HomeDicas de ViagemPraias em Paraty
Dicas de Viagem

Praias em Paraty

paraty-praia-ifriend
São mais de 60 para você curtir muito

A baía de Paraty possui mais de 60 praias, sendo algumas acessíveis de carro e outras somente de barco. Todas com muita mata ao redor, especialmente essas últimas, com uma natureza em estado quase selvagem.

Não desanime de conhecê-las, pois a cidade oferece passeios de escuna que vão te fazer chegar às águas coloridas pelo verde e azul e faixas de areia encantadoras. Ah, e fique bem ligado em tudo a sua volta para não perder a melhor parte: é comum ver golfinhos e tartarugas nadando pelo mar de Paraty.

As praias e ilhas mais comuns dos roteiros são: Praia da Lula, Praia Vermelha, Praia da Conceição, Ilha Comprida, Lagoa Azul, Saco da Velha, Saco do Mamanguá, Praia do Engenho, entre outras.

Os passeios de barco fazem bastante sucesso, assim como a Vila de Trindade (direção sul, seguindo a Rio-Santos em direção a São Paulo), uma das regiões de praia mais procuradas em Paraty. A vila, a 25 km de distância centro histórico, atrai pela beleza das praias e acesso fácil, sem exigência de barcos. Em Trindade, você pode desfrutar da famosa Piscina Natural do Cachadaço, Praia do Cachadaço, Praia do Meio e Praia de Fora. Todas acessíveis a pé com trilhas curtas.

Outra que atrai atenção é a preservada e selvagem Praia do Sono. O acesso complicado é a motivação dos aventureiros: o percurso pode ser feito a partir do Condomínio Laranjeiras (25 km do centro histórico) em barco ou trilha de 4 km, com tempo médio de 1h30 de caminhada leve. 

E aí, curtiu? Leia mais sobre as praias de Paraty!

Saiba mais: Guia de viagem Paraty

  • Praia do Pontal – A Praia do Pontal é a mais próxima do centro histórico de Paraty: é só cruzar a pontezinha localizada ao lado da Praça da Matriz que você já estará na vizinhança. A praia não é um lugar bom para tomar banho de mar, mas tem uma estrutura comercial que atrai locais e visitantes. Com calçadão, bares, quiosques e muitas mesinhas e cadeiras, a Praia do Pontal é um ótimo local para parar depois dos passeios de barco ou para curtir uma tarde na cidade.
  • Praia do Jabaquara – A Praia do Jabaquara é mais uma das praias centrais de Paraty e que se encontra a uma curta caminhada do centro histórico (aproximadamente 20 minutos). Porém, apesar do fácil acesso, ela não é nem de longe uma das melhores praias da cidade.

Suas águas nem sempre estão com boa balneabilidade, mas há uma boa estrutura pé na areia, que faz o passeio valer a pena.

  • Praia do Sono – Favorita entre os turistas que curtem praias selvagens e desertas, a Praia do Sono tem um visual de tirar o fôlego: a vegetação preservada em abundância é o espetáculo.

O acesso não é tão simples. É necessário fazer uma caminhada de cerca de 1h30 por dentro da Mata Atlântica. O início da trilha está localizado dentro do Condomínio Laranjeiras (25 km do centro histórico). De lá, será necessário fazer a trilha de 4 km ou, como segunda opção, pegar um barco até a praia.

Durante a alta temporada é comum encontrar muitos quiosques à disposição na praia. Por outro lado, durante a baixa é bom garantir e levar sua garrafa d’água e uns lanchinhos para enganar a fome.

Praia do Sono. Foto: Gustavo Borges / Wikimedia
  • Praia da Lula – A Praia da Lula é a parada preferida dos turistas no tradicional passeio de escuna em Paraty. O mar é calmo e esverdeado, a areia é clarinha e a vegetação abundante completa a bela paisagem. Só não vá esperando exclusividade – por ser uma parada comum dos passeios, dificilmente encontrará essa praia vazia.

Não há restaurantes ou quiosques na Praia do Lula, por isso, caso deseje passar o dia em um passeio privado de barco, leve bebidas e comidas.

  • Praia Vermelha – A cor do mar e a vegetação fechada impressionam os visitantes que chegam à Praia Vermelha nos passeios de escuna. Para quem gosta de praia com estrutura, ela possui alguns bares, com cadeiras e mesas à beira-mar. Perfeita para passar o dia.  

Para quem gosta de um cantinho mais preservado, a ponta esquerda não oferece quiosques e nem bares, só se vê a natureza. O acesso à Praia Vermelha é feito apenas de barco. 

  • Praia do Cachadaço – Localizada na Vila de Trindade, a Praia do Cachadaço fica entre a Praia do Meio e as famosas Piscinas Naturais do Cachadaço. A faixa de areia fina e branca é bem longa, o que permite aproveitar sem uma muvuca ao redor. As fontes de água doce que desembocam na praia são um ótimo descanso para o corpo depois do banho de mar. Só é preciso ter cuidado na hora de entrar no mar, que muitas vezes está agitado e com valas.

Há ainda um pequeno restaurante que fornece o básico aos visitantes e torna a praia um excelente passeio em Trindade. Depois de curtir um pouco, não deixe de ir até as piscinas, afinal, elas estão entre as grandes atrações de Paraty. A trilha começa no canto direito da praia e leva apenas 20 minutos para ser concluída. 

  • Praia do Meio – A Praia do Meio tem um mar bem tranquilo e raso, ideal para famílias com crianças. A praia, em forma de enseada, conta com bares, quiosques, passeios de barco, aluguel de SUP e caiaque. Nos fins de semana, ela fica lotada. Já durante a semana, é bem mais tranquila.

A Praia do Meio também é ponto de partida para a grande estrela de Trindade. Dela saem barcos que levam às Piscinas Naturais do Cachadaço.

iFriend: Guia de viagem em Paraty

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Conheça os iFriends em Paraty e divirta-se!

Paraty, a cidade colonial da Costa Verde, espera sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?