Doha, a capital moderna do Catar, um dos países mais ricos do mundo, fica no continente asiático, mais precisamente na costa leste do país, na região conhecida como Oriente Médio.
O Catar é um país muito desenvolvido e industrializado. O pequeno território (pouco mais de 11 mil km² de área) está situado ao nordeste da Península Arábica, fazendo fronteira territorial com a Arábia Saudita e sendo banhado pelo Golfo Pérsico.
O Catar, também grafado como Qatar, tem a maior parte de sua população de 2,8 milhões de habitantes formada por estrangeiros. Doha é o município mais populoso, concentrando mais da metade dos moradores – cerca de 2 milhões.
Doha está se tornando cada vez mais conhecida dos turistas em todo o mundo, uma vez que o Catar sediará a Copa do Mundo de futebol de 2022. A cidade é conhecida por seu skyline dominado por arranha-céus modernos e iluminados, além de luxuosas construções contemporâneas.
Histórico de Doha
Vistos de longe, hoje os enormes prédios predominam em Doha. Contudo, em seu passado, somente casas artesanais eram observadas, e bem de perto, por conta do tamanho.
Doha foi fundada em 1820, com uma economia local baseada na pesca e no comércio de pérolas.
No início, o pequeno vilarejo só tinha casas de barro, madeira, pedras e corais. Tudo muito simples, mas que já era inventivo, devido à extrema falta de infraestrutura.
Em 1971, quando o Catar ganhou a independência e deixou de ser um Protetorado Britânico, Doha foi oficialmente declarada como a capital do país. Era o começo de sua ascensão como uma cidade símbolo da inovação do Oriente Médio.
Antes de se tornar uma potência econômica e, principalmente, um ícone da arquitetura avançada, sofreu uma depressão que deixou o povo local na miséria. Isso porque a cidade deixou de comercializar suas próprias pérolas quando o Japão começou a vender o mesmo produto, em volumes maiores e preços mais atrativos.
Essa crise cessou no final da década de 1930, quando Doha descobriu ser uma verdadeira terra do petróleo. Uma riqueza que existe em abundância até hoje no município, que produz 800 mil barris diariamente.
A evolução de Doha como capital
Na década de 1970, foi fundada a Universidade do Catar. Em 1979, foi erguido o Hotel Sheraton, em formato de pirâmide, em um horizonte ainda sem prédios, com 10 mil m² e padrão 5 estrelas. Era apenas o início dos arranha-céus projetados para serem um ícone da arquitetura tecnológica.
Doha é hoje uma cidade conhecida pelo seu acelerado desenvolvimento. Nela encontra-se o que ficou conhecido como a “Cidade da Educação”, iniciativa da Fundação do Catar para a Educação, Ciência e Desenvolvimento Humanitário, desenvolvido em 1997.
Sediou diversos eventos como os Jogos Asiáticos de 2006, Jogos Pan-Arábicos de 2011 e diversos jogos da Copa da Ásia. Em 2022, acolherá alguns jogos da Copa do Mundo FIFA do Catar.
Outra de suas riquezas naturais é o gás natural, sendo o Catar um dos maiores produtores de gás natural do mundo.
Por que visitar Doha?
A capital do Catar é uma estrela em ascensão do Médio Oriente
Doha está se tornando um destino popular entre turistas do mundo inteiro. A cidade vibrante e urbana encanta com a harmonia entre o moderno e o antigo, além de sua cultura e tradições únicas em uma região cravada no coração do Oriente Médio.
Não há quem não se apaixone por seu skyline noturno todo iluminado e as luzes dos prédios refletidas na baía. Mas nem só de arranha-céus vive Doha. A capital do Catar tem lindas praias no Golfo Pérsico, belos museus, shopping centers magníficos e mercados tradicionais, como o mundialmente famoso Souq Waqif.
São várias opções de entretenimento que proporcionam uma experiência inesquecível em meio à rica história, sabores e costumes de Doha.
O idioma mais falado no Catar é o árabe, mas não se preocupe, pois você conseguirá atendimento em inglês em praticamente todos os estabelecimentos.
O que fazer em Doha?
