Os pontos turísticos do Porto são importantes para a história de Portugal.
Porto é a segunda cidade e o quarto município mais populoso de Portugal tendo a primazia de ter sido a primeira cidade do país: a cidade que deu o nome a Portugal – desde muito cedo (c. 200 a.C.), quando se designava de Portus Cale, vindo mais tarde a tornar-se a capital do Condado Portucalense, de onde se formou Portugal.
Porto é uma cidade costeira, rica por conta de seu comércio secular, suas construções nos remete às histórias de reis, rainhas e castelos medievais, sem abrir mão da modernidade.
Saiba mais: Guia prático da cidade do Porto
Centro Histórico
Como falado anteriormente, Porto conta com muitas casas enfeitadas com azulejos antigos e coloridos, o que dá o charme ao local, além de igrejas e construções centenárias. Na beira do Rio Douro é possível avistar as lindas pontes que o cruzam, além de inúmeros barcos na margem.
Livrario Lello
A Livraria Lello é a mais conhecida no país e muitas pessoas chegaram a acreditar que suas afamadas escadarias serviram de inspiração aos livros do bruxo Harry Potter, uma vez que a escritora J.K. Rowling morou na cidade do Porto de 1991 a 1993 – mas a escritora desmentiu o fato. Fica localizada em um edifício com arquitetura neogótica portuguesa. Vale a pena conhecer!
Torre e Igreja dos Clérigos
Inaugurada em 1750, a Torre dos Clérigos é o monumento mais alto da cidade e é um patrimônio tombado pela Unesco. Junto à Igreja dos Clérigos, ela é um dos símbolos mais importantes de Porto. Além de ser um ambiente religioso e histórico, também atrai muitos visitantes por sua arquitetura e beleza.
Ponte D. Luís
A ponte liga as margens de Porto e de Vila Nova Gaia, que são cortadas pelo Rio Douro, com uma estrutura construída em 1881. A princípio, ela se chamaria Luís I, mas como o rei se ausentou na inauguração, a população decidiu pela Ponte D. Luís, apenas. A parte superior serve de passagem para o metrô da cidade, já a inferior, para os automóveis e pedestres.
Museu do Vinho do Porto
No armazém reformado do século XVII, o visitante pode conhecer o antigo maquinário utilizado na produção do vinho. Além disso, o museu oferece uma exposição interativa sobre o impacto que o vinho teve na região do Porto. O Museu do Vinho do Porto fica na Rua de Monchique, 42-45. Aos finais de semana a entrada é gratuita.
Casa de Serralves
A fachada e a entrada principal dessa casa-museu são um exemplar único da Art Deco portuguesa. A instituição cultural, que tem por objetivo promover a arte contemporânea, conta com mais de 4 mil peças, sendo a maioria propriedade da Fundação Serralves. A casa e o museu, no verão, funcionam de terça a sexta das 10h às 19h e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 20h. A entrada do museu e do parque custam 10 euros.
Casa da Música
Projetada por um arquiteto holandês, a Casa da Música foi inaugurada em 2005 e se tornou um ícone da cidade do Porto. Ela conta com 2 auditórios principais, além de outras salas secundárias, que servem para eventos educativos e infantis. Já a Sala Vip é mais utilizada em pequenas conferências e reuniões fechadas. Fica localizada na Avenida da Boavista, e funciona todos os dias do ano. É possível fazer uma visita guiada por apenas 7,50 euros por pessoa e menores de 12 anos não pagam.
A Casa do Infante
Essa é a principal instituição respeitável em todo o Porto – a Casa do Infante foi onde, em 1349, teria nascido o Infante D. Henrique. Dom Henrique foi a personalidade mais importante do início da era das descobertas, popularmente conhecido como Infante de Sagres ou O Navegador. Em sua casa, você poderá conhecer seu legado para a humanidade e ter uma verdadeira lição de história das grandes navegações.
Veja também: Quando visitar a cidade do Porto
Descubra a cidade do Porto com um iFriend
Porto, a Invicta, está esperando por você!
iFriend. Find a friend, enjoy the ride.
Comentar