HomeGuia de Viagem Aparecida

Guia de Viagem Aparecida

basílica de aparecida
basílica de aparecida
Conheça os encantos dessa cidade sagrada no coração de São Paulo

Para muitos, a cidade de Aparecida, também conhecida como Aparecida do Norte, é um achado divino, um encontro com o sagrado.

Quem vai para lá, geralmente é para agradecer, pedir, meditar e orar. Essa cidade de São Paulo teve como missão hospedar a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Aparecida é um destino que recebe milhares de turistas vindos de todas as partes do Brasil e até do mundo.

Ou seja, a viagem é ideal para quem deseja fortalecer os laços com a religião, vivendo uma experiência inesquecível.

Localizada a cerca de 160 quilômetros da capital São Paulo, Aparecida possui muitos pontos turísticos religiosos, como o centro histórico, que é o coração da cidade e onde fica a Basílica Velha, primeira igreja do Brasil a ser reconhecida pelo Vaticano.

A igreja foi a “casa” da imagem de Nossa Senhora Aparecida até 1982, quando foi transferida para o Santuário. Aliás, assistir à missa é parada obrigatória no santuário de Nossa Senhora Aparecida.

Assim que termina a cerimônia, é realizada a benção dos objetos, ritual onde na qual todos levantam chaves, documentos e roupas para benção do padre. Aparecida está sempre quente, roupas leves e protetor solar vão muito bem. 

Vocação Turística 

Turismo religioso e paisagens naturais você encontra em Aparecida

Conhecida como a capital da fé, o turismo religioso em Aparecida do Norte é sem dúvida a grande vocação turística da cidade.

Anualmente, milhares de fiéis viajam para lá na intenção de ver de perto a imagem original da santa. 

O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida recebe cerca de 12 milhões de peregrinos por ano. No ano de 2020, em função da pandemia Covid-19, esse número caiu bastante, mas alguns fiéis mantiveram a tradição de visitar o local sagrado.

O grande atrativo do município é o Santuário Nacional, sendo o maior santuário mariano do mundo.

No município também acontecem muitos eventos, festas e mostras de bandas, fanfarras, violeiros, capoeira, grupos de artes entre outras manifestações artístico-culturais.

Destaques

Visitas ilustresUm dos mais procurados!Ato de Fé
O Santuário Nacional já foi palco de importantes e ilustres visitas, como a do imperador Dom Pedro 1º e da princesa Isabel, que doou a coroa de ouro à Santa após alcançar uma graça, além da visita dos  Papas João Paulo II, em 1980; Bento XVI, em 2007 e Francisco, em 2013. 

  O Bondinho Aparecida, que liga o Santuário Nacional ao Morro do Cruzeiro, é uma construção recente, de 2014, mas de cara se tornou uma das principais atrações turísticas e já recebeu mais de 1 milhão de romeiros desde a sua inauguação.  Logo após a filha ser diagnosticada com câncer, o pai prometeu que se ela fosse curada, construiria uma grande imagem em homenagem à Padroeira do Brasil. O pai da moça faleceu um ano depois da cura da filha, mas a promessa foi cumprida por ela, que construiu um mirante dedicado à Nossa Senhora, inaugurado em dezembro de 2006 no alto de um morro.  

O que fazer em Aparecida?

Roteiro de 3 dias 

Anualmente mais de 12 milhões de pessoas visitam Aparecida. Muitos têm o Santuário Nacional de Aparecida como um destino religioso, mas a cidade tem vários pontos turísticos e opções de passeios, para conhecer um pouco da história do Brasil.

Primeiro dia

Você pode começar o seu roteiro de viagens por onde tudo começou: na Matriz Basílica Nossa Senhora da Conceição Aparecida, conhecida como Basílica Velha. Veja também os monumentos que ficam do lado de fora do Complexo do Santuário Nacional. Dê um pulo para visitar a Torre da Basílica e o museu. A torre abriga os setores administrativos da igreja, um museu, e no 18º andar um mirante que é um dos principais atrativos do templo. O último é o local predileto para quem quer fotografar, pois conta com uma vista aérea da região. A vista do alto é de 360º.

A visita ao museu é bem interessante, possui várias imagens da Santa, muita história, relatos emocionantes de fé e religiosidade. Próximo de lá fica o Morro do Presépio, lugar muito agradável para conhecer com toda a família. Por meio de esculturas em tamanho natural, conta diversas passagens da Bíblia, como o nascimento do menino Jesus e a história do encontro da imagem de Nossa Senhora de Aparecida pelos pescadores. A entrada é gratuita. 

Segundo dia

É bom separar um dia inteiro do seu roteiro apenas para conhecer e aproveitar o  Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Esse é seu nome correto e completo) e toda sua estrutura, como as salas das promessas e milagres, o shopping e uma grande área com lojas de roupas, eletrônicos, calçados e bolsas. São 140 mil metros quadrados de área construída. No complexo existem várias atrações como cinema (filmes religiosos), museu de Nossa Senhora, museu de cera e espaço para os devotos mirins. Enfim, é o segundo maior Santuário Mariano do mundo reserva atrações que vão além da fé.

