HomeGuia de Viagem: Bento Gonçalves

Guia de Viagem: Bento Gonçalves

Vinhos Bento Gonçalves
Bento Gonçalves reune as paisagens mais apaixonantes da Serra Gaúcha, cultura italiana e vinhos encorpados, mas ainda há muitas outras atrações que você precisa conhecer!
0
(0)

Nosso guia de viagem de Bento Gonçalves tem informações importantes para você aproveitar ao máximo seu passeio.

Bento Gonçalves é uma das cidades mais apaixonantes da Serra Gaúcha – de clima frio nos meses de inverno (junho, julho, agosto e setembro) é o ponto de encontro certo tanto para os que amam baixas temperaturas quanto para os que querem um destino repleto de atividades.

Vocação turística de Bento Gonçalves

Bento Gonçalves já teve o nome de Cruzadinha e Colônia Santa Isabel. Com a imigração italilana em 1870, a cidade ficou conhecida como a capital dos vinhos do Brasil. A cidade romântica tem vinhos, queijos e a tradicional culinária italiana que fazem a diferença aos amantes da boa mesa.

Situada no Vale dos Vinhedos, região criada em 1990 para incentivar o enoturismo local, Bento Gonçalves recebe o nome do militar Bento Gonçalves da Silva, um dos líderes da Revolução Farroupilha, uma das mais importantes batalhas pela independência da província do Rio Grande do Sul do Império do Brasil (1835-1845).

Destaques do destino

Terra do vinho e da uva Perfeita para lua de mel e viagens românticas Natureza exuberante da Serra Gaúcha
A imigração italiana trouxe a cultura do vinho e da uva para a região, na qual teve seu apogeu no vale dos vinhedos, a principal região destinada ao enoturismo. Bento Gonçalves é procurada o ano inteiro por casais em lua de mel ou em viagens românticas. Há diversas propriedades campestres, como pousadas e hotéis-vinícolas. Confira as trilhas pelo Vale do Rio das Antas e sua Cachoeira dos Amores. Conheça as fazendas onde são colhidas as uvas para a fabricação dos melhores vinhos do sul, reconhecidos internacionalmente.

O que fazer em Bento Gonçalves

Existem varios roteiros que você pode combinar para curtir a sua viagem para Bento Gonçalves. Desde passeios em reservas, fábricas de chocolates, bares, pubs, museus, e mais. Alguns roteiros elaborados pela nossa equipe:

Roteiro até 3 dias

Comece seu passeio por essa cidade, que mais se parece com uma vila italiana, conhecendo uma vinícola: acompanhe todo o processo de produção dos vinhos, desde o plantio e colheita dos melhores cachos até a filtragem e armazenamento dos vinhos.

A história apaixonante da enocultura através dos tempos pode ser contada nas Vinícola Aurora, Casa Valduga, Vinhos Torcello, Laurentis entre outras. Deixe pelo menos um dia para desfrutar (e degustar) cada etapa do passeio.

No segundo dia, faça um passeio de Maria Fumaça, com direito a uma verdadeira festa italiana a bordo. Não deixe de conhecer o Parque Epopeia Italiana e se emocionar com a história de amor dos imigrantes italianos e encerre o dia conhecendo a Vinícola Garibaldi e sua degustação de uvas e vinhos.

O terceiro dia em Bento Gonçalves pode ser dividido entre as aventuras radicais e passeios de compras. Conheça o tour Caminhos de Pedra, que compreende um roteiro gastronômico inigualável com o melhor da culinária gaúcha e italiana. Os produtos são incríveis como massas, risotos, assados e grelhados, café colonial e um curioso “piquenique no edredom”.

Os estabelecimentos e construções de pedra são propriedades particulares de descendentes de imigrantes. O atendimento é realizado geralmente pela família dos proprietários, com demonstração e/ou degustação e apresentação local sobre a história dos imigrantes e peculiaridades do lugar.

O Parque da Ovelha, uma atração encantadora para as crianças, na qual elas podem conhecer o dia a dia de uma fazendinha de ovelhas e conviver com os adoráveis animais.

Roteiro mais dias

Agora se o seu plano é ficar mais dias na cidade, aproveite para conhecer o Parque de Aventuras Gasper, que é um divertimento incrível, especialmente para quem vai com a família com atividades de aventura e ecoturismo.

E que tal uma verdadeira festa italiana numa vindima? amassar uvas com os pés, como faziam os primeiros imigrantes italianos na Serra Gaúcha. Uma experiência inesquecível que só é possível ser feita no verão, entre dezembro e janeiro, quando é realizada a colheita das uvas, dando início do processo de fabricação dos vinhos: a vindima.

