HomeGuia de viagem Arraial do Cabo

Guia de viagem Arraial do Cabo

Eu amo Arraial do Cabo
Eu amo Arraial do Cabo
Você se surpreenderá com Arraial do Cabo nesse guia completo!

Também conhecido como Caribe fluminense, a cidade de Arraial do Cabo é o destino perfeito para quem curte a natureza e belas praias, afinal, por lá estão algumas das praias mais bonitas do Brasil, com águas cristalinas, de cores deslumbrantes, variando entre o verde e azul.

Arraial do Cabo fica localizada na Região dos Lagos, a 170 quilômetros do Rio de Janeiro, próximo das badaladas Búzios e Cabo Frio.

Você não vai encontrar muitos pontos e visitações turísticas em Arraial do Cabo, por esse motivo, o bom mesmo é passar o dia na praia, pegando um sol ou praticando  mergulho no mar. 

Como chegar em Arraial do Cabo

A maneira mais prática de chegar a Arraial do Cabo é a partir da cidade do Rio de Janeiro ou pelo Aeroporto de Cabo Frio (CFB).

Arraial do Cabo fica a 160 quilômetros do Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro.

Entretanto, carro e ônibus são as opções mais comuns de transporte.

A viagem de carro tem tempo médio de 2h35, enquanto o trajeto de ônibus tem três horas de duração. De longe, o carro é o melhor meio para se chegar à cidade.

Na cidade há serviço de aplicativo de mobilidade urbana – o Uber atende bem às diversas localidades.

Veja também: Onde fica e como chegar em Arraial do Cabo.

Vocação turística de Arraial do Cabo

Arraial reserva grutas e águas extremamente transparentes e ricas em vida marinha. 

Procurada por muitos viajantes que querem conhecer de maneira mais profunda o mar que cerca a região, que é conhecida por isso como “Capital Brasileira do Mergulho”.

Arraial do Cabo atrai mergulhadores profissionais e amadores atrás de tartarugas, cavalos marinhos, arraias, golfinhos e baleias. Mas fique tranquilo, a boa notícia é que mesmo que você não seja um mergulhador profissional, é possível praticar o esporte aquático no mar de Arraial.

Até um nado com snorkeling fará você feliz. Para mergulhadores mais experientes, basta se equipar com roupa de neoprene e cilindro, fazer o tradicional mergulho de batismo e encarar essa aventura no seu roteiro.

Destaques

Entre as melhores do mundo“Caribe brasileiro”.Tudo Azul
Pontal do Atalaia foi eleita a quinta praia mais bonita do mundo, na edição de 2020 do concurso anual do site de viagens TripAdvisor.Um mar cristalino de cor deslumbrante que varia entre o verde e azul, faz Arraial do Cabo ser conhecido também como o Caribe brasileiro.A Gruta Azul ganhou o nome pela cor da água, que fica azul quando a luz do sol invade a gruta, e o reflexo da água transforma as cores dos paredões de pedra.

O que fazer em Arraial do Cabo

Pontal do Atalaia - Arraial do Cabo -RJ
Pontal do Atalaia – Arraial do Cabo -RJ

Arraial do Cabo tem as paisagens mais lindas da Região dos Lagos

Arraial do Cabo não dispõe de tantas atrações turísticas para visitar, mas  tem como protagonista praias paradisíacas, trilhas emocionantes, além de passeios de barcos e pela cidade. A boa notícia é que, em praticamente todas as praias de Arraial do Cabo, é possível contemplar a beleza do mar da Região dos Lagos do Rio de Janeiro, onde Arraial do Cabo está localizada.

Primeiro dia 

Como Arraial do Cabo tem como cenário as mais belas praias da região, que tal começar o seu roteiro com um passeio de barco, conhecendo e mergulhando por praias como as da Prainhas do Pontal do Atalaia, Praia do Farol e Praia do Forno. Se der tempo, depois do almoço, vá até a Prainha, que é simplesmente linda. 

Segundo dia 

No segundo dia nesse paraíso brasileiro, a dica é explorar a região e, claro, as belas praias.  Das trilhas de Arraial, a do Praia do Forno é uma das mais curtas e com um dos visuais mais lindos da região. São 30 minutos de caminhada, iniciando em um caminho que fica no final da Praia dos Anjos. Do topo do morro, os cactos contrastam com a orla azul, o que proporciona um cenário perfeito para tirar fotos. Com uma boa infraestrutura “pé na areia”, você pode petiscar algo nos quiosques de praia. Na parte da tarde, dê um passeio em Praia Grande, uma das movimentadas da região. Conta com barraquinhas e cadeiras de praia e é ideal para a prática de  surf e kitesurf. A água é bem clara, porém, pode ficar bem fria. A dica aqui é fazer a trilha que está no lado esquerdo da orla. Nada difícil, bem tranquila e plana. 

