HomeDicas de ViagemPontos Turísticos do Porto
Dicas de Viagem

Pontos Turísticos do Porto

Porto Portugal
Porto Portugal
Uma cidade com muita história para contar!

Os pontos turísticos do Porto são importantes para a história de Portugal.

Porto é a segunda cidade e o quarto município mais populoso de Portugal tendo a primazia de ter sido a primeira cidade do país: a cidade que deu o nome a Portugal – desde muito cedo (c. 200 a.C.), quando se designava de Portus Cale, vindo mais tarde a tornar-se a capital do Condado Portucalense, de onde se formou Portugal.

Porto é uma cidade costeira, rica por conta de seu comércio secular, suas construções nos remete às histórias de reis, rainhas e castelos medievais, sem abrir mão da modernidade.

Saiba mais: Guia prático da cidade do Porto

Casa Serralves
Casa Serralves

Centro Histórico

Como falado anteriormente, Porto conta com muitas casas enfeitadas com azulejos antigos e coloridos, o que dá o charme ao local, além de igrejas e construções centenárias. Na beira do Rio Douro é possível avistar as lindas pontes que o cruzam, além de inúmeros barcos na margem. 

Livrario Lello

A Livraria Lello é a mais conhecida no país e muitas pessoas chegaram a acreditar que suas afamadas escadarias serviram de inspiração aos livros do bruxo Harry Potter, uma vez que a escritora J.K. Rowling morou na cidade do Porto de 1991 a 1993 – mas a escritora desmentiu o fato. Fica localizada em um edifício com arquitetura neogótica portuguesa. Vale a pena conhecer!   

Torre e Igreja dos Clérigos

Inaugurada em 1750, a Torre dos Clérigos é o monumento mais alto da cidade e é um patrimônio tombado pela Unesco. Junto à Igreja dos Clérigos, ela é um dos símbolos mais importantes de Porto. Além de ser um ambiente religioso e histórico, também atrai muitos visitantes por sua arquitetura e beleza.  

Ponte D. Luís

A ponte liga as margens de Porto e de Vila Nova Gaia, que são cortadas pelo Rio Douro, com uma estrutura construída em 1881. A princípio, ela se chamaria Luís I, mas como o rei se ausentou na inauguração, a população decidiu pela Ponte D. Luís, apenas. A parte superior serve de passagem para o metrô da cidade, já a inferior, para os automóveis e pedestres.  

Museu do Vinho do Porto

No armazém reformado do século XVII, o visitante pode conhecer o antigo maquinário utilizado na produção do vinho. Além disso, o museu oferece uma exposição interativa sobre o impacto que o vinho teve na região do Porto. O Museu do Vinho do Porto fica na Rua de Monchique, 42-45. Aos finais de semana a entrada é gratuita.   

Casa de Serralves

A fachada e a entrada principal dessa casa-museu são um exemplar único da Art Deco portuguesa. A instituição cultural, que tem por objetivo promover a arte contemporânea, conta com mais de 4 mil peças, sendo a maioria propriedade da Fundação Serralves. A casa e o museu, no verão, funcionam de terça a sexta das 10h às 19h e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 20h. A entrada do museu e do parque custam 10 euros.

Casa da Música

Projetada por um arquiteto holandês, a Casa da Música foi inaugurada em 2005 e se tornou um ícone da cidade do Porto. Ela conta com 2 auditórios principais, além de outras salas secundárias, que servem para eventos educativos e infantis. Já a Sala Vip é mais utilizada em pequenas conferências e reuniões fechadas. Fica localizada na Avenida da Boavista, e funciona todos os dias do ano. É possível fazer uma visita guiada por apenas 7,50 euros por pessoa e menores de 12 anos não pagam.

A Casa do Infante

Essa é a principal instituição respeitável em todo o Porto – a Casa do Infante foi onde, em 1349, teria nascido o Infante D. Henrique. Dom Henrique foi a personalidade mais importante do início da era das descobertas, popularmente conhecido como Infante de Sagres ou O Navegador. Em sua casa, você poderá conhecer seu legado para a humanidade e ter uma verdadeira lição de história das grandes navegações.

Veja também: Quando visitar a cidade do Porto

Descubra a cidade do Porto com um iFriend

Porto Portugal
Porto Portugal

Porto, a Invicta, está esperando por você!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?