HomeGuia de viagem Barcelona

Guia de viagem Barcelona

Vista de Barcelona
Vista de Barcelona
Você vai adorar conhecer Barcelona neste guia completo!

Barcelona, com 1,6 milhões de habitantes e mais de dois mil anos de história, possui uma atmosfera própria e cheia de personalidade. A criatividade está presente na sua arquitetura, nas produções artísticas e na gastronomia . A cidade consegue misturar o novo e as tradições que carregam a cultura espanhola. Para quem quer mais do que apenas história e cultura, Barcelona está cheia de opções de lazer, com atrações turísticas para deixar qualquer visitante apaixonado.  Ou seja, não é exagero algum dizer que Barcelona é um destino turístico completo.

Mas Barcelona tem outros pontos turísticos interessantes e com tantas opções do que fazer, o destino tornou-se um dos queridinhos da Europa, mas esse “posto” não é tão comemorado pelos habitantes locais, que reclamam da enorme quantidade de turistas, algo em torno de 32 milhões, em 2017.

Vocação turística de Barcelona

Segunda maior cidade da Espanha, que perde apenas para Madri, a cidade de Barcelona tem grandes avenidas, centros comerciais, indústrias e universidades, mas sem dúvida, a cidade é referência cultural. Grandes nomes da pintura e das artes plásticas trabalharam em Barcelona e suas influências ainda são evidentes por toda a cidade. Os mais conhecidos são Picasso e Miró que têm museus dedicados a alguns de seus trabalhos mais importantes. Além disso, a cidade é repleta de museus e galerias de arte.

Veja também: Por que visitar Barcelona?

O que fazer em Barcelona?

Barcelona vista
Barcelona vista

Um lugar repleto de atrações incríveis

não se engane… Há muito o que fazer em Barcelona. A capital da Catalunha é a mais visitada da Espanha e reúne diversas atrações turísticas diferentes. A cidade já era famosa, mas ganhou notoriedade internacional por ter sido anfitriã dos Jogos Olímpicos de 1992, o que fez com que ela se tornasse uma das principais atrações da Espanha. A cidade de Barcelona vai deixar qualquer visitante apaixonado.

Primeiro dia

Comece o seu primeiro dia de roteiro pela Plaça de Catalunya. Repleta de árvores, barracas de lembrancinhas e cafés. No lado direito de Las Ramblas fica o famoso Mercado La Boqueria, onde dá para petiscar e tomar um drink. Depois do almoço  em um dos mercados mais típicos de Barcelona, desça pela Rua Las Ramblas, chegando ao final você vai encontrar um monumento de Cristóvão Colombo apontando para as Américas. Ali começa o Porto de Barcelona, onde fica o Aquário de Barcelona, uma atração muito legal para ir com crianças. Depois, vá conhecer a Catedral de Barcelona e outro lugar fantástico: a Sagrada Família, que é encantadora por fora e por dentro.Ao final do dia, passeie pelo passe no Arco do Triunfo de Barcelona e conheça o Parc de la Ciutadella. E para finalizar o primeiro dia, vá até o Passeig de Gràcia, onde estão duas outras obras imperdíveis de Gaudí: a Casa Batlló, e La Pedrera.

Segundo dia

Se você gosta de futebol, comece pelo Estádio Camp Nou do Barcelona!Mas até para aqueles que não são muito fãs, vale a visita pelo menos no Museu do FC Barcelona, um lugar cheio de história, muitos troféus e uma exposição interativa cheia de detalhes e informações. Depois vá para a Plaça Espanha, em um trajeto que dura 10 min de carro e uns 35 min utilizando o transporte público. Lá fica o Museu Nacional de Arte da Catalunya, um espaço fantástico e diferente, pois conta a história da arte da região da Catalunha. Se você quer fazer compras em Barcelona, conheça as principais lojas, ruas e shoppings onde comprar na cidade. Já que você estará no Museu Nacional de Arte da Catalunya, aproveite e conheça o Shopping Arena de Barcelona, que fica ao lado (2min caminhando) e assim você economiza tempo em deslocamentos. Depois das compras, se você seguir pela Avenida de La Reina Maria Cristina, chegará ao Montjuic, onde está o castelo onde foram realizadas as Olimpíadas de Barcelona em 1992. 

Terceiro dia

No seu último dia na cidade que tal visitar  uma das praias mais importantes de Barcelona, a Praia Barceloneta? Com areia clara e mar tranquilo, Barceloneta é frequentada por moradores e turistas e sempre está cheia de adultos e crianças.Um ponto a mais é a localização da praia, bem pertinho do centro de Barcelona e por isso o número de bares e restaurantes próximos é bastante variado, com opções à beira mar para você apreciar a comida típica catalã junto ao Mediterrâneo.

E para encerrar seu dia com chave de ouro, faça um passeio noturno caminhando por Barcelona, mais especificamente pela orla. Uma das melhores orlas em Barcelona é o Passeig Marítim da Praia Barceloneta, bem pertinho do centro da cidade. Lá você vai encontrar muitos  barzinhos e restaurantes. No verão é ainda mais agitado e com muito movimento.