A Casa da Erva Mate que mostra como é feito um bom chimarrão, desde o plantio até a preparação na cuia. Faça fotos surpreendentes na Ponte Ernesto Dornelles e no pórtico em forma de barril que abre a cidade.

Outro ponto perfeito para fotos turísticas é a Praça Achyles Mincarone, onde há uma curiosa igreja em formato de barril e o o letreiro de Bento Gonçalves. Mas nada é mais curioso do que o “chimarródromo” – maneira carinhosa que os habitantes de lá chamam o dispositivo público que libera água quente, na temperatura ideal para o chimarrão.

Agora inusitado mesmo é o Chafariz de vinho: não é de vinho de verdade, mas é uma justa homenagem à importância do vinho para a região.

Quando visitar Bento Gonçalves

Por estar localizada na Serra Gaúcha, Bento possui as estações do ano bem marcadas e todas são boas para visitação. Particularmente amo a estação entre janeiro e março, quando as parreiras estão carregadas de uvas para a colheita, chamada de vindima.

O inverno é especial pelas baixas temperaturas, dias mais frios e muita neblina. Dá pra aproveitar alguns dias ensolarados e passeios mais românticos como degustação de vinho e fondue.

O outono fica muito bonito também devido as diferenças de cores das parreiras e vários plátanos plantados na região.

Alta temporada

  • Prós: Muitos eventos, muitos visitantes nos bares, passeios com bastante diversidade de culturas e pessoas, mais opções de passeios.
  • Contras: Com a superlotação em alguns locais, o preço pode variar para mais. Não é uma época muito propícia para quem deseja um atendimento personalizado, com pouca gente.

Baixa temporada

  • Prós: Os passeios não terão muitas pessoas, o que é bom para quem quer aproveitar o momento mais intimista e ter um excelente atendimento. Os valores tendem a ser mais atrativos em pousadas e hotéis e o atendimento mais personalizado. Você poderá desfrutar dos pontos turísticos e naturais com calma, sem tanta aglomeração de pessoas
  • Contras: Podem haver poucos eventos, as atrações mais especificas não estarão disponíveis como a vindima, que só é realizada no verão.

Passeios Turísticos em Bento Gonçalves

Existem passeios para toda a família, passeios românticos com direito a foundies, lareiras, músicas e paisagens naturais apaixonantes.

Comece seu passeio numa caminhada pelas trilhas do Vale do Rio das Antas e suas incríveis paisagens serranas. Diferente de tudo que você já viu, a atmosfera limpa, o ar puro e o verde pujante das árvores conferem ao céu um azul intenso, muito vívido. O ambiente perfeito para fotos memoráveis, no meio natural.

  • Parque Cultural Epopeia Italiana – Emocione-se com a história de amor dos imigrantes Lázaro e Rosa, em sua nova vida em terras brasileiras. Um relato de amor à cultura dos oriundi.
  • Passeio de Trem Maria Fumaça – O Trem do Vinho é um dos mais vibrantes passeios de Bento Gonçalves. Música, dança e histórias divertidas que farão você se sentir em terras italianas.
  • Casa da Erva Mate – Matear é a arte gaúcha de sorver o chimarrão. Na Casa da Erva Mate você poderá conhecer a cultura da erva mate, inicialmente cultivada pelos nativos que depois se tornou paixão dos colonizadores e turistas!

Turismo Aventura em Bento Gonçalves

Não perca a oportunidade de conhecer o turismo de aventura em Bento Gonçalves. O Parque de Aventuras Gasper tem atividades como: tirolesa, arvorismo, rapel com escalada em via ferrata, paintball, trilha de quadriciclo e bungee jump.

Isso sem contar com todas as belezas ímpares, acessíveis através de caminhadas, como a Cascata dos Amores e a Rota Rural do Vale de Eulália, onde o visitante poderá conhecer um pouco da vida no campo, atividade econômica essencial no estado do Rio Grande do Sul.

Confira também: Pontos Turísticos em Bento Gonçalves que você pode fazer!

Gastronomia e Onde Comer em Bento Gonçalves

A Gastronomia em Bento Gonçalves é tipicamente gaúcha e com excelentes restaurantes italianos. É comum ver muitos churrascarias com apresentações de dança e música gaúchas e românticas cantinas italianas que oferecem o melhor das massas e vinhos da região.

Onde comer em Bento Gonçalves? Aqui você irá ter uma boa noção de restaurantes para todos os bolsos.

