O Turismo gastronômico é uma forte tendência no pós pandemia! Viajar é uma terapia para muitos. É se aventurar, descobrir uma nova cultura, conhecer diferentes paisagens e se conectar com novas pessoas.
A gastronomia também faz parte da experiência de viajar. Ter contato com a culinária de um país é uma oportunidade para se aprofundar sobre os costumes locais e deixar sabores guardados na memória.
Com isso, o turismo gastronômico vem ganhando cada vez mais força e espaço, despertando a atenção do mercado. Alguns países atraem milhares de viajantes, pois têm na sua culinária uma de suas principais atrações.
Acompanhe o texto para conferir os seis melhores destinos do mundo em turismo gastronômico.
França
Considerada uma das mais refinadas do mundo, a cozinha francesa atrai milhares de turistas, inclusive, aqueles que entendem bem do assunto. A culinária é levada a sério na França, um país que possui as melhores escolas de gastronomia do planeta.
Rica em detalhes no preparo de suas receitas, a culinária francesa serve de inspiração para muitos chefs de outros países.
Tradicionalmente, cada região francesa possui uma culinária local particular. No Noroeste, por exemplo, o preparo dos pratos é baseado na utilização da manteiga e das maçãs. Já na região Sudoeste, é muito comum a utilização a gordura de pato, conhecido como “foie gras”, de cogumelos e também de moela.
Em geral, um dos itens mais conhecidos da culinária francesa, sem sombra de dúvidas, é o vinho. Os vinhos feitos na França são sempre associados à alta qualidade com sabor delicado e suavidade no seu aroma.
Além de um bom vinho, a experiência gastronômica no país só fica completa com seus pães, queijos e doces, como os macarons e o tradicional Petit Gâteau.
Itália
Uma das culinárias mais apreciadas pelos brasileiros é a italiana. Também pudera, já que a Itália é uma tentação em pizzas e massas em qualquer região do país. Mas a gastronomia na Itália não se resume a isso. O país proporciona roteiros gastronômicos imperdíveis pelas principais regiões, onde é possível conhecer a comida típica italiana e entender melhor a cultura de um povo.
A região da Toscana produz uma culinária simples, mas muito saborosa e tradicional, preparada com ingredientes frescos, como legumes, carnes nobres de porco, boi e cordeiro, além de azeites refinados.
Já Florença é conhecida pelos tomates, presuntos, azeite de oliva e salame. O principal e mais famoso prato da cidade é a bistecca alla Fiorentina, um bife grosso e bem macio servido em diversos restaurantes por lá.
Não podemos esquecer do verdadeiro gelato italiano, um dos pontos altos dessa viagem gastronômica. O produto é tão bom que, mesmo no inverno, as sorveterias funcionam normalmente na Itália. Na capital Roma, todos os bairros, dos mais chiques aos mais populares, têm as suas gelaterias.
Japão
A culinária japonesa já caiu nas graças dos ocidentais há anos, mas é importante salientar que muitos dos pratos que consumimos por aqui são bem diferentes dos originais. É claro que os ingredientes principais se mantêm, como os peixes crus, algas, frutos do mar e arroz, mas não vá pensando que vai encontrar diversos molhos para jogar por cima do sushi ou sashimi. A maioria dos pratos é servida de maneira tradicional e colocar algo que não faz parte deles pode ser considerado um desrespeito.
O Japão é rico em tradições e dono de uma cultura milenar, que se reflete muito na gastronomia. Até o preparo dos pratos pode ser considerado uma arte por lá. Esse é um tour gastronômico que promete surpreender.
Aproveite a visita ao Japão para provar os doces como manju ou sanshoku dango que são populares no país, mas não muito consumidos no Brasil.
Índia
Viajar para a Índia é também imergir na culinária do país, que apresenta exotismo em cores, sabores e aromas.
Grande parte da população indiana é vegetariana, realçando o uso de vegetais, frutas e cereais nas refeições. Culinária das especiarias, o destaque fica por conta de itens como pimenta, gengibre, canela, feno-grego, noz-moscada, cominho, semente de mostarda preta, cúrcuma e cravo. Aliás, é preciso gostar de temperos marcantes para apreciar a comida indiana.
As comidas de rua são comuns em cada esquina das cidades da Índia. Se não tiver receio de uma intoxicação alimentar, experimente o Vada Pav, um prato vegetariano de fast food nativo do estado de Maharashtra. É um bolinho feito de massa frita com uma batata também frita como recheio. Geralmente é acompanhado com um ou mais chutneys e uma pimenta malagueta verde.
Entre outros pratos famosos no país asiático estão o naan, samosa, carne de cordeiro e o chai.
A comida indiana é famosa por ser apimentada, mas você pode pedir ao vendedor para diminuir a ardência, caso não esteja acostumado.
México
Quando o assunto é comida boa e sabores intensos, o México não pode faltar na lista. O tempero picante da culinária mexicana pode ser encontrado tanto nos pratos de restaurantes requintados, como nas banquinhas de rua da Cidade do México. Este, aliás, é um destino imbatível para quem curte turismo gastronômico.
Por lá, você encontra vários mercados que vendem ingredientes raros e importados. É um lugar interessante para quem realmente gosta de cozinhar e está aberto a novas experiências.
Não deixe de experimentar os burritos, tacos e guacamole, populares no mundo todo. Só que essas são refeições da gastronomia Tex-Mex, uma mistura da cozinha texana, dos Estados Unidos, com a mexicana.
Entre os pratos típicos tradicionais do México estão os tamales, o pozole e o mole poblano. Ah, e não esqueça da tequila!
Argentina
A gastronomia na Argentina deixa muitos com água na boca. Apesar de a sua cozinha tradicional não ser muito variada, podemos dizer que no país vizinho se come muito bem.
A base da alimentação é carne com batatas. E é na simplicidade que mora o encanto. A Argentina é um dos maiores produtores de carne bovina do mundo. Quem viaja para o país não perde tempo para saboreá-la. Não se trata somente da qualidade da carne, especialmente macia e saborosa. Os argentinos sabem cortá-la e prepará-la perfeitamente.
Outros quitutes que não se pode deixar de comer ao visitar a Argentina são os doces. Churros, alfajores e doce de leite são especialidades locais.
Nos bebes, os vinhos sobressaem. Quinto país na lista dos maiores produtores de vinho do mundo, a Argentina se destaca pelo cultivo de uvas variadas e pelos rótulos de qualidade com bom custo-benefício.
Já deu até fome, né? Agora que você ficou por dentro do Turismo Gastonômico pelo mundo, confira outras matérias incríveis no blog do iFriend.
Comentar