HomeGuia de viagem Barranquilla

Guia de viagem Barranquilla

barranquilla-colombia-ifriend-capa
Foto: Prefeitura de Barranquilla
Um guia completo de Barranquilla para você!

Barranquilla é uma cidade da Colômbia, capital do departamento do Atlântico. Localiza-se no norte do país, às margens do rio Magdalena (o maior afluente colombiano) e perto do mar das Caraíbas.

É a quarta maior cidade da Colômbia, com cerca de 2 milhões de habitantes.

Barranquilla é lar do carnaval mais animado do país e um dos principais centros culturais da América do Sul.

Descubra como chegar, o que fazer, onde ficar, onde comer e muito mais no guia de viagem de Barranquilla do iFriend.

História de Barranquilla

Diferente de cidades colombianas como Bogotá e Cartagena, Barranquilla não foi fundada durante a época da colonização espanhola na América. Sua história remonta a 1620, quando pequenas aldeias foram formadas em busca de água.

Em 1813, foi estabelecida legalmente como uma vila pelo Governador do Estado Livre de Cartagena das Índias, Manuel Rodríguez Torices.

Foi nos dias da independência, pelas mãos de Simón Bolívar, em 1820, que Barranquilla ganhou vida e, a partir desse momento, começou a crescer e se estabelecer como uma metrópole na costa caribenha da Colômbia.

Graças à sua geografia privilegiada, Barranquilla possui um dos portos de maior importância para o país e, por isso, a cidade ficou também conhecida como a “Porta de Ouro” da Colômbia. Isso lhe permitiu se posicionar como um município com um alto potencial para o desenvolvimento econômico e industrial. 

Destino turístico nacional e internacional, em suas ruas a cultura transborda. O carnaval de Barranquilla, o mais popular do país, foi declarado Patrimônio Cultural da Nação pelo Congresso da Colômbia em 2001 e Obras-primas do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2003.

Por que visitar Barranquilla?

Vista do centro histórico e da cidade de Barranquilla

Conheça um dos mais espetaculares destinos latino-americanos

Um dos destinos mais imperdíveis da América Latina e de muitas semelhanças com o Brasil: o carnaval de Barranquilla é o seu maior evento cultural, a música é celebrada pelos quatro cantos, o povo é carismático e belas praias estão a poucos minutos do centro.

Barranquilla é um lugar onde a tradição se une à modernidade. Um dos centros culturais da Colômbia, reúne fabulosos museus e também tem uma vida noturna agitada.

A arte se faz presente nas ruas, feiras, galerias e em seu solo fértil. Nasceram em Barranquilla artistas reconhecidos internacionalmente, como a cantora Shakira, a atriz Sofia Vergara, entre outros que lá viveram e conquistaram prestígio mundial.

O centro histórico, tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, é a casa de edifícios de grande importância para a identidade nacional.

Você também pode conhecer essa cidade moderna, folclórica e histórica. Queremos te ajudar a planejar a sua viagem para um dos melhores destinos latino-americanos. Confira!

Qual idioma se fala em Barranquilla?

O idioma oficial da Colômbia é o espanhol. Você pode ficar tranquilo, pois os brasileiros costumam se virar bem.

Que moeda levar para Barranquilla?

O peso colombiano é a moeda oficial da Colômbia.

É mais vantajoso levar os seus reais para Barranquilla e comprar a moeda local nas casas de câmbio de lá. Levar dólares ou euros também é uma boa ideia e, inclusive, esses são mais amplamente aceitos nesses estabelecimentos.

O que fazer em Barranquilla?

Igreja de San Nicolás

Roteiro de três dias na cidade colombiana

Entre museus, parques e praias incríveis, não faltam atrativos turísticos esperando por você em Barranquilla.

Preparamos um roteiro de três dias para a sua visita à “Porta de Ouro” da Colômbia, contemplando as principais atrações, como o Gran Malecón, o Museu de Arte Moderna, a Galeria de Arte Bojanini e o Parque Cultural do Caribe.

Veja o que fazer em Barranquilla!

Primeiro dia

Comece sua visita a Barranquilla no Parque Cultural do Caribe, localizado no centro histórico, nas proximidades do Paseo Bolívar.

Por lá, você irá encontrar espaços para apresentações, áreas verdes, parquinho infantil, bibliotecas, uma sala dedicada ao escritor Gabriel García Márquez e até o riquíssimo Museu do Caribe, o mais completo da cidade.

