Dubai é a maior cidade dos Emirados Árabes Unidos e a mais visitada do Oriente Médio.
A riqueza incomensurável da maior cidade dos Emirados Àrabes Unidos se deve aos grandes magnatas do Petróleo do Golfo Pérsico.
Dubai é uma metrópole cosmopolita, um grande centro comercial e cultural do Oriente Médio e da região do Golfo Pérsico. A localização da cidade é muito estratégica, em uma das regiões mais ricas do mundo, entre o Extremo Oriente, a Europa e a África.
Um levantamento da City Mayors classificou Dubai com a 44ª melhor cidade financeira do planeta, enquanto outro relatório da City Mayors indicou que a cidade, inteiramente voltada para o turismo, é a 27ª cidade mais rica do mundo, em termos de paridade do poder de compra.
O Emirado é conhecido pelos hotéis e shopping luxuosos e arquitetura futurista, que conta com o maior arranha-céu do mundo, o Burj Khalifa.
Dubai é o destino ideal para estudantes de todo o mundo. São 21 universidades internacionais de 10 nacionalidades diferentes – no total a comunidade soma 20 mil alunos de 125 nacionalidades, que têm acesso a mais de 400 programas de educação.
Curiosidade: As rondas policiais são feitas em veículos como Lamborghinis, Bugattis, Aston Martin e ao invés de caixas eletrônicos para retirar dinheiro, existem máquinas de venda automática de ouro.
Vocação turística de Dubai
Quem visita Dubai, tem a oportunidade de fazer um sobrevoo de helicóptero sobre as ilhas artificiais, como a Palm Jumeirah, saltar de paraquedas ou realizar um passeio de balão pelo deserto.
Mas se engana quem acha que a cidade oferece apenas atividades caras, é possível se divertir com poucos dirhans (moeda local) no tour pelas dunas, passeios de barco e no ônibus hop-on hop-off, que ajudam o turista a conhecer melhor a cidade.
O local oferece desde passeios nas dunas do deserto à uma estação de esqui indoor, por isso tem se tornado um destino cada vez mais popular entre os viajantes, pois disponibiliza ao turista diversas atrações, muito além do luxo.
Destaques
| Hotel 7 Estrelas | Ilhas Artificiais | Não sextou! |
| O luxuoso Hotel Burj Al Arab é o único hotel sete estrelas do mundo. Construído no formato dos tradicionais veleiros da região mescla o antigo ao novo, com altíssima sofisticação. | A cidade inusitadas ilhas artificiais. Os dois arquipélagos em forma de palmeiras, Palm Jumeirah e Palm Jebel Ali e mais um conjunto de 300 ilhas, The World, que tem o formato do mapa-mundi. | Sexta-feira é um dia sagrado para os muçulmanos, quando as famílias costumam frequentar as mesquitas para orar. Assim alguns estabelecimentos não abrem suas portas. o domingo é considerado um dia útil, como a nossa segunda-feira. |
O que fazer em Dubai?

Um roteiro diferente e exótico
Dubai oferece uma variedade de atrações que fazem com que os turistas queiram ficar por mais tempo na cidade. Além das belas praias, shoppings luxuosos e incríveis parques de diversão, o Emirado conta com uma culinária multicultural, passeios de tirar o fôlego pelo deserto, baladas em Beach Clubs à beira do Golfo Pérsico e muitas outras atividades.
Primeiro dia
Uma boa opção para quem quer conhecer todos os pontos turísticos da cidade é adquirir um bilhete que dá acesso aos ônibus de dois andares (hop-on hop-off), nos quais os turistas podem subir e descer para visitar as atrações quantas vezes quiserem. A orla de Jumeirah Beach, o Dubai Creek e o Downtown Dubai concentram o mirante do Burj Khalifa, o incrível edifício Burj Al Arab, o espetáculo das Fontes Luminosas do Mall e a Palm Jumeirah, tudo em uma mesma região.
Segundo dia
Para quem gosta de fortes emoções e possa desembolsar uma boa grana, o salto de paraquedas sobre a ilha artificial de Palm Jumeirah é um dos mais disputados entre os turistas. Se você não for tão radical, pode realizar o sobrevoo de helicóptero ou de hidroavião sobre a cidade. Tem também o passeio de balão pelo deserto, que oferece uma vista incrível das dunas.
Terceiro dia
Um passeio que não pode ficar de fora do roteiro de viagem é o safári 4×4, um tour pelo deserto. Os turistas podem tirar fotos do alto das dunas, andar em camelos, praticar sandboard (surfe na areia) e fazer pinturas em henas. E para conhecer os canais Dubai Creek e Dubai Marina que cercam a cidade, como também o Golfo Pérsico, o ideal é fazer um passeio de barco ou cruzeiro.
