Santorini é uma ilha da Grécia e faz parte do arquipélago das Ilhas Cíclades no Mar Egeu.
Um dos lugares mais incríveis de todo o país, Santorini é composta por um grupo circular de cinco ilhas, que tiveram origem numa das maiores erupções vulcânicas da Terra já registradas na história. São elas: Thira, ilha principal, em forma de meia lua; Thirasia e Aspronisi, que fecham a circunferência; e as duas ilhas de lava, Nea Kameni e Palaia Kameni, ao centro
Além da história, Santorini chama atenção por seu skyline de casas brancas no alto do penhasco, igrejinhas de cúpulas azuis e praias de águas limpas.
A linda ilha grega fica a menos de uma hora de voo da capital Atenas, de onde é mais comum fazer o trajeto de ferry ou navio (6 a 10 horas de viagem).
Neste guia você vai encontrar todas as maravilhas que Santorini reserva para você!
Histórico de Santorini
Diz a lenda que Santorini é a cidade perdida da Atlântida. Durante a Idade do Bronze, era uma massa de terra vulcânica que serviu como importante ponto para os minoicos – habitantes da ilha de Creta.
Santorini era um posto avançado estratégico para os minoicos devido à sua posição privilegiada na rota de comércio de cobre entre Chipre e Creta.
Com base em escavações, acredita-se que uma civilização muito avançada já vivia na região entre os anos de 2600 a.C. Os primeiros métodos de escrita de toda a Europa foram encontrados no sítio arqueológico Akrotiri e nos rochedos dos palácios de Maila e Cnoss. Uma descoberta fascinante!
Foi em cerca de 1680 a.C. que uma erupção vulcânica destroçou seu território – talvez a maior da Terra –, dando ao arquipélago a forma atual e criando a caldeira que existe hoje. Todas as cinco ilhas rodeiam uma enorme caldeira – cratera que se forma após uma erupção vulcânica –, sendo a maior parte submersa.
Chamada oficialmente de Thira, Santorini vive hoje em função do turismo e da indústria do vinho. Sua capital e também maior cidade, Thira ou Fira, localiza-se no topo de um penhasco, de frente para a lagoa da caldeira.
Por que visitar Santorini?
Santorini é completa: vilas charmosas, bons restaurantes e paisagens fantásticas
Uma das paisagens mais conhecidas da Grécia: casas brancas debruçadas no penhasco e igrejas com cúpulas azuis. Ali está Santorini. A fotografia que melhor representa as ilhas gregas é cenário de banners de viagens e postagens no Instagram.
Caminhar por seus vilarejos ao longo das encostas e ir de encontro a paisagens estonteantes é sinônimo de férias dos sonhos para muitos turistas. Você conseguiu. Você está ali, na melhor ilha da Grécia, com o mar ostentando beleza a sua frente.
Fira é onde a maioria dos ferry boats e cruzeiros desembarca. Para subir o penhasco, um teleférico ajuda quem não quiser encarar os 600 degraus de escadaria que separam o mar do topo. A capital da ilha é repleta de bares, restaurantes, danceterias, lojas e hotéis boutique.
O vilarejo de Oia, a 15 km de Fira, também é um charme a parte. O pôr do sol mais disputado da Grécia é visto a partir da pequena vila, toda formada por casinhas brancas e coloridas construídas sobre uma falésia.
Um dos pontos mais famosos de Oia é o mirante do Castelo Antigo, de onde conseguirá ter uma ampla visão do paraíso paradisíaco. É lá que os entardeceres são a grande atração, quando os turistas lotam todo e qualquer espaço para assistir à despedida do astro rei. A subida é puxada, mas acredite, vale cada minuto!
Santorini é, sem dúvidas, o ponto alto de uma viagem à Grécia. O país é repleto de arquipélagos turísticos, mas Santorini, definitivamente, arrebenta.
Qual idioma se fala em Santorini?
O idioma oficial da Grécia é o grego, que, como se sabe, é uma língua bastante diferente do português – tanto o alfabeto, quanto o som das palavras. Mas a grande maioria dos lugares em Santorini tem pessoas que falam inglês, além de línguas como francês, italiano, alemão e turco, por exemplo.
Que moeda levar para Santorini?
