Balneário Camboriú é um município localizado no litoral norte de Santa Catarina. A Capital Catarinense do Turismo, como é conhecida, é organizada e completa, atendendo a todas as demandas de locais e turistas. Famosa por seus arranha-céus e praias lindas, Camboriú está no topo do ranking de cidades mais seguras do Brasil.
A história de Balneário Camboriú não poderia ser diferente de todo o litoral brasileiro, povoado por índios que aqui encontraram lugar ideal para moradia, já que no local da Praia de Laranjeiras a pesca era farta, clima agradável e, no rio, a água doce.
O primeiro imigrante europeu a chegar foi Baltazar Pinto Corrêa, de origem portuguesa, por volta de 1821, em Porto Belo. Em setembro de 1826, conforme croqui de sua sesmaria, aportou no Canto Norte da Praia – a Praia do Corrêa (atual Prainha de Balneário Camboriú). Também recebeu seu nome o Morro do Corrêa e Caminho do Corrêa, lugares onde se estabeleceu.
Começou o seu povoado no atual bairro da Barra. Lá fundaram o Arraial de Nossa Senhora do Bom Sucesso e construíram a capela Santo Amaro, existente até hoje. Até 1884, o bairro da Barra, local que fez parte da história de Camboriú e de sua origem, pertenceu a Porto Belo e Itajaí.
Balneário Camboriú foi emancipada de Itajaí em abril de 1884, elevando-se à categoria de vila. A sede do município foi instalada em 1885 e depois o centro administrativo foi transferido para as margens do Rio Pequeno, em 1890, na Vila dos Garcia, atual centro da cidade e principal núcleo populacional do município.
Até a primeira metade do século XX, a principal atividade econômica da cidade era a exploração de mármore e granito; e também de café. Balneário Camboriú já foi a líder estadual na produção dessas matérias-primas. Mas com a decadência da cultura cafeeira por conta das condições climáticas, o município descobriu a sua relevância na pesca e no turismo.
A cidade que já era visitada e conhecida por descendentes de todo o Vale do Itajaí e de alemães, começou a conceber imensas casas de veraneio em estilo enxaimel e germânico a partir de 1926. Em 1928, surge o primeiro hotel.
Mas foi na década de 60 que a atividade turística tomou impulso, colocando a cidade como grande centro turístico brasileiro. Em 1959, foi elevada a Distrito e, em 1964, foi criado o município de Balneário Camboriú.
Na década de 70, começaram a ser construídos prédios altos com destaque para o Edifício Imperatriz. O Imperatriz ganhou fama nacional por uma grande novidade: os elevadores panorâmicos e 30 pavimentos. O traçado da Avenida Atlântica, cartão-postal da cidade, como é formado hoje foi resultado de uma empreitada, no mínimo, inusitada. E de uma boa dose de ousadia.
Já na década de 80, foi o boom imobiliário, surgindo as grandes construtoras existentes até hoje, que continuam construindo seus empreendimentos magníficos e cada vez maiores, tornando Balneário Camboriú a cidade com os prédios mais altos do país.
Por que visitar Balneário Camburiú?
Uma cidade de belezas urbanas e naturais
Com mais de 149 mil habitantes, Balneário Camboriú é uma das cidades com melhor qualidade de vida do país. Limpa e muito bem cuidada, é um dos principais destinos do litoral catarinense na alta temporada.
A cidade de belezas urbanas e naturais é destino querido de jovens que curtem baladas e praias. Durante o verão, as festas não param e as praias bombam. Não faltam restaurantes, bares, hotéis e as mais diversas lojas para atender a todos.
Mas nem só de praia e balada vive o balneário. O Parque Unipraias (aquele dos bondinhos), por exemplo, é um ótimo lugar para passar o dia. Uma caminhada ao ar livre também é um bom passeio para fazer na cidade, seja em frente aos arranha-céus ou próximo das áreas verdes. Andando pela Av. Atlântica, beira-mar da Praia Central, você pode observar os enormes prédios e encontra muito movimento, tanto de dia quanto à noite.
O que fazer em Balneário Camboriú?
A Capital Catarinense do Turismo tem diversão diária para todos os públicos
Uma das cidades mais visitadas de Santa Catarina, Balneário Camboriú é um destino lindo, lar da orla mais charmosa do Brasil. Montamos um roteiro com as principais atrações caso você só tenha três dias para passar na cidade.
Nosso circuito inclui a Praia Central, um dos principais pontos turísticos da cidade, o imperdível Parque Unipraias e os melhores bares do balneário.
