HomeGuia de viagem Córdoba (Espanha)

Guia de viagem Córdoba (Espanha)

cordoba-espanha-ifriend
Um guia completo de Córdoba

Córdoba, localizada na região da Andaluzia, é um destino cheio de cultura e história. Considerada uma das cidades principais da Espanha para os amantes de obras arquitetônicas, arte e gastronomia, é repleta de monumentos históricos, pontes antigas, praças grandiosas e bairros cheios de encantos.

Suas construções têm um estilo medieval, com lindos bairros de ruas estreitas e pátios cheios de flores. Além disso, Córdoba possui três lugares declarados Patrimônio Mundial pela UNESCO: a Mesquita de Córdoba, o centro histórico e a Medina Azahara.

Histórico de Córdoba

Em 169 a.C., o general romano Claudio Marcelo levantou um acampamento militar em uma colina do Guadalquivir, o que se tornou o primeiro assentamento na zona. Esse pequeno povoado rapidamente levou à fundação da cidade romana de Corduba. 

Prosperou como cidade e em 45 a.C., a guerra civil entre César e os filhos de Pompeu, forçou a região a se posicionar por um lado. O apoio de Corduba aos pompeianos e sua posterior derrota provocou uma enorme represália, que culminou com a vida de 22 mil habitantes.

Em pouco mais de vinte anos, Córdoba recuperou seu papel relevante na Hispânia. No ano 27 a.C., o imperador Augusto nomeou Corduba a capital da Bética, importante província romana em Hispânia.

Nos anos seguintes, a cidade viveu uma época de apogeu vindo a se tornar uma das cidades mais importantes do Império Romano e da Europa.

Por que visitar Córdoba?

Mesquita-Catedral de Córdoba

Um dos destinos preferidos dos turistas que desembarcam em terras espanholas

Você vai se encantar com a arquitetura magnífica da cidade, com suas ruas floridas e uma gastronomia de dar água na boca.

Córdoba é uma das cidades mais visitadas de toda a Espanha, muito em função da sua imponente Mesquita-Catedral, ponto de visita obrigatório em qualquer roteiro.

Mas se você pensa que parou por aí, está enganado. Córdoba tem muito mais para oferecer. A cidade é muito simpática, o que desperta uma vontade de passear pelas suas ruas românticas e bastante preservadas. Além de ser um destino rico em história, religião e cultura

Qual idioma se fala em Córdoba?

Quando você viaja para um país diferente é importante saber qual é o idioma falado no local. Aprender um pouco mais da língua oficial de onde você for visitar pode te ajudar muito a conhecer mais sobre o lugar. Na Andaluzia e nas ilhas Canárias, o idioma é chamado de espanhol. Na Espanha, o uso dos termos depende da região: no norte, as pessoas referem-se à língua como castelhano.

Que moeda levar para Córdoba?

A moeda oficial da Espanha é o euro. É utilizada por quase todos os países que fazem parte da União Europeia, como França, Itália, Portugal e Alemanha. 

O que fazer em Córdoba?

Castelo de Almodóvar del Río.
Foto: Flickr

Roteiro de três dias repleto de cultura e história

Poucos lugares são tão ricos em história e cultura como Córdoba. A cidade não é muito extensa e toda sua parte turística pode ser facilmente percorrida a pé.

Há quem opte por fazer um bate-volta em Córdoba. Mas, para que você possa conhecer as melhores atrações da cidade, o ideal são pelo menos três dias de estadia. Além de ver tudo com calma e desfrutar do lugar, você vai embora com a certeza de que não deixou de conhecer e se encantar por nada. Até porque em algumas atrações, como o Alcázar, existe a grande possibilidade de fila (cerca de 1hora), o que torna inviável visitar tudo em apenas um dia.

Confira abaixo as opções de o que fazer em Córdoba!

Primeiro dia

Comece seu roteiro indo a um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, a  Mesquita-Catedral, que na realidade se chama Mesquita-Catedral de la Asunción de Nuestra Señora. É um ponto turístico impressionante, não só na cidade e no país, como também por toda a Europa, já que é a construção islâmica mais imponente do mundo Ocidental.

De lá, vá conhecer os Pátios de Córdoba. Nesse passeio pelo Bairro de Alcazar Viejo, você irá descobrir a origem dos pátios de cordovão e visitar os interiores das casas que, mesmo após séculos de histórias, estão bem preservadas. Aproveite, neste passeio você terá a oportunidade de conhecer o modo de vida local nesta área da cidade antiga. 