Terceiro dia

Comece o dia assistindo a uma missa, depois caminhe na passarela da fé até a Igreja Velha. É um belo passeio. Depois, se você quer ter uma visão diferente do Santuário Nacional, pegue o bondinho, que liga o templo ao Morro do Cruzeiro, um dos principais pontos de peregrinação da cidade, onde é possível ver a representação das 14 estações da Via Sacra. Cada cabine comporta até seis pessoas. Uma dica é parar para almoçar no Centro de Apoio ao Romeiro, mais conhecido como o Shopping dos Romeiros. Tem uma infraestrutura completa e foi projetado para oferecer comodidade, tranquilidade, conforto, além de compras e lazer dos romeiros. Está localizado dentro do pátio do Santuário Nacional, em frente á Tribuna Papa Bento XVI.

Veja mais: O que fazer em Aparecida do Norte.

Quando visitar Aparecida?

porto itaguaçu

Durante todo o ano Aparecida recebe milhares de turistas e devotos, mas sem dúvida a procura maior é no feriado da Padroeira do Brasil, dia 12 de outubro. Há missas em diversos horários, todos os dias, para atender a demanda de católicos. 

Alta Temporada

  • Prós – Se você optar por viajar durante a alta temporada, sem dúvida vai ter uma experiência com pessoas de todas as partes do mundo, em um verdadeiro momento de fé e comunhão.
  • Contras – Se você não tem muita paciência com filas e não gostam de esperar fazer essa trip na alta temporada será uma dor de cabeça, já que toda a cidade estará cheia de excursionistas

Baixa Temporada

  • Prós – A cidade fica bem mais vazia e proporciona visitar os pontos turísticos e locais atrativos de Aparecida sem correria, filas ou aglomerações. 
  • Contras –  Sem sombra de dúvida, a experiência de fazer a visita com menos romeiros na cidade é diferenciada. Você também pode correr o risco de encontrar alguma atração ou ponto turístico fechados, além dos horários das missas, que são mais reduzidos. 

Veja também: Quando visitar Aparecida do Norte  

Gastronomia e onde comer em Aparecida?

Comida de roça é especialidade de Aparecida do Norte

Em relação a gastronomia, a cidade oferece uma grande variedade de restaurantes, sorveterias, fast foods.

No entanto, a comida caseira, com arroz, feijão, peixes de rio, frangos e carnes ensopadas, por muitos conhecida como “comida de roça”, originária dos tropeiros da região, agrada em cheio aos turistas.

  • Pizzaria Charleaux – Rua Aristides de Andrade 273
  • Restaurante Dona Fátima – Av. Itaguassu, 3500
  • Cav’s Restaurante – Av Padroeira do Brasil, 25 – Centro
  • Restaurante do Mineiro – Endereço: Praça Doutor Benedito Mereilles, 61
  • Camila’s Restaurante – R. Totó Barbosa, 75 – Ponte Alta

Veja também: o que e onde comer em Aparecida do Norte

Pontos Turísticos em Aparecida

mirante da santa
mirante da santa

Os pontos turísticos de Aparecida do Norte são verdadeiros atos de fé.

Santuário Nacional de Aparecida

Por lá passam em média 12 milhões de romeiros ao ano. São 140 mil metros quadrados de área construída. A basílica, que abriga a imagem de 36 centímetros de Nossa Senhora Aparecida, tem ainda uma Capela das Velas, onde os fiéis rezam e fazem suas promessas e pedidos. O Santuário Nacional já foi palco de importantes e ilustres visitas, como a do imperador Dom Pedro I e da princesa Isabel, que doou a coroa de ouro à Santa após alcançar uma graça. A imagem também já recebeu os Papas João Paulo II, em 1980; Bento XVI, em 2007 e Francisco, em 2013. A cada final de semana são retiradas em média até 10 toneladas de parafina do local. Na Sala das Promessas estão milhares de objetos e fotografias de devotos que relatam milagres.

Matriz Basílica de Aparecida

Esta Igreja no centro de Aparecida, que também é conhecida como Basílica Velha, foi o ponto de encontro dos romeiros antes da construção do Santuário Nacional. As duas igrejas são ligadas hoje por uma passarela. O local foi o primeiro a receber  a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Com obras iniciadas em 1845 e concluídas em 1888, a igreja recebeu do Vaticano, em 1908, o título de Basílica de Aparecida. O interior da Basílica é surpreendente, com uma enorme riqueza de detalhes. É possível conhecer a Capela do Santíssimo, andar por trás do altar e ver de perto o local que a imagem costumava ficar, antes de ser transferida para a Basílica Nova.

Passarela da Fé

A Passarela da Fé é um caminho que dá acesso entre as duas Basílicas. Com extensão de 392,2 metros de comprimento e altura que chega a até 35,52 metros do chão, a passarela é um tradicional ponto de peregrinação dos romeiros – muitos deles chegam a  atravessar de joelhos para pagar promessas feitas à Nossa Senhora Aparecida. A passarela oferece ainda uma vista panorâmica do maior templo católico do Brasil.