Veja também: o que fazer em Barcelona:

Destaques

De dar água na bocaVocê não ficar parado um só minuto!Conheça a casa de um dos times mais famosos do mundo
A culinária tradicional de Barcelona é a mediterrânea, composta, principalmente, por produtos frescos como frutos do mar, verduras, peixes, frutos secos e azeite de oliva. Não se engane… Há muito o que fazer em Barcelona. A capital da Catalunha é a mais visitada da Espanha e reúne diversas atrações turísticas diferentes.Para sua viagem à Barcelona ser completa, tem que haver um tour em um dos estádios de futebol mais famosos do mundo, o Estádio Camp Nou, casa do Barcelona FC. O Camp Nou é considerado o maior estádio da Europa 

Quando visitar Barcelona?

Parque Guell
Parque Guell

Barcelona é um destino para o ano inteiro

Barcelona possui um clima mediterrâneo e opções de entretenimento ao longo de todo o ano, até mesmo no inverno, que é bem rigoroso para nós brasileiros. Porém, nesta estação (que vai de dezembro a março) a cidade não vai estar tão animada quanto nos meses mais quentes. Entre janeiro e fevereiro, as temperaturas se mantêm entre mínimas de 5°C a 6°C e máximas de 14°C.

Para os turistas que curtem altas temperaturas, o ideal é visitar a cidade no verão (junho a setembro). Essa é a época do agito em Barcelona. É também a estação para quem quer aproveitar as praias. No entanto, o alto verão e período de férias escolares (julho e agosto), é quando a capital da Catalunha fica mais cheia de turistas e as tarifas dos hotéis estão mais altas. Julho é o mês menos chuvoso do ano e tem temperaturas entre 20°C e 28°C. Em agosto, as médias históricas indicam mínima de 21°C, máxima de 29°C, mas há chance de você pegar picos de até 35°C.

Janeiro muito frio e agosto muito quente. Para quem busca temperaturas mais amenas, os meses de maio a junho e setembro a outubro são os mais indicados. Quem optar por ir na baixa temporada, entre novembro e março, vai descobrir uma Barcelona mais tranquila, sem filas gigantes e lugares lotados. 

Alta Temporada

  • Prós – A cidade fica mais animada e as ruas mais cheias de vida. Diversas atrações e eventos culturais são realizados por todos os cantos de Barcelona. É o período perfeito para quem deseja curtir as praias, pois as temperaturas estão mais altas. 
  • Contras – A alta temporada não é legal para quem deseja economizar, afinal as tarifas dos hotéis sobem significativamente. Aliás, esta é a época do fervo, com os lugares lotados e longas filas de espera.  

Baixa Temporada

  • Prós – A cidade fica menos cheia e os preços praticados nas hospedagens são mais convidativos. Fica mais fácil visitar os pontos turísticos, pois não costuma haver muvuca
  • Contras – As temperaturas estão mais baixas e o frio marca presença. Não é o período para aproveitar as praias.  

Veja também: Quando visitar Barcelona

Gastronomia e o que comer em Barcelona?

Gastronomia da Espanha
Gastronomia da Espanha

Preparem-se os amantes da cozinha do mediterrâneo! 

Por estar no coração da Catalunha, que fica de frente para o mar mediterrâneo, a culinária tradicional de Barcelona é a mediterrânea, composta, principalmente, por produtos frescos como frutos do mar, verduras, peixes, frutos secos e azeite de oliva. Porém, a cidade oferece também diversas opções de restaurantes de cozinha internacional para todos os bolsos e paladares.

Algumas comidas típicas de Barcelona são: arroz negro, fideuá (semelhante a uma paella, preparada com massa e frutos do mar), pa amb tomàquet (pão italiano com tomate), bacalao a la llauna (bacalhau frito acompanhado de molho especial) e bomba de la barceloneta (bola de batata recheada com carne moída e coberta com molho apimentado). 

Restaurantes em Barcelona

  • El Xampanyet – Carrer de Montcada, 22 
  • Little Italy – Carrer del Rec, 30
  • Barceloneta – Moll dels Pescador, Port Vell, Carrer de l’Escar, 22 
  • Taller de Tapas – Rambla de Catalunya, 49 
  • Restaurant Pau Claris – Carrer de Pau Claris, 190 

Veja também: Onde comer em Barcelona

Pontos Turísticos de Barcelona

Casa Battlo
Casa Battlo

A eclética cidade é uma das principais atrações da Europa 

Barcelona é um destino completo, com pontos turísticos para todos os públicos e orçamentos. A capital da Catalunha reúne sol, praias, história e futebol, atraindo turistas dos quatro cantos do planeta. A arquitetura também marca a cidade. Obras de Antoni Gaudí estão espalhadas por diversas partes de Barcelona, com destaque para a Sagrada Família, o ponto turístico mais visitado de toda a Espanha. 