Segundo dia

Para conhecer o centro histórico de Córdoba, Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o recomendado é que você caminhe pelas ruas sem pressa, afinal você vai se deparar com lugares de interesse turístico.

Ao redor da Mesquita-Catedral, por exemplo, é possível encontrar várias construções que se destacam, como o antigo Hospital de San Sebastián, construído pelo arquiteto Hernán Ruiz “El Viejo” entre 1512 e 1516.

Ainda no centro histórico, visite a Judería, ou antigo bairro judeu. Caminhar por suas ruas é uma verdadeira viagem pela história do povo judaico na Espanha, e também da própria cidade andaluza.

Caiu a noite e a vontade de curtir uma balada ou bar mais sofisticado? A dica é ir para Víal Norte, a avenida mais moderna da cidade.

Terceiro dia

Outro monumento que traduz os vários períodos históricos da região são as muralhas de Córdoba. Elas cercavam as cidades antigas com uma função defensiva. As primeiras muralhas edificadas foram construídas no século II, durante a etapa romana.

Não deixe de visitar o castelo de Almodóvar del Río, de origem muçulmana, considerado um dos castelos mais bem preservados da Andaluzia. Foi eleito uma das sete maravilhas da Província de Córdoba.

Localizado no bairro de Santa Marina, junto à Plaza Don Gome, o Palácio dos Marqueses de Viana foi construído no século XIV e sofreu alterações até o século XX. Na lista de o que visitar em Córdoba, há inúmeros patrimônios e monumentos históricos e esse é mais um. O Palácio dos Marqueses de Viana é considerado Monumento Histórico Artístico Nacional desde 1981. Seu interior é repleto de móveis e objetos que pertenceram a famílias nobres que viveram lá ao longo da história. É um passeio muito interessante.

Na sua última noite em Córdoba, aproveite para conhecer os bares da cidade. A área de maior movimento é o centro da cidade, nos arredores da Calle Alfaros e Plaza de la Corredera.

Quando visitar Córdoba?

Centro de Córdoba

Melhor época para viajar, clima e estações do ano

Córdoba pode ser visitada o ano inteiro mas, assim como o resto da Andaluzia, conta com verões escaldantes. Para um clima mais ameno, dê preferência para as meias estações. Outono (entre setembro e dezembro) e primavera (entre março e junho) além de agradáveis, são fora de temporada, o que favorece na hora de evitar filas e preços altos. 

A melhor época para visitar Córdoba é a primavera. A temperatura é agradável para caminhar pelas ruas floridas da cidade, longe das chuvas e dos casacos de frio.

O verão compreende a alta temporada. Nessa época, as atrações turísticas e os restaurantes ficam abertos até mais tarde, já que o sol demora a se pôr, por volta das 21 horas.

outono e inverno, considerado baixa temporada, são ótimos períodos para as pessoas que querem economizar, já que os preços de passagens aéreas, hotéis e refeição estão bem mais convidativos.

Alta Temporada

  • Prós – Essa época é marcada pelo verão europeu, quando os turistas decidem viajar pela Espanha e Córdoba fica mais charmosa. O sol demora a se pôr e alguns estabelecimentos funcionam até mais tarde.
  • Contras – Passagens aéreas e hospedagens mais caras, além de grandes aglomerações de visitantes nos pontos turísticos, o que acarreta filas nas atrações.

Baixa Temporada

  • Prós – Sem dúvidas, é uma ótima época para as pessoas que querem economizar, já que os preços de passagens, hospedagem e refeição estão mais baixos. 
  • Contras – Cidade mais vazia e temperaturas baixas. Alguns pontos de interesse podem correr o risco de estarem fechados. 

Gastronomia em Córdoba

Salmorejo: sopa fria espanhola

Melhores restaurantes

Para começar, saiba que a região de Andaluzia é bastante conhecida por seus sabores, que se baseia na utilização de produtos e ingredientes naturais na preparação das suas receitas, como o azeite.

Pratos típicos como o Salmorejo, um creme típico da província de Córdoba, ou o rabo de boi, um guisado requintado de origem muito antiga, fazem sucesso entre turistas e moradores. 

Selecionamos alguns restaurantes que oferecem o melhor da gastronomia em Córdoba. Veja! 