  • Vallontano Risoteria e Café – Endereço: RS-444, Km 16 – Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves – RS
  • Sapore di Fiorenza – Endereço: R. Herny Hugo Dreher, 244 – Planalto, Bento Gonçalves. 
  • Churrascaria Ipiranga – Endereço: Rua Olavo Bilac, 200 Cidade Alta, Bento Gonçalves.

Confira também: restaurantes e onde comer em Bento Gonçalves para você desfrutar durante a sua estadia na cidade!

Vida noturna em Bento Gonçalves

A vida noturna em Bento Gonçalves é agitada com bares e pubs que trazem o clima da cidade para a confraternização. Confira a lista de pubs e bares que nossa equipe separou.

  • Boteco Sports Bar Restaurante Choperia – Endereço: Rua Silva Paes, 60 – Cidade Alta.
  • Basílico Pub – Endereço: R. Gen. Góes Monteiro, 290 – 01 – São Francisco.
  • Botequim São Pedro – Endereço: R. Herny Hugo Dreher, 273 – Planalto.

Confira também: bares e pubs em Bento Gonçalves para você confraternizar sua viagem!

Pontos Turísticos em Bento Gonçalves

Há muitas atrações para conhecer em Bento Gonçalves. Lugares incríveis que vale a sua visita. Elaboramos uma lista de alguns pontos turísticos mais famosos em Bento Gonçalves para sua próxima visita, os quais destacamos:

  • Parque Casa na Árvore – endereço: Estr. Joaquim Cantelli.
  • Museu do Imigrante – endereço R. Herny Hugo Dreher, 127 – Planalto,
  • Fundação Casa de Artes – endereço – R. Herny Hugo Dreher, 127 – Planalto, Bento Gonçalves – RS

Ver mais: pontos turísticos em Bento Gonçalves para você visitar!

Compras em Bento Gonçalves

Quem não ama fazer umas comprinhas, hein? em Bento Gonçalves tem muitos empórios e armazens para a compra de produtos especializados como laticínios, mel, chocolates e vinhos.

Vale a pena conferir o Tour de Compras – um grupo de lojistas idealizou esse roteiro perfeito que engloba ruas Herny Hugo Dreher, Carlos Flores, Xingú e Avenida Planalto, um eixo reconhecido como corredor enogastronômico da Capital Brasileira do Vinho. Este roteiro é perfeito para quem busca tanto o roteiro turístico quanto gastronômico, vinhos espetaculares e produtos rurais da cultura gaúcha.

Pacotes de Experiências em Bento Gonçalves

Em nosso site você poderá contratar o serviço de um guia local.

Eles oferecem um roteiro pré definido, como por exemplo o roteiro de Gramado e Canela. Existem todos os tipos de experiências, com diferentes perfis de guias, para que você possa fazer seu melhor roteiro de viagem.

Conheça: Vale dos Vinhedos – a Toscana Brasileira – O passeio compreenderá a visita em 4 vinicolas e atrativos no Vale dos Vinhedos, lindas paisagens e almoço típico da gastronomia italiana.

Destaques do passeio

  • Vinícola Familia Casa Valduga,
  • Capela N.Sra.das Neves,
  • Cave do Sul Vinicola,
  • Vinicola Miolo,
  • Vinicola Torcello,
  • Devorata Trufas artesanais.

Conheça: O City walk tour em Bento Gonçalves – nesse passeio você conhecerá um pouco de tudo da Capital Nacional do Vinho: suas histórias, suas paisagens, seu povo e muitas curiosidades.

Detalhes do passeio

  • Gastronomia italiana
  • Vinhos
  • Lugares turísticos
  • Paisagens naturais
  • Caminhadas
  • Cultura local.

Ver mais: pacotes de experiências em Bento Gonçalves para você aproveitar MUITO a sua estadia!

Ifriend: Guia de viagem em Bento Gonçalves

Escolher um guia de viagem para acompanha-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo Bento Gonçalves. Você pode escolher alguém com um perfil parecido/esperado e ter uma experiência incrível, focado nos seus desejos.

  • Márcia vai te mostrar a região como você nunca viu!
  • Jaqueline – vai te levar para conhecer muitos lugares populares

Ver mais Ifriends: guias locais em Bento Gonçalves para você aproveitar MUITO a sua estadia!

vindima bento gonçalves

Bento Gonçalves é uma cidade belissima no Vale dos Vinhedos,a principal região exclusivamente dedicada ao enoturismo no Rio Grande do Sul. Aproveite o melhor da cidade, com segurança e não perca nenhum detalhe da viagem.

iFriend – Find a friend, enjoy the ride.

O que achou?

Média 0 / 5. Votos: 0

Que tal?