HomeCuriosidadesSleep Tourism e o turista focado em bem-estar
Curiosidades

Sleep Tourism e o turista focado em bem-estar

sleep-tourism-ifriend

A cena se repetiu com muita gente. De março de 2020 em diante, a pandemia nos colocou no home office e o dia que tinha as interrupções para o deslocamento, para o almoço, para a ginástica laboral e para o cafezinho virou uma grande maratona de trabalho que começava alguns minutos depois do despertar e só terminava à noite. Reuniões e happy hours virtuais ocupavam a agenda de uma maneira que detonou mentalmente a força de trabalho global.

Não é à toa que um novo termo surgiu com o retorno forte da indústria do turismo em 2022. O sleep tourism explodiu porque ao mesmo tempo em que os turistas querem voltar a viajar e meter o pé no mundo, eles não querem abrir mão do seu bem-estar e repouso. Para esse público, aquele roteiro de viagem que ocupa praticamente o dia todo e maximiza o tempo para que o máximo de pontos turísticos seja conhecido dá lugar a um dia com um tempo de sono mais largo e de maior qualidade.

A indústria hoteleira percebeu a tendência e começou a oferecer uma gama de serviços que atendem a essa necessidade. Suítes específicas e até hotéis centrados em oferecer uma experiência de sono abriram nas principais cidades do mundo. Entre os serviços oferecidos pelos retiros do sono estão a música ambiente relaxante, com meditação guiada ou sons da natureza, vedação total da acústica e iluminação, controle de temperatura e umidade do quarto, um cardápio de travesseiros com diversidade para se adaptar a cada estilo de sono. Alguns locais oferecem também chás específicos e travesseiros com óleos essenciais aromáticos que ajudam a dormir. 

Hotéis apresentam travesseiros diversos e outros produtos para melhorar o sono

Ora, mas se cada vez mais turistas estão tirando férias para dormir, essa é uma péssima notícia para nós iFriends, certo? Errado, essa tendência aponta um cliente com outro tipo de preocupação. Menos em conhecer o máximo possível em uma cidade e mais em aproveitar as horas na cidade como sua atividade secundária, já que a primária é o seu repouso e o bem-estar. Não é difícil supor que um viajante que busca serviços tão exigentes para seu sono, também o fará quando estiver acordado. Essa tendência aponta para um novo tipo de turista, que mesmo que ainda não busque de maneira explícita uma viagem desse jeito, está mais preocupado com seu próprio bem-estar do que com a quantidade de pontos turísticos ou fotos no Instagram que serão postadas.

Um iFriend estará pronto para atender um cliente focado em sono se ele conseguir em poucas horas concentrar o que é mais importante em cada canto da sua cidade e encantá-lo no tempo que ele disponibilizar. Evitar as atrações principais, lotadas e que vão gerar espera e grandes filas é uma estratégia óbvia, a não ser que seja algo específico pedido pelo turista.

Atividades que combinam a ocupação da cidade com repouso mental também podem ser um diferencial. iFriends especializados em atividades físicas ou esportivas estariam muito à vontade para conquistar esse tipo de viajante tão focado em bem-estar. Passeios de bicicleta, aulas de yoga, caminhadas em parques são algumas das atividades que tem tudo a ver com o que esse público preza.

Um pacote de vários dias conhecendo os segredos do destino com calma, evitando atrações “pega-turista”, com indicações de bons restaurantes e uma atividade física diária seria um golaço para quem quer apostar no sleep tourism daqui para frente.

Essa é só mais uma das tendências pós-covid que vem para moldar o mercado que trabalhamos. É papel do iFriend estar sempre atento ao que está ocorrendo e ajudar seus guias e receptivos locais a se preparar para essas mudanças. Conte com nossa expertise para levá-lo ainda mais longe.

E aí, gostou do conteúdo? Leia esse e outros textos interessantes no blog do iFriend.

iFriend. Find a Friend. Enjoy the ride.

Já pensou em visitar o seu próximo destino antes mesmo de estar lá?

Monte um roteiro com nossos iFriends e desbrave como local.

Nossos Guias

Seguro Viagem

Que tal?