HomeGuia de viagem Buenos Aires

Guia de viagem Buenos Aires

obelisco-buenos-aires-ifriend
Conheça o melhor de Buenos Aires neste guia incrível!

Buenos Aires é a capital da Argentina, país da América do Sul que é o segundo maior do continente em extensão territorial, perdendo apenas para o Brasil. É uma das maiores cidades sul-americanas, um importante centro empresarial, político e cultural e também um dos mais importantes portos do mundo. Ela fica à beira do Rio da Prata.

Histórico de Buenos Aires

O assentamento permanente que mais tarde se tornou Buenos Aires foi fundado pelos espanhóis em 1580. A cidade cresceu ao longo dos duzentos anos seguintes. Em 1776, Buenos Aires tornou-se a capital do vice-reino do Rio da Prata, que conquistou a independência em 1816, com o nome de Províncias Unidas do Rio da Prata. A cidade cresceu de maneira acelerada como centro comercial, principalmente em meados do século XIX, com a chegada de imigrantes europeus.

As províncias argentinas eram desunidas até a metade do século XIX. Depois que o país se unificou, com o nome de Argentina, Buenos Aires foi designada capital em 1880. Belgrano e Flores, duas outras pequenas cidades, foram integradas a seu território, tornando-se bairros de Buenos Aires.

No século XX, foi grande o desenvolvimento industrial de Buenos Aires, acompanhado de grandes investimentos também em educação e infraestrutura urbana. A cidade ganhou seu metrô no ano de 1913, o primeiro a ser construído em um país ibero-americano.

No início do século XXI, Buenos Aires e o restante do país sofreram problemas econômicos. A pobreza e o desemprego tomaram conta da cidade, e a criminalidade cresceu. Nos últimos anos, a economia começou a crescer novamente.

A Grande Buenos Aires abriga uma população de cerca de 13 milhões de pessoas, sendo o terceiro maior conglomerado urbano da América Latina.

Por que visitar Buenos Aires?

Puente de la Mujer em Puerto Madero

A capital argentina é um dos destinos internacionais mais procurados por brasileiros

Buenos Aires é uma das cidades do exterior mais visitadas por brasileiros, que podem ingressar na Argentina apenas com o RG original. Além da proximidade entre os países e a facilidade da viagem, a capital argentina possui uma lista longa de atrações.

A cidade é divertida e vibrante, tem intensa vida cultural, com muitos museus, bibliotecas, teatros e universidades. Há muitos parques e praças, entre elas a Plaza de Mayo, onde estão situados em seu entorno a sede da Presidência da República e outros edifícios do governo.

Alguns programas são clássicos para fazer em Buenos Aires, como passear pelo Caminito (uma pequena rua, cheia de casinhas coloridas e lojas de suvenires), jantar num dos restaurantes de Puerto Madero e assistir a um show de tango.

Para circular na cidade, há seis linhas de metrô que levam aos principais bairros. O sistema de ônibus também é organizado e funciona 24 horas por dia. Os táxis são uma ótima opção para se locomover na cidade, no entanto, é preciso tomar alguns cuidados pois há motoristas que gostam de aplicar golpes em turistas. O ideal é chamar o táxi por um aplicativo especializado, como o BA Taxi. O Uber funciona em Buenos Aires, só que de forma ilegal.

Veja também: Por que visitar Buenos Aires?

O que fazer em Buenos Aires?

Buenos Aires é a capital do tango

Prepare-se para se encantar com os bairros, praças, parques e museus da cidade!

Buenos Aires é um destino fantástico com uma variedade incrível de coisas para fazer. A capital portenha reserva boas surpresas para seus visitantes, entre parques floridos, shoppings modernos e vida noturna agitada.

Montamos um roteiro de três dias, incluindo as principais atrações da cidade para te ajudar a explorar o melhor de lá. Confira!

Primeiro dia

Sua viagem começa no centro histórico de Buenos Aires, uma das áreas mais bonitas e interessantes da cidade. E o melhor é que você vai poder conhecer tudo caminhando.