A moeda oficial da Grécia é o euro. Trocar seus reais pela moeda estrangeira ainda no Brasil é a opção mais vantajosa.Caso contrário, como a nossa moeda não é valorizada no território europeu, a tendência é perder dinheiro na conversão, sem contar que nem todas as casas de câmbio podem estar preparadas para receber o seu “montinho”.
O que fazer em Santorini?
Roteiro de três dias na melhor ilha da Grécia
Se você vai visitar a Grécia e já colocou Santorini no seu mapa de viagem, vem com a gente que montamos um roteiro com as principais atrações.
Caso só tenha três dias para conhecer a melhor das ilhas gregas, saiba como aproveitar bem esse tempo e os passeios mais recomendados – com direito a praias pitorescas, vinícola, restaurantes, balada, museus e muito mais.
Confira o que fazer em Santorini nas 72 horas que estiver por lá!
Primeiro dia
Comece o seu roteiro em Santorini explorando as cobiçadas Fira e Oia.
Fira é a capital, localizada no topo do penhasco e à beira da cratera, um lugar de ruas estreitas e floridas, casas brancas e igrejas de domo azul, lojas, restaurantes e cafés com lindas vistas do Mar Egeu. Aproveite para caminhar pelas ruelas, apreciar o visual e fazer as fotos mais incríveis que você já imaginou.
É legal também visitar o Museu Pré-Histórico de Fira, além da Catedral Metropolitana Ortodoxa, que fica no centro da cidade.
Em seguida, vá para Oia, o vilarejo mais charmoso da ilha. Oia fica a cerca de 15 km de Fira, na ponta norte de Santorini. Também tem muitas lojinhas, igrejas e restaurantes.
Se você é fã de literatura, faça uma visita a Atlantis Book, uma livraria que se tornou uma atração turística em Santorini.
Oia é conhecida pelo pôr do sol mais hipnotizante de toda a Grécia. Há diversos mirantes para observar o espetáculo, mas um dos melhores lugares para assistí-lo é nas redondezas do restaurante Kastro. Ao lado do antigo Castelo de Oia, esse bistrô super romântico oferece massas, saladas e frutos do mar com toda a elegância de uma cozinha mediterrânea. Porém, a casa costuma ser bem disputada, portanto, faça a sua reserva com antecedência.
Segundo dia
Depois de ter conhecido bem os endereços mais famosos de Santorini, Fira e Oia, a dica é bater ponto na principal praia da ilha: a Kamari Beach.
Acorde bem cedo para curtir sua manhã em Kamari Beach, localizada próxima à capital, a praia de pedrinhas pretas e mar calmo.
Ela possui boa estrutura com espreguiçadeiras e barracas de praia, além de uma extensa orla, onde existem diversos restaurantes. Aproveite para almoçar à beira-mar antes de partir para a próxima parada.
Perto de Kamari Beach estão as ruínas de Antiga Fira, onde é possível encontrar não só restos de templos e estruturas helenísticas, como também vestígios de construções romanas e bizantinas. Esse sítio arqueológico separa as praias de Kamari e Perissa, portanto, tem vistas imbatíveis.
Depois de conhecer as ruínas, nossa sugestão é fazer um passeio a uma das vinícolas da ilha. Santorini possui algumas vinícolas que oferecem tour com degustação. Indicamos a Santo Wines, que tem um visual incrível da ilha e do mar e é uma das mais modernas da Grécia.
A viagem a Santorini não deve se restringir às praias. Aproveite a experiência de assistir ao pôr do sol em meio a várias taças de vinho grego!
Terceiro dia
Comece seu terceiro e último dia em Santorini aproveitando mais uma praia: Red Beach (Praia Vermelha).
Chegando lá, fica fácil entender o porquê de seu nome. Emoldurada por uma falésia vermelha e repleta de pedrinhas também vermelhas, Red Beach tem características resultantes das erupções vulcânicas que formaram a ilha.
A praia é bem bonita e exótica, porém, não há onde almoçar por lá. A dica é ir preparado com lanche e água para passar um tempo curtindo a Red Beach e, em seguida, partir para White Beach, uma praia mais linda ainda que a Red e também rodeada por falésias.
