre Ole Bulls Plass. Nos seus arredores, há diversos restaurantes e o shopping Galleriet, um dos principais da cidade. Em frente à praça encontra-se também o Den Nationale Scene, o maior teatro da cidade. Ali pertinho, você pode conhecer ainda a igreja Johanneskirken.

Para curtir a noite, há algumas opções de bares legais, como o No Strees e o Henriks Øl og Vinstov. 

Segundo dia

Reserve seu segundo dia para viver uma experiência sem igual. Acorde bem cedinho para fazer um passeio de dia inteiro para o Sognefjord, que é o maior fiorde da Noruega.  O passeio vai das 08h às 18h. O bacana desse passeio é que ele não só percorre toda a extensão do fiorde de barco, como ainda oferece o passeio de trem Flam-Myrdal, considerado um dos mais bonitos do mundo. Você vai ver paisagens incríveis, ilhas, montanhas, vales, cachoeiras, neve…

Terceiro dia

Uma atração obrigatória para quem vai à Bergen é seu cartão-postal. Bryggen é a região do antigo cais do porto onde fica o centro histórico, colorida pelas casas de madeira em vários tons que chamam a atenção dos visitantes. Além de visitar e conhecer o interior das casinhas, aproveite que nelas funciona um centro comercial, com lojinhas, bares, restaurantes e museus. 

Depois siga para o Bergenhus Fortress. Entre as construções da fortaleza, há um jardim, museu, sala sacerdotal e a Torre Rosenkrantz, que oferece bela visão da cidade.  Perto dali, você pode conhecer também a igreja Mariakirken

Ainda na vibe de admirar a arquitetura e o colorido das casinhas de madeira, vale esticar o passo até os bairros de Sydnes e Nøstet, bem próximos do centro histórico. Ambos rendem belas fotos. 

Em seguida, vá para Gamle Bergen, um museu a céu aberto com um pequeno povoado e aproximadamente 50 casas de madeira.

Feche seu último dia com um jantar no Monte Fløyen, uma das montanhas que cercam a cidade. Além de restaurante, lá no topo da montanha você vai encontrar loja de souvenir, café, sanitários, uma torre de televisão e acessos para trilhas.  

Veja também: o que fazer em Bergen

Destaques 

Porta de entrada para os fiordes norueguesesBergen CardMuito além do bacalhau norueguês
Bergen está cercada por algumas das paisagens mais espetaculares da Escandinávia. São sete colinas entremeadas por fiordes, montanhas e geleiras. O destino é o ponto de partida ideal para quem pretende explorar tanto os fiordes da costa ocidental da Noruega (entre eles o Hardangerfjord e o Sognefjord), como as incríveis massas de gelo dos glaciares (Folgefonn, por exemplo, que ocupa 260 Km quadrados de área).Uma dica para quem vai viajar para Bergen é adquirir o city pass da cidade, o Bergen Card, que dá direito a transporte público e entrada em museus e atrações de forma mais econômica. Porém, esse passe de turismo só vale à pena se você pretende frequentar um grande número de museus e usar o transporte público com frequência. Alguns pratos típicos noruegueses que você pode experimentar em Bergen são farikal (carne de cordeiro cozida com batata e repolho), rakfisk (truta fermentada em sal) e kjottkaker (almôndegas com purê de ervilha e batatas cozidas). 

Quando visitar Bergen?

Bryggen
Bryggen

Bergen é incrível o ano inteiro

Bergen tem um clima temperado oceânico com diferenças sazonais de temperaturas ligeiramente marcadas.  Apesar de o clima ser leve graças à influência da corrente do Golfo (do México), a cidade é uma das mais chuvosas do mundo, com cerca de 250 dias de chuva.

Os meses mais chuvosos são entre setembro e dezembro, enquanto os meses entre abril e julho são relativamente os mais secos. 

As temperaturas de Bergen são bastante leves. Nos meses mais frios, de janeiro e fevereiro, as temperaturas mínimas chegam a -0,5°C, enquanto atingem 11,5°C em julho. As temperaturas máximas variam entre 17,6°C em julho e 3,6°C em janeiro.  

Para as atrações de verão, a alta temporada na Noruega vai de junho a agosto. Já o inverno fica em alta entre dezembro e janeiro. O ideal para quem quer economizar é viajar nos meses do outono e da primavera.

Alta Temporada

  • Prós – As temperaturas são mais amenas e os dias, mais longos. Os noruegueses saem mais de casa e a cidade fica mais alegre, inclusive, recebendo mais visitantes. 
  • Contras – Os valores cobrados em passagens aéreas e hotéis ficam mais caros.  

Baixa Temporada

  • Prós – Os preços praticados em aéreo e hospedagem ficam mais baratos.   
  • Contras – Se você gosta do fervo, saiba que a cidade fica mais vazia. E também, nesse período, você vai precisar investir mais nas roupas de frio.

Veja também: Quando visitar Bergen

Gastronomia e o que comer em Bergen?

bergen-noruega-frutos-do-mar
bergen-noruega-frutos-do-mar

Uma cozinha rica em frutos do mar

Na gastronomia de Bergen, uma cidade à beira-mar, é natural que a comida local se expresse pelos peixes e frutos do mar.

