HomeGuia de viagem Armação dos Búzios

Guia de viagem Armação dos Búzios

Orla Bardot - Armação de Búzios - RJ
Orla Bardot - Armação de Búzios - RJ
Você vai se apaixonar pelas belezas naturais da Armação de Búzios nesse guioa completo!

Armação dos Búzios, ou simplesmente, Búzios, é um município do Rio de Janeiro, localizado na Região dos Lagos, situado numa península oceânica a apenas 160 km da capital.

Búzios é bastante conhecida por suas belas praias e vida noturna agitada.

A cidade conta com 23 praias ao total, sendo algumas muito famosas como a Praia da Armação, Ferradura e as praias Azeda e Azedinha, que estão entre as mais belas do Brasil inteiro. 

É um dos destinos de férias mais procurados por turistas de todo o Brasil, ao lado das cidades vizinhas Cabo Frio e Arraial do Cabo. A Rua das Pedras é o ponto mais badalado, principalmente à noite, pois oferece ao visitante muitas opções de lojas, restaurantes com música ao vivo e lanchonetes.  

Vocação turística de Armação dos Búzios

Fora as mais de 20 praias presentes na península, Búzios atrai bastante visitantes com seu centro bem movimentado, o qual oferece inúmeras opções de lojas, bares, restaurantes, baladas e pousadas-boutique.

Segundo o site Booking.com, a cidade estava no top 10 de destinos mais procurados no Brasil em 2020, e junto com Mangaratiba, o local mais buscado entre a população fluminense. 

Destaques

Orla de Bardot Mais de 20 praias incríveisPara todos os gostos
A orla recebeu esse nome em homenagem à atriz francesa Brigitte Bardot, que na década de 60, visitou o balneário e o fez ficar conhecido mundialmente. A cidade conta com 23 praias ao total, sendo algumas muito famosas como a Praia da Armação, Ferradura e as praias Azeda e Azedinha, que estão entre as mais belas do Brasil inteiro. Com um cardápio baseado principalmente em frutos do mar, Búzios oferece opções que vão de barracas de praia, que costumam servir petiscos, até restaurantes bem estruturados à beira-mar,

O que fazer em Búzios?

Armação de Búzios - barcos
Armação de Búzios – barcos

Além de conhecer as mais belas praias da região, entre elas as de João Fernandes e João Fernandinho e as graciosas Azeda e Azedinha, o turista pode aproveitar para conhecer melhor o agitado centro da cidade. A Rua das Pedras tem lojas que ficam abertas até altas horas da noite, bares e restaurantes com DJs, baladas, e bastante gente passeando tranquilamente pelo local.

Primeiro Dia

Para começar o tour pelo litoral do balneário, vale a pena conhecer as praias Azeda e Azedinha, localizadas bem próximas do centro. Dá para acessar o local a pé através de uma escadaria de madeira, já que a faixa de areia é rodeada de morros. Também é obrigatória uma visita à Praia de João Fernandes, uma das mais famosas e badaladas de Búzios.  

Segundo Dia

Um passeio à noite pelo centro de Búzios é um programa muito agradável de se fazer com a família. As várias lojinhas, sorveterias, lanchonetes e restaurantes com música ao vivo, atraem os turistas que curtem uma cidade bastante movimentada e com muitas opções de lazer. Também vale a pena dar uma caminhada pela Orla Bardot, com seu belo calçadão e a estátua da atriz francesa que dá nome ao local. 

Terceiro Dia

Para quem deseja conhecer o máximo de praias possíveis durante o tempo de estadia em Búzios, pode realizar um city tour de buggy, ao custo de 60 reais por pessoa. Ou caso queira visitar e mergulhar nas águas transparentes do balneário, o turista pode optar pelo passeio de escuna, o favorito dos visitantes da península. Custa 50 reais por pessoa e dura duas horas, com três paradas para banho.

Leia também: o que fazer em Búzios

Quando visitar Búzios?

Rua das Pedras - Búzios
Rua das Pedras – Búzios

Não é recomendado visitar o local nos feriados, pois a cidade fica superlotada e o trânsito até lá é caótico. Os melhores meses para ir são abril e maio, pois ainda está calor, tem pouca chuva e as praias são bem menos disputadas do que entre dezembro e março. De todo modo, é sempre bom conhecer o balneário nos dias menos movimentados, de domingo à quinta-feira. 

Alta Temporada

  • Prós – A cidade fica cheia, a vida noturna fica mais agitada, e os estabelecimentos funcionam até altas horas. A quantidade de serviços e passeios disponibilizados ao visitante aumenta, devido a grande demanda. Para quem curte badalação, o centro de Búzios fica bastante animado e movimentado.
  • Contras – O trânsito a caminho da cidade é um caos, e a viagem pode aumentar de 3 para 6 horas saindo do Rio de Janeiro. A superlotação também um dos problemas que pode causar algum incômodo em quem procura umas férias sossegada. Os preços de hospedagem e passeios tendem a ficar mais caros. 

Baixa Temporada

  • Prós – A cidade fica mais tranquila e as areias bem menos disputadas. Normalmente, as pousadas oferecem descontos de até 50%, dependendo do dia. É uma boa época para quem busca sossego e quer aproveitar o melhor das praias com a família.
  • Contras – Com o movimento abaixo do verão, os estabelecimentos tendem a ter seus horários reduzidos, assim como os passeios de escuna e bugue. Quem quer curtir a agitação noturna de Búzios, pode se decepcionar um pouco, já que a cidade fica mais pacata.