Ela também é uma praia mais isolada, com aluguel de espreguiçadeiras e guarda-sóis, mas a oferta de alimentação é escassa. Você deve fazer a travessia de barco entre Red Beach e White Beach, que dura pouco mais de 10 minutos. No caminho, é possível fazer fotos incríveis do Mar Egeu e dos grandes rochedos brancos que cercam a praia.
Na volta para Red Beach, não vá embora para o hotel sem conhecer o sítio arqueológico de Akrotiri, onde são encontradas ruínas de uma civilização antiga local. Localizado próximo à praia, ele funciona como museu e é um dos sítios mais interessantes das Ilhas Cíclades.
Para curtir a sua última noite, que tal ouvir um som e dançar numa das melhores baladas de Santorini? A Koo Club fica na cidade de Fira, tem ambientes ao ar livre e costuma estar sempre cheia. Os drinks são bastante elogiados, diferentemente dos preços altos, como tudo na ilha. Vá preparado para gastar alguns bons euros.
Quando visitar Santorini?
Verão europeu: o esquenta de Santorini
Para decidir quando visitar Santorini, comece tirando de cogitação a baixa temporada, de novembro a março. Nesse período, o clima é instável, restaurantes e bares fecham, hotéis entram em reforma e fica até difícil chegar na ilha.
O inverno definitivamente não é uma boa época para visitar Santorini. O tempo fica predominantemente fechado e ainda pode chover. Aquele pôr do sol grego bonitão? Esquece! O sol pode nem sequer aparecer.
Deixe para visitar Santorini de abril a outubro. É durante esses meses que você conseguirá conhecer todas as atrações, frequentar as praias e haverá navios de cruzeiros circulando em maior número.
O verão europeu, junho a agosto, é a alta temporada de Santorini. Os dias são quentes e ensolarados, porém a ilha fica lotada de turistas.
A média temporada ocorre nos meses de primavera (abril a meados de junho) e outono (setembro e outubro). Nessa época, as temperaturas estão mais amenas e a ilha recebe menos visitantes que no verão. No entanto, a temporada de agito e vida noturna intensa ainda não terá começado.
Alta Temporada
- Prós – Os dias são mais longos; é tempo de agito intenso e bastante calor para curtir as praias; navios de cruzeiros aportam diariamente nesta época; melhor período para combinar a viagem com visita a outras ilhas gregas.
- Contras – Preços mais altos e atrações lotadas.
Baixa Temporada
- Prós – Preços mais baixos; pontos turísticos mais vazios e tranquilos para visitar.
- Contras – Clima frio; alguns restaurantes fecham; há chances de chuva e de o sol não aparecer.
Praias em Santorini
Saiba quais você não pode deixar de visitar
Se você vai viajar para Santorini, com certeza tem na sua lista de bagagem os trajes de banho, chinelos, protetor solar e óculos escuros. Sem dúvidas, as praias são atrações que não podem faltar no seu roteiro e a ilha mais hipnotizante da Grécia possui as mais exóticas e variadas opções.
A seguir, confira as melhores praias em Santorini!
- Kamari Beach – Kamari Beach é a principal praia de Santorini e a mais próxima de Fira, capital da ilha. É bem extensa, com cerca de 5 km, muito limpa e preservada.
A região conta com uma ótima estrutura com bares, restaurantes, cafés e lojas. São muitos estabelecimentos com vista para o mar, que combinam uma experiência deliciosa de natureza e gastronomia. É, certamente, uma das melhores praias de Santorini.
- Red Beach – Uma das praias mais famosas da ilha, a Red Beach, ou Praia Vermelha, é um lugar bem exótico, tomado por essa cor por conta de suas falésias.
É uma das praias mais indicadas para a prática de snorkeling em Santorini, sendo a água do mar bem gelada, ideal para banhos durante as temperaturas altas do verão.
Não há restaurantes e bares por lá, por isso, uma dica é levar garrafas de água e lanche.
- White Beach – Com um cenário bem diferente da Red, a White Beach, ou Praia Branca, possui uma pequena faixa de areia branca e um enorme rochedo ao seu redor, de cores bem claras.
O acesso à praia é mais restrito, podendo ser feito apenas por barco. Por conta disso, o local não costuma ficar cheio, o que é uma excelente notícia para quem quer curtir uma praia com mais privacidade.
Na região, há algumas cadeiras e guarda-sóis, mas não há estrutura com bares e restaurantes. Não deixe de levar água e guloseimas.