Uma viagem exótica merece um roteiro bem planejado
Uma das cidades mais importantes do Oriente Médio, Doha oferece um mix de viagens em um único destino. A capital do Catar, localizada às margens do Golfo Pérsico, é um caldeirão cultural com uma pitada de arquitetura – as mesquitas e os arranha-céus brilham no seu horizonte.
Todo turista deveria viajar para Doha pelo menos uma vez na vida. Desfrutar do design de uma das cidades mais avançadas do mundo, passear por um calçadão à beira-mar todo decorado com edifícios modernos, visitar museus projetados para serem verdadeiras obras de arte – estamos falando de um dos destinos mais interessantes e ricos do planeta.
Montamos um roteiro com as principais atrações, caso não tenha muito tempo para ficar na cidade. Veja o que fazer em Doha em três dias!
Primeiro dia
Comece a manhã do seu primeiro dia em Doha passeando pela Corniche, a elegante orla marítima da cidade. De lá, você terá uma linda vista da capital: o mar de um lado e, do outro, os incríveis arranha-céus do centro metropolitano.
Corniche é um point imperdível e passeio delicioso para iniciar seus trabalhos em Doha.
Em seguida, gaste o restante do seu dia na The Pearl (A Pérola), uma ilha artificial que é considerada uma das maiores obras da engenharia no mundo. Nessa região, ficam os melhores hotéis, restaurantes e cafeterias renomados, galerias diversas e edifícios residenciais de alto padrão.
Um ponto que não pode faltar no roteiro é o Qanat Quartier, uma área residencial de The Pearl que foi inspirada em Veneza.
Há um ônibus turístico, chamado Doha Bus, que circula pelos principais pontos da ilha.
À noite, a boa pedida é fazer como os locais e relaxar num dos terraços ou coberturas de Doha. O Shisha Terrace fica no alto do Four Seasons Hotel e oferece um visual único para a cidade e o mar. Tem um ótimo menu de comidas e bebidas, além de ser um point para fumar shisha, como os catari chamam o narguilé.
Segundo dia
No seu segundo dia em Doha, você vai conhecer West Bay, o lugar preferido dos turistas que curtem luxo extremo. Além de abrigar incríveis prédios de escritórios, shoppings e sedes de empresas, oferece a vista mais impressionante da cidade.
Em West Bay, se encontra a Praia de Katara, a 8,5 km do centro, e é por ela que você pode iniciar o seu roteiro na região. A praia é pública e conta com cadeiras e guarda-sóis para os banhistas e lindas construções nas proximidades, como o Farol de Doha e o Katara Cultural Village.
O Katara Cultural Village é uma vila que foi projetada para ser destinada a eventos artísticos e culturais. Por lá, existe um anfiteatro, um teatro, galerias, restaurantes e duas mesquitas: a Mesquita Katara e a Golden Mosque (Mesquita Dourada).
Seu ponto mais fotografado é a escultura chamada de A força da Natureza, que fica em frente à praia e ao anfiteatro.
Os preços em West Bay são altos, portanto, espere gastar mais que em destinos internacionais comuns, como a Europa, por exemplo.
Chegou o fim de tarde? Aproveite para fazer um passeio de barco pela baía nos tradicionais dhows – barquinhos que antigamente eram usados na colheita das pérolas. A maioria dos passeios dura em torno de duas horas e parte a tempo de ver o pôr do sol.
Se você quiser fazer um cruzeiro tradicional, vá para a Corniche, onde vários dhows de madeira iluminam as águas com luzes multicoloridas. Para uma experiência mais requintada com jantar sofisticado, vá até Pearl Qatar, onde ficam muitos iates com janelas de vidro, ar-condicionado e decks abertos.
Terceiro dia
No seu último dia na capital catari, você precisa visitar alguns pontos turísticos obrigatórios. O primeiro deles é o Museu de Arte Islâmica, um importante centro cultural para o mundo árabe e, também, um marco da arquitetura do Catar.
O MIA fica sobre uma ilha artificial construída especialmente para abrigá-lo. Seu interior é contemplado pelo que há de mais rico e raro na história de Doha e de muitos outros destinos importantes do Oriente, como, por exemplo, tapetes persas confeccionados no século XVI, murais e objetos de cerâmicas antiquíssimos e até manuscritos árabes milenares.