Inicie na Plaza de Mayo, que foi onde a cidade nasceu e é para lá que os hermanos vão quando querem fazer um protesto. Ao redor da praça você encontra vários pontos turísticos importantes: a Casa Rosada, o Museo del Bicentenario, a Pirâmide de Mayo, o Cabildo e a Catedral Metropolitana.

Na Avenida de Mayo, uma rua de importância histórica e repleta de construções bonitas, também está o Café Tortoni, uma das cafeterias mais antigas de Buenos Aires e que recebe muitos turistas.

Mais à frente, na Avenida 9 de Julio, estão o Obelisco de Buenos Aires e o Teatro Cólon (é possível fazer uma visita guiada).

Aproveite seu primeiro dia para conhecer também as Galerías Pacífico, o shopping preferido dos brasileiros na cidade. O edifício é lindo e vale a visita mesmo se você não estiver interessado em fazer compras.

Nossa dica para a noite é o tradicional show de tango. Assistir ao espetáculo é um dos programas indispensáveis na viagem. Há muitas casas de tango na cidade e as mais famosas são: Madero Tango, Señor Tango, Café de los Angelitos, Tango Porteño e Piazzolla Tango.

Segundo dia

Acorde bem cedo no segundo dia para conhecer Recoleta e Palermo, bairros vizinhos, nobres e bastante charmosos. São excelentes para caminhar, apreciar edifícios históricos, praças, parques, além de experimentar bons cafés e restaurantes.

Comece na Recoleta, visitando a Floralis Generica, a famosa escultura de flor que abre e fecha as pétalas ao longo do dia. Outra atração do bairro é o Cementerio de la Recoleta, que pode não agradar a todos, mas é um dos pontos mais visitados. O lugar guarda os túmulos das famílias mais poderosas de Buenos Aires e várias joias arquitetônicas. O túmulo de Evita Perón é um dos mais procurados.

Bem ao lado do Cemitério, está o Centro Cultural Recoleta, lugar cheio de arte e história. Outros locais que você pode visitar no bairro são o Recoleta Mall (shopping com cinema, lojas e vários restaurantes) e o Museo Nacional de Bellas Artes.

À tarde, siga para Palermo para conhecer os parques mais bonitos de Buenos Aires. Entre as opções estão: Jardín BotânicoJardín JaponésPaseo El RosedalBosques de Palermo/Parque 3 de FebreroJardín Zoológico.

Para terminar o dia, nossa sugestão é a região de Palermo Soho. O local é super turístico e agrada os mais diversos perfis de viajantes. Há bares, restaurantes e baladas para todos os estilos. Se preferir, você pode voltar para o seu hotel, descansar um pouco e retornar para embalar noite adentro. O Buda Bar é uma boa opção para quem curte happy hour seguido de balada, pois no último andar há um terraço charmoso com música rolando para quem quiser dançar.

Terceiro dia

Você não pode ir embora de Buenos Aires sem conhecer o Caminito, um dos cartões-postais da cidade. Vale visitar para tirar fotos e ver os artistas dançando tango na rua. Localizado no bairro de La Boca, é um verdadeiro museu a céu aberto.

No mesmo bairro está o Estádio La Bombonera, pertencente ao Club Atlético Boca Juniors. É o estádio de futebol mais visitado de Buenos Aires. No tour guiado VIP (mais completo) você visita o estádio, o Museo de La Pássion Boquense e o vestiário dos jogadores.

De lá, siga para Puerto Madero, a parte mais moderna da cidade. O bairro é lar de ótimos bares e restaurantes, além de hotéis de luxo, museus e um cassino. Vá ainda de dia para ter uma visão melhor do lugar, mas não deixe de voltar à noite, quando a beleza de Puerto Madero fica ainda mais incrível – as luzes das docas e dos arranha-céus dão um show de iluminação. Há excelentes opções para um jantar romântico e também para quem gosta de comer bem, como o Siga la Vaca, churrascaria mais frequentada pelos turistas.

Veja também: O que fazer em Buenos Aires?

Quando visitar Buenos Aires?

Floralis Generica: escultura no belo bairro da Recoleta

É sempre tempo de visitar a terra dos hermanos

O ano todo é tempo de visitar Buenos Aires. As estações são bem definidas e, no geral, você só precisa decidir se prefere ir no período mais quente ou mais frio, na alta ou na baixa temporada.