Confira o que fazer nas suas 72 horas em Camboriú!
Primeiro dia
Vamos começar pelo Parque Unipraias, um dos passeios mais famosos da cidade. O Unipraias é um complexo turístico que, através de bondinhos aéreos, interliga três estações. É o único parque que liga duas praias. O passeio pode iniciar na estação Barra Sul ou na estação Laranjeiras. Ele conta com mirantes, tirolesa e trenós radicais.
Após curtir bastante o lugar, você pode almoçar no Vikings, restaurante anexo ao Parque Unipraias, que serve peixes, camarões e lagostas, além de carnes e massas.
Depois, siga para o Cristo Luz para ter a melhor vista da cidade. O monumento de 33 metros está localizado a 150 metros de altura. Durante a noite, as luzes do Cristo se acendem e suas cores possuem significados. O acesso é feito pela Rua Indonésia, no Bairro das Nações.
Para sua primeira noite, indicamos dar uma volta pelo Passeio San Miguel, localizado no centro de Balneário Camboriú. Trata-se de um espaço exclusivo para pedestres (e seus pets) que abriga os mais variados estabelecimentos. São lojas, restaurantes, lanchonetes e até uma galeria de arte.
Segundo dia
Uma vez em Balneário Camboriú, não deixe de passar um dia inteiro no maior parque temático da América Latina: o Beto Carrero World. Ele conta com atrações para todas as idades e sempre surpreende o público.
Utilize roupas confortáveis e tênis, pois o parque é bem grande e vale a pena explorá-lo de ponta a ponta.
São apenas 30 minutos de viagem de Camboriú para o Beto Carrero, que está localizado numa cidade chamada Penha.
Terceiro dia
No seu último dia, é hora de conhecer a Praia de Laranjeiras, a segunda principal de Balneário Camboriú. Ela é a escolha de muitos turistas para passar o dia, pois possui uma boa infraestrutura, mar esverdeado, limpo e com poucas ondas. Você pode, inclusive, fazer um passeio de lancha com direito a mergulho para ver a fauna marinha.
No fim da tarde, siga para a Praia Central, a principal do município. Margeada pela Av. Atlântica, atualmente, a praia está ganhando uma obra de alargamento da faixa de areia. Ela é o point, seu calçadão está sempre cheio. Aproveite para caminhar pela orla e ir conhecendo a principal avenida da cidade.
À noite, é na própria Av. Atlântica que você vai jantar. O Taj Bar é um restaurante asiático bastante badalado. As noites contam com DJ embalando o público. Mas se seu estilo de culinária for outro, o Chaplin Bar pode te agradar. Ele serve comida de boteco, cervejas e drinks em um espaço contemporâneo e informal.
Quando visitar Balneário Camboriú?
O destino certo de verão no sul do país
Balneário Camboriú é um destino que ferve no verão, com festas frequentes e praias mais movimentadas. A temperatura média nessa época é de 25ºC. De dezembro a fevereiro é alta temporada na cidade e também tempo de tarifas mais salgadas. Meses intermediários, como março e novembro, têm águas quentes e tarifas mais baixas.
O inverno afasta os turistas que estão em busca de praias. A temperatura média fica em torno dos 15ºC, mas, em madrugadas extremas, o frio chega a menos de 4ºC. Assim como em boa parte do país, o verão é a época em que mais chove, enquanto o inverno é mais seco.
No Réveillon e Carnaval, a cidade fica lotada, bem como em feriados prolongados.
Alta Temporada
- Prós – As festas animam a cidade, que vive sua melhor versão, mais bonita e divertida. É a melhor época para ir às praias devido à temperatura média ser mais alta que nos outros meses.
- Contras – Os preços praticados em Balneário Camboriú ficam acima do normal. Além disso, se você não curte um destino mais movimentado, viaje fora da alta temporada, pois a cidade fica cheia.
Baixa Temporada
- Prós – Há um menor fluxo de turistas e, por isso, os preços cobrados são mais convidativos. Outra vantagem é que como os lugares não costumam ficar cheios na baixa temporada, a qualidade dos serviços oferecidos pelos estabelecimentos tende a melhorar.
- Contras – É a pior época para quem almeja aproveitar as praias, pois faz bastante frio na região.
Praias em Balneário Camboriú
Tem opções mais badaladas e mais tranquilas, e até uma praia de nudismo. Saiba o que te espera na cidade catarinense!
