HomeGuia de viagem: São Miguel das Missões

Guia de viagem: São Miguel das Missões

vista noturna sao miguel das missões
vista noturna sao miguel das missões
Você vai adorar conhecer São Miguel das Missões neste guia completo!

São Miguel das Missões é um município do estado do Rio Grande do Sul, que se consolida no cenário nacional como destino turístico histórico, cultural, religioso e de eventos. É uma das 26 cidades gaúchas que compõem a rota Caminho dos Jesuítas, que se estende por Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai.

Em São Miguel das Missões está localizado o Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo, que recebe visitantes de terças-feiras a domingos, onde estão as ruínas jesuítas da antiga redução. O nome do município, aliás, é uma homenagem ao anjo Arcanjo Miguel. 

Histórico de São Miguel das Missões

Sua história começa a ser contada em 1632, quando jesuítas fundaram uma redução em Itaiacecó, na margem direita do Rio Ibicuí, aos pés da Serra de São Pedro. A partir de 1637, os ataques dos bandeirantes contra os nativos na região forçaram o deslocamento da redução para as proximidades de Concepción. Em 1687, ocorreu um novo deslocamento e os habitantes se fixaram no local onde atualmente fica a cidade de São Miguel das Missões.

Na época dessa nova fundação a Redução de São Miguel Arcanjo contava com cerca de 4 mil habitantes. As condições econômicas melhoraram neste novo local devido à qualidade do pasto e da terra para a agricultura.

Em 1745, foi construído o Antigo Templo, que guarda ainda a grandiosidade arquitetônica, simbolismo imaterial da epopeia missioneira. As Ruínas de São Miguel Arcanjo foram reconhecidas em 1938, como Patrimônio Nacional, e em 1983, declaradas pela Unesco como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.  

Por que visitar São Miguel das Missões?

Para se reencontrar com nossas raízes!

São Miguel das Missões, situado na Região das Missões, é um destino que ficou conhecido por fazer parte do circuito turístico Rota Missões. A pequena cidade de quase 8 mil habitantes possui uma grande importância histórica, pois guarda a mais preservada missão jesuítica do país.

Além da grandiosidade das ruínas jesuíticas, completam o Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo o Espetáculo de Som e Luz, o Museu das Missões, o Sino e a Cruz Missioneira.

O turismo rural compreende o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas em São Miguel das Missões. Os viajantes podem viver uma experiência única nas fazendas da cidade, montando a cavalo, percorrendo trilhas nas mesmas propriedades e participando de refeições que revelam os costumes gastronômicos e culturais desta região.

Diversas agências organizam o roteiro do Caminho dos Jesuítas, contemplando, inclusive, países vizinhos, como Argentina e Paraguai. De acordo com o Ministério do Turismo, o corredor turístico recebe 250 mil visitantes todos os anos.

Veja também: Por que visitar São Miguel das Missões?

O que fazer em São Miguel das Missões?

Ruinas de sao miguel das missões
Ruinas de sao miguel das missões

Visitar lugares históricos com inesquecíveis paisagens

São Miguel das Missões é um dos destinos mais esperados por turistas que visitam a Região das Missões, no Rio Grande do Sul. A cidade preserva a história, a relação com as tribos guaranis e as tradições missioneiras com muito zelo.

Indicamos um roteiro de dois dias para que você possa conhecer com calma esse destino de ruínas, religião e misticismo. E se você tiver um terceiro dia de folga, adicionamos um bate-volta a Santo Ângelo, o maior município da Região das Missões.

Primeiro dia

A atração mais aguardada dessa viagem é, sem dúvidas, o Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo, cartão-postal da cidade. O local realmente possui uma energia diferente e desperta uma sensação ímpar. É por lá que você vai começar. Recomendamos que vá com um guia para conhecer os detalhes da história local.

Logo na entrada já é possível avistar a antiga igreja jesuítica. O templo começou a ser construído