O verão pode ser forte, com temperaturas médias de 24ºC, que passam dos 30ºC, sendo janeiro o mês mais quente. É uma época para abusar das roupas frescas e dos sorvetes de dulce de leche.

No outono e na primavera, nos meses de março a maio e setembro a novembro, respectivamente, as temperaturas ficam amenas e pode ser um período bacana para quem não gosta de extremos climáticos.

Quem embarca para Buenos Aires no inverno, pode encarar bastante frio. As médias são de 12ºC, mas as noites mais geladas podem ficar próximas a 0ºC.

A alta temporada na cidade é a mesma do Brasil, compreendendo os meses de férias escolares: julho e agosto, dezembro e janeiro. Março a junho e setembro e outubro são meses de baixa temporada.

Alta Temporada

  • Prós – A cidade fica mais animada, com muitas opções de entretenimento.      
  • Contras – A viagem é mais disputada e acaba saindo mais cara, pois os preços são mais salgados.  

Baixa Temporada

  • Prós – A cidade fica mais pacata, com menos turistas, e, portanto, os pontos turísticos ficam mais tranquilos para visitar. Além disso, os preços de aéreo e hospedagem são mais baixos.
  • Contras – Para quem gosta de agito, bares e casas noturnas movimentados pode não ser a melhor época para visitar Buenos Aires, uma vez que a quantidade de estrangeiros na cidade diminui.

Veja também: Quando visitar Buenos Aires?

Gastronomia em Buenos Aires

Empanadas: comida típica da Argentina

A Argentina tem os melhores cortes de carne e um doce de leite que é paixão mundial

Comida boa em Buenos Aires é algo que não falta. Na capital portenha, você vai poder fazer uma viagem gastronômica pelas raízes da Argentina. Além disso, vai encontrar pratos típicos e comidas do mundo todo. Alguns polos gastronômicos são Puerto Madero, Palermo, Recoleta e San Telmo.

Há algumas delícias, mundialmente famosas, que você precisa provar durante sua estadia em Buenos Aires. Algumas delas são: a carne argentina (uma das melhores do planeta), o doce de leite, o alfajor, as empanadas e o vinho. A uva clássica argentina é o Malbec, da região de Mendoza. Experimente também o vinho branco da uva Torrontés, da região de Salta.

Restaurantes em Buenos Aires

  • Siga la Vaca – Av. Alicia Moreau de Justo 1714, Buenos Aires
  • Café Tortoni – Av. de Mayo 825, Buenos Aires
  • Las Cabras – Fitz Roy 1795, Buenos Aires
  • Parrilla La Brigada – Estados Unidos 465, Buenos Aires
  • Tegui – Costa Rica 5852, Buenos Aires
  • Chila – Av. Alicia Moreau de Justo 1160, Puerto Madero, Buenos Aires
  • Don Julio Guatemala 4691, Buenos Aires
  • Mishiguene – Lafinur 3368, Buenos Aires
  • Aramburu Pasaje del Correo, Vicente López 1661, Buenos Aires
  • Buda Bar Costa Rica 4667, Buenos Aires

Veja também: Gastronomia em Buenos Aires

Hotelaria em Buenos Aires

Hotelaria luxuosa em Puerto Madero

Há opções de hospedagens interessantes por toda a cidade

Buenos Aires é um destino vibrante, completo, perfeito para turismo e uma das rotas internacionais mais acessíveis para brasileiros. Está recheado de hospedagens charmosas e interessantes. Escolher em que bairro da cidade irá ficar é mais uma questão de qual estilo de viagem deseja seguir.

O Microcentro, região central de Buenos Aires, é uma opção bacana para quem quer ficar perto das atrações históricas. Outra vantagem é sua proximidade com Puerto Madero – dá para ir caminhando. Por outro lado, quem se hospeda por lá fica um pouco mais distante da vida noturna.

A Recoleta é um bairro nobre muito querido pelos viajantes. Tem ótimos restaurantes e boas lojas para fazer compras. Está em um ponto estratégico, pois faz divisa com o centro da cidade e o bairro de Palermo, com fácil acesso a shoppings e estações de metrô.

