HomeGuia de viagem Bombinhas

Guia de viagem Bombinhas

Península de Bombinhas-SC
Península de Bombinhas-SC
Você vai adorar as praias de Bombinhas nesse guia prático

Bombinhas é o menor município de Santa Catarina, apesar disso, conta com as mais belas praias do Brasil.

A cidade está localizada na única península do sul do país, e atrai muitos turistas por conta das suas belezas naturais e atrativos, como as piscinas naturais, as trilhas ecológicas, o snorkeling, o mergulho livre e as competições em travessias no mar.

A pequena península de Bombinhas tem 39 praias e uma diversidade de atrações. Tem praias selvagens, praias urbanizadas, boas para famílias e para surfistas, além de uma infinidade de passeios pelo mar e atividades de lazer.

Bombinhas respira o mar que praticamente cerca a cidade. A prova disso é que a população da cidade, de cerca de 18 mil habitantes, chega a 200 mil na alta temporada, de dezembro a março.

Além do belo litoral, o local abriga costões, mirantes, algumas enseadas e ilhas.   

Vocação turística de Bombinhas

As praias de águas claras, calmas e com areias brancas e finas, são ímãs de turistas de todos os lugares.

Os atrativos também ficam por conta dos passeios de barco, de mergulho, snorkeling, um safári excêntrico, caminhas e tours em jipes.

Por ter sido uma vila de pescadores, o município de Bombinhas possui abundância em camarões e peixes, base da gastronomia local. 

Destaques

Muitas histórias para contar Descansa DefuntoMergulho Ecológico
Bombinhas é uma pequena cidade de pescadores – seu povo sempre tem muitas histórias para contar sobre os lugares – lendas e costumes da região desde o século XVI. Quando ocorria algum falecimento em Bombinhas o corpo do falecido era levado para o único cemitério, que era o da Igreja Matriz de Porto Belo, e os carregadores geralmente colocavam o caixão encima da pedra para tomar fôlego, antes de iniciar a descida. Segundo povo, o local é mal assombrado, à meia noite, as vezes ouve-se o canto de uma coruja, o choro de uma criancinha, aparece um feixe de luz e barulho de latas. Bombinhas é a Capital do Mergulho Ecológico, composta por 39 praias,sendo 19 preservadas, 10 com pouca ocupação e 10 urbanizadas.

O que fazer em Bombinhas?

Bombinhas tem um mundo de praias incríveis para você aproveitar

Há inúmeros programas para se fazer com a família na cidade, entre eles: os passeios de barco pelas águas verdes da região, o mergulho livre, a caminhada pelas trilhas ecológicas, tour de jipe, etc.

E não poderia faltar as praias de Bombas e Bombinhas, as mais famosas do município. 

Primeiro Dia

Começando pela Praia de Bombas, que possui cerca de 2 quilômetros de extensão, ideal para as famílias curtirem uma larga faixa de areia, mar calmo e seguro. O local abriga aulas de surfe, caiaque e stand up paddle para alugar. Através de uma trilha nas pedras, o turista pode chegar à Praia Central de Bombinhas, outra muito procurada pelos visitantes da cidade.

Segundo Dia

Os passeios de barco e o mergulho com snorkel fazem sucesso entre os turistas. Com suas águas calmas e transparentes, é possível avistar vários peixes nas piscinas naturais. Bombinhas é considerada a capital do mergulho ecológico. As praias da Sepultura, do Retiro, do Embrulho, da Lagoinha, têm uma rica vida marinha.

Terceiro Dia

Vale a pena conhecer a Praia das Quatro Ilhas, que leva esse nome devido às ilhas da Galé, Arvoredo, Macuco ou Amendoim e Deserta, presentes na região. Apenas em Arvoredo é permitida a visita com embarcações para mergulho. A localidade possui uma incrível trilha ecológica, oferecendo aos turistas a possibilidade de avistar a passagem dos golfinhos rumo ao alto mar.

Veja também: o que fazer em Bombinhas

Quando visitar Bombinhas?

Você pode visitar Bombinhas em todas as épocas do ano

A melhor época para visitar a cidade é no verão, entre os meses de dezembro e março, quando faz calor suficiente para aproveitar ao máximo as belas praias. Entretanto, é bom ficar de olha na previsão do tempo, pois costuma chover com mais frequência nesse mesmo período.   

Alta Temporada

  • Prós – A cidade fica cheia, a vida noturna fica mais agitada, e os estabelecimentos funcionam até altas horas. Para quem curte badalação, o centro de Bombinhas fica bastante animado e movimentado. A quantidade de serviços e passeios disponibilizados ao visitante aumenta, devido a grande demanda. 
  • Contras – A superlotação é um dos problemas que pode causar algum incômodo em quem procura umas férias sossegada. Os preços de hospedagem e passeios tendem a ficar mais caros.  