Não deixe de aproveitar tudo que a cidade tem a oferecer com um iFriend em Armação dos Búzios

Veja também: Quando visitar Búzios

Gastronomia e o que comer em Búzios?

Frutos do Mar
Frutos do Mar

Com um cardápio baseado principalmente em frutos do mar, Búzios oferece opções que vão de barracas de praia, que costumam servir petiscos, até restaurantes bem estruturados à beira-mar, como em João Fernandes.

A Rua das Pedras é o point noturno da região, o local conta com bares, restaurantes, lanchonetes e sorveterias. 

  • Rocka Restaurant & Beach Lounge -13 Praia Brava, R. da Praia, Búzios.
  • Nirvana -Tv. Oscár Lopes Campos – Lot. Triangulo de Búzios.
  • 74 Restaurant – R. Morro do Humaitá, 10 – Lot. Triangulo de Buzios.
  • La Bardot Restaurant – Av. José Bento Ribeiro Dantas, 412 – Village de Búzios, Búzios.
  • Madame Bardot – Av. José Bento Ribeiro Dantas, 805 – Lot. Triangulo de Buzios.

Veja mais: Onde comer em Armação dos Búzios

Praias de Armação dos Búzios

Praia de João Fernandes - Búzios
Praia de João Fernandes – Búzios

Praias oceânicas, com agito e diversão!

As praias de Armação dos Búzios são muito procuradas por quem ama a natureza, praticantes de mergulho e pesca submarina e passeios de baco.

O visual exuberante da praia oferece não apenas cenários de rara beleza natural, mas um ponto de encontro perfeito para quem está numa viagem romântica ou mesmo numa viagem sozinho, afinal, o que não falta por lá é gente bonita e espaços para socializar.

Praia Azeda / Azedinha

A dupla de praias mais charmosas de Búzios atrai muitos turistas em busca de águas calmas e transparentes. Localizada a 20 minutos de caminhada desde o centro, a localidade pode ser acessada via aquatáxi ou descendo uma escadaria localizada em um dos morros que a cercam. A Praia Azedinha pode ser alcançada através de um caminho feito sobre as pedras, do lado direito da Azeda.  

Praia de João Fernandes / João Fernadinho

Essa é outra dupla de praias gostosas para curtir com a família. A Praia de João Fernandes tem uma maior faixa de areia, com bares e restaurantes muito frequentados durante a alta temporada. Já João Fernandinho é mais tranquila e reservada, mas igualmente encantadora com seu mar calmo e água clarinha. Para acessá-la a escadaria localizada no alto da ladeira da rua João Fernandes. 

Praia da Tartaruga

A agradável praia da Tartaruga conta com um mar calmo e uma estreita, porém extensa, faixa de areia. Ela, assim como as outras, é bastante disputada durante a alta temporada, por isso a dica é chegar o mais cedo possível para garantir seu lugar ao sol. O local abriga muitos quiosques, e ainda, um restaurante à beira-mar, pertencente à Pousada da Praia da Tartaruga. O acesso pode ser feito de carro, van ou aquatáxi. 

Praia da Ferradura

Essa é a praia mais procurada pelas famílias que procuram curtir e relaxar, já que o local é de fácil acesso. A Ferradura oferece aos visitantes passeios de pedalinho, stand up paddle e caiaque, garantindo a diversão da criançada. As suas águas sempre calmas e rasas são ideias para o mergulho. Apesar de não ter um mar tão bonito quanto as outras praias da península, a faixa de areia compensa, é extensa e larga.  

Praia de Geribá

É a favorita dos surfistas, já que conta com ondas, tanto que abriga várias escolinhas de surfe para a garotada. Com uma faixa areia e extensa, o local dá conta do aumento de visitantes durante a alta temporada. Não faltam barracas de praia que vendam petiscos e aluguem cadeiras. O local pode ser acessado de carro, van ou táxi, podendo estacionar nas ruas em esquema rotativo.

Orla Bardot

A orla recebeu esse nome em homenagem à atriz francesa Brigitte Bardot, que na década de 60, visitou o balneário e o fez ficar conhecido mundialmente. Conta com um calçadão que acompanha a praia da Armação, de onde pode ser avistada a escultura Os Três Pescadores e a estátua de Bardot. É um agradável passeio para se fazer num fim de tarde com a família.  

Rua das Pedras

O lugar mais badalado do centro de Búzios, abriga inúmeras lojas de roupas, de artesanato e lembrancinhas, bares com música ao vivo, restaurantes, lanchonetes e sorveterias. A Rua das Pedras tem tudo que os turistas procuram: comida boa, diversão e noites agitadas. Os estabelecimentos costumam funcionar até altas horas, principalmente durante a alta temporada. 

Leia mais: Praias de Armação dos Búzios

iFriend: Guia de viagem em Armação dos Búzios

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Obtenha o máximo dessa experiência com um iFriend em Armação dos Búzios. Você pode escolher alguém com um perfil parecido/esperado e ter uma experiência incrível, focado nos seus desejos.

  • Aline – Vai te levar para conhecer o que Armação dos Búzios tem de melhor
  • Júlio – Você vai conhecer as principais belezas naturais de Búzios

Ver mais iFriends: guias locais em Armação dos Búzios para você aproveitar MUITO a sua estadia!

Conheça as experiências em Búzios que deixarão sua viagem ainda mais completa.

Por de sol no Pier - Armação dos Búzios
Por de sol no Pier – Armação dos Búzios

Armação dos Búzios é linda e espera por você!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?