Palermo também é uma ótima alternativa para compras e para curtir a noite. É o melhor bairro para quem quer aproveitar a vida noturna na cidade.

San Telmo também é uma boa opção e mais econômica. Só não é recomendado caminhar no bairro durante a noite. O turista que se hospedar em San Telmo precisará desembolsar uma graninha a mais com táxi.

Puerto Madero é um bairro de hotéis luxuosos. É próximo do centro, mas fica distante das estações de metrô. Portanto, é um lugar indicado para aqueles que vão alugar um carro ou que estão dispostos a gastar com táxi.

Abaixo, listamos seis hospedagens localizadas nos bairros mencionados.

Hotelaria em Buenos Aires

  • Hotel NH Tango – Cerrito 550, Buenos Aires
  • Cyan Recoleta Hotel – Junín 1743, Buenos Aires
  • Mine Hotel Boutique – Gorriti 4770, Buenos Aires
  • Ribera Sur Hotel – Av. Paseo Colón 1145, Buenos Aires
  • Hilton Buenos Aires – Macacha Güemes 351, Buenos Aires
  • Hotel Madero – Dique 2, Rosario Vera Peñaloza 360, Buenos Aires

Veja também: Hotelaria em Buenos Aires

Passeios em Buenos Aires

Fachada da Casa Rosada

São dezenas de pontos turísticos para todos os públicos

A Argentina é repleta de atrações sensacionais e grande parte delas está localizada em Buenos Aires. A cidade conta com lugares para fazer compras, locais históricos, ótimos cafés e restaurantes, incríveis obras arquitetônicas, riquíssimos museus e muito mais.

São inúmeras opções de entretenimento em Buenos Aires e fica difícil ver tudo em uma única viagem.

Listamos os principais passeios para você não perder o melhor de Buenos Aires!

  • Casa Rosada – Ao caminhar pela Plaza de Mayo, a Casa Rosada jamais passará despercebida. Inclusive, é muito difícil viajar para Buenos Aires e não observá-la, mesmo de longe, pois a Casa está próxima de outros pontos de interesse importantes, como a Catedral Metropolitana, o Centro Cultural Kirchner, o Café Tortoni e Puerto Madero.

Sede da presidência argentina, a Casa Rosada tem esse nome devido à cor rosa de sua fachada. Nos dias em que não há expediente, é possível fazer uma visita guiada para entrar em contato com diversos detalhes do governo argentino.

  • Obelisco – Não dá para imaginar Buenos Aires sem o monumento que está no cruzamento das avenidas Corrientes e 9 de Julio. O Obelisco, que foi construído para comemorar os 400 anos da cidade, é uma importante referência histórica e geográfica da capital da Argentina.
  • Galerias Pacífico – Mesmo se não for fazer compras, vale um passeio na Galerias Pacífico, um dos principais e mais bonitos centros comerciais da cidade. Os turistas ficam encantados com os murais e arquitetura deste shopping.
  • Jardín Japonés – Dos parques de Palermo, o Jardim Japonês é, provavelmente, um dos mais visitados pelos viajantes. Mas isso não é surpresa, afinal, esse refúgio da cultura oriental é super bem cuidado e rende um delicioso passeio em Buenos Aires. Se você gosta de curtas caminhadas rodeado de verde e fotos instagramáveis, não deixe de incluí-lo na sua programação.
  • Cementerio de la Recoleta – Uma das grandes atrações do bairro de Recoleta é o seu cemitério. Todos os dias, turistas do mundo inteiro perambulam entre os mausoléus de figuras importantes da história argentina. Afinal, é lá que estão personalidades como Eva Duarte de Péron, ou simplesmente, Evita.

Você pode fazer um passeio rápido, caminhando e observando as tumbas, mas o ideal é fazer um tour guiado. Só assim você ficará sabendo das histórias e lendas do local.