O litoral catarinense figura a lista dos destinos mais procurados por viajantes e se destaca no ranking do turismo e lazer. Entre as cidades mais visitadas do sul do Brasil está Balneário Camboriú e muito de sua popularidade se deve às suas praias. Veja as principais!
- Praia Central – Com quase 7 km de extensão, a Praia Central de Balneário Camboriú é a mais frequentada da cidade. O calçadão vai de uma ponta a outra, assim como a ciclovia. Do outro lado da Av. Atlântica estão dezenas de restaurantes, bares e boates. Nas areias da praia, alguns quiosques. O mar é agitado e, muitas vezes, impróprio para banho. Atualmente, a Praia Central está passando por obras de alargamento, que, de acordo com a Prefeitura, é por conta da necessidade de recompor a faixa de areia, que foi “engolida” pelo mar ao longo das últimas décadas.
- Praia de Laranjeiras – A melhor praia de Camboriú para famílias com crianças é a Praia de Laranjeiras. Além do mar geralmente quase sem ondas, a estrutura de praia é boa, com vários restaurantes pé na areia, sendo que alguns deles disponibilizam mesa e guarda-sol para os clientes. O jeito mais interessante de chegar lá é pelo teleférico do Parque Unipraias, que proporciona uma visão panorâmica do litoral da cidade.
- Praia de Taquaras – Esta costuma ser a preferida dos moradores. A Praia de Taquaras é cercada de mata, tem ondas fortes e mar quase sempre limpo e próprio para banho. Na avenida tem muitas vagas para carros e é relativamente fácil de estacionar. Tem muitos restaurantes e bares na região, mas a estrutura na própria praia é escassa.
- Praia do Estaleirinho – De um mar azul com ondas fortes, a Praia do Estaleirinho é a favorita dos surfistas. Tem beach clubs famosos e festas que atraem muitos jovens e gente bonita no verão, além de bons restaurantes com vista para o mar.
- Praia do Pinho – A primeira praia naturista do Brasil está escondida na mata entre as praias de Taquara e Estaleiro. Há regras quanto à postura e visitação. Na Praia do Pinho, o nudismo é obrigatório no seu trecho principal, embora haja uma parte onde o nudismo é opcional, para o curioso ir de ambientando ao clima.
- Praia dos Amores – Localizada nos limites entre Balneário Camboriú e Itajaí, a Praia dos Amores faz divisa com a Praia Brava. Tem calçadão, salva-vidas e restaurantes na avenida, mas são raros os quiosques, então leve suas cadeiras e seu lanche. Com águas claras e agitadas, é muito procurada por surfistas. Já a Praia Brava, do lado de Itajaí, é ainda mais selvagem, embora famosa pelas baladas nos beach clubs como Warung e Belvedere.
Ecoturismo em Balneário Camboriú
Mergulho, surf, tirolesa ou trilha? Escolha a atividade que mais combina com você!
Cercada por mar e montanha, Balneário Camboriú reserva agradáveis surpresas para os amantes do ecoturismo. Foi em suas praias que o surfista campeão mundial Teco Padaratz pegou as primeiras ondas. A adrenalina corre solta também nas alturas. Para os fãs do trekking, há trilhas diversas em meio à Mata Atlântica.
- Mergulho – Quem tem vontade de mergulhar e nunca teve a oportunidade, pode viver essa experiência em um passeio fantástico de Balneário Camboriú. O Passeio Batismo de Mergulho é um programa de mergulho para iniciantes, que não possuem certificação de mergulhador e nunca tiveram uma experiência de mergulho antes. Conduzido de forma controlada por um instrutor credenciado, o aluno terá a oportunidade de avistar peixes, corais, tartarugas e os mais belos animais marinhos com total segurança e conforto. Os mergulhos são feitos em locais abrigados e seguros, porém com acesso somente de barco.
- Surf – Foi em Balneário Camboriú que os irmãos surfistas e campeões mundiais Teco e Neco Padaratz pegaram as primeiras ondas. Até hoje, as boas formações de ondas nas praias da cidade revelam novos nomes do esporte e atraem adeptos da atividade, que lotam o cenário durante o verão. As praias do Estaleirinho e dos Amores são muito procuradas pela turma do surf.
- Passeio de Barco Pirata – Embarque nessa aventura e aproveite esse divertido e emocionante passeio de Balneário Camboriú! Para acompanhar os turistas, há guias vestidos com roupas de piratas. A escuna oferece um serviço de bar a bordo em que é possível comprar diversas bebidas. A embarcação sai do Molhe da Barra Sul e segue em direção à Praia de Laranjeiras, passando também pela Ilha das Cabras. Para entreter os turistas, a tripulação apresenta um teatro de piratas e interage bastante durante a viagem. Além da diversão garantida, você ainda aprecia as mais belas paisagens do litoral catarinense.
