HomeCuriosidadesSetjetting: uma viagem para locais dignos de filmes
Curiosidades

Setjetting: uma viagem para locais dignos de filmes

the-white-lotus-hbo-ifriend
"The White Lotus", da HBO, é a série do momento. Imagem: Divulgação/HBO
Em 2023, mais pessoas serão adeptas do turismo que busca conhecer na vida real os cenários retratados nas telas

No final de 2022, escrevemos brevemente neste espaço sobre uma tendência que se apresentava forte no turismo para o ano de 2023: o setjetting, uma brincadeira de letras na língua inglesa com a expressão jetsetting, que é o ato de viajar por prazer, geralmente por pessoas de altíssimo nível aquisitivo. O setjetter, por sua vez, viaja também por prazer, mas pelo prazer de encontrar e viver locais que ele só conhece pela teledramaturgia, notadamente o cinema e a televisão.

As razões pelas quais a tendência explodirá este ano coincidem muito com a maior parte das tendências do turismo de maneira geral. O hiato de dois anos a que fomos submetidos nos colocou grudados (e apaixonados) por programas de TV, séries e filmes. Aliado a isso, a expansão da internacionalização da programação da Netflix e outras plataformas de streaming descentralizou drasticamente os programas de TV favoritos do mundo todo – de fato, uma pesquisa da própria Netflix indicou que 70% da programação assistida se passa em território estrangeiro ao do usuário. Além disso, essa expansão reduziu a concentração de sets de filmagem, antes principalmente localizados em Los Angeles. Duas séries que têm dado o que falar, “The White Lotus”, por exemplo, tem cenas gravadas no México, na Austrália, em Oman e Maldivas, e “The Last of Us” foi gravada no Canadá.

Seja definindo o seu destino de férias, planejando passar pelo set de filmagem do programa preferido, ou apenas tomando conhecimento a localização de uma cena específica em um city tour normal, a influência do cinema e da televisão sempre existiu. Agora a proporção atinge qualquer lugar no planeta e o nível de força das telas quase ultrapassa, segundo pesquisa da Expedia, a dos amigos e familiares – historicamente a principal influência no processo decisório de destinos turísticos. Cabe aos empreendedores do setor aproveitarem quando a sorte (ou os produtores cinematográficos) bater à porta.

Em janeiro do ano passado, a Tailândia, astutamente, decidiu reabrir Maya Bay, a praia mais famosa do cinema, local onde foi gravado o filme “A Praia”, de 2000, estrelado por Leonardo DiCaprio. Foram mais de três anos fechada para permitir que seu ecossistema se recuperasse do impacto das visitas diárias. Com a natureza se curando aos poucos, centenas de tours levam os turistas até a praia, na ilha de Ko Phi Phi Leh, em pleno Mar de Andaman – um ganho para as agências, que garantem lucro com um roteiro que faz parte do imaginário de milhares de turistas, e um ganho para os visitantes em busca de uma foto que faça Maya Bay parecer saída das lentes de Hollywood.

Maya Bay, cenário do filme “A Praia”, com Leonardo DiCaprio

A busca por conteúdo autêntico será uma realidade, portanto o profissional de turismo que desejar se envolver com esse nicho precisará de tempo de dedicação para a pesquisa, contatos no meio, atualização constante e uma capacidade de lidar com a frustração de que eventualmente todo esse tempo investido pode resultar pouco se determinado show for uma moda passageira (diferente do que vemos em Maya Bay). A recompensa, entretanto, para quem conseguir entregar um conteúdo exclusivo, único e intimista pode ser uma lucratividade tremenda sobre o seu investimento de tempo e, quem sabe, uma boa fila de espera para os tours.

No Brasil, alguns exemplos de produções que podem chamar a atenção dos viajantes são as novelas com locações externas, que não dependam de acessos às instalações das emissoras. A série 3%, uma das mais bem-sucedidas produções brasileiras em plataformas de streaming, tem cenas gravadas em diversos lugares do país, como São Paulo, particularmente a Arena Corinthians, Vila Madalena e Heliópolis. Inhotim, em Minas Gerais, e Dunas do Rosado, em Porto do Mangue, Rio Grande do Norte são outros lugares onde a série esteve presente. 

Acha que um tour setjetter pode ser a sua? Dê uma olhada no aplicativo SetJetters ou aprofunde a pesquisa em sua região. E sempre conte com o iFriend para te ajudar na jornada!

iFriend. Find a Friend. Enjoy the ride.

Já pensou em visitar o seu próximo destino antes mesmo de estar lá?

Monte um roteiro com nossos iFriends e desbrave como local.

Nossos Guias

Seguro Viagem

Que tal?