HomeGuia de viagem Verona

Guia de viagem Verona

verona-italia-ifriend
Um guia completo de Verona, na Itália, para você

A cidade de Verona fica na região de Vêneto, no norte da Itália, e é banhada pelo rio Adige. Ela é famosa por ter inspirado o clássico da literatura mundial “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare.

Com pouco mais de 265 mil habitantes, Verona se destaca pela estrutura urbana e arquitetura desenvolvidas ao longo de mais de 2 mil anos de história. O destino italiano tem a Ponte Pietra, a mais antiga da cidade, como seu cartão-postal.

História de Verona

Com mais de 2 mil anos de história, Verona é um dos principais centros urbanos do norte da Itália desde o período romano. Foi nessa época, inclusive, que surgiram edificações que existem até hoje, como a Arena de Verona, terceiro maior anfiteatro do mundo, que é ainda mais conservado que o Coliseu de Roma.

Do período medieval, conservam-se construções como o Castelvecchio, um castelo que hoje também abriga um museu e a Ponte Aleardi.

Durante os séculos 12 e 14, a cidade alcançou um período de prosperidade sob o domínio da família Scaligeri, assim como nos séculos 15 e 18, quando Verona era parte da República de Veneza, uma potência mercantil muito desenvolvida nesse período.

Com um centro histórico tombado como Patrimônio Mundial da Unesco, Verona é um destino que reúne monumentos antigos, edifícios encantadores e paisagens deslumbrantes cortadas pelo rio Adige. É um lugar delicioso para passear a pé, apreciar suas preciosidades marcadas pela passagem dos séculos e até fazer algumas compras. Cidade das artes e do amor, ela também é pano de fundo da história de Romeu e Julieta, um dos romances mais conhecidos do mundo.

Por que visitar Verona?

Ponte Pietra

Conheça a cidade de Romeu e Julieta

Lindíssima e cheia de encanto. Não é à toa que Verona é considerada por muitos a cidade mais bonita e charmosa da Itália.

De uma coisa não tenha dúvida: você voltará com as mais belas imagens do país. Por todos os cantos, castelos, edifícios históricos, ruas pitorescas e praças tornam os roteiros turísticos um sonho real.

Há muito o que visitar na cidade. A Piazza Bra, uma das praças mais conhecidas de Verona, costuma ser a “porta de entrada” dos visitantes ao centro histórico. Faça um tour pela região e conheça atrações como o Túmulo dos Scaligeri, as igrejas e catedrais, além das Casas Mazzanti e os castelos medievais. 

Entre os pontos turísticos mais visitados em Verona, lugares ligados à história de Romeu e Julieta ganham destaque.

Muitos turistas escolhem passar apenas um único dia na cidade, tempo que não permite conhecer tudo o que ela oferece. Neste guia de viagem, você vai ter motivos de sobra para decidir ficar um período maior e descobrir os segredos de um dos destinos mais românticos da Itália.

Qual idioma se fala em Verona?

O idioma oficial em Verona e em toda a Itália é o italiano.

Mesmo que existam pessoas que saibam falar inglês básico em quase todo o mundo, é importante saber algumas frases em italiano para facilitar a sua comunicação no país.

Que moeda levar para Verona?

moeda oficial da Itália é o euro.

Você pode trocar seus reais por euros no Brasil ou levar dólares para trocar nas casas de câmbio de Verona.

Por questões de segurança, o mais recomendado é diversificar a forma como você irá levar o dinheiro na viagem, usando não só euros em espécie, mas também o cartão de crédito e pré-pago, para o caso de alguma emergência.

O que fazer em Verona?

Casa de Julieta

O que ver na cidade do amor em três dias

Verona é um destino encantador, cheio história, cultura, casas charmosas, bons restaurantes e paisagens estonteantes rodeadas pelo rio Adige.

A cidade do mais famoso romance shakespeariano é um lugar para ser conhecido a pé, com atenção aos detalhes e construções históricas que aguçam a curiosidade dos turistas.

A Casa de Julieta é a atração mais querida de Verona, onde bilhetinhos e cadeados do amor são deixados com nomes de casais apaixonados. Mas prepare-se para ver muito mais na cidade. São pontes e mais pontes, praças, castelos e arte para todos os lados.