Restaurantes em Córdoba

  • Restaurante La Boca – C. San Fernando, 39, Córdoba
  • Casa Pedro Ximénez –  C. Deanes, 10, Córdoba
  • Cocina 33 Restaurante – P.º de la Ribera, 24, Córdoba
  • Al Grano – Pl. de San Pedro, 1, Córdoba
  • Restaurante Puerta Sevilla – C. Postrera, 51, Córdoba
  • Bocaito Andalusí Halal – Mercado Victoria, P.º de la Victoria, s/n, Córdoba
  • Bodegas Mezquita – Pl. Cruz del Rastro, 2, Córdoba
  • Cielito Lindo Café – C. Rda. de la Manca, 5, Córdoba
  • Noor – C. Pablo Ruiz Picasso, 8, Córdoba
  • Restaurante El Rincon De Carmen – C Romero, 4, Córdoba

Hotelaria em Córdoba

Vista do Hotel Boston.
Foto: Reprodução/hotel-boston.com

Melhores bairros e hotéis

Córdoba conta com uma excelente infraestrutura hoteleira, afinal, é uma das cidades mais visitadas da região da Andaluzia. Como cidade turística, oferece uma variedade de hospedagens como hotéis, hostels e apartamentos, que cabem em qualquer orçamento.

Existem duas regiões interessantes para quem está planejando ir à Córdoba: o centro histórico, onde fica o principal ponto turístico da cidade e dá para fazer tudo a pé; e a região da Judería, a mais famosa e bela área do centro histórico.

Veja algumas opções de hotéis em Córdoba!

Hotelaria em Córdoba

  • Ayre Hotel Córdoba – C. Poeta Alonso de Bonilla, 3, Córdoba
  • Hotel Riviera – Pl. de Aladreros, 3, Córdoba
  • Hotel Boston – C. Málaga, 2, Córdoba
  • Hotel Córdoba Centro – C. Jesús María, 8, Córdoba
  • Hotel Maestre – C. Romero Barros, 4, 6, Córdoba
  • Hotel NH Collection Amistad Córdoba – Pl. Maimónides, 3, Córdoba
  • Eurostars Palace –  P.º de la Victoria, s/n, Córdoba
  • AC Hotel by Marriott Córdoba – Av. de la Libertad, 24, Córdoba

Passeios em Córdoba

Alcázar de Córdoba

7 motivos para você incluir o destino no seu roteiro pela Espanha

  • Bairro Judeu de Córdoba (La Judería) –  No centro histórico de Córdoba, você passará pelo Portão Almodovar. Ali marca a entrada para La Judería, o antigo bairro judeu de Córdoba. Você vai desfrutar de um passeio agradável pelas típicas ruas andaluzas, se encantar com a calleja de las Flores, o beco mais famoso de Córdoba, que leva a uma bela vista da Mesquita-Catedral.

Esse bairro é um Patrimônio Mundial da UNESCO e inclui a maioria dos monumentos históricos para visitar na cidade. Alí é possível encontrar as principais atrações, como a Mesquita-Catedral  e o Alcázar. 

  • Mesquita-Catedral de Córdoba – Um dos principais passeios em Córdoba, a Mesquita-Catedral é um monumento emblemático da cidade e, sem dúvidas, o mais impressionante. Foi construído em 785 por um emir muçulmano sobre as ruínas de uma igreja. Hoje em dia, é considerado um dos mais belos exemplos de arte islâmica na Espanha.

Após a conquista cristã, uma catedral foi erguida em seu centro, criando uma mistura arquitetônica única. Na parte interna, você pode admirar colunas e arcadas vermelhas e brancas.

  • Alcázar de los Reyes Cristianos – Servia como residência para reis católicos, mas também foi sede do Santo Ofício durante a inquisição. Depois de subir em uma das quatro torres do Alcázar, você vai se deparar com um panorama único da cidade. No interior do Alcázar de Córdoba, admire seu salão de mosaicos, os banhos reais e o pátio mourisco. Você pode então apreciar o destaque da visita: os belos jardins – grandes caminhos alinhados com árvores e laranjeiras com lindas fontes e lagoas no centro.
  •  Muralhas de Córdoba – As primeiras muralhas edificadas em Córdoba possuíam um perímetro de 2650 metros e continha quatro portas, orientadas aos pontos cardeais. Com a chegada dos árabes, seu estado era deplorável, por isso teve que ser reconstruída e ampliada, muito em função do grande crescimento urbano.