- Black Beach – Com um cenário surpreendente, a Black Beach não é chamada de “Praia Preta” por acaso. Ao chegar no local, logo a areia de tonalidade escura da praia chama a atenção, o que contribui para o espetáculo da paisagem.
Por lá, há bares e restaurantes, além de guarda-sóis e cadeiras para quem quiser dourar no sol.
- Perissa Beach – Próximo a Red Beach, você encontrará três praias que se unem, criando 3 km de orla “escura”: Agios Georgios, Perivolos e Perissa. Diferente da Red, cuja cor da areia é vermelha, nessas a areia é preta.
Elas são bastante parecidas e todas têm boa estrutura com restaurantes, chuveiros, guarda-sóis e um comércio forte. Porém, a mais frequentada é a Perissa, uma praia com muitas lojinhas e restaurantes em sua orla.
Essas praias também possuem aluguel de equipamentos para esportes aquáticos, sendo possível encontrar aluguel de pranchas, caiaque, jet ski e muito mais.
- Vlychada Beach – Considerada uma das praias mais românticas de Santorini, a Vlychada Beach possui uma areia cinzenta e altas falésias brancas esculpidas em formas únicas pelo vento e pelas erupções. Por sua aparência lunar, essa praia de 800 metros de comprimento recebeu o apelido de “Praia da Lua”.
Ela não é uma das praias mais populares do arquipélago, mas vale a visita, principalmente se você gosta de praia deserta, pois há um trecho onde não há sequer guarda-sóis e bares.
Por outro lado, há uma parte da praia onde existem opções de tavernas que oferecem comidas típicas, deixando o passeio ainda mais completo.
Gastronomia em Santorini
Comidas típicas e onde comer
A ilha mais romântica da Grécia, apesar de não ser tão grande, é repleta de locais para saborear deliciosas refeições. Por onde passar irá encontrar restaurantes, bares, bistrôs, lanchonetes e pizzarias dos mais variados estilos, agradando a todos os perfis de viajantes. E o melhor de tudo é que muitos estabelecimentos têm vistas incríveis para o Mar Egeu e para o pôr do sol.
Como já era de se esperar em uma típica ilha grega, a gastronomia em Santorini é baseada em frutos do mar, com pratos bem leves, acompanhados de legumes e verduras.
Entre as iguarias que não podem faltar na sua viagem gastronômica, destacamos a Moussaka – provavelmente a comida mais famosa da Grécia –, que nada mais é que uma lasanha de berinjela, na maioria das vezes recheada com carne de carneiro.
Outro queridinho de Santorini é o Saganaki, um aperitivo feito ao fritar ou grelhar queijo empanado com azeite. Cai bem com uma bebida alcoólica.
Além desse, o polvo grelhado também é muito popular na região; geralmente é acompanhado de fava e azeite grego. A fava é um purê de ervilhas amarelas, um prato quente que pode ser servido como entrada ou acompanhamento.
Agora que você já conhece algumas comidas típicas de Santorini, podemos falar de uma outra grande paixão local, o frappé. Trata-se de uma bebida gelada preparada com café, mais um vício dos gregos. O frappé foi inventado na Grécia e é uma das bebidas mais consumidas no país, principalmente no verão. Vai ser difícil você não entrar nessa moda!
É claro que neste guia de Santorini, temos os melhores restaurantes para você experimentar todas essas maravilhas. Confira!
Restaurantes em Santorini
- Juicy Burger – Centro Comercial Atlantis, Panagia Myrtidiotisis, Kamari, Santorini
- II Forno Pizza and Pasta – Panagias Myrtidiwtissas, Kamari, Santorini
- Kastro Oia Restaurant – Thiras-las, Oia, Santorini
- Falafeland – Michael Danezi, Thira, Santorini
- Meroula – Vlychada, Thira, Santorini
- Armeni Restaurant – Armeni Bay, Oia, Santorini
- Selene – Pyrgos Kallistis, Santorini
- Ambrosia – Cliffside Terrace at Village Center, Oia, Santorini
- Parea Restaurant – Fira, Santorini
- Cacio e Pepe – March Street, Fira, Santorini
Hotelaria em Santorini
Melhores regiões para se hospedar
Na hora de decidir onde ficar em Santorini, é importante lembrar que não há apenas uma cidade na irresistível ilha grega, mas várias. E para escolher em que região se hospedar, tudo depende do que você espera da sua viagem.