Está pronto para imergir no clima que só esse destino pode oferecer? Veja como vai ser incrível a sua viagem à Itália com esse roteiro de três dias que preparamos para você. Confira o que fazer em Verona, incluindo as principais atrações!

Primeiro dia

Comece o primeiro dia em Verona com um super café da manhã na Pasticceria Caffè Wallner, onde você encontrará doces e salgados de dar água na boca, como tortas e croissaints.

Uma das melhores coisas desse restaurante é a localização: Piazza Bra. Essa praça é o verdadeiro coração da cidade, com vários edifícios notáveis, e onde você começará seu tour. É lá que fica a Arena de Verona, símbolo da cidade veneziana, um gigantesco anfiteatro que foi palco de intensos combates de gladiadores durante o Império Romano.

Na temporada de verão, a arena se torna a maior casa de ópera ao ar livre do mundo. Devido ao seu tamanho e à sua excelente acústica, todos os anos é palco de inúmeros espetáculos e concertos de artistas internacionais.

Depois da visita ao local, não faltarão lugares para almoçar, afinal o centro histórico tem variados restaurantes. A uma curta caminhada da arena está o II Bacaro dell’Arena, uma pizzaria onde especialidades da culinária veneziana também são servidas. Para além do que consta entre as pizzas, a casa oferece um almoço típico veronês com primeiro e segundo pratos à escolha entre pratos tradicionais, como bigoli com ragu de coelho ou almôndegas com molho com polenta.

Uma vez alimentado, você está pronto para prosseguir com a visita a outro dos pontos mais famosos de Verona: a Casa de Julieta, que fica localizada na Via Cappello 23. 

O prédio antigo remonta para um dos momentos mais épicos do livro de William Shakespeare, quando Julieta declara da sacada seu amor por Romeu. O acesso ao pátio é gratuito, enquanto para visitar a casa e a varanda, você terá que desembolsar 6 euros.

No seu passeio pelo local, não deixe de tocar na estátua da personagem. Reza a lenda que quem tocar no monumento terá felicidade no casamento. Aproveite também para deixar um bilhetinho de amor nas paredes da entrada.

A partir da Casa de Julieta, você pode chegar rapidamente na Piazza dei Signori cruzando o Arco della Costa (Arco da Costela), que tem esse nome por causa de uma costela de baleia que foi pendurada no arco. Essa praça é o centro administrativo do poder da cidade, com vários edifícios antigos, como o Palazzo del Podestà e o Palazzo di Cansignorio.

Faça uma parada para olhar um monumento dedicado a Dante Alighieri, os túmulos medievais dos Scaligeri, que governaram a cidade entre 1260 e 1387, o Palazzo dei Capitanio e a Loggia dei Consiglio, que já abrigou muitas reuniões do conselho da cidade.

À noite, você pode jantar em um dos muitos restaurantes com vista para a Piazza delle Erbe, rodeada por prédios históricos, ou nas ruas adjacentes, como o Campidoglio Bistrò. Nesse restaurante tranquilo e de ambiente acolhedor, você irá encontrar um cardápio muito vasto.

Depois, é só desfrutar da praça com o seu encanto noturno, talvez tomando um bom sorvete em uma das gelaterias presentes. 

Segundo dia

Segundo dia na linda Verona. Comece o roteiro na Porta Borsari, um imponente portão romano, datado do século 1 dC. 

Digno de ser visto pelo menos uma vez, o local chega a intimidar por sua grandiosidade. Inúmeros restaurantes e lojas rondam o portão, o que faz despertar a circulação de turistas por essa área.

A partir dele, continuando via Armando Diaz em direção ao rio, você chegará à Ponte della Vittoria, uma das pontes mais importantes da cidade.

Ao longo do rio, você encontrará a Basílica de San Lorenzo, uma basílica romana de considerável importância histórica e artística. Na fachada você pode ver duas grandes torres, um dos poucos exemplos da arquitetura normanda no norte da Itália. A igreja está aberta de novembro a fevereiro e a entrada é gratuita.