Um pouco antes da reconquista de Córdoba no século XIII, pelo Rei Fernando III, se construiu  uma nova muralha anexa à existente, com o objetivo de proteger as residências situadas fora da primitiva muralha. Desta forma, o recinto de muralhas ficou dividido em duas partes. Por um lado, o antigo recinto histórico, denominado Medina, e o novo, situado em sua porção oriental, que passou a ser chamado de La Axerquía

  • Castelo de Almodóvar del Río – É uma imponente fortaleza da região de origem muçulmana. Sempre foi destaque nos roteiros turísticos, mas desde que apareceu na série Games of Thrones tornou-se um dos passeios em Córdoba mais cobiçados. Foi construída aproximadamente no ano 740. Possui marcas de várias culturas, entre elas a muçulmana e a cristã.

Almodóvar del Río fica a pouco menos de 25 km de Córdoba, na região de Andaluzia, Espanha. É bem fácil ir de carro e de ônibus.

  • Torre de Calahorra – Foi erguida pelos muçulmanos no extremo sul da Ponte Romana que atravessa o Guadalquivir. Composta por duas torres e tinha um caráter meramente defensivo. No século XIV, já com a chegada dos cristãos a Córdoba, o rei Enrique de Trastamara decidiu levantar uma terceira torre que desse a Calahorra uma planta de cruz de três braços. A torre manteve seu caráter defensivo até o século XVIII, quando passou a ser usada como prisão. Os prisioneiros da Torre de Calahorra foram, em sua maioria, mouriscos vindos de Granada e soldados estrangeiros.

A Torre de Calahorra abriga o Museu Vivo de Al-Ándalus, uma exposição dedicada à divulgação da Córdoba das três culturas, ressaltando o papel de cristãos, judeus e muçulmanos na história.

  • Sinagoga – Esse templo localizado em plena Judería traduz a importância dessa comunidade na história da cidade. Foi construído no ano de 1.315 e servia como lugar de culto e ensino, onde os rabinos interpretavam as escrituras sagradas e ensinavam aos mais jovens as diretrizes do judaísmo.

O templo judeu é uma das poucas construções anteriores ao século XV que restou na Espanha, pois a maioria das sinagogas foram destruídas após a expulsão dos judeus da região no ano de 1.492, restando hoje apenas mais duas como esta, a Santa María la Blanca e a Sinagoga del Tránsito, ambas em Toledo. 

Quanto custa viajar para Córdoba?

Pessoas tiram uma pausa ao lado da Mesquita-Catedral

Faça as contas da trip

Córdoba, capital da província de mesmo nome, é uma cidade localizada na região espanhola da Andaluzia, no sul do país. 

voos diretos de Madri para as principais cidades andaluzas. Chega-se facilmente a Córdoba também de ônibus ou trem. 

  • Passagens – Opções a partir de: Rio R$ 3,663  e São Paulo R$ 5.038
  • Aluguel de carro – Categoria econômica R$ 189 a diária / veículos SUV R$ 289 a diária
  • Passeios – Ingresso da Mesquita-Catedral de Córdoba: R$ 50,60; Ingresso do Alcácer dos Reis Cristãos: R$ 22,70; Ônibus para a Medina Azahara: R$ 45,50
  • Hospedagens – Quarto duplo em um hotel do centro custa em média entre R$ 278,50 e R$ 607,70,  dependendo da temporada.

Quantos dias são necessários para conhecer Córdoba?

O tempo ideal para conhecer Córdoba e explorar o destino por completo é de três dias, especialmente para quem nunca foi lá. A partir de quatro dias, você pode aproveitar o dia a dia de Córdoba, ou até mesmo fazer passeios bate e volta pela região. Estima-se que numa viagem de quatro dias para a cidade é necessário ter na faixa de R$ 1.900,00 a R$ 2.900,00, exceto as passagens aéreas, para um roteiro sem muitos luxos. Com esse valor, dá para fazer os principais passeios, comer fora todas as refeições, pegar um táxi e se hospedar num local confortável.

iFriend: Guia de viagem Córdoba (Espanha)

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Conheça os iFriends em Córdoba e divirta-se!

Córdoba, um dos principais destinos turísticos da Espanha, espera sua visita!

iFriend. Find a Friend. Enjoy the ride.

Já pensou em visitar o seu próximo destino antes mesmo de estar lá?

Monte um roteiro com nossos iFriends e desbrave como local.

Nossos Guias

Seguro Viagem

Que tal?