Dedique pelo menos duas horas do seu dia a esse incrível parque antes de partir para uma caminhada por Paseo Bolívar, uma das regiões mais movimentadas do centro da cidade.

Nessa área, você pode visitar o Parque Gaitán, o Parque das Eculturas, a Igreja de São Roque e a Igreja de San Nicolás. 

Caminhe pelas ruas como um genuíno morador local. Aproveite para experimentar as arepas colombianas, um lanche servido tantos nos restaurantes quanto nas barracas de rua.

Um lugar bacana para almoçar é o La Cueva, restaurante que se tornou ponto turístico, pois era local favorito de alguns dos artistas, escritores e intelectuais mais famosos da Colômbia, entre eles Gabriel García Márquez.

Depois é hora de seguir para a próxima atração: o Museu de Arte Moderna, que estará a poucos minutos do restaurante.

O museu possui obras de artistas importantes tais como Fernando Botero, Karel Appel, Ángel Loochkartt, Enrique Grau, Alejandro Obregón, Salvador Dalí, entre muitos outros. É um prato cheio para quem curte museus.

À noite, uma boa pedida é jantar na Picasso Ostrería, um restaurante de preço justo e decoração animada. Não deixe de provar os coquetéis de camarões e o salpicão de lisa com arroz de coco.

Segundo dia

Inicie o seu segundo dia na cidade visitando o Zoológico de Barranquilla, lugar de 500 exemplares de 140 espécies, com exibições de animais a céu aberto, incluindo leões, elefantes, flamingos e muito mais.

Neste zoo, você vai aprender sobre a vida dos animais que estão em perigo de extinção, como a vaca-marinha, o urso-de-óculos e o ratão-do-banhado. É um passeio muito legal para famílias com crianças, pois os pequenos ficam encantados – e os adultos também, é claro.

Próximo ao zoológico, está o bairro El Prado, o mais elegante da cidade com suas belas paisagens, como a longa Praça da Paz e a Catedral Metropolitana María Reina, que possui um estilo modernista. Outros pontos de interesse são o Parque das Américas, o Parque dos Fundadores e o Museu Romântico.

Um excelente restaurante para almoçar nas proximidades é o Fogón Marino. Vale ir até lá para experimentar o prato típico de Barranquilla, o arroz de lisa – preparado com um peixe bastante comum na região do encontro do rio Magdalena com o mar. 

Em seguida, um passeio obrigatório para os amantes da arte é a Galeria de Arte Bojanini, um lugar onde você pode comprar objetos decorativos que celebram a cultura caribenha. Mesmo se você não for comprar, vale a visita para apreciar a variedade de itens e a qualidade das artes.

Para curtir a noite, o bairro de Alto Prado é famoso por seus restaurantes e bares, que garantem diversão em qualquer época do ano, além de oferecer atrações como o Centro Comercial Villa Country.

Terceiro dia

No seu último dia em Barranquilla, acorde bem cedo para fazer um passeio diferente e distante do centro da cidade.

A 45 minutos de trem da região central, o Bocas de Ceniza é a desembocadura do rio Magdalena no mar do Caribe, um verdadeiro espetáculo da natureza que não pode faltar no seu roteiro.

Vá de tênis para caminhar entre as rochas e ver as porções de águas de diferentes cores. A viagem de trem deixa tudo mais divertido e torna o passeio mais incrível!

Na volta ao coração de Barranquilla, é hora de conhecer uma atração que não deu tempo nos outros dois dias e que merece muito a sua atenção, o Museu do Carnaval, dedicado a preservar a memória histórica do carnaval de Barranquilla.

O espaço oferece exposições permanentes sobre os carnavais mais importantes do mundo, coleção de trajes do carnaval de Barranquilla, sala audiovisual com exibição de documentário, além de exposições temporárias.

Para encerrar suas andanças por esse incrível destino colombiano, não espere anoitecer e dirija-se ao Gran Malecón, com 5 quilômetros ao longo da margem ocidental do rio Magdalena. A zona possui uma oferta gastronômica, desportiva, cultural e recreativa variada. 

É um delicioso passeio de fim de tarde para relaxar, com ampla área para as crianças brincarem e um ótimo pôr do sol. Também pode ser um passeio romântico, com belas vistas do rio.

Recomendamos ir no fim de tarde/noite por conta do calor que faz durante o dia.

Quando visitar Barranquilla?

