HomeGuia de viagem Bali

Guia de viagem Bali

Paisagem de Bali - Templo de Pura
Paisagem de Bali - Templo de Pura
Você vai adorar conhecer Bali nesse guia completo!

A ilha de Bali é um dos principais destinos turísticos do mundo. Localizada na Indonésia, no Sudeste Asiático, a província tem por capital Denpassar e sua cultura é conhecida por sua dança, escultura, pintura, trabalho em couro e música. 

Por fazer parte do Triângulo dos Corais, Bali apresenta bastante biodiversidade, chegando a ter mais de 500 espécies de coral. 

Vocação turística de Bali

Com praias paradisíacas, templos incríveis e cenários de tirar o fôlego, Bali se tornou um dos principais destinos dos brasileiros, que não precisam de visto para entrar no país. 

Outra coisa que atrai os visitantes é o valor das hospedagens e da alimentação, pois apesar de a passagem ser um pouco salgada, a rúpia indonésia é muito desvalorizada em relação ao real e ao dólar. 

Em Bali há bons restaurantes e hotéis que oferecem valores bem acessíveis. A ilha é o lugar ideal para quem está à procura de novas aventuras e experiências espirituais. 

Além disso, é lá que está situado o sistema de irrigação subak, desenvolvido há mais de mil anos, que é classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO. A região concentra a maior parte da população hindu do país (83,5%).

Dica importante: A moeda oficial da Indonésia é a rupia indonésia (IDR) . A maioria dos estabelecimentos aceita dinheiro apenas, especialmente restaurantes e lojas menores . Existem muitos caixas eletrônicos em todo Bali, onde você pode retirar dinheiro. Lojas de varejo e spas aceitam cartões de crédito, portanto, não os deixe em casa.

Veja também: Por que visitar Bali?

Destaques

A paz, espiritualidade e um lindo visual!Tradição e sabores fortes!Um dos templos mais badalados!
O templo de Uluwatu, ou Pura Luhur Uluwatu, também é conhecido como Templo dos Macacos, oferece um visual maravilhoso para o mar e para o pôr do sol. Além de transmitir espiritualidade e paz, o espaço teve sua estrutura construída com corais marinhos e é um dos templos mais antigos da ilha.A carne de porco e o arroz estão quase sempre presentes nos pratos típicos de Bali. Além disso, a população faz muito uso do leite de coco e do curry na confecção dos pratos.O Tanah Lot Temple foi construído em cima de pedras em meio ao mar e é considerado um dos mais bonitos de Bali. Só pode acessado quando a maré está baixa, tornando-se de difícil acesso  a maré está alta. É um dos cartões-postais de Bali e um dos locais mais fotografados da ilha!

O que fazer em Bali?

Dançarinas Balinesas
Dançarinas Balinesas

Você se surpreenderá com tudo que Bali tem a oferecer!

Se engana quem pensa que Bali só tem praias paradisíacas, a ilha abriga cachoeiras, templos centenários, vulcões, além dos famosos Terraços de Arroz de Bali. 

O turista ainda pode realizar mergulho no Pulau Menjangan e fazer a trilha para a vila de Munduk, um pequeno vilarejo montanhoso de Bali. A vista é maravilhosa!

Primeiro dia 

Ao sul da ilha de Bali, está localizada Uluwatu, na península de Bukit, que é conhecida por suas praias com ondas grandes, as quais atraem surfistas do mundo todo, e também por seus incríveis penhascos, que oferecem uma vista maravilhosa do horizonte. À noite, os bares e restaurantes ficam cheios, principalmente devido aos praticantes do surfe que frequentam Uluwatu.

Segundo dia 

Totalmente o oposto de Uluwatu, Ubud não tem praias. Suas principais atrações turísticas ficam por conta das inúmeras cachoeiras, os retiros de yoga, os incríveis terraços de arroz, além dos fantásticos templos hindus situados na cidade e em suas redondezas. 

Terceiro dia 

Mais ao norte de Bali, na região de Munduk, estão as mais lindas e melhores cachoeiras da ilha. A dica é visitar as cachoeiras Munduk, GitGit, Nungnung, Sekumpul e Banyumala Twin Waterfal. Além disso, uma ótima opção para acrescentar no seu roteiro é visitar o famoso templo Ulun Danu Bratan.

