Destino muito procurado para escapadas de fim de semana e feriados, Paraty é uma ótima opção para quem quer unir história, praia e cachoeira numa só viagem.
No nosso roteiro de três dias em Paraty, dá tempo de se perder pelo seu centro histórico, fazer um passeio de barco pelas praias e, ainda, se aventurar no ecoturismo.
Confira abaixo o que fazer em Paraty!
Primeiro dia
Comece seu passeio explorando o centro histórico da cidade. Existe um free walking tour em Paraty, em que um “voluntário” guia os turistas por entre os caminhos e explica o que ocorreu em cada lugar. Nessa modalidade, o visitante paga ao final do passeio o quanto quiser ao guia, como retribuição e apoio pelo serviço.
O ponto de saída do tour é na Praça da Matriz, em frente à igreja. Vale a pena para conhecer um pouco sobre a história do município.
O free walking tour acontece todos os dias, às 10h30 e 17h, exceto as quartas-feiras.
Você vai passar pelas Igrejas: Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, Santa Rita – que abriga o Museu de Arte Sacra, Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e Nossa Senhora das Dores. Vai poder apreciar os casarões coloniais e tirar lindas fotos, entre elas a casa do Príncipe D. João Henrique de Orleans e Bragança.
O passeio termina numa cachaçaria, onde são vendidas cachaças dos principais alambiques da cidade. Lá também é possível degustar várias delas.
No fim do dia, aproveite para dar uma volta na Praia do Pontal, que fica no centro de Paraty mesmo e é rodeada de barzinhos.
Segundo dia
Ao chegar no centro histórico de Paraty, logo de manhã, você vai perceber que há diversos jeeps oferecendo passeios em direção ao Parque Nacional da Serra da Bocaina e suas linda cachoeiras.
O passeio ecológico começa na Cachoeira Pedra Branca, onde é necessário fazer uma pequena trilha para chegar à queda d’água. O roteiro inclui a Cachoeira da Usina, Cachoeira do Tobogã, Poço do Tarzan, parada para almoço e visita a um alambique. Imperdível!
Mais tarde, a dica para o jantar é o Restaurante Banana da Terra, um dos mais tradicionais de Paraty. O elegante casarão colonial com mesas no jardim está situado no centro histórico.
Saiba mais: Guia de viagem Paraty
Terceiro dia
Você não pode ir embora de Paraty sem fazer um passeio de barco. Existe a opção de fechar com uma empresa um passeio de escuna, com capacidade para 100 a 150 pessoas, e tem a opção de alugar uma lancha e ir somente com o seu grupo.
Seja como for, faça, pois é muito legal! Na escuna, há serviço de bar, tem banheiro, espaguetes disponíveis para quem não sabe nadar e eles servem almoço a bordo (pago à parte). Na lancha, geralmente, você pode levar o seu cooler com bebidas.
O roteiro não é fixo, ele é alterado ao longo da semana de acordo com as condições meteorológicas. Alguns dos lugares que você pode conhecer são Praia da Lula, Lagoa Azul, Ilha Comprida, Ilha do Mantimento e Praia Vermelha. O passeio dura cerca de 5 horas.
Depois de um diazão maravilhoso, procure descansar um pouco no seu hotel para desfrutar de sua última noite em Paraty. A boa pedida é o Peró Restaurante, que fica na charmosa Pousada do Príncipe. O estabelecimento, que se intitula como “uma experiência gastronômica raiz”, promove uma fusão de ingredientes com destaque para mandioca, coco, milho, sardinha, peixes e frutos do mar pescados na baía de Paraty.
Quem quiser fazer um programa mais descolado com um toque de requinte vai gostar do Quiosque São Francisco, um anexo da Pousada Catarina, na Praia Grande, a cerca de 10 km de Paraty. É um restaurante à beira-mar, num agradável ambiente pé na areia.
iFriend: Guia de viagem em Paraty
Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.
Conheça os iFriends em Paraty e divirta-se!
Paraty, a cidade colonial da Costa Verde, espera sua visita!
iFriend. Find a friend, enjoy the ride.
Comentar