Quando você for visitar a Chapada dos Veadeiros é importante saber que esse destino tem duas estações bem definidas, oferecendo experiências bem distintas aos viajantes.
A localidade pode ser visitada o ano inteiro, mas entre os meses de maio e setembro, a Chapada tem clima seco e ausência quase total de chuvas. Já nos meses de outubro a abril, o clima muda e as chuvas tomam conta da região.
Entre maio e setembro, os dias costumam ser quentes e ensolarados e as noites, frescas. No início da estiagem, entre abril e junho, a vegetação ainda apresentará tons de verde, as cachoeiras estarão com muita água e a umidade do ar não marcará índices tão desérticos. À medida que a seca avança, a vegetação muda para tons marrons, as cachoeiras perdem força (algumas até mesmo desaparecem) e a umidade do ar extremamente baixa pode ser um incômodo.
A partir de outubro, as chuvas retomam força e a Chapada ganha novamente cores de intenso verde e muita água nas cachoeiras. Junto com a chuva, vem o risco de cabeças d’água, quando o nível de um rio sobe rapidamente.
O início da temporada de chuvas, entre setembro e outubro, ainda é um bom período para visitar a região. As cachoeiras começam a retomar força e ainda não há grandes temporais. Já os meses de novembro a março, quando as cachoeiras estão em volume máximo, exigem bem mais atenção dos visitantes.
A alta temporada na Chapada sofre grande influência dos períodos de férias escolares (dezembro, janeiro e julho) e também dos feriados prolongados.
Saiba mais: Guia de viagem Chapada dos Veadeiros
Alta Temporada
- Prós – A região fica cheia e, portanto, a vida noturna estará mais agitada. Os centrinhos de Alto Paraíso e São Jorge ficam muito mais legais nesta época. Além disso, a alta temporada é um convite a fazer novas amizades na Chapada.
- Contras – Os preços na região ficam mais altos e as atrações, mais cheias. Há um grande fluxo de turistas e pode ser complicado visitar as cachoeiras mais disputadas, como a Santa Bárbara.
Baixa Temporada
- Prós – A cidade fica menos cheia e os preços praticados são mais em conta. Fica mais fácil visitar os pontos turísticos, que na alta temporada são bem disputados. Se você procura sossego, a baixa temporada é ideal.
- Contras – Nesta época, os bares e restaurantes dos municípios base da região não estarão tão animados, recheados de gente. Não espere por uma vida noturna muito agitada.
Veja também: O que fazer na Chapada dos Veadeiros?
iFriend: Guia de viagem na Chapada dos Veadeiros
Agora que você já sabe quando visitar a Chapada dos Veadeiros, escolher um guia de viagem em Alto Paraíso de Goiás para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.
- Leonardo – Guia certificado vai te levar para conhecer as maravilhas naturais
- ìzide – Turismo de experiência e de aventura na natureza!
Chapada dos Veadeiros, a região do cerrado de Goiás, espera sua visita!
iFriend. Find a friend, enjoy the ride
Comentar