Outra atração que merece destaque em qualquer lista sobre o que fazer em Doha é o Museu Nacional do Catar. Inaugurado em 2019, foi projetado pelo arquiteto francês Jean Nouvel e se tornou um dos pontos mais importantes do país.
O museu conta a história do Catar em três fases: Origens, Vida no Catar e História Moderna do Catar, passando desde a cultura nômade dos pescadores de pérolas até os dias atuais e o cenário do petróleo e do gás natural. O acervo é bem tecnológico, com diversas projeções nas paredes.
Depois de visitar esses museus belíssimos, que tal conhecer o famoso mercado de cores e sabores de Doha? O Souq Waqif é considerado o mais antigo e tradicional mercado árabe do Catar. Por lá, é possível encontrar peças coloridas da tecelagem típica, joias, objetos de cerâmica e madeira, os mais variados temperos, frutas e alimentos, etc. Aproveite para experimentar os melhores pratos da culinária de Doha.
E para fechar a lista de passeios must go em Doha, não perca o Al Hazm, um shopping a céu aberto, luxuoso, lindo de dar gosto.
Ainda que você não queira fazer compras, vale conhecer esse shopping e admirar seus detalhes arquitetônicos sofisticados, praças, chafarizes, lojas de grifes e galerias chiquérrimas, além de ótimos cafés e restaurantes.
Se sobrar tempo e disposição, curta a noite numa das casas noturnas mais elogiadas da cidade. A Society Lounge fica no último andar do The Hilton Doha, onde você pode aproveitar a vista panorâmica para o horizonte enquanto saboreia deliciosos drinks. Tem pista de dança e uma área mais tranquila para quem preferir relaxar.
A maioria das casas noturnas em Doha fica nos hotéis de quatro e cinco estrelas. Além da Society Lounge, algumas das baladas mais procuradas são a Oxygen Club, do La Cigale Hotel, e a The Club, do St Regis.
Quando visitar Doha?
A cidade tem um clima bem quente ao longo do ano
As temperaturas em Doha são muito altas no verão, podendo chegar aos 45ºC entre junho e setembro – por conta disso, inclusive, a Copa do Mundo de 2022 não será nos tradicionais meses de junho e julho, mas em novembro e dezembro, no outono.
Devido ao clima quente dessa região, a época mais recomendada para viajar para a capital catari ocorre de meados do outono até o fim da primavera – entre os meses de outubro e maio.
Nessas estações, as temperaturas não estão tão altas como no verão e variam de 13°C a 30°C ao longo dos meses, o que possibilita agradáveis passeios ao ar livre.
A baixa temporada em Doha acontece no verão. Já a alta temporada ocorre durante os meses de inverno.
Alta Temporada
- Prós – As temperaturas são mais amenas, permitindo deliciosos passeios ao ar livre.
- Contras – Preços mais elevados e locais mais cheios.
Baixa Temporada
- Prós – Preços baixos em quase todos os itens da trip, mais facilidade para pechinchar nos mercados, pontos turísticos mais vazios e tranquilos para visitar.
- Contras – O calor é bem intenso, escaldante, abafado. A sensação térmica pode ir além dos 50ºC.
Ecoturismo em Doha
Muitas aventuras te esperam no deserto do Catar
Doha e seus arredores tem atrações de ecoturismo imperdíveis e, como o Catar não é um país muito grande, com facilidade, você vai conseguir fazer diversos passeios diferentes saindo da capital.
Muitas agências turísticas de Doha realizam excursões para destinos próximos, onde os viajantes podem se divertir e acampar, como, por exemplo, em Khor Al Adaid. Trata-se de um mundo à parte, um lugar com enormes braços de água entre dunas que fascinam os turistas. Paisagens de deserto e mar formam esse cartão-postal do Catar.
Considere contratar um guia de turismo para te acompanhar nos roteiros locais. Fazer ecoturismo em Doha com que entende do assunto pode otimizar seu tempo e levar a experiência para outro nível.
Veja só o que te espera em Doha e redondezas!
- Nadar no manguezal de Al Thakira – No meio do deserto, é possível se refrescar sim! No município de Al Khor, a 50 km de Doha, aproveite para contemplar um incrível manguezal, andar de caiaque, observar pássaros e pescar.