Veja também: O que fazer em Dubai
Quando visitar Dubai?

Dubai é quente a maior parte do ano
O clima desta cidade artificial é sempre muito quente, chegando facilmente aos 40 graus no verão (um deserto); logo, a alta temporada acontece nos meses que contam com a temperatura mais amena do inverno, entre novembro e abril.
Alta Temporada
- Prós – Os passeios ao ar livre são mais agradáveis, como os passeios pelas dunas e a ida às praias. Nesse período, as atrações estão todas abertas, a cidade está em pleno funcionamento e repleta de turistas.
- Contras – A alta temporada também influencia na alta dos preços das hospedagens, já que a cidade fica cheia de visitantes. Os pontos turísticos ficam lotados e se torna mais difícil tirar boas fotos. A espera nos locais pode ser grande, devido ao grande fluxo de pessoas na região.
Baixa Temporada
- Prós – A vantagem de viajar nesse período é a baixa no preço dos hotéis, as hospedagens oferecem promoções e os hotéis luxuosos podem ficar bem mais acessíveis com os descontos.
- Contras – Os termômetros chegam facilmente aos 40 graus e a incidência de chuva é praticamente zero. Atrações, como o Miracle Gardens e a Global Village, ficam fechadas devido ao baixo fluxo de turistas, e os eventos ficam restritos a ambientes climatizados com ar-condicionado.
Veja também: quando visitar Dubai
Gastronomia e onde comer em Dubai

Surpreenda-se com os sabores de Dubai
Dubai possui uma culinária multicultural, fato que se deve a população, 80% formada por estrangeiros.
Porém, por muitos anos, a culinária local dos Emirados não foi representada no mapa alimentar dessa cidade ícone.
Para nossa alegria, isso começou recentemente a mudar, com um número crescente de novos restaurantes empolgantes dos Emirados abrindo pela cidade.
De deliciosos pães e doces a café árabe e hambúrgueres de camelo, descobrimos alguns dos melhores pratos e bebidas locais para você experimentar durante sua visita a este oásis gastronômico do Oriente Médio.
Na cidade é possível encontrar restaurantes que sirvam comidas típicas de todo o mundo.
O local oferece desde restaurantes dos chefs mais renomados até lanchonetes populares e food trucks. Você não deve perder as famosas comidas árabes e beduínas, a gastronomia tradicional dos povos do deserto.
- Alhumsani Restaurant – Silicon Oasis
- Khau Galli – Tunisian Court, IBn Battuta Mall
- Al Dawaar Revolving Restaurant – Hyatt Regency – 25th – Al Khaleej Rd
- Palm Grill – The Ritz-Carlton , The Walk at Jumeirah Beach Residence (JBR)
- Tribes Dubai Mall – Level 2, Star Atrium, The Mall
Veja também: o que e onde comer em Dubai
Pontos Turísticos de Dubai

Os mais excêntricos e incríveis pontos turísticos modernos!
Dubai é conhecida como a terra do luxo e das excentricidades. Seus enormes arranha-céus e impressionantes ilhas artificiais transformaram o antigo deserto em uma cidade cosmopolita. A cidade é conhecida por suas construções futuristas e, muitas vezes, excêntricas.
Você terá momentos ainda mais incríveis contratando um iFriend em Dubai
Burj Khalifa
Com seus 162 andares e 828 metros, o Burj Khalifa é o edifício mais alto do mundo, e é um dos cartões postais que mais representa a ultramoderna cidade de Dubai. A construção conta com um mirante incrível, nos andares 124 e 125, que oferece aos turistas uma vista panorâmica espetacular da cidade. De lá é possível ver o deserto, o Golfo Pérsico e o show das fontes.
Deserto de Dubai
O passeio mais comum para quem deseja conhecer o Deserto de Dubai é o Safári 4×4. Várias empresas realizam o trajeto pelas dunas, os passageiros podem tirar fotos do alto dos morros de areia, além de andar em camelos e praticar sandboard. Ao anoitecer, os turistas apreciam aos shows de danças típicas e logo depois, é servido o jantar.
Ski Dubai
Apesar de no verão as temperaturas chegarem facilmente aos 40 graus, Dubai conta com uma estação de esqui indoor. Com 22 mil metros quadrados, o Ski Dubai, localizado dentro do Mall of The Emirates, faz a alegria de quem gosta de esquiar ou de quem apenas gosta do friozinho dos Alpes. Dentro da estação há restaurantes e lanchonetes, bem prático. Há aluguel e venda de roupas de frio para quem não foi preparado para conhecer o local.