- ZipRider – Atração do Parque Unipraias, a ZipRider é uma mega tirolesa localizada na Estação Mata Atlântica, no topo do morro. O ponto de partida fica a 240 metros de altura, de onde se desce por 750 metros em meio à mata, numa velocidade média de 60 km/h. Além da adrenalina, é possível apreciar a linda paisagem da Praia de Laranjeiras, ponto final do passeio.
- Trenó de Montanha – Mais uma atividade radical do Parque Unipraias, o trenó de montanha – o Youhooo – corta 710 metros de mata, atingindo uma velocidade máxima de 60 km/h em meio a descidas, subidas e curvas sinuosas.
- Trilhas – No Parque Unipraias e no Parque Natural Municipal Raimundo Malta (o Parque do Rio Camboriú), há trilhas ecológicas em meio às belezas da flora e da fauna da mata Atlântica.
Gastronomia em Balneário Camboriú
A culinária da cidade agrada os mais diversos paladares
Muito mais do que praias lindas e arranha-céus, Balneário Camboriú também é o destino certo para o turismo gastronômico. A gastronomia na cidade conta com alternativas para os mais distintos gostos e também com os mais conceituados restaurantes.
Além da diversidade de restaurantes e bares, o município é referência na chamada gastronomia açoriana. Ela contempla pratos típicos que envolvem produtos de origem agropecuária, frutos do mar e pescados.
Os portugueses da região de Açores (por isso o nome açoriana), que se fixaram em Santa Catarina, aproveitaram bem os temperos indígenas e a ampla experiência com o mar para criar uma culinária simples e saborosa.
Restaurantes em Balneário Camboriú
- Number Seven – Av. Atlântica, 400 – Pioneiros
- Taj Bar – Av. Atlântica, 5710 – Centro
- Chaplin Bar – Av. Atlântica, 2200 – Centro
- Restaurante Dudu – R. 4100, 30 – Sala 01 – Centro
- Lucca Bistrô – Rua 2870, 95 – Centro
- Restaurante Alquimia do Sabor – R. 1536, 65 – Centro
- Alecrim com Canela – R. 1801, 80 – Centro
- Pizza Bis – Av. Atlântica, 1750 – Sala 01 – Centro
- Asian Wok – Av. Brasil, 1271 – Centro
- Kombina Felice – R. Passeio San Miguel, 3300 – 05 – Centro
Pousadas e Hotéis em Balneário Camboriú
Ao se hospedar no centro da cidade, você fica perto de bares, restaurantes e boates
Para quem gosta de estar perto de todo o movimento, o centro é o melhor lugar para se hospedar em Balneário Camboriú. Por lá, você não perde tempo com o trânsito para circular. As avenidas Brasil e Atlântica são as que concentram a maior parte dos hotéis, e, a partir dalas, bares e restaurantes são acessíveis com pequenas caminhadas. Além disso, o transporte público funciona bem para todo lugar.
Já se você prefere fugir do burburinho, procure acomodação nas praias mais distantes, como a Estaleiro e a dos Amores. Você estará bem longe do comércio e tudo de que precisará será por meio de carro ou ônibus; mas, para quem quer apenas descansar, é uma boa opção.
Pousadas e Hotéis em Balneário Camboriú
- Hotel Mercure – Av Atlantica 2010 Frente A – Praça Tamandaré
- Marambaia Hotel – Av. Atlântica, 300 – Centro
- Hotel Rieger – R. 701, 162 – Centro
- Hotel Bella Camboriú – R. 501, 30 – Centro
- Hotel Torresol – Av. do Estado Dalmo Vieira, 2699 – Centro
- Pousada Ondas do Mar – R. Dom Francisco, 759 – Vila Real
Passeios em Balneário Camboriú
A cidade praiana tem atrações para lá de especiais
Com seus prédios enormes, que são marca registrada do destino catarinense, BC é conhecida como a Dubai Brasileira. Mas a cidade tem muitas outras maravilhas a revelar para seus visitantes. No fim de tudo, são mesmo as belezas naturais e sua atmosfera luxuosa que vão encantar os viajantes durante os passeios em Camboriú. Veja seis opções!
