Por diversas vezes, seja pelo preço das passagens aéreas ou pelas opções de voo para aquela cidade, não é possível viajar de avião sem ter que fazer uma parada em algum destino. Em geral, os voos diretos têm preços mais elevados, o que faz com que os turistas tenham que optar por viagens com conexões.
E pode acontecer de o voo não ter apenas uma conexão, mas duas. Quanto mais distante é o destino, maior a probabilidade de o viajante ter que realizar pelo menos uma parada, que em geral pode perdurar entre menos de uma hora até mais de um dia. Por isso, é importante saber quais são os fatores que ajudam uma viagem realizada de avião a se tornar uma grande experiência.
Pensando nisso, resolvemos as dúvidas mais frequentes sobre conexões longas e trazemos algumas dicas para que os passageiros aproveitem melhor o tempo de espera nos aeroportos. Acompanhe!
Qual a diferença entre conexão e escala?
Em primeiro lugar, você sabe qual a diferença entre conexão e escala? Tanto a conexão quanto a escala são paradas intermediárias antes da chegada ao destino final. Na conexão, há troca de aeronave; na escala, não.
A escala é uma parada realizada para o desembarque de passageiros que vão ficar no local, bem como para o embarque de outros que também estão seguindo rumo ao ponto final da viagem. As pausas podem ser aproveitadas para reabastecer o avião. Durante esse período, quem já está a bordo não precisa e nem pode deixar a aeronave.
Já a conexão também é uma parada para embarque e desembarque de passageiros, além de abastecimento da aeronave (se for preciso), antes de chegar ao destino final. No entanto, todos os viajantes — mesmo aqueles que não vão ficar no aeroporto onde está sendo feita a parada — devem sair para embarcar em outra aeronave que fará o percurso rumo ao destino final.
Conexões são muito comuns em voos internacionais.
Como eu sei que meu voo tem conexão?
No momento da aquisição da passagem aérea, a informação sobre uma ou mais conexões estará explícita na reserva. Todas as companhias aéreas brasileiras informam o detalhamento do trecho percorrido pelo passageiro: horário de partida de cada voo, duração de cada voo, horário de chegada no destino, entre outros.
No caso dos voos diretos (sem conexões ou escalas) também estará indicado no momento de compras das passagens.
Posso sair para passear na cidade onde farei conexão?
Sim. Muitas jornadas têm um tempo de conexão que permitem a realização de um city tour. Quando a parada tem acima de oito horas, é possível afirmar que um passeio na cidade é provável na maior parte das conexões.
Um ponto a ser observado, contudo, é a distância do aeroporto até o centro turístico da cidade e a hora do rush no trânsito. Você não quer que seu passeio seja arruinado ao ficar metade do tempo em um táxi ou transporte. Portanto, não vá para muito longe e não deixe para retornar ao aeroporto em cima da hora.
Se o país que você está fazendo conexão exige visto, esse também precisa ser um ponto de muita atenção nesse caso.
Preciso pegar minhas malas despachadas no desembarque da conexão?
Não é o mais comum, mas pode acontecer. Há casos de necessidade de realizar um novo check-in e, como consequência, novo despacho de malas. Confirme no balcão do voo de origem se precisará realizar o novo check-in na conexão.
A situação mais comum em que isso ocorre é em voo internacional com conexão nacional. Fique atento, pois há casos de troca de aeroporto, inclusive.
Preciso passar na imigração na conexão?
Nos voos internacionais, se você for conhecer a cidade, sim. É preciso passar na imigração se você pretende deixar o aeroporto. Esse vai ser o caso de quem deseja fazer um city tour durante as horas de espera.
Lembre-se que alguns países exigem visto de entrada, alguns com burocracias que exigem meses de papelada e outros com visto facilitado na chegada. Você precisar verificar caso a caso. Os Estados Unidos, por exemplo, exigem visto a todos os brasileiros que fazem conexão, o chamado visto de trânsito.
Posso estender o tempo de conexão para conhecer uma cidade?
Sim, essa decisão pela ampliação do tempo das conexões é conhecida como stopover e pode ser uma ótima opção para quem quer conhecer bem a cidade onde fará parada.
Há algumas empresas aéreas que facilitam o processo de stopover em parceria com as instituições turísticas da cidade para promover o destino. Um caso mais conhecido pelos brasileiros é a companhia TAP, que facilita os stopovers em Portugal.
Os stopovers podem ser estendidos em algumas horas ou dias, sem ou com custo adicional. Para verificar se a sua companhia aérea facilita esse serviço, escolha a opção “várias cidades” na hora de pesquisar a passagem.
O que fazer se meu voo tem conexão com mudança de aeroporto?
É importante verificar no momento da compra de onde parte e onde chega cada trecho. Se a sigla do aeroporto for diferente entre uma chegada e uma partida de conexão, isso significa que você precisará efetuar a troca de aeroporto.
Verifique as condições de deslocamento entre os aeroportos e o tempo disponível para realizar o trajeto.
O que posso fazer no aeroporto durante a conexão?
Agora que você já eliminou as principais dúvidas sobre conexões longas, que tal algumas dicas para passar o tempo nos aeroportos?
Além do passeio na cidade nas conexões mais compridas, há diversas atividades que podem ocupar o tempo de espera dentro do aeroporto.
Muitos aeroportos oferecem opções bastante interessantes de restaurantes e bares, além de lounges VIP para quem tem cartões de crédito com bandeiras superiores. Os livros, filmes e seriados também são opções clássicas para ocupar as horas.
Se você está em uma conexão longa, mas prefere descansar, há quartos compactos para cochilos ou “fast sleep”. E para os viciados em umas comprinhas, os free shops também estão sempre presentes.
Como posso aproveitar o meu city tour na conexão?
O iFriend tem serviços de guias e experiências turísticas nas principais cidades do mundo. Procure-nos para dar um plus na sua conexão e gastar o seu tempo da melhor forma possível.
E aí, gostou do conteúdo? Leia esse e outros textos interessantes no blog do iFriend.
iFriend. Find a Friend. Enjoy the ride.
Comentar