As duas principais cidades são Fira e Oia e, consequentemente, as favoritas dos visitantes. Kamari também está entre os melhores destinos turísticos de Santorini e é uma boa alternativa para quem quer curtir praia.
Fira é o coração da ilha, onde há mais ofertas de restaurantes, bares, lojinhas e hotéis. Localizada à beira de uma encosta e voltada para a cratera do vulcão, tem uma vista privilegiada para o Mar Egeu.
No entanto, Fira é bastante agitada, está sempre cheia de turistas e, por isso, não é o lugar ideal para quem procura exclusividade. Mas se você quer ficar num lugar com badalação durante o dia e a noite, circular bastante a pé sem depender muito de transporte, vale ficar em Fira.
Oia, localizada ao norte da ilha, é considerada por muitos a cidade mais bonita de Santorini. Ela é o destino preferido de turistas e locais para assistir ao pôr do sol. Além disso, é a região onde estão situados os principais hotéis de luxo do arquipélago. É claro que os preços fazem jus à fama e ao charme desse lugar.
Kamari, ao contrário de Fira e Oia, é uma região de praias, não encostas. A cidade fica a cerca de 20 minutos de Fira, na costa leste da ilha, e é um lugar mais tranquilo, com boa estrutura de restaurantes, bares, cafés e lojas. É uma boa opção para quem quer fugir da badalação e, também, para quem busca preços mais baixos.
Para ajudar na escolha da sua hospedagem, listamos alguns hotéis luxuosos e hotéis com bom custo-benefício nessas regiões.
Hotelaria em Santorini
- De Sol Hotel & Spa – Fira, Santorini
- Sunset Hotel – Main Street, Fira, Santorini
- Amaya Sellection of Villas – Oia, Santorini
- Michelangelo Beach Villa – Baxedes, Oia, Santorini
- Cavo Bianco – Kamari, Santorini
- Cosy Studio in Santorini – Kamari Beach, Santorini
Passeios em Santorini
As principais atrações para a sua viagem
Santorini é um dos mais famosos destinos gregos. A ilha inspira viagens de lua de mel, com paisagens cinematográficas, construções charmosas e uma geologia rara.
Renda-se às belezas naturais, cultura e história desse destino incrível.
Vem com a gente e confira os melhores passeios em Santorini!
- Vila de Oia – Para iniciar seu roteiro em Santorini, uma dica que não pode faltar é o passeio no vilarejo de Oia. Verdadeiro cartão-postal, Oia (ao contrário de Fira e Mykonos, que possuem somente construções brancas) se destaca pelas casas coloridas e capelas com cúpulas azuis. Caminhar por suas ruelas repletas de lojas e gente bonita é um programa obrigatório na sua viagem a Santorini.
Um dos pontos mais famosos na vila é o mirante do Castelo Antigo, de onde conseguirá ter uma ampla visão da paisagem paradisíaca. Ao entardecer, o movimento em Oia é grande, tudo para assistir ao pôr do sol mais famoso da Grécia.
- Pôr do sol em Oia – E falando nele, um dos principais passeios em Santorini é assistir ao pôr do sol da ilha, um dos mais fantásticos do mundo. Em todo o arquipélago, existem muitos locais que oferecem vistas privilegiadas para o horizonte. Oia, no entanto, é o mais concorrido deles.
A Amoudi Bay e o píer de Oia recebem muitos visitantes no fim da tarde, sendo que o ponto mais disputado é o Castelo Veneziano. Mas o local mais desejado – e lotado – é o Castelo Antigo, cujas ruínas servem de mirante.
- Compras em Fira – A capital de Santorini, Fira, abriga algumas das melhores lojas do país. Você encontra de tudo: artesanato, vinhos de vinícolas próprias, roupas, sapatos, cerâmicas, souvenirs, porcelanato, joias e muito mais. Tudo isso é vendido em lojinhas de pequeno e médio porte espalhadas pelo centro. Além dos produtos locais, lojas mundialmente populares, como Adidas, estão em Fira.
Uma vez em Santorini, ainda que não queira fazer compras, não deixe de andar pela cidade, com suas ruazinhas repletas de casas com arquitetura típica grega, restaurantes, cafés, danceterias, igrejas e joalherias.