Ela está situada entre a margem direita do rio Adige e a antiga via Postumia, hoje chamada Corso Cavour. Além de ser uma rota com uma grande história, aqui você pode ver alguns dos edifícios mais bonitos e elegantes da cidade, como o Palácio Becilacqua. Continuando na rua, você também verá o belo Palazzo Canossa, considerado uma das obras-primas da arquitetura de Verona.

Corso Cavour está cheia de bons restaurantes para parar e fazer uma pausa. Recomendamos o Osteria il Ciottolo, localizada em frente ao Palazzo Canossa e próximo ao Castelvecchio. A casa tem mesas internas e ao ar livre e serve a boa cozinha tradicional veronesa, acompanhada por um seleção de vinhos nacionais e internacionais.

Após o merecido almoço, um dos principais atrativos de Verona espera por você: Castelvecchio. Na praça que o antecede, está o Arco da Gavi, construído pelos romanos no século I dC.

O castelo, por outro lado, foi construído no século 14 com a função de fortaleza militar, enquanto no século 16 foi a residência da família Scaligeri. Hoje, abriga o Museu Cívico, onde estão expostas importantes obras de arte medieval, renascentista e moderna. 

Para curtir a noite, a dica e se deixar levar pelo romantismo. Verona é a cidade do amor e um ótimo lugar para um jantar a dois é La Cantina del 15, um restaurante de dois andares e com um lindo jardim interno, perfeito para um jantar à luz de velas nos meses mais quentes.

Assim que terminar a refeição, aproveite o charme noturno da cidade. A apenas 500 metros de distância fica a Piazza Bra e a iluminada Arena de Verona. Desfrute de um agradável passeio pela região e pelas ruas estreitas do centro histórico.

Terceiro dia

No seu último dia em Verona, prepare-se para ver a cidade de outra perspectiva! Primeiramente, comece com um bom café da manhã no Caffè al Teatro, localizado em um ponto estratégico: logo após a Ponte Pietra e no início da Escadaria Castel San Pietro.

Para subir, no entanto, há uma alternativa conveniente: o funicular, que o levará ao topo do castelo.

Assim que chegar ao cinema, você verá o Castel San Pietro. Dele e do ponto panorâmico (aberto 24 horas por dia) pode-se desfrutar de uma linda vista do centro histórico. A colina onde se ergue o castelo é um dos lugares mais antigos da história veronesa: graças à sua posição estratégica, foi considerada uma zona fundamental, da qual toda a cidade pode ser mantida sob controle.

Já no Castel San Pietro, uma excelente parada para o almoço é no Re Teodorico. Como já é de se esperar, do restaurante também é possível ter uma vista fantástica de Verona. O menu inclui pizzas, carnes, peixes e saladas, agradando a todos os paladares.

Ao terminar o almoço, desça pela escada ou pelo vicolo della Botte para chegar ao Museu Arqueológico Teatro Romano. No interior estão expostas principalmente obras que datam da época romana, encontradas em Verona e países vizinhos. O complexo também inclui um dos teatros romanos mais bem preservados do norte da Itália. 

Ao anoitecer, é hora de admirar a beleza da Piazzetta Bra Molinari, com vista para o rio. De lá, você tem uma bela vista da outra margem, onde ficam os atrativos visitados durante o dia.

A poucos minutos a pé da Piazzetta, existe um restaurante chamado Santa Felicità. O lugar antes era uma igreja, hoje está desconsagrado. O cardápio é muito amplo, variando de pizzas a pratos de peixe ou carne, além de bons vinhos para acompanhar.

Depois do jantar, uma boa pedida é dar o último passeio pelo centro histórico, talvez saboreando um bom gelato. Finalize seu tour noturno em clima de romance na Ponte Pietra, fazendo belíssimas fotos.

Quando visitar Verona?

Arena de Verona

Saiba quando é alta temporada e baixa temporada em Verona

Verona é aquele tipo de destino que nunca perde o charme e pode ser visitado nas quatro estações. Na primavera e verão, entre março e setembro, ela fica ainda mais radiante com campos verdejantes e jardins floridos. A época quase não tem chuvas e é ideal para passeios ao ar livre.