- Mergulhar no Inland Sea – Conhecido como “Mar Interior”, o Inland Sea ou Khor Al Adaid é um assentamento e enseada do Golfo Pérsico localizado no município de Al Wakrah, no sudeste do Catar, na fronteira com a Arábia Saudita. O lugar é muito lindo e você poderá admirar a infinidade do deserto abraçando o mar, com suas águas bastante salgadas por conta da escassez de chuva e as altas temperaturas. Khor Al Adaid está a cerca de 60 km da capital.
- Curtir um passeio de buggy nas dunas – Quer se jogar na adrenalina? No deserto de Khor Al Adaid, faça um passeio de buggy com descidas e subidas alucinantes nas areias das dunas.
- Praticar sandboard – Ainda em Khor Al Adaid, de frente para a bela praia, você pode praticar sandboard, descendo as dunas de areia com uma espécie de prancha. Viva a tranquilidade do deserto com uma pitada de emoção!
- Navegar pelo Golfo Pérsico – Não tem como falar sobre ecoturismo em Doha e não citar um de seus passeios mais tradicionais. Navegar em um dhow é uma experiência única que te possibilitará contemplar a cidade de um ângulo diferente: vista das águas do Golfo Pérsico.
Você poderá escolher entre passeios de um dia inteiro, com entretenimento e esportes aquáticos. Ou, poderá optar por tours curtos e até mesmo jantares a bordo com direito a ver o pôr do sol.
- Visitar Ras Abrouq – Se você é realmente fã de ecoturismo, vá até as formações rochosas de Ras Abrouq, uma região isolada na costa oeste famosa pela paisagem lunar de calcário e pela praia intocada. A área é muito procurada para acampamento devido ao abrigo natural fornecido pelas rochas maciças.
Ras Abrouq tem uma beleza natural fantástica, praias virgens e um pôr do sol deslumbrante. Tudo isso a apenas uma hora de viagem de carro saindo de Doha.
Gastronomia em Doha
Onde comer em Doha: melhores restaurantes
Toda a riqueza do Catar se reflete não só na arquitetura ultramoderna e arranha-céus futuristas, mas também na culinária influenciada pelos sabores de toda a Ásia, principalmente pela cozinha indiana, iraniana e libanesa.
Restaurantes premiados e de renome oferecem uma experiência gastronômica pelos sabores árabes e comidas do mundo todo.
De estabelecimentos antigos no centro histórico a rooftops e casas luxuosas com vistas de enfartar, são muitas opções para inspirar a provar os pratos típicos do país, como: esfirra, quibe, falafel, mjadra, kafta, kebab, homus, babaganoush, muhammara e muitos outros.
Listamos aqui alguns restaurantes para te ajudar a montar um roteiro imperdível pela gastronomia em Doha.
Restaurantes em Doha
- Izu -Barahat Msheireb Street, Doha
- Mosaic -Barahat Msheireb Street, Doha
- B-Lounge – The Ritz-Carlton, Doha
- Ipanema – Marriott Marquis City Center Doha Hotel, Doha
- Al-Shami Home -Al Muntazah, Doha
- El Faro Restaurant – Kempinski, The Pearl, Doha
- La Mar Doha by Gastón Acurio – Street 900, Bldg. No. 25, Zone 61, Doha
- La Bodega Negra Doha – Al Gassar Resort, St Regis Hotel, Doha
- La Brasserie – Musherib Street, Doha
- Manko – Street 900, Bldg. No. 25, Zone 61, Doha
Hotelaria em Doha
Os hotéis em Doha entregam muito conforto e luxo aos turistas
Pesquisar onde se hospedar em Doha não é uma tarefa muito difícil, uma vez que a capital tem uma incrível seleção de resorts, hotéis e albergues que disputam a atenção dos viajantes.
Os preços que não são muito atrativos, mas as diárias valem cada centavo justamente pelo fato de serem estabelecimentos novos, de arquiteturas muito bem trabalhadas, muitos até bastante luxuosos.
As melhores regiões para se hospedar são perto do Souk Waqif e no West Bay, onde estão algumas das principais redes hoteleiras mundiais.
Para conseguir preços mais baixos, recomendamos que faça a busca com, no mínimo, 90 dias de antecedência.