Baixa Temporada

  • Prós – A cidade fica mais tranquila e as areias bem menos disputadas. Normalmente, as pousadas oferecem descontos, dependendo do dia. É uma boa época para quem busca sossego e quer aproveitar o melhor das praias com a família.
  • Contras – Com o movimento abaixo do verão, os estabelecimentos tendem a ter seus horários reduzidos, assim como os passeios de barco e o mergulho nas piscinas naturais. Quem quer curtir a agitação do verão em Bombinhas, pode se decepcionar um pouco, já que a cidade fica mais pacata.

Você pode aproveitar diversas experiências em Bombinhas com um iFriend.

Veja também: Quando visitar Bombinhas?

Gastronomia e o que comer em Bombinhas

Moqueca
Moqueca

Todos os sabores dos frutos do mar você encontra em Bombinhas

Com um cardápio baseado principalmente em frutos do mar e peixes, já que Bombinhas se originou de uma vila de pescadores.

As moquecas de frutos do mar, os camarões e as ostras estão entre os pratos favoritos dos turistas que chegam dos mais diversos lugares do Brasil. 

  • Restaurante Berro D’água – R. Rio Juquiá, 578 – Zimbros.
  • Restaurante Casa da Lagosta – Av. Ver. Manoel dos Santos, 218 – Praia
  • Bombordo Bistrô – R. Tie-Sangue, 54 – Bombas
  • Bistrô do Morro – R. Tucunaré, 12 – Centro, Bombinhas
  • Restaurante Margarete – R. Parati, 179 – Centro, Bombinhas

Veja também: Gastronomia em Bombinhas

Praias de Bombinhas

Praia de Zimbros
Praia de Zimbros

As praias de Bombinhas são apaixonantes!

O forte de Bombinhas são as praias – ocênicas, urbanas, selvagens e familiares, tem para todos os gostos.

Bombinhas é a Capital do Mergulho Ecológico, composta por 39 praias,sendo 19 preservadas, 10 com pouca ocupação e 10 urbanizadas.

Praia de Bombas

Bastante larga e extensa, é uma praia mais popular, com gente jogando bola, ambulantes e aluguel de caiaques e stand up paddle. Ao passar por um córrego, no canto direito, é possível realizar uma pequena trilha que dá na Praia do Ribeiro, local mais reservado para turistas que preferem o sossego à agitação. 

Praia de Bombinhas (Centro)

Pequena e agitada faixa de praia com 1 km de extensão, com águas transparente, abriga uma diversidade de vida marinha. O local contém uma pequena trilha interligando as piscinas naturais da lagoinha, com um visual fascinante para a prática do mergulho livre e de snorkeling. Existem trilhas que oferecem um agradável passeio e de fácil mobilidade até a saída para o alto mar.

Praia de Quatro Ilhas

A praia leva esse nome devido às ilhas da Galé, Arvoredo, Macuco ou Amendoim e Deserta, presentes na região. Apenas na ilha de Arvoredo é permitida a visita com embarcações de escola para mergulho. A localidade possui uma incrível trilha ecológica, oferecendo aos turistas a possibilidade de avistar a passagem dos golfinhos rumo ao alto mar.

Praia de Mariscal

A praia ideal para os praticantes de surfe e de stand up paddle, já que conta com algumas ondas. A extensa faixa de areia é um atrativo para as famílias que querem fazer um passeio relaxante à beira-mar, ou apenas se divertir com as crianças

Praia do Canto Grande

O local, que abrigava uma vila de pescadores, conta com um armazém para embarcações que realizam passeios de barco pelos costões e pelas praias. O acesso ao Morro dos Macacos e à Praia da Tainha é feito através das trilhas ecológicas localizadas ao lado do trapiche. 

Praia da Conceição

Com suas águas calmas, próprias para o mergulho e prática de esportes, essa praia atrai muitas famílias em busca de tranquilidade. É muito comum o aluguel de caiaques e stand up para os turistas que querem curtir a calmaria do local. Ao final dela, se inicia uma trilha para a Praia da Tainha, em que vale a pena uma parada no Mirante ECO 360º.

Praia de Zimbros

Essa praia abriga a conhecida “Costeira de Zimbros”, área de Mata Atlântica protegida com trilhas que levam às praias desertas de Bombinhas, são elas: Cardoso, Lagoa, Praia Vermelha, a mais extensa, e Triste. Esta última é famosa por sua cachoeira que deságua no mar.

Veja também: Praias de Bombinhas

iFriend: Guia de viagem em Bombinhas

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Descubra Bombinhas ! Você pode escolher alguém com um perfil parecido/esperado e ter uma experiência incrível, focado nos seus desejos.

  • Luiz – Um apaixonado pelas belezas naturais e os encantos culturais que a península de Bombinhas oferece. São 39 praias, trilhas em meio a Mata Atlântica e um povo rico em história, tudo isso na menor cidade de SC e um dos destinos mais visitados do país.

Ver mais iFriends: Você terá momentos ainda mais incríveis com um iFriend em Bombinhas.

Pôr do sol em Bomibinhas

Bombinhas, a península de Santa Catarina espera sua visita.

iFriend. Find a friend, enjoy the ride!

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?