Se você não gosta de multidões, evite viajar no verão europeu, entre junho e agosto, quando é alta temporada na cidade. Verona fica bem mais cheia, mas saiba que esse é justamente o período de apresentações de ópera na Arena.

Por outro lado, o outono e o inverno também não deixam a desejar. Durante as estações mais geladas, você encontrará uma Verona mais pacata e com outras cores.

No outono, as folhas ganham aspectos amarronzados e vermelhos, agregando ainda mais encanto aos passeios.

No inverno, a cor branca predomina nos campos, nas ruas e também nos telhados dos prédios, um cenário bem romântico. Nessa época é baixa temporada em Verona, quando a freqüência turística é menor e os meses de dezembro a março estão entre os mais baratos do ano na hotelaria.

Alta Temporada

  • Prós – O clima é agradável; é a melhor época para fazer passeios ao ar livre. É também a temporada de concertos de ópera na Arena de Verona.    
  • Contras – Os preços dos serviços turísticos tendem a subir e as atrações ficam mais disputadas. 

Baixa Temporada

  • Prós – Os preços costumam ser mais baixos e os pontos turísticos ficam mais vazios e tranquilos para visitar.  
  • Contras – O frio pode ser um incômodo, principalmente durante a visita às atrações a céu aberto.

Gastronomia em Verona

Gelato italiano

Dicas de melhores restaurantes

A Itália é, sem dúvidas, um dos melhores destinos gastronômicos do mundo. Verona não foge à regra e possui uma boa variedade de restaurantes, incluindo os que servem comidas típicas.

Há desde pizzarias e sanduíches com produtos de qualidade até bistrôs para saborear pratos instagramáveis com ótimo custo-benefício.

É impossível visitar Verona sem querer experimentar alguns pratos típicos locais, como o Risotto all’Amarone, que contém na receita o vinho clássico da região de Vêneto. O Gnocchi (ou nhoque, como é conhecido no Brasil), pasta apreciada em todo o país, também ganha o título de comida típica, muito ligada ao carnaval da cidade.

Entre os doces típicos, o Pandoro, consumido principalmente durante o Natal, é muito confundido com o panettone. É um pão parecido com o seu irmão, mas sem frutas ou chocolate, com um sabor de baunilha.

No mais, comer uma clássica pizza italiana ou tomar um delicioso gelato são boas indicações para quem quiser aproveitar a gastronomia em Verona.

Restaurantes em Verona

  • Antica Bottega del Vino – Via Scudo di Francia, 3, Verona
  • Trattoria Pane e Vino – Via Giuseppe Garibaldi, 16/A, Verona  
  • Buoono! – Via Anfiteatro, 6c, Verona   
  • Hostaria La Vecchia Fontanina – Piazzetta Chiavica, 5, Verona  
  • Hosteria 17 – Stradone Porta Palio, 17A, Verona
  • Pasticceria Caffè Wallner – Via Dietro Listone, 1, Verona  
  • Guapo – Via Giovanna Murari Brà, 49A, Verona
  • II Bacaro dell’Arena Trattoria Pizzeria – Via Tre Marchetti, 1/B, Verona 
  • Osteria il Ciottolo – Corso Cavour, 39c, Verona
  • La Cantina Del 15 – Corso Castelvecchio, 15, Verona  

Onde ficar em Verona

Hotel Accademia.
Foto: Reprodução/hotelaccademiaverona.it

4 bairros e melhores hotéis

Apesar de Verona não ser uma cidade muito grande, existem diversas regiões e, certamente, todos querem se hospedar na melhor localização possível.

Em primeiro lugar, é preciso entender qual tipo de bairro combina mais com o seu perfil e com o que você procura na viagem. Sem dúvidas, os principais pontos turísticos estão situados no centro e, por isso, essa região é muito procurada pelos viajantes. No entanto, se você prefere se hospedar num lugar mais tranquilo, existem outras opções bacanas, onde você pode ter maior contato com o modo de vida dos locais.

Separamos alguns bairros onde ficar em Verona para te ajudar na hora de escolher!

