Hotéis, companhias aéreas e operadoras de turismo esperavam muito por esse momento – a reabertura das fronteiras da China. Depois de quase três anos de restrições impostas devido à pandemia de coronavírus, com viagens ao restante do mundo suspensas, finalmente os turistas chineses podem pegar um avião e sair do país rumo a algum destino onde tentem recuperar o tempo perdido.
Antes da pandemia, os viajantes chineses representavam a maior fonte de turistas internacionais do planeta. Esse fluxo foi interrompido em 2020 e mesmo quando países de todo o mundo afrouxaram suas medidas restritivas a viagens, a China decidiu manter a proibição do turismo internacional para os seus cidadãos, como parte da política oficial de “Covid zero”.
Mas no dia 8 de janeiro deste ano, o governo chinês abriu suas fronteiras, permitindo a entrada de visitantes estrangeiros e a saída de chineses ao exterior. Com isso, o interesse em viagens para destinos próximos, como Tailândia e Cingapura, cresceu significativamente. Por outro lado, os países mais distantes ainda estão à espera.
Entre os principais motivos para um retorno mais gradual, a parte de oferta sofre principalmente com o menor número de voos hoje do que de três anos atrás. Mesmo com 4 milhões de assentos em abril de 2023, mais do que o dobro de dezembro de 2022 (1,5 milhão), a previsão é de fechar o ano com um nível de tickets emitidos de 75% do ano de 2019. Já a parte de demanda encara uma mudança com mais chineses evitando os grandes grupos de viagens e tomando decisões sobre viajar com menor antecedência, para evitar surpresas causadas por fechamentos repentinos.
O Brasil, por sua vez, tem que ficar atento. O contexto mundial, com tensão entre China e EUA, malha aérea sendo reconstruída e chineses viajando mais sozinhos e menos em grandes grupos, pode abrir frentes de muitas oportunidades para o mercado brasileiro.
Vamos afiando o nosso inglês e nosso mandarim, preparando as indicações de restaurantes para nossos já maiores parceiros comerciais e que têm tudo para serem um dia grandes parceiros turísticos.
Gostou? Leia essa e outras notícias interessantes no blog da iFriend.
iFriend. Find a Friend. Enjoy the ride.
Comentar