Conheça um pouco da hotelaria em Doha, com opções de hotéis cinco, quatro e três estrelas:
Hotelaria em Doha
- Millennium Plaza Doha – 234 C Ring Rd, Doha
- Sheraton Grand Doha Resort & Convention Hotel – Al Corniche Street, P.O. Box 6000, Doha
- Golden Tulip Doha Hotel – 490 Al Safliya St, Doha
- Safir Hotel Doha – Najma St, Doha
- Golden Ocean Hotel – Al Meena St, Doha
- Premier Inn Doha Airport Hotel – Saeed Bin Al Aas St, Doha
- La Villa Palace Hotel – Ibn Abdul Muttalib St, Doha
Passeios em Doha
Top 8 atrações na cidade
Há muito o que fazer em Doha. A cidade desponta como um dos destinos mais interessantes do mundo, repleto de arte, história, costumes e sabores. Um lugar surpreendente, muito desenvolvido e moderno, onde o antigo e o novo se encontram.
Vem com a gente conferir os principais passeios em Doha!
- Corniche – Corniche é o calçadão à beira-mar de Doha que se estende por 7 km pela baía de Doha, do MIA ao West Bay. Da orla, é possível ver o skyline moderno da cidade, com seus arranha-céus, e também o Pearl Monument (monumento da pérola), que é uma escultura de uma concha aberta com uma pérola no seu interior e água corrente.
Vale passar por Corniche durante o dia e à noite, pois o visual é completamente diferente.
- The Pearl – The Pearl é uma ilha artificial repleta de marinas, lojas das marcas mais luxuosas do mundo, hotéis de padrão internacional, restaurantes e cafeterias renomados. De todos os passeios em Doha, esse merece estar entre as suas prioridades, afinal, não é todo dia que você terá a oportunidade de conhecer um lugar titulado de “Riviera Árabe” e com formato de dois colares de pérolas. Chique, não?
Uma curiosidade é que a ilha é dividida em distritos temáticos – o mais bacana é a vila inspirada em Veneza, com direito a barquinhos circulando pelos canais.
- Katara Cultural Village – O Katara Cultural Village é um complexo de cultura e entretenimento repleto de atrações, como teatros, galerias, shopping center, praia no estilo catari, além de restaurantes de nível internacional.
O local também é lar de duas mesquitas – a mesquita azul e a mesquita dourada toda revestida com pastilhas banhadas a ouro, respectivamente, Mesquita Katara e Golden Mosque.
- Passeio de barco dhow – Desfrute de um passeio no tradicional barco de madeira catari, o dhow, durante sua estadia em Doha. O Catar tem uma relação única com os mares. Navegar a bordo da herança marítima do país é um passeio muito querido não só pelos turistas, mas também por locais.
Não vai ser difícil ver famílias inteiras, principalmente aos fins de semana, alugando os barcos para suas comemorações com muita música, dança e zero álcool – consumir álcool em lugares públicos é ilegal no Catar.
De Corniche, partem excursões turísticas mais comuns (se é que tem algo comum em Doha). Em The Pearl, você pode fazer um cruzeiro no estilo mais requintado com experiência gastronômica internacional.
- Museu de Arte Islâmica – Inaugurado em 2008, o Museu de Arte Islâmica – MIA foi projetado pelo arquiteto Ieoh Ming Pei, que tem em seu portfólio a ampliação do museu do Louvre de Paris e sua pirâmide de vidro. Situado no Corniche, esse museu possui o maior acervo de arte islâmica do mundo, contando cerca de 1400 anos de história em três continentes. Por lá, você encontra diversas esculturas, pinturas, mosaicos e tapetes.
À noite, o exterior do MIA ganha uma iluminação bem interessante, portanto vale passar lá nesse período. Em sua lateral, tem um lugar bem bacana de onde é possível ver o skyline moderno de Doha.
- Museu Nacional do Catar – A uma curta caminhada do MIA, você chega no Museu Nacional do Catar, que mesmo com uma inauguração relativamente recente, em março de 2019, se tornou um dos pontos turísticos mais importantes do país. O projeto é do arquiteto francês Jean Nouvel que se inspirou na rosa do deserto para desenhar a estrutura com círculos de diferentes tamanhos e ângulos, que se unem para abrigar 11 galerias.