Terceiro Dia

Seu terceiro e último dia em Arraial merece uma volta nas Prainhas do Pontal do Atalaia. Provavelmente você já deve ter conhecido e descido nelas no seu roteiro de passeio de barco. A escadaria que dá acesso às Prainhas do Pontal do Atalaia parece levar ao paraíso. Impossível não ficar hipnotizado com a vista no topo da escada, de onde se vê a areia branca, o mar alternando entre colorações de tons azuis e esverdeados. A descida é íngreme e são muitos degraus. As Prainhas ficam localizadas no Morro do Pontal do Atalaia e têm esse nome por serem compostas de duas praias. Quando a maré está baixa, elas se unem na mesma faixa de areia e formam apenas uma praia. Não há nas Prainhas uma boa infraestrutura de restaurantes e quiosques. Em dias de semana, talvez não tenha ninguém, mas nos finais de semana sempre haverá um vendedor que oferece comida, bebida, cadeiras e barracas. 

Veja mais: o que fazer em Arraial do Cabo

Quando visitar Arraial do Cabo

Prainha - Arraial do Cabo-RJ
Prainha – Arraial do Cabo-RJ

Clima quente o ano inteiro!

Os períodos de maior movimento em Arraial são o Réveillon e o Carnaval, sendo aconselhável se programar com antecedência.

Mas uma dica para quem não gosta de trânsito, estacionamentos e restaurantes cheios: evite o auge do verão e os feriadões, pois Arraial do Cabo fica lotada!

As temperaturas são agradáveis em todas as estações. 

 Alta Temporada 

  • Prós – Alta temporada é para aquele tipo de viajante que gosta de agitação, praias bem movimentadas e não se importa de encarar o trânsito local. Arraial do Cabo, entre os meses de dezembro a fevereiro, ferve de gente e de agitos pela cidade. 
  • Contras – As praias ficam mais cheias, podendo haver grandes chances de falta de água e será difícil encontrar uma praia quase deserta, para relaxar e curtir em paz e com tranquilidade. 

Baixa Temporada

  • Prós – Na baixa temporada, entre os meses de fevereiro a outubro, você vai ter mais chances de encontrar as praias vazias. Abril e maio são ótimas opções, porque a temperatura continua ideal para sentir o verão, mesmo sendo outono. Agosto também é um bom mês, porque, além de não fazer tanto calor, é quando menos chove.
  • Contras – Se você não quer disputar o metro quadrado da areia, a baixa temporada é o período ideal para visitar Arraial,  pois o número de turistas diminui e você pode aproveitar mais as praias, os restaurantes, etc. 

Veja também: Quando visitar Arraial do Cabo

Gastronomia e o que comer em Arraial do Cabo

Frutos do mar
Frutos do mar

Vai um peixinho aí?

A gastronomia de Arraial do Cabo é conhecida por sua grande variedade de frutos do mar – sua marca registrada.

Lá, certamente terão inúmeros restaurantes e quiosques à beira mar, nos quais será possível experimentar alguns dos melhores peixes do país.

  • Restaurante Saint Tropez – Praça Daniel Barreto, 2 – Praia dos Anjos
  • Pimenta Rosa Gastronomia – Travessa Damasceno Barreto, 9 – Praia dos Anjos
  • Armazém do Camarão – Avenida Doutor Hermes Barcelos, s/n – quiosque 10 – Praia Grande
  • Restaurante Meu Xodó- R. Epitácio Pessoa, 26 – Centro, Arraial do Cabo
  • Restaurante Atalaia Gourmet – Av. Getúlio Vargas, 450 B – Praia Grande

Veja também: Gastronomia e o que comer em Arraial do Cabo

Praias de Arraial do Cabo

Praia do Forno - Arraial do Cabo
Praia do Forno – Arraial do Cabo

Apaixone-se pelas praias perfeitas de Arraial do Cabo !

Praias oceânicas perfeitas para o mergulho de profundidade e a pesca submarina – esse paraíso submerso você encontra na encantadora Arraial do Cabo – o paraíso oceânico da região dos lagos fluminense.

Praia do Farol

A praia está localizada na Ilha do Farol, que recebe esse nome por conta de dois faróis de sinalização marítima instalados por lá. É a grande estrela de Arraial do Cabo e ganhou notoriedade e fama quando foi classificada pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) como uma das mais perfeitas praias do país, seguindo critérios de pureza da água e qualidade da praia. O mar azul, areia branquinha, vegetação nativa e bem preservada dão um ar de praia deserta.

Praia do Pontal

A Praia do Pontal é na verdade uma continuação da Praia do Forte, Praia das Dunas e Praia do Foguete, em Cabo Frio. A cor da areia é bem parecida com a dessas praias, assim como a da água. Não existe infraestrutura de bares ou quiosques, o que é parte grande do seu charme. Por lá é mais fácil se deparar com ondas no mar do que nas demais praias de Arraial do Cabo, mas é igualmente limpa e com aquela cor característica da região: azul caribenho. Por ser uma praia de mar aberto, a tendência é que a água seja mais gelada também, mas nem tanto quanto na Praia Grande.