Centro histórico: é o melhor lugar para ficar, próximo das principais atrações. Os preços podem ser um pouco mais salgados, mas é possível economizar com transporte. A oferta de linhas de ônibus por lá é grande (caso queira ir para outras regiões), bem como as opções de lojas, bares e restaurantes.

Borgo Trento: bairro bastante charmoso em Verona, possui um dos grandes atrativos turísticos da cidade: a Ponte Scaligero. Fica fora do centro histórico, mas não tão distante (cerca de 1,5 km), e é endereço de excelentes restaurantes.

Porta Nuova: ótima região onde ficar em Verona, perto da estação de trem de mesmo nome. É a melhor escolha caso você vá usar a cidade como uma base para se hospedar e conhecer outros destinos da região do Vêneto. Por ficar fora do circuito turístico, os preços dos hotéis são mais convidativos.

Porta Vescovo: do outro lado do rio Adige, uma boa opção é a Porta Vescovo. A 20 minutos de caminhada do centro, tem valores bem em conta por não ficar do lado das atrações principais, mas, ainda assim, não fica longe. Também há uma estação de trem ali perto e é outra região ótima para quem pretende utilizar o trem com frequência. Por lá, há restaurantes, bares e mercadinhos. É um local bem seguro, não há com o que se preocupar.

Confira, abaixo, as melhores hospedagens nesses quatro bairros!

Onde ficar em Verona

  • Living Arena – Via dei Mutilati, 3, Verona
  • Hotel Accademia Via Scala, 12, Verona
  • Arsenale Suites Piazza Arsenale, 6, Verona 
  • Alla Riva Lungadige Attiraglio, 1, Verona  
  • Ark Hotel – Viale L. dal Cero, 1, Verona
  • Albergo Mazzanti – Via Mazzanti, 6, Verona

Passeios em Verona

Castelvecchio

Principais pontos turísticos da cidade italiana

Um dos principais centros urbanos do norte da Itália, Verona é também um destino muito turístico com paisagens deslumbrantes a cada esquina.

A cidade que tem Romeu e Julieta como protagonistas parece cenário de filme romântico: cada cantinho é interessante na cidade do amor. Sua arquitetura, ruas, praças e palácios contam a sua história e a tornam um destino incrível para fazer turismo na Europa.

Quer conhecer os melhores passeios em Verona? Vem com a gente!

  • Piazza Bra – Porta de entrada dos visitantes para o centro histórico, essa praça é uma das mais conhecidas de toda a Itália. O acesso à ela é feito por meio dos Portões da Piazza Bra (a cidade tem vários desses portais) e ao seu redor ficam prédios importantes, como o Palácio della Gran Guardia, o Municipio di Verona e a Arena de Verona.
  • Arena de Verona – Uma espécie de “Coliseu de Verona”, trata-se de um anfieteatro romano muito bem conversado. A arena pode ser visitada internamente e abriga diferentes espetáculos ao longo do ano.

Uma das curiosidades dessa construção é que ela sobreviveu quase que intacta ao terremoto de 1117, mantendo-se bem preservada até os dias atuais.

  • Casa de Julieta – Um clássico de Verona é a casa onde possivelmente viveu Julieta, da história imortalizada por Shakespeare. A antiga construção tem um pátio (com acesso gratuito), onde está uma estátua de bronze de Julieta, e a residência (acesso pago), onde fica uma sacada de onde Julieta ouvia as juras de amor de Romeu.

A crença que ronda o lugar é de a pessoa que esfrega a mão sob o seio da estátua de Julieta tem sorte no amor. Além disso, casais apaixonados deixam bilhetes e cadeados nas paredes da entrada.

Por ser uma atração muito popular entre turistas, é também muito cheia. Portanto, vá ao local com um pouco de paciência para disputar o espaço com outras pessoas.

  • Casa de Romeu – Não tão famosa quanto à casa de sua amada Julieta, a Casa de Romeu pertenceu a ele e sua família, os Montecchio. A casa tem um exterior bem conservado e uma fachada em estilo gótico do século 19. Parece até um castelo, com a sua torre de agachamento e o alto muro defensivo.

Por ser um local privado, não é possível visitá-lo internamente.

  • Tumba dos Scaligeri – A tumba dos Scaligeri ou Arche Scaligere é mais um dos tradicionais passeios em Verona, presente na maioria dos roteiros turísticos. O complexo funerário em estilo gótico abriga a sepultura de alguns membros da família Scala, uma dinastia que governou a cidade e foi de grande importância para o seu desenvolvimento.
  • Piazza dei Signori – Essa importante praça de Verona é cercada por edifícios conectados e arcos muito bonitos, como o Arco della Costa. No centro da Piazza dei Signori está um monumento dedicado a Dante Alighieri e ao seu redor prédios como o Palazzo degli Scaligeri, Palazzo dei Capitanio e a Loggia dei Consiglio, que já abrigou muitas reuniões do conselho da cidade.
  • Basílica de San Lorenzo – É uma pequena igreja, uma das mais antigas de Verona, com belas obras de arte em seu interior. O acesso é por um corredor na Corso Cavour.
  • Ponte Pietra – Principal cartão-postal de Verona, a Ponte Pietra é uma ponte romana que une as duas margens da cidade, separadas pelo rio Adige. É uma ponte bem bonita e com as mais belas vistas da região. A partir dela, é possível ver alguns dos monumentos mais importantes de Verona, incluindo o seu Duomo.
  • Castelvecchio – Construído no século 14 pela família Della Scala, o Castelvecchio servia como proteção contra inimigos e revoltas populares. O complexo possui enormes muros, torres, pontes levadiças e uma ponte fortificada, que eram responsáveis por proteger a fortaleza. 

Atualmente, o castelo é lar do Museu Cívico de Castelvecchio, que abriga obras de artistas importantes, como Pisanello, Mantegna, Veronese e Tintoretto.

Quanto custa viajar para Verona?

Mural de cadeados na Casa de Julieta

Quanto custa visitar o destino que inspirou Shakespeare

Verona está localizada na região do Vêneto, no norte da Itália, às margens do rio Adige e a apenas 15 km do belíssimo Lago di Garda, na divisa com a Lombardia.

A cidade fica a 500 km de distância da capital Roma, enquanto outros destinos estão mais próximos, como Veneza (100 km), Bolonha (140 km), Milão (155 km) e Florença (245 km).

Aeroporto Verona Villafranca, a 12 km do centro, não recebe voos vindos diretamente do Brasil, mas opera viagens a partir das principais cidades italianas e de vários países europeus.

Se você está saindo do Brasil, a melhor opção é desembarcar no Aeroporto Internacional de Milão e pegar outro voo para Verona.

A partir de Milão ou Veneza, você também pode viajar de trem, com desembarque na estação Verona Porta Nuova

  • Passagens – Opções a partir de: Rio R$ 4.364 e São Paulo R$ 2.872.
  • Aluguel de carro – Categoria econômica R$ 314 a diária / veículos SUV R$ 673 a diária (preço médio para no mínimo 3 dias).
  • PasseiosCasa de Julieta: 6 euros (interior da casa); pátio tem acesso gratuito; Arena de Verona: 10 euros (bilhete completo); Museu do Castelvecchio: 6 euros.
  • Hospedagens – Com R$ 290, é possível fazer reserva de uma diária em um hotel 3 estrelas. Para hotéis mais luxuosos, espere desembolsar a partir de R$ 1.324 por noite.

Quantos dias são necessários para conhecer Verona?

O tempo ideal para conhecer Verona e explorar o destino por completo é de quatro dias, especialmente para quem nunca foi lá. Estima-se que numa viagem de quatro dias para a cidade é necessário ter na faixa de R$ 3.000 a R$ 4.000, exceto as passagens aéreas, para um roteiro sem muitos luxos. Com esse valor, dá para fazer os principais passeios, comer fora todas as refeições, pegar um táxi e se hospedar num hotel 3 estrelas.  

iFriend: Guia de viagem Verona

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Conheça os iFriends em Verona e divirta-se!

Verona, a cidade de Romeu e Julieta, espera sua visita!

iFriend. Find a Friend. Enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?