A rosa do deserto é uma formação rochosa típica dos desertos do Golfo Pérsico, resultante da cristalização de sais minerais nas bacias rasas de sal da região.
Dentro do museu, uma experiência totalmente sensorial: instalações multimídia contam a história da formação do Catar, indo desde a fauna e os primeiros povos até o descobrimento do petróleo e os dias atuais.
- Souq Waqif – Andar pelas ruas movimentadas do Souq Waqif, o famoso mercado, é um dos passeios em Doha que não pode faltar na sua lista. Faça uma verdadeira viagem árabe pelo autêntico sabor do comércio tradicional, arquitetura e cultura. O labirinto de pequenas lojas oferece uma magnífica variedade de produtos do Oriente Médio, desde especiarias e iguarias sazonais a perfumes, joias ornamentadas, roupas, artesanato e um tesouro de souvenirs.
- Al Hazm – O Al Hazm é um luxuoso shopping a céu aberto, todo em mármore com ornamentos árabes esculpidos a mão. Tem lojas de grifes, ótimos cafés e restaurantes. As partes externas do shopping são cercadas de jardins e fontes, gazebos e centenas de oliveiras de mais de 200 anos importadas da Espanha.
Quanto custa viajar para Doha?
Doha, a Pérola do Golfo Pérsico, merece ser incluída no seu mapa de viagens
Doha, a capital moderna do Catar, um dos países mais ricos do mundo, fica no continente asiático, mais precisamente na costa leste do país, na região conhecida como Oriente Médio.
O Catar é um país muito desenvolvido e industrializado. O pequeno território (pouco mais de 11 mil km² de área) está situado ao nordeste da Península Arábica, fazendo fronteira territorial com a Arábia Saudita e sendo banhado pelo Golfo Pérsico.
Do outro lado do Golfo se encontra o Irã. O Bahrein está bem próximo da costa oeste do Catar. A noroeste se encontra o Kuwait, distante a apenas uma hora de voo saindo de Doha.
Já os Emirados Árabes Unidos estão a sudeste do Catar e Dubai, sua maior cidade, fica a pouco mais de uma hora de voo a partir de Doha.
A Qatar Airways é a única companhia aérea que opera voos diretos do Brasil em direção a Doha, partindo do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Além dessa empresa, a Turkish Airlines, a British Airways e a LATAM também fazem a rota em voos com uma e duas escalas, que acabam saindo mais barato.
O metrô em Doha é bastante eficiente e moderno, com trens que atingem até 100 km/h e são equipados com câmeras internas e wi-fi gratuito. O sistema liga o Aeroporto Internacional de Hamad com cinco dos oito estádios que receberão os 22 jogos da Copa do Mundo de 2022.
Em Doha, o metrô contempla três linhas (Vermelha, Verde e Dourada), que atravessam cerca de 76 km. Há ainda uma linha de trem ligando a linha vermelha à estação de Lusail, nova cidade do Catar, palco da abertura e encerramento do Mundial.
- Passagens – Opções a partir de: Rio R$ 6.832,00 e São Paulo R$ 4.682,00.
- Aluguel de carro – Categoria econômica R$ 215,33 a diária / veículos SUV R$ 364,00 a diária (preço médio para no mínimo 3 dias).
- Passeios – Museu de Arte Islâmica: 50 Rials (inteira); Museu Nacional do Catar: 50 Rials (inteira). Passeio de barco simples (sem refeição) com duração de uma hora: preço médio 50 Rials.
- Hospedagens – Com R$ 80,00, é possível fazer reserva de uma diária em um hostel. Para hotéis três estrelas, espere desembolsar a partir de R$ 196,00.
O tempo ideal para conhecer Doha é de seis dias, especialmente para quem nunca foi lá. Estima-se que numa viagem de seis dias para a cidade é necessário ter na faixa de R$ 2.700,00 a R$ 3.700,00, exceto as passagens aéreas. Com esse valor, dá para fazer os principais passeios, se alimentar bem e se hospedar num local confortável.
iFriend: Guia de viagem Doha
Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.
Conheça os iFriends em Doha e divirta-se!
Doha, a capital do Catar, espera sua visita!
iFriend. Find a Friend. Enjoy the ride.