Dubai Mall
O Dubai Mall é considerado o maior shopping do mundo. Ele conta com mais de 1.400 lojas e é impossível conhecê-lo por completo em apenas um dia. É por ele que o visitante tem acesso ao mirante do Burj Khalifa, o At The Observation Deck. Entretanto, essa não é a única atração do local, lá é possível visitar um dos maiores aquários indoor do mundo, pilotar o simulador do Boeing A 380, patinar em uma enorme pista de patinação no gelo e é em seu lago artificial que acontece o show das fontes.
Show das Fontes de Dubai
O show das águas dançantes das Fontes de Dubai é uma das atrações mais belas da cidade. As fontes saem de dentro do lago e seguem o ritmo de clássicos da música mundial. O espetáculo acontece entre o Burj Khalifa, o Dubai Mall, o hotel Palace Downtown e o Souk Al Bahar. As apresentações são gratuitas e podem ser vistas de várias partes do centro da cidade.
Miracle Garden
O incrível jardim recebe milhões de flores todos os anos e encanta todos os visitantes com os mais apaixonantes cenários. O Miracle Garden conta com a maior escultura de flores vivas do mundo, também contém um Boeing A 380 cheio de flores e cores. É o lugar ideal para tirar as mais belas fotos, em algumas esculturas interativas, é possível passar por dentro delas. É necessário, no mínimo, duas horas para percorrer todo o espaço.
Palm Jumeirah
A ilha artificial é uma das principais imagens que vem à mente quando pensamos em Dubai, é um dos locais mais famosos da cidade. Ela é a mais visitada entre as ilhas que formam Palms Islands, pois além de abrigar o hotel Atlantis The Palm, é o ponto de partida dos saltos de paraquedas que enchem os olhos dos turistas mais aventureiros. A Palm Jumeirah é repleta de hotéis luxuosos à beira-mar, restaurantes e shoppings, além de um túnel para carros no centro da ilha.
Conheça os melhores Pacotes de experiências em Dubai para você aproveitar MUITO a sua estadia!
Veja também: Os pontos turísticos de Dubai.

Transportes em Dubai
Para ir e vir a todo momento.
Os transportes em Dubai são muito eficientes: Dubai dispõe de uma rede de transportes dinâmica e bem distribuída.
Até bem pouco tempo, a cidade dependia unicamente do transporte particular, de carros e aplicativos, mas com o crescimento da cidade, essencialmente turística, Dubai passou a investir mais em meios de transporte coletivos, de maneira sustentável e confortável para todos: habitantes e turistas.
NOL card
O cartão NOL (Nol Card) é um cartão recarregável que permite utilizar todos os transportes públicos da cidade de uma forma bastante simples. Seja qual for o cartão que você decidir usar, é importante que você leve em conta que não é possível pagar em dinheiro em nenhum dos meios de transporte.
O custo por trajeto em qualquer dos meios de transporte público de Dubai varia em função da distância percorrida e da modalidade de cartão adquirido.
É importante lembrar de passar o cartão para indicar o final da viagem, já que, se você não fizer isso, ao invés de ser cobrada a tarifa correta, eles te cobrarão a tarifa máxima.
Tipos de cartão recarregável
Existem quatro tipos de cartão recarregáveis que permitem usar os ônibus, o metrô e os ônibus aquáticos (todos, exceto o vermelho, podem ser usadas também nos estacionamentos).
- Vermelho (Red Card): Indicado para estadias muito curtas. Você pode recarregar no máximo 10 trajetos e o custo inicial do cartão é de AED2 (R$2,90). Você pode comprar em qualquer máquina de venda de passagens.
- Prateado (Silver Card): O preço do cartão é de 25 AED e inclui AED19 (R$27,90) de saldo. É nossa opção recomendada para os turistas. Você pode comprar só em algumas máquinas de venda de passagens, embora possa recarregar em todas.
- Dourado (Gold Card): Assim como o cartão dourado, mas o preço por trajeto é o dobro. Permite usar os vagões Gold Class (VIP).
- Azul (Blue Card): Interessante apenas para aqueles que residam em Dubai.
Metrô
O metrô de Dubai é moderno, rápido, limpo e bastante econômico. Totalmente automatizado, o metrô é uma das alternativas mais viáveis de transporte na cidade. A viagem no vagão frontal envidraçado garante uma vista única da cidade.
Possui duas linhas: a Linha vermelha – que começa em Rashidiya, ao lado do aeroporto e percorre Dubai de norte a sul, chegando até Jebel Ali. Tem paradas em Burj Khalifa, Mall of the Emirates ou Ibn Battuta Mall e a Linha verde: Percorre os pontos turísticos mais importantes de Deira e Bur Dubai.
Ônibus turístico
Uma maneira confortável de conhecer a cidade é através do ônibus turístico. Os percursos permitem conhecer a cidade comodamente de um ônibus de dois andares com teto aberto.