Morro do Cruzeiro

Muitos fiéis sobem em procissão até o Morro do Cruzeiro para relembrar a Via Sacra – que tem representadas 14 estações que relembram os últimos passos de Jesus Cristo até o calvário. Chegando no alto do morro é possível subir  na Torre Mirante e ter uma vista panorâmica da Basílica

O morro tem 900 metros de extensão e 83 metros de altura . Em 1925 o local teve uma cruz cravada no cume e virou ponto de peregrinação. 

Porto Itaguaçu

Foi nesse rio , antigamente conhecido como bairro das Pedras, na curva do Rio Paraíba do Sul, que a imagem de Aparecida foi encontrada. O local também é um ponto de peregrinação. O Porto Itaguaçú possui uma área de 129 mil m², e possui uma capela como lembrança daquela “pesca milagrosa”. Os embarques nas balsas ocorrem todos os dias da semana, sendo que é necessário 15 pessoas para iniciar o passeio, que tem em média 20 minutos de duração e é monitorado.

Memorial da Devoção

O Memorial da Devoção Nossa Senhora Aparecida é um complexo turístico que fica no Santuário Nacional. O espaço abriga o Museu de Cera, com personalidades como o papa João Paulo II, Madre Paulina, Frei Galvão, Princesa Isabel e o astronauta Marcos Pontes. No cinema, um filme de 15 minutos conta os 300 anos de história de Nossa Senhora Aparecida desde o surgimento da imagem nas águas do Rio Paraíba do Sul, passando por milagres e sua proclamação como “Rainha e Padroeira do Brasil”. 

Teleférico de Aparecida

Liga o Santuário Nacional ao Morro do Cruzeiro. Mesmo que só tenha sido construído há pouco tempo, em 2014, o Bondinho Aparecida se tornou uma das principais atrações turísticas e já recebeu mais de 1 milhão de romeiros desde a inauguração. Possui 47 cabines que comportam até 6 pessoas em cada, e tem 1100 metros de percurso. 

Monumentos dos Milagres

Doze esculturas em metal, que chegam a medir até nove metros de altura expostas em cinco rotatórias da cidade, representam os cinco milagres realizados por Nossa Senhora: a pesca abundante, após a imagem ser encontrada no rio, o milagre das velas que se apagaram e acenderam sozinhas, a libertação das correntes do escravo Zacarias e do cavaleiro sem fé que não conseguiu entrar na igreja. A obra tem a assinatura do artista plástico Cláudio Pastro e foi produzida em Verona, na Itália pela Progetto Arte Poli. 

Mirante da Santa em Aparecida

Dedicado à Nossa Senhora, o monumento está em uma área particular, e é fechado ao público, mas pode ser observado da rodovia Presidente Dutra. Logo após a dona do terreno ser curada de um câncer que enfrentou em 2002, o pai prometeu que se ela fosse curada, construiria uma grande imagem em homenagem à Padroeira do Brasil. O pai da moça faleceu um ano depois da cura da filha, mas a promessa foi cumprida por ela.

Veja mais; Pontos turísticos em Aparecida do Norte

Passeios em Aparecida

bondinho

A religiosidade em passeios sem igual

Confira algumas das experiências em Aparecida que nosso time reservou para você.  

Tour religioso em Aparecida

Nosso tour religioso em Aparecida, a cidade da Padroeira do Brasil é, sem dúvidas, o local mais visitado pelos peregrinos. O Santuário Nacional, mas além dele você poderá conhecer outros lugares, como: A Basílica Velha, O Memorial da Devoção, o Porto Itaguacú, O Caminho do Rosário e muito mais..

Iniciaremos nosso tour pelo Caminho do Rosário com um percurso composto por 20 cenários e mais de 100 esculturas que apresentam os mistérios do rosário, ligando a Cidade do Romeiro ao Porto Itaguaçú, onde a imagem foi encontrada em 1717. Além destes locais, visitaremos o Memorial da Devoção, as Basílicas, o Bondinho, o Campanário, a Passarela da Fé, a Sala das Promessas etc.

Em Aparecida existem locais secretos, embora não possamos visita-los, vale a pena conhecer essa história.

Caminhada pelo Caminho de Fé

O Caminho da Fé foi inaugurado em 2003, o trajeto foi criado para oferecer uma melhor estrutura às pessoas que tinham o costume de fazer a caminhada até ao Santuário Nacional de Aparecida. Uma caminhada de fervor a Deus e em Nossa Senhora da Conceição Aparecida; uma proposta de turismo religioso, com orações e cânticos em devoção á Maria, mãe de Jesus.

Os passeios em Aparecida serão ainda melhores com um iFriend em Aparecida.

  • Paula –  a Paula é guia de turismo regional, nacional e da América do Sul. Especializada no Circuito Turístico Religioso e Campos do Jordão. Tem como missão proporcionar aos peregrinos uma experiência com o Sagrado, através da espiritualidade, arte e cultura. Seu carisma marcante é a alegria!
  • Juliano – O Juliano conhece muitas paisagens em Aparecida e no Vale do Paraíba como um todo e mostrará para você as belezas da região.
basilica de aparecida
basilica de aparecida

Aparecida, a cidade da fé, espera sua visita.

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.  

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?