- Vinícolas – Santorini é um excelente destino para explorar belíssimas vinícolas e provar deliciosos vinhos.
Uma das peculiaridades dos vinhedos de lá é a uva Assyrtiko, bastante incomum, cultivada graças à presença do solo vulcânico. A partir dela pode ser feita uma variedade impressionante da bebida – desde vinhos brancos elaborados ao Visanto, um vinho de sobremesa.
A vinícola Santo Wines é uma das mais famosas e, além do passeio ser encantador, a partir dela, há o privilégio de admirar um pôr do sol espetacular e de observar o vulcão que existe no arquipélago.
Outras vinícolas que valem a visita são a Domaine Sigalas, a Gavalas Wineries e a Estate Argyros.
- Akrotiri – Nem só de charme e elegância vive Santorini. Por lá, você verá muitas belezas naturais, história e cultura. No seu roteiro grego, não deixe de visitar o sítio arqueológico de Akrotiri, datado da Idade do Bronze.
O local tem as inscrições da civilização minoica, além de um acervo de móveis, cerâmica, afrescos, sistemas de drenagem e um grande edifício com três andares.
- Passeio de barco – O passeio de barco na ilha é uma experiência mágica e merece estar na sua lista de passeios em Santorini. O mais procurado é o que passa pela região da caldeira do vulcão, próximo às praias de areias vulcânicas.
Há opções para o período da manhã ou da tarde, barcos de diversos tamanhos, inclusive, passeios privados ou em grandes grupos.
A atividade pode ser feita ao pôr do sol, com jantar e drinks; inclui paradas para mergulhar com snorkel; há a opção de passeios com visita às praias e ilhotas ao redor, como a Nea Kameni.
Quanto custa viajar para Santorini?
Quanto custa visitar a mais famosa ilha grega
Santorini é uma ilha da Grécia e faz parte do arquipélago das Ilhas Cíclades no Mar Egeu.
Estamos falando de um dos mais famosos destinos gregos, localizado a 300 km de Atenas (6 a 10 horas de barco), capital do país. A viagem entre Santorini e Mykonos é mais curta – cerca de 4 horas de barco rápido.
O Porto de Thira é considerado a porta de entrada para Santorini, recebendo uma grande quantidade de embarcações diariamente, exceto na baixa temporada.
Não há voos diretos do Brasil para Santorini. Você vai precisar voar até Atenas (há voos o ano inteiro) ou até outras capitais europeias. Compre sua passagem aérea com antecedência para conseguir bons preços.
- Passagens – Opções a partir de: Rio R$ 2.882,00 e São Paulo R$ 3.044,00.
- Aluguel de carro – Categoria econômica R$ 128,00 a diária / veículos SUV R$ 252,00 a diária (preço médio para no mínimo 3 dias).
- Passeios – Vinícolas: cerca de 20 euros, mas pode chegar a mais de 110 euros caso queira incluir mais petiscos, vinhos e tour em mais de uma vinícola; Barco de Red Beach até White Beach: 5 a 15 euros, dependendo da época; Passeio de Barco pela Caldeira: a partir de 20 euros; Passeio de Barco pela Caldeira + Jantar + Pôr do Sol: a partir de 65 euros.
- Hospedagens – É possível encontrar ofertas a partir de R$190,00 em hotéis três estrelas, na média temporada. Para hotéis cinco estrelas, na mesma época, espere desembolsar a partir de R$ 801,00.
Quantos dias são necessários para conhecer Santorini?
O tempo ideal para conhecer Santorini e explorar o destino por completo é de quatro dias, especialmente para quem nunca foi lá. Estima-se que numa viagem de quatro dias para a ilha é necessário ter na faixa de R$ 2.500,00 a R$ 3.200,00, exceto as passagens aéreas, para um roteiro sem muitos luxos. Com esse valor, dá para fazer os principais passeios, comer fora todas as refeições, pegar um táxi e se hospedar num hotel três estrelas.
iFriend: Guia de viagem Santorini
Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo o destino.
Conheça os iFriends em Santorini e divirta-se!
Santorini, a mais famosa ilha da Grécia, espera sua visita!
iFriend. Find a Friend. Enjoy the ride.