- Parque Unipraias – É um dos pontos turísticos mais cobiçados da cidade. O Parque Unipraias é um complexo que reúne atrações para toda a família. Tem mirantes, tirolesa, trenós de montanha, parque escola e até passeio de bondinho.
- Cristo Luz – Do alto dos seus 150 metros acima do nível do mar, o Cristo Luz abençoa moradores e turistas na cidade catarinense. A estátua tem 33 metros de altura e foi construída à mão em argamassa. Aproveite para ver todas as suas cores porque ela muda todos os dias, de acordo com o dia da semana.
- Passeio San Miguel – O Passeio San Miguel é uma galeria agradável e charmosa, com diferentes opções de entretenimento, situado na Av. Brasil. É um lugar delicioso para ter o café da manhã, almoço, happy hour e jantar. Além disso, há exposição de artes ao longo do passeio, assim como música ao vivo em alguns pontos.
- Morro do Careca – O Morro do Careca é uma área de encosta, com cerca de 100 metros acima do mar, que permite uma vista privilegiada da Praia dos Amores, Praia Brava, Praia do Buraco e toda a orla de Balneário Camboriú com seus edifícios exorbitantes. Antes era possível fazer um voo duplo de parapente saindo do Morro, porém, a atividade está proibida.
- Roda Gigante – Dar uma volta na Fg Big Wheel, a roda gigante de Balneário Camboriú, é um passeio que não pode faltar no seu roteiro. Isso se você não tem medo de altura, é claro. Ela possui 82 metros de altura e oferece aos visitantes uma vista panorâmica da orla, da mata atlântica e dos enormes prédios da cidade. A roda gigante é pet friendly e aceita animais de pequeno porte nas cabines.
- Molhe da Barra Sul – Visitar o Molhe é um dos programas mais legais para fazer na cidade ao entardecer. O local apresenta o melhor pôr do sol que existe no litoral catarinense, segundo relatos de muitos visitantes. O Molhe da Barra Sul possui uma vista panorâmica de toda a orla de BC. São mais de 6 mil metros quadrados, que abrigam um parquinho infantil e obras de arte dos artistas da cidade.
Quanto custa viajar para Balneário Camboriú?
Comece a se preparar para dias incríveis na Dubai Brasileira!
Balneário Camboriú é um município localizado no litoral norte do estado de Santa Catarina. A cidade está situada a cerca de 11 km de distância de Itajaí e a 81 km de Florianópolis.
É comum que turistas se refiram a BC como “Camboriú”, mas não confunda! Há um município catarinense chamado Camboriú, a uma distância de apenas 7 km.
Balneário Camboriú não tem aeroporto próprio. Navegantes, o aeroporto mais próximo, recebe voos de diversas capitais do país. A partir dele, há duas maneiras de chegar na cidade: a mais rápida (14 km) inclui travessia de balsa (5 minutos) até Itajaí. A mais longa (35 km) passa pela BR-101.
- Passagens – Opções a partir de: Rio R$ 223,00 e São Paulo R$ 189,00
- Aluguel de carro – Categoria econômica R$ 161,97 a diária / veículos SUV R$ 336,48 a diária (preço médio para no mínimo 3 dias)
- Passeios – O preço dos passeios varia muito de atração para atração. O ingresso do bondinho para acesso ao Parque Unipraias custa R$ 58,00 para adultos. Crianças de 6 a 12 anos e idosos pagam meia. As atividades que o parque oferece são pagas a parte. O passeio na ZipRider (tirolesa), por exemplo, custa R$ 68,00. O ingresso adulto da Fg Big Wheel sai a R$ 48,00. Já o passaporte adulto para o Cristo Luz fica em R$ 25,00 durante o dia; aniversariantes não pagam o dia todo.
- Hospedagens – BC alia praticidade, conforto e luxo. Portanto, há hotéis modernos e bem requintados, mas também há opções mais simples e econômicas.
O tempo ideal para conhecer Balneário Camboriú é de cinco dias, especialmente para quem nunca foi lá. Estima-se que numa viagem de cinco dias para a cidade é necessário ter na faixa de R$ 1.500,00 a R$ 2.500,00 exceto as passagens aéreas. Com esse valor, dá para fazer os principais passeios, se alimentar bem e se hospedar num hotel 3 estrelas.
iFriend: Guia de viagem em Balneário Camboriú
Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.
Descubra Balneário Camboriú com um iFriend e divirta-se!
Balneário Camboriú, a capital catarinense do turismo, espera sua visita!
iFriend. Find a friend, enjoy the ride.