Gran Malecón.
Foto: Reprodução/archdaily.mx

Descubra quais os meses de alta e baixa temporada em Barranquilla

O clima em Barranquilla é quente o ano inteiro, com temperatura média de 27°C.

O turismo na cidade é possível durante as quatro estações, pois não costuma chover muito na região. Os meses mais úmidos vão de agosto a outubro, mas no restante do ano é bastante improvável que a chuva venha a dar o ar da graça.

A alta temporada acontece de dezembro a março, especialmente na semana de carnaval. Quem for viajar nessa época precisa fazer a reserva de hospedagem com o máximo de antecedência possível, pois o período festivo em Barranquilla atrai foliões do mundo todo.

Os meses de baixa temporada são abril, maio, outubro e novembro.

Alta Temporada

  • Prós – A cidade recebe mais visitantes e fica mais animada, com mais opções de lazer.    
  • Contras – Preços mais altos e pontos turísticos mais cheios.   

Baixa Temporada

  • Prós – Preços mais baixos e pontos turísticos mais vazios e tranquilos para visitar.  
  • Contras – Mais chance de chover, dependendo do mês escolhido para a viagem.

Praias em Barranquilla

Praia Salgar, em Puerto Salgar, no departamento do Atlântico
Foto: Reprodução/playasdecolombia.net

Veja onde curtir as férias na belíssima costa caribenha

A poucos minutos de Barranquilla, os turistas encontram praias para todos os gostos. Abaixo, listamos as mais frequentadas e que valem a visita na sua viagem de turismo na Colômbia!

  • Praias de Salgar – Umas das mais procuradas pelos visitantes, as Praias de Salgar têm ótima infraestrutura e badalação, mesmo fora dos fins de semana. É um excelente lugar para ir com a família ou amigos, tomar sol, praticar esportes na areia e saborear frutos do mar.
  • Praia do Porto Colômbia – Outra sugestão de praia deliciosa é a Praia do Porto Colômbia. Com um público mais diversificado, ela se torna um ambiente de lazer cheio de possibilidades e curtição.
  • Praia de Abello – Se preferir um recanto mais sossegado, a Praia de Abello é perfeita para o seu descanso e a sua principal companhia será a natureza.

Gastronomia em Barranquilla

Arroz com coco, frutos do mar e bananas fritas: gastronomia em Barranquilla

Pratos mais populares e restaurantes

A culinária em Barranquilla é caracterizada pela influência das culturas indígena, hispânica e africana. Os pratos mais típicos são o arroz de lisa e o sancocho de guandú.

O primeiro trate-se de um prato no qual o ingrediente principal, além do arroz, é um peixe marinho chamado lisa, muito comum na área da foz do rio Magdalena.

Já no sancocho de guandú, uma espécie de sopa, o protagonista da receita é o guandú, uma leguminosa típica da região, embora sua origem pareça ser africana. Carne salgada, inhame, mandioca e banana madura também são adicionados.

Por ser uma cidade ao norte do país, na fronteira com o mar do Caribe, Barranquilla também tem muito peixe presente nas suas refeições. O mesmo acontece com a mandioca e a batata, herdadas dos índios nativos.

Outra comida típica do Caribe é o arroz com coco. Com um toque doce, esse arroz geralmente é usado como acompanhamento de peixe frito ao lado de patacones e salada fresca.

patacón, inclusive, é um dos acompanhamentos indispensáveis nas refeições colombianas e você poderá apreciá-lo em todo o país. É preparado com banana verde frita, depois esmagada e frita novamente.

Há muitas outras delícias para você provar na sua viagem a Barranquilla. A Colômbia tem uma cozinha rica, com pratos alegres e coloridos que irão te encher os olhos.

Separamos alguns restaurantes onde você pode experimentar as famosas comidas do Caribe colombiano e conhecer o que há de melhor na gastronomia em Barranquilla!

Restaurantes em Barranquilla

  • Fogón Marino – Cra. 43 #72-46, Barranquilla
  • Picasso Ostrería – entre Carrera 47 y Olaya Herrera, Cl. 60 #46-52, Barranquilla
  • La Cueva – Cra. 43 #59-03, Barranquilla
  • Mistura Barranquilla – Cra. 52 #76-126, Barranquilla
  • Restaurante Cuzco – Cra 52 #76-188 local 1, Casa Quinta, Barranquilla
  • Rukuto Restaurante – Küçük Cl. 87 #47-88, Barranquilla
  • Palo de Mango – Cra. 55 #75-67, Barranquilla
  • Itamar Restobar – Cl. 85 #45-56 local 1, Barranquilla
  • Lobo Cocktail Bar – No. 53 Calle 98 #40, Barranquilla
  • Varedero – Cra. 51B # 79 – 97, Barranquilla

Onde ficar em Barranquilla

Barranquilla Plaza Hotel.
Foto: Reprodução/hbp.com.co

Melhores regiões e hotéis

Barranquilla é uma cidade grande e com um sistema público de transporte eficiente. No entanto, ficar hospedado fora das regiões turísticas pode ser sinônimo de perda de tempo e dinheiro.