Falar em comida na Noruega nos remete ao seu peixe mais famoso: o bacalhau e no Mercado de Peixes da segunda maior cidade do país nórdico, os turistas podem experimentar pratos com bacalhau, salmão, lagosta, camarão e até iguarias como o caviar e a carne de baleia, tradicional no país. 

Alguns pratos típicos noruegueses que você pode experimentar em Bergen são farikal (carne de cordeiro cozida com batata e repolho), rakfisk (truta fermentada em sal) e kjottkaker (almôndegas com purê de ervilha e batatas cozidas). 

Além disso, na Escandinávia há uma cultura bem forte do brunch, que é uma espécie de café da manhã bem reforçado. Assim, caso o seu plano seja sair para um longo dia de turismo e caminhada, uma excelente pedida é tomar um brunch em algum dos restaurantes ou cafés. 

Restaurantes em Bergen 

Veja também: Onde comer em Bergen

Pontos Turísticos de Bergen

Torre Rosenkrantz
Torre Rosenkrantz

Entre fiordes e montanhas

Bergen, a antiga capital da Noruega tem como pontos turísticos casinhas de madeira e as maravilhosas paisagens naturais que encantam os milhões de visitantes que passam por lá todo ano.

Considerada pólo cultural do país, os turistas encontrarão atrações que valorizam o passado conservado nos traços de cada lugar.

  • Mercado de Peixes – Um dos pontos mais conhecidos de Bergen é o Mercado de Peixes, o Fisketorget, que fica no centro, em um prédio cuja arquitetura vai lembrar muito um contêiner. É composto por lojas e restaurantes em ambiente fechado e climatizado. Há uma enorme variedade de frutos do mar, defumados e caviares. 
  • Johanneskirken – A Johanneskirken ou Igreja de São João é uma igreja vermelha construída no ano de 1894 e que é um dos melhores exemplos do estilo neogótico da Noruega.  Além disso, é a maior igreja da cidade.
  • Mariakirken – A Mariakirken ou Igreja de Santa Maria se encontra bem no centrinho e é a mais antiga igreja da cidade. Seu diferencial são as duas torres que podem ser vistas de longe, além dos mais de mil anos de história. 
  • Bryggen – É o cartão-postal de Bergen, uma região do antigo cais do porto, onde ficam as coloridas casas de madeira que dão identidade à cidade. As casas são um patrimônio cultural da Unesco desde 1979 e foram ocupadas principalmente por alemães, que controlaram durante anos o comércio na região. Apesar de ter sofrido com incêndios no passado, algumas casas estão conservadas desde sua construção, enquanto outras foram revitalizadas. Hoje, além de visitar e conhecer o interior das casinhas, aproveite que nelas funciona um centro comercial, com lojinhas, bares, restaurantes e museus. 
  • Bergenhus Fortress – Trata-se de um dos fortes mais antigos e preservados da Noruega, local que já serviu de residência real no século XI. Na fortaleza você encontra um belo jardim, sala sacerdotal, igrejas, a Torre Rosenkrantz, que foi residência do Rei Eirik Magnusson no século XIII, e o Bergenhus Fortress Museum que fica perto do estacionamento (museu com entrada gratuita).
  • Fiordes – Bergen é a porta de entrada para os famosos fiordes noruegueses. Eles recortam a cidade e vai ser impossível não se deparar com as paisagens repletas de água. Uma atração que não pode faltar no seu roteiro é o passeio de barco, numa espécie de mini-cruzeiro, explorando os fiordes. Um dos mais famosos passeios é o “Norway in a Nutshell que é oferecido pela empresa Fjord Tours. Além de um mini-cruzeiro pelos fiordes Aurlandsfjord e Nærøyfjord, ele também inclui uma viagem de trem de Flam à Myrdal, que está classificada como uma das viagens de trem mais bonitas do mundo.
  • Sydnes e Nøstet –  Recheados de casinhas de madeira super lindas, o Sydnes e o Nøstet são dois bairros bem típicos da Noruega. Ficam coladinhos um no outro, não muito distante do centro histórico, sendo possível ir a pé. São alguns daqueles lugares para fazer belos cliques. 
  • Monte Fløyen – O Monte Fløyen é uma das sete montanhas que cercam a antiga capital do país nórdico e a mais visitada pelos turistas. Com pouco mais de 300 metros, lá de cima dá pra ver os fiordes, casinhas, prédios, ruas e outras montanhas que fazem parte da cidade. Indo no fim de tarde, você tem o privilégio de ver o pôr do sol. O monte conta com restaurantes, café, banheiros, acesso para trilhas e uma área infantil.

Veja também: Pontos turísticos de Bergen

Hardangerfjord
Hardangerfjord

iFriend: Guia de viagem em Bergen

Escolher um guia de viagem em Bergen para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Fabíola Ela vai te mostrar todas as belezas da terra do bacalhau!

Vista da baía de Bergen
Vista da baía de Bergen

Bergen, a cidade de madeira, espera sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride. 

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?