Veja também: o que fazer em Bali

Quando visitar Bali?

Bali, Indonesia
Bali, Indonesia

Bali é perfeita em todas as épocas do ano.

Apesar de o verão ser a época mais quente, é também a mais chuvosa da ilha. 

Por isso, Bali recebe mais turistas de abril a outubro, quando a incidência de chuvas é bem menor. 

Já os meses de julho e agosto são de alta temporada por causa das férias escolares.

Alta Temporada

  • Prós – A possibilidade de chuvas é bem menor, ideal para o visitante poder conhecer todos os pontos turísticos da região. A cidade fica mais animada e com mais opções de programas para fazer. 
  • Contras – Os valores cobrados na ilha ficam muito acima do normal. A cidade fica bem lotada, então se você não curte muvuca, o ideal é não visitar Bali durante a alta temporada. 

Baixa Temporada

  • Prós – A cidade fica menos cheia, e os preços praticados são mais em conta. Fica mais fácil visitar os pontos turísticos, além de ir às praias e cachoeiras com mais tranquilidade, sem precisar dividir espaço com muitas pessoas.  
  • Contras – As chuvas podem atrapalhar o planejamento dos turistas durante a baixa temporada. Além disso, os passeios ofertados podem ter horários reduzidos pela falta de público. 

Veja também: Quando visitar Bali 

Gastronomia e o que comer em Bali?

Comida de Bali
Comida de Bali

Todos os sabores fortes e misteriosos de Bali 

A carne de porco e o arroz estão quase sempre presentes nos pratos típicos de Bali. 

Além disso, a população faz muito uso do leite de coco e do curry na confecção dos pratos, muito influenciado pela cultura hindu. Algumas comidas tradicionais são: Mie Goreng, Gado Gado, Satay, Bakso e o Soto.

Restaurantes em Bali 

  • Batubara Wood Fire – Jl. Raya Pengosekan Ubud No.108, Ubud, Kecamatan Ubud, Kabupaten Gianyar
  • Sarong – Jl. Petitenget No.19x, Kerobokan Kelod, Kec. Kuta Utara, Kabupaten Badungi
  • Ankhusa Restaurant Ubud – Jl. Raya Desa Kenderan No.88 B, Kenderan, Kec. Tegallalang, Kabupaten Gianyar
  • Kojin – Japanese Teppanyaki Restaurant – Jl. Raya Desa Kenderan No.88 A, Kenderan, Kec. Tegallalang, Kabupaten Gianyar
  • WR BALIKU – Jl. Sukma Kesuma No.23, Peliatan, Kecamatan Ubud, Kabupaten Gianyar
  • Warung Bali Re Babi Guling – Pemuteran, Gerokgak, Buleleng Regency

Veja também: Onde comer em Bali 

Pontos Turísticos de Bali

Templo de Pura
Templo de Pura

A arte e a cultura da Indonésia como você nunca viu!

Bali tem praias, arrozais, cachoeiras, montanhas, templos e construções históricas.  Escolher uma só atração é uma tarefa difícil. 

Monte Batur – Uma das melhores coisas que você pode fazer em Bali é ver o nascer do sol no Monte Batur , um dos vulcões mais ativos de Bali. Os hotéis oferecem esse passeio de madrugada. Você não precisa estar em ótima forma para escalar o Monte Batur, apenas se certifique de caminhar com tênis e roupas quentes, pois pode ser bastante frio no início da manhã, mas você também estará bem aquecido ao subir a montanha. 

Seminyak – Comece seu passeio em Bail pela cidade de Seminyak. É uma área nobre no lado oeste da ilha que possui muitas praias, boutiques e uma variedade de restaurantes populares e famosos. 

Nusa Lembongan e Nusa Ceningan – São pequenas ilhas próximas à costa de Sanur, no lado leste da ilha. visite a Praia dos Sonhos  e Rasgos do Diabo em Nusa Lembongan. E então cruze a Ponte Amarela para visitar a Lagoa Azul em Nusa Ceningan. Em seguida, passe o resto do dia nadando ou surfando. Vale muito a pena!