Praia Grande

As ondas de mar aberto atraem os surfistas que enfrentam a água gelada atrás de belas manobras. Possui 40km de extensão com areia fina e branquíssima, originando algumas dunas ao longo da praia. A orla possui quiosques e um calçadão, que é o grande agito e ponto de encontro do lugar. A Praia Grande faz parte da Restinga de Massambaba, área de preservação ambiental. O grande atrativo da praia, sem dúvida, é a cor do mar, alternando em tons de azul que compõem o cenário paradisíaco.

Gruta Azul

O nome é dado pela cor da água, que fica azul quando a luz do sol invade a gruta, e o reflexo da água transforma as cores dos paredões de pedra. A formação rochosa é apenas uma das muitas belezas naturais no percurso que passa pela Ilha de Cabo Frio. Sua entrada tem 3 metros de largura e, na parte de dentro da gruta, um impressionante salão de 15 metros de altura, com suas paredes internas em tons dourados e prateados. O passeio até lá é em mar aberto, um capítulo à parte no roteiro. 

Mirante do Pontal do Atalaia

Para encerrar com chave de ouro seu dia em Arraial, nada melhor do que desfrutar de um belo pôr do sol. Para ir até lá,  basta entrar no condomínio Pontal do Atalaia e subir a ladeira para chegar ao mirante. Lá do alto do morro dá para ver a Praia Brava, à esquerda, e a Praia Grande, à direita, além de um vasto oceano azul. Sem dúvidas, um ótimo ponto para assistir ao pôr do sol.

Praia Brava

Localizada dentro do Parque Estadual da Costa do Sol, mesmo local que estão as Prainhas do Pontal do Atalaia e o Mirante, é preciso percorrer 2 km de subidas e descidas, a pé ou de carro, até o começo da trilha que leva à praia. Do alto da trilha você vai encontrar um mirante com uma vista incrível. Depois, basta descer as escadas na rocha e caminhar na pedra para chegar à praia, que tem areia branquinha, mas águas bravas, sendo um ótimo local para a prática do surfe e kitesurfe. A Praia Brava é uma 

das praias mais desertas de Arraial, portanto leve o que comer, já que não há quiosques na orla. 

Praia do Forno

Considerada um dos cartões postais de Arraial, é uma enseada de águas cristalinas em meio a montanhas de Mata Atlântica nativa. Pode ser acessada através da Praia dos Anjos, tanto de barco ou por trilha. Mas aí vai uma sugestão: quem escolhe percorrer a trilha é presenteado com um mirante que oferece uma vista panorâmica da praia e da cidade. Conta com uma boa infraestrutura com bares, quiosques, aluguel de caiaque e stand up paddle. 

Praia dos Anjos

É na Praia dos Anjos que ficam ancoradas as embarcações que fazem os passeios pelas praias de Arraial do Cabo. Localizada na Enseada dos Anjos, possui ao longo da praia uma avenida e diversos prédios residenciais e comerciais, e conta com uma infraestrutura de quiosques e restaurantes para atender o turista. A praia é boa para curtir e relaxar. O que pode atrapalhar é ter mesas e barracas ocupando esse espaço.

Prainha

Como o próprio nome indica, essa praia é pequena e tem somente 1,5 quilômetros. É a  primeira praia de  Arraial recebe o turista com uma vista deslumbrante: o mar com cor de Caribe da Prainha. Impossível não desviar o olhar do volante para curtir o maravilhoso visual. Ideal para quem procura mar calmo e águas um pouco menos geladas, já que a temperatura da água é um pouco mais quente do que das outras praias da região. Fica em uma região mais central e urbanizada.

Prainhas do Pontal do Atalaia

Famoso – e procurado –  por suas praias e pela escadaria de 255 degraus, digna de uma foto, o Pontal do Atalaia oferece mais do que isso. As Prainhas do Pontal do Atalaia quase sempre aparecem nas listas de praias mais bonitas do Brasil. Foi eleita a quinta praia mais bonita do mundo, na edição de 2020 do concurso anual do site de viagens TripAdvisor.

Veja mais: Praias em Arraial do Cabo

iFriend: Guia de viagem em Arraial do Cabo

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Obtenha o máximo dessa experiência com um iFriend em Arraial do Cabo. Você pode escolher alguém com um perfil parecido/esperado e ter uma experiência incrível, focado nos seus desejos.

  • José – Vai te levar para conhecer o que Arraial do Cabo tem de melhor
  • Maximiano – Vai te levar para conhecer as principais belezas naturais de Arraial

Ver mais iFriends: guias locais em Arraial do Cabo  para você aproveitar MUITO a sua estadia!

Pontal do Atalaia - Arraial do Cabo -RJ
Pontal do Atalaia – Arraial do Cabo -RJ

Arraial do Cabo, o Caribe Fluminense, espera sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?