  • Caminito – O Caminito é um dos principais passeios para fazer em Buenos Aires. No bairro de La Boca, a rua-museu tem casas coloridas com revestimento de chapa, lojinhas e restaurantes. É comum durante a visita ao local tirar uma foto “típica” com os dançarinos de tango que ficam por lá.  Tirar uma foto no prédio principal do lugar, onde hoje está uma loja da Havana, também é bastante tradicional entre os turistas. 
  • Estádio La Bombonera – O estádio Alberto José Armando, oficialmente conhecido como La Bombonera, se tornou uma das atrações turísticas mais populares da cidade. O local ganhou esse nome devido ao seu formato retangular, que lembra uma caixa de bombons.

A dica é conhecer o Museo de La Pasión Boquense e fazer um tour guiado pelo estádio para contemplar todos os detalhes. Você também pode aproveitar para assistir a um jogo de futebol do Boca Juniors para sentir as emoções da torcida argentina.

  • Puerto Madero – Principal polo financeiro e gastronômico de Buenos Aires, Puerto Madero vai te deixar deslumbrado. No local, você encontra diversos restaurantes refinadíssimos que oferecem deliciosas receitas culinárias. Além disso, o bairro chama a atenção por seus edifícios elegantes e luxuosos.

Uma curiosidade de Puerto Madero é que as ruas têm nomes de mulheres que se destacaram em ciências, política etc. Aproveite a visita ao bairro para conhecer a Fonte das Nereidas e a Puente de la Mujer.

Veja também: Passeios em Buenos Aires

Quanto custa viajar para Buenos Aires?

Caminito: a rua-museu de Buenos Aires

A viagem para a capital portenha sai mais barata que para alguns destinos brasileiros

Buenos Aires é a capital da Argentina, país da América do Sul que é o segundo maior do continente em extensão territorial, perdendo apenas para o Brasil. É uma das maiores cidades sul-americanas. Ela fica à beira do Rio da Prata.

Buenos Aires está a cerca de 21 km da cidade de San Isidro e a 30 km da cidade de Tigre, destinos argentinos também muito agradáveis para visitar.

O Aeroporto Internacional Ministro Pistarini, mais conhecido como Aeroporto de Ezeiza, a 30 km do centro, recebe voos internacionais. As companhias Aerolíneas Argentinas, Azul, Latam e Gol têm voos diretos saindo de várias capitais brasileiras. A Flybondi, low-cost argentina, opera voos do Rio de Janeiro e de Florianópolis para o aeroporto El Palomar, a 20 km do centro de Buenos Aires.

  • Passagens – Opções a partir de: Rio R$ 666,00 e São Paulo R$ 655,00
  • Aluguel de carro – Categoria econômica R$ 382,75 a diária / veículos SUV R$ 856,78 a diária (preço médio para no mínimo 4 dias)
  • Passeios – As visitas guiadas à Casa Rosada são gratuitas e só acontecem nos fins de semana e feriados. Elas devem ser agendadas com pelo menos 15 dias de antecedência. O ingresso para o Jardín Japonés custa 416 pesos (menores de 12 anos e idosos não pagam). Já um ingresso para um show de tango (Madero Tango) custa a partir de R$ 295,00 podendo chegar a R$ 1.176,00 (com jantar e bebidas inclusos, além de aula de tango).
  • Hospedagens – O preço da diária em hotéis baratos custa entre R$ 150,00 a R$ 260,00 em suítes para duas pessoas. Se preferir se hospedar em hotéis mais luxuosos, a diária sai a partir de R$ 6.820,00.

O tempo ideal para conhecer Buenos Aires é de cinco dias, especialmente para quem nunca foi lá. Estima-se que numa viagem de cinco dias para a cidade é necessário ter na faixa de R$ 2.000,00 a R$ 3.500,00 exceto as passagens aéreas. Com esse valor, dá para fazer os principais passeios, se alimentar bem e se hospedar num hotel 3 estrelas.

Veja também: Quanto custa viajar para Buenos Aires?

iFriend: Guia de viagem em Buenos Aires

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Conheça os iFriends em Buenos Aires e divirta-se!

Buenos Aires, a capital do tango, espera sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Já pensou em visitar o seu próximo destino antes mesmo de estar lá?

Monte um roteiro com nossos iFriends e desbrave como local.

Nossos Guias

Seguro Viagem

Que tal?