Monkey Forest – O local é um complexo de templos hindu, cercado por uma floresta repleta de plantas que são utilizadas em rituais. É uma das principais atrações da cidade de Ubud, principalmente por quem gosta de animais. Na área, muitos macacos ficam livres e brincam com os turistas. Muitas vezes, eles pegam pertences dos visitantes em busca de comida. Fique atento!  

Pura Goa Gajah – Também conhecida como Elephant Cave, Goa Gajah é um templo hindu perto de Ubud. O local, construído em sintonia com a natureza, se destaca por seu valor espiritual e arqueológico, atraindo muitos visitantes em Bali. Na área, tem também um lago que dizem ter águas sagradas, e dentro da caverna há inscrições antigas, além da estátua de Ganesh. 

Terraços de Arroz – Esses terraços de arroz são muito famosos e são uma das principais atrações de quem visita Bali. Se desejar conhecer um, o de Tegalalang é uma ótima opção.  O local tem um morro recortado, como se fossem degraus, de forma a fazer a irrigação natural da plantação. A paisagem do lugar é linda e rende belas fotos.

Tegenungan Waterfall – Para quem quer ter um contato com a natureza e aproveitar de um momento de paz, a Cachoeira de Tegenungan é a ideal. Ela possui fácil acesso em relação às outras de Bali, e é uma das mais bonitas da ilha. A cachoeira tem uma queda d’água volumosa e de águas limpas. É possível observar de um mirante ou mergulhar descendo um longo lance de escadas.

Uluwatu Beach – Também conhecida como Blue Point Beach, é considerada uma das praias mais bonitas de Bali. Com suas águas cristalinas, azuis e com ondas perfeitas, o local é o point dos surfistas. Ela está situada em frente a um paredão de pedras, também tem formações rochosas e fendas esculpidas pelo mar. Quando a maré está baixa, é possível aproveitar as piscinas naturais e observar os seus corais. 

Uluwatu Templo – O templo de Uluwatu, ou Pura Luhur Uluwatu, é um passeio imperdível de fazer em Bali. O local, que também é conhecido como Templo dos Macacos, oferece um visual maravilhoso para o mar e para o pôr do sol – um templo majestoso no topo de um penhasco. Além de transmitir espiritualidade e paz, o espaço teve sua estrutura construída com corais marinhos e é um dos templos mais antigos da ilha. Enquanto estiver por lá, não deixe de ver a Dança do Fogo Kecak -apresentação de dança no anfiteatro no topo do penhasco, onde muitos dançarinos cantam e dançam a história de amor de Rama e Shinta. O show é às 18h, um ótimo momento para ver o pôr do sol e a apresentação ao mesmo tempo .

Tanah Lot Temple – Construído em cima de pedras em meio ao mar, o templo Tanah Lot é considerado um dos mais bonitos de Bali. O local só pode acessado quando a maré está baixa, tornando-se de difícil acesso quando ao contrário. O templo é um dos cartões-postais de Bali e é um dos lugares mais fotografados na ilha.  O lugar é lindo a qualquer hora do dia, mas ao entardecer, quando o sol se põe, a paisagem fica ainda melhor! 

Ubud – Você não deve deixar de conhecer a mais tradicional das cidades balinesas. Ubud é tranquila, com arte e artesanato , cultura, arrozais , templos sagrados e cachoeiras .

Veja também: Pontos turísticos de Bali 

Cachoeira Bali
Cachoeira Bali

Friend: Guia de viagem em Bali

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Descubra Bali! Você pode escolher alguém com um perfil parecido/esperado e ter uma experiência incrível, focado nos seus desejos.

  • Bliputo é um guia que fala inglês e vai te levar para conhecer os melhores tours literários, museus, parques, palácios, monumentos, restaurantes, apresentações culturais.  

Ver mais iFriends: Guias locais para você aproveitar MUITO a sua estadia!

Templo de Bali visto do mar
Templo de Bali visto do mar

Bali, a Ilha dos Deuses, espera sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?