A companhia Big Bus faz três percursos diferentes: o Marina Tour, o Beach Tour e o City Tour, percorrendo praticamente todos os pontos turísticos da cidade. Você pode descer a qualquer momento e ficar o tempo que quiser nos pontos turísticos e depois subir de volta em qualquer um para continuar o passeio.
O percurso vai acompanhado de comentários em português e inglês que podem ser escutados com fones de ouvido.
O horário dos ônibus é aproximadamente das 9:00 às 18:00, embora varie em função de cada parada. Veja agora alguns valores
| Tipo de passagem | Adultos | Crianças |
| 24 horas | US$62,50 (R$337,50) | US$40,70 (R$219,80) |
| 48 horas | US$73,30 (R$395,80) | US$47,10 (R$254,30) |
| 7 dias | US$83,10 (R$448,80) | US$60,20 (R$325,10) |
| Dubai e Abu Dhabi | US$125,30 (R$676,70) | US$81,40 (R$439,60) |
No pacote de Dubai e Abu Dhabi estão incluídos os ingressos do Museu de Dubai e da Casa do Sheikh Saeed Al Maktoum. Também inclui um passeio de barco por Dubai Creek.
Além disso, ainda há um tour noturno tem uma duração de 2 horas e 45 minutos e permite desfrutar dos edifícios mais bonitos de Dubai iluminados, incluindo o espetáculo de luz e som do shopping Wafi. Nesse tour não é permitido subir e descer do ônibus e os comentários são feitos em inglês por um guia presente.
Carro de aluguel
Você poderá alugar um carro em Dubai, mas atenção aos requisitos necessários:
- Permissão internacional para dirigir (PID) – Você deve solicitar esse documento junto ao Detran do estado onde obteve a carteira de motorista. Em alguns estados, o trâmite é feito pela internet e a PID é enviada à casa pelo correio, mas em outros é necessário ir até o Detran. Dessa forma, consulte o Detran do seu estado. O preço também varia de acordo com o estado.
- Obter uma carteira de motorista temporária na chegada a Dubai. Para isso, é necessário levar o passaporte, a carteira de motorista brasileira e duas fotografias.
Alugar um carro é imprescindível se você quiser visitar outras cidades próximas como Abu Dhabi, Al Ain ou Sharjah. Para percorrer trajetos dentro da cidade o melhor ainda é andar de taxi ou metrô: economicamente mais em conta.
Water bus
Uma das melhores alternativas para percorrer Dubai Creek é o ônibus aquático. Pode ser considerado um meio de transporte de luxo: tem poltronas amplas e confortáveis, telões com filmes para quem estiver cansado de contemplar a vista das janelas panorâmicas. Existem três linhas de water bus:
- Dubai Marina Walk – Marina Terrace
- Dubai Marina Mall – Marina Promenade
- Dubai Marina Walk – Dubai Marina Mall
As passagens variam entre AED3 (R$4,40) e AED5 (R$7,40) por trajeto e os horários variam entre as 10:00 e as 23:00 durante a semana. Entre as 12:00 e meia-noite aos sábados e feriados. Os barcos têm saída a cada 15 ou 20 minutos em função do horário do dia.
Também é possível comprar uma passagem diária por 25 AED para fazer quantas viagens quiser. Caso deseje apenas atravessar Dubai Creek, o melhor é pegar uma Abra (barco tradicional que custa apenas 1 dirham)
Abra
Abra são os barcos tradicionais que se encarregam de facilitar a travessia de Dubai Creek para os pedestres. É a forma mais barata e rápida de se locomover entre Deira e Bur Dubai. Sua passagem custa apenas 1 dirham, pago diretamente ao barqueiro em dinheiro e há duas linhas:
- Deira Old Souq Station (Deira) – Bur Dubai Station (Bur Dubai) – das 6:00 à meia-noite
- Al Sabkha Station (Deira) – Dubai Old Souq Station (Bur Dubai) – funciona as 24 horas.
Este é o transporte mais popular da cidade. Estima-se que Dubai conta com 149 abras que anualmente transportam mais de 16 milhões de passageiros. A ideia é tornar as abras cada vez mais modernas e sustentáveis, há um plano do governo para promover essa modernização nos próximos anos.
Veja também; Transportes em Dubai
iFriend: Guia de viagem Dubai
Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.
Você pode escolher alguém com um perfil parecido/esperado e ter uma experiência incrível, focado nos seus desejos.
- Adriana – Vai te levar para conhecer o que Dubai tem de melhor
- Joy – Nativo, ele vai te mostrar cenários únicos para fotos e os recantos mais escondidos da cidade.
Ver mais iFriends: Guias locais em Dubai para você aproveitar MUITO a sua estadia!
Conheça as Experiências em Dubaique deixarão sua viagem ainda mais completa.

Dubai, a joia dos Emirados Árabes Unidos, está esperando sua visita.
iFriend. Find a friend, enjoy the ride.