  • Sagrada Família – Símbolo do modernismo e monumento mais visitado da Espanha, a Sagrada Família recebe, em média, 3 milhões de visitantes por ano. O templo é considerado a maior obra prima do artista catalão Antoni Gaudí, que  assumiu em 1883 e ficou à sua frente até 1929. A obra até hoje não foi concluída e sua previsão é que termine em 2026, ano do centenário da morte de Gaudí. A igreja foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco no ano de 2005. 
  • Park Güell – Também construído por Antoni Gaudí, o parque, na verdade, foi um total fracasso imobiliário, pois, a princípio, ele foi erguido para ser um condomínio super luxuoso. Por não ter dado certo, o local foi vendido para a Prefeitura de Barcelona que o transformou em principal parque público da cidade. Em 1984, o Park Güell foi classificado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. 
  • Las Ramblas e Praça da Catalunha – A Praça da Catalunha é a praça mais importante de Barcelona. A Las Ramblas é uma avenida que liga a praça ao Porto Velho, onde está a estátua de Cristóvão Colombo. A Las Ramblas é a avenida mais turística da cidade, com pouco mais de 1 Km de extensão. De día, Las Ramblas é também um ótimo lugar para fazer compras, pois possui várias lojas de ruas e lojas de departamento. À noite, o local é um convite à uma vida noturna agitada, repleta de baladas. 
  • Mercado La Boqueria – Quando estiver em Las Ramblas, não deixe de passar no Mercat de la Boqueria, o mercado público de Barcelona. É o local certo para experimentar as comidas típicas a um bom preço. Nele, você encontra barracas e restaurantes de todos os tipos. São frutas, carnes, mariscos, queijos, chocolates, empanadas, especiarias, pães, doces, sorvetes e muito mais produtos de vários lugares do mundo para ninguém colocar defeito.
  • Casa Batlló – Situada bem no centro de Barcelona, no Passeig de Gràcia, a Casa Batlló é mais uma obra de Gaudí considerada das mais importantes. A Casa foi remodelada em 1903, quando o empresário Josep Batlló comprou o edifício e encomendou a reforma a Antoni Gaudí, que buscou inspiração em formas orgânicas da natureza e desenhou muros ondulados, balcões de ferro com desenhos de máscaras e simplesmente abusou de sua criatividade nas formas, cores, na luz e em todos os detalhes.
  • La Pedrera – Também conhecida como Casa Milà, a La Pedrera foi a última casa residencial construída por Gaudí. Após o sucesso da Casa Batlló, outro rico empresário, Pere Milà, contratou Gaudí para construir sua casa, também no famoso bairro de Passeig de Gràcia, e bem próximo a Casa Batlló. Gaudí se inspirou em linhas curvas e formas orgânicas para a construção da casa. Sua fachada, coberta por pedra calcária, tem forma de ondas do mar e os balcões de ferro tem desenhos que se assemelham a algas marinhas. O terraço é cercado por diversas chaminés que viraram esculturas nas mãos do artista catalão, mas, por fim, sua inspiração não foi muito bem compreendida pelo povo naquela época e rapidamente ganhou o apelido de La Pedrera. Hoje, ela é um passeio imperdível em Barcelona e é possível fazer uma visita guiada por lá
  • Museu Nacional de Arte da Catalunha – O Museu Nacional de Arte da Catalunha possui a melhor coleção de pintura mural românica do mundo e obras de vários artistas de referência do modernismo catalão, como Antoni Gaudí. O museu contém uma exposição permanente com milhares de peças composta por Arte Medieval Românica, Medieval Gótica, Renascentista e Barroca, Arte Moderna, desenhos, gravações, cartazes, fotografia e numismática. Além disso, o MNAC tem um espaço para exposições temporárias, bem como atividades para adultos e crianças. 
  • Praia Barceloneta – A principal e mais visitada praia da cidade, Barceloneta tem uma areia clara e mar tranquilo. Por ser a mais próxima praia do centro de Barcelona, sua orla é a mais agitada, principalmente no verão. Há uma grande variedade de bares e restaurantes próximos dela, com opções à beira-mar para você apreciar a tradicional culinária catalã junto ao mediterrâneo. 
  • Estádio Camp Nou do Barcelona Futebol Clube – Para sua viagem à Barcelona ser completa, tem que haver um tour em um dos estádios de futebol mais famosos do mundo, o Estádio Camp Nou, casa do Barcelona FC. O Camp Nou é considerado o maior estádio da Europa e se você quiser é possível conhecer o estádio, as arquibancadas, o museu do Barça e todas as instalações. Os tours ocorrem todos os dias em vários horários. Uma dica é olhar a tabela de jogos no site do Barça e, caso haja uma partida durante sua estadia na cidade, vale a pena viver a experiência de assistir ao vivo. 

Veja também: Pontos turísticos de Barcelona

Praia barceloneta
Praia barceloneta

iFriend: Guia de viagem em Barcelona

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo nos pontos turísticos e em alguns passeios e experiências em Barcelona pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

  • Lenice – A guia Lenice vai te mostrar cada pedacinho dessa cidade incrível!
  • Charlie – Ele vai te levar para conhecer toda a cultura da cidade.

Veja outros iFriends em Barcelona para uma experiência de viagem mais completa.

Barcelona vista
Barcelona vista

Barcelona é incrível e espera por você!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?