Para ficar bem localizado, escolha um dos bairros onde estão as principais atrações, bares e restaurantes, como, por exemplo, El Prado, melhor lugar para se hospedar em Barranquilla.

Nesse charmoso bairro, é possível encontrar várias lojas, alguns pontos turísticos e ótimos locais para curtir a vida noturna. Além disso, El Prado é um bairro seguro e tranquilo e conta com hotéis modernos e elegantes.

Você também encontrará boas hospedagens nos arredores do Centro Comercial Buena Vista, o melhor shopping local, próximo ao Parque Washington e perto da Plaza de la Paz.

A seguir, listamos alguns dos melhores hotéis onde ficar em Barranquilla!

Onde ficar em Barranquilla

  • Hotel El Prado – Cra. 54 #70-10, Barranquilla
  • Hotel NH Collection Barranquilla Smartsuites Royal Cl. 80 #51B – 25, Barranquilla
  • Barranquilla Plaza Hotel Cra. 51B #79-246, Barranquilla
  • Hotel Estelar en Alto PradoCl. 76 #No. 56 29, Barranquilla  
  • Hilton Garden Inn Barranquilla – Cra 53, Calle 100-86, Barranquilla  
  • Windsor Hotel Barranquilla – Cl. 84 #46-07, Barranquilla

Passeios em Barranquilla

Museu do Carnaval.
Foto: Reprodução/archdaily.mx

Os principais pontos turísticos

Procurando experiências únicas em Barranquilla? A cidade referência para os colombianos possui uma vasta oferta de atividades culturais e recreativas, paisagens naturais encantadoras e boas oportunidades de compras.

A “Porta de Ouro” da Colômbia guarda muitas surpresas em meio à atmosfera jovem e vibrante de suas ruas. Na sua viagem, não faltará história, arte, beleza e diversão.

Conheça mais sobre os passeios em Barranquilla!

  • Parque Cultural do Caribe e Museu do Caribe – O Parque Cultural do Caribe é o principal centro cultural de Barranquilla,composto por jardins, espaços para apresentações, teatros a céu aberto, parquinho, bibliotecas e uma de suas atrações mais importantes, o Museu do Caribe, o mais completo da cidade.

O parque fica no centro e ocupa mais de 20 mil m². Seu objetivo é proteger e promover os patrimônios culturais e históricos do Caribe. Não deixe de visitar o complexo e fazer um dos mais incríveis passeios em Barranquilla!

  • Paseo Bolívar – Avenida mais importante da cidade, o Paseo Bolívar é o lugar ideal para conhecer a rotina dos moradores locais. A região não é muito turística, mas é movimentada e repleta de lojas e oferece uma experiência bastante genuína em Barranquilla.

Inicie seu tour pela estátua de Simón Bolívar, visite as atrações nos arredores da Plaza de San Nicolás, não deixe de conhecer o grande Mercado Público e aproveite para experimentar a culinária local em um dos restaurantes do Paseo Bolívar.

  • Museu de Arte Moderna – O Museu de Arte Moderna de Barranquilla oferece uma série de mostras da arte moderna e contemporânea, além de serviços artísticos, educacionais e culturais. O espaço preserva a memória artística com ênfase no Caribe colombiano, promovendo um diálogo entre o artista, sua obra e o espectador.

O MAMB conta com uma biblioteca, um auditório e uma moderna sala de exposições, com obras de importantes artistas como Fernando Botero, Enrique Grau, Salvador Dalí e Alejandro Obregón.

  • Zoológico de Barranquilla – O Zoológico de Barranquilla é uma atração interessante, com 550 animais de 140 espécies distintas, algumas delas em vias de extinção como a águia, o condor, o flamingo, o manatim e o urso-de-óculos.

O local dispõe de tours guiados e atividades recreativas e educativas para enriquecer a sua experiência, como o Descubra o seu Zoo, aos fins de semana.

  • Bocas de Ceniza – Ponto do mapa onde o rio Magdalena se encontra com o mar do Caribe, Bocas de Ceniza é um dos mais imperdíveis passeios em Barranquilla.

Nessa região, apenas uma estreita faixa de terra separa o rio do mar e você pode percorrer o trecho a bordo de um vagão de trem artesanal. Para complementar o passeio, você pode visitar uma pequena vila de pescadores que desenvolveu um método bastante inusitado para pegar peixes: a pesca com pipas.

  • Museu do Carnaval – La Casa Del Carnaval, o Museu do Carnaval, estálocalizado no coração de Barranquilla, no tradicional bairro do Abajo, dentro do circuito histórico e do corredor cultural da cidade. Sua missão é a investigação, preservação, divulgação e exposição das manifestações e tradições que compõem o carnaval de Barranquilla.

O museu foi criado como um espaço onde as pessoas experimentariam o carnaval muito de perto, tendo a oportunidade de apreciar seus desfiles, trajes tradicionais e comemorações que deram vida a um dos festivais mais representativos do país.

Nesta atração, você poderá conhecer a história do carnaval na Colômbia e no mundo, sons, cores, coreografias, personagens, trajes das rainhas etc.

  • Gran Malecón – Uma maravilhosa área à beira do rio Magdalena, o Gran Malecón está dividido em quatro setores: gastronômico, recreativo, esportivo e cultural.

Conta com barracas de comida e restaurantes, árvores e deliciosos espaços verdes, campo de futebol e anfiteatro. É um ótimo passeio noturno em Barranquilla.

Quanto custa viajar para Barranquilla?

Carnaval de Barranquilla.
Foto: Flickr

Confira preços de passagens aéreas, aluguel de carro e passeios

Barranquilla é uma cidade da Colômbia, localizada no norte do país em uma região conhecida como Caribe Colombiano, na foz do rio Magdalena.

A cidade fica a 1.000 km da capital Bogotá, mas está bem mais perto de outros destinos famosos, como Cartagena das Índias (120 km) e Santa Marta (100 km).

O Aeroporto Internacional Ernesto Cortissoz (BAQ) fica a 7 km do centro da cidade. Para sair de lá, a maneira mais fácil é o táxi, já que as linhas de ônibus locais não param nos terminais. Não há voos diretos entre Brasil e Barranquilla, mas empresas como a Copa Airlines, Avianca e LATAM oferecem rotas com uma ou duas conexões, em geral em Bogotá ou na Cidade do Panamá.

Empresas de ônibus como a Copetran, Berlinas e Expreso Brasília partem de diversas cidades da Colômbia, a exemplo de Bogotá, Medelín e Cartagena, rumo a Barranquilla.

  • Passagens – Opções a partir de: Rio R$ 1.173,00 e São Paulo R$ 1.139,00.
  • Aluguel de carro – Categoria econômica R$ 138,00 a diária / veículos SUV R$ 299,00 a diária (preço médio para no mínimo 3 dias).
  • Passeios – Zoológico: $ 22.000; Museu do Carnaval: $ 14.000; Museu de Arte Moderna: $ 5.000.
  • Hospedagens – Hotéis 3 estrelas custam em média R$ 128,00 a R$ 277,00 por noite. Na semana do carnaval, o preço das hospedagens sobe consideravelmente: um hotel com diária a R$ 139,00 pode chegar a R$ 727,00 na mesma acomodação. Reserve com antecedência.

Quantos dias são necessários para conhecer Barranquilla?

O tempo ideal para conhecer Barranquilla e explorar o destino por completo é de cinco dias, especialmente para quem nunca foi lá. Estima-se que numa viagem de cinco dias para a cidade é necessário ter na faixa de R$ 2.500,00 a R$ 3.500,00, exceto as passagens aéreas, para um roteiro sem muitos luxos. Com esse valor, dá para fazer os principais passeios, pegar um táxi, se alimentar bem e se hospedar num local confortável.

iFriend: Guia de viagem Barranquilla

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Conheça os iFriends em Barranquilla e divirta-se!

Barranquilla, um dos destinos mais especiais da Colômbia, espera sua visita!

iFriend. Find a Friend. Enjoy the ride.

Já pensou em visitar o seu próximo destino antes mesmo de estar lá?

Monte um roteiro com nossos iFriends e desbrave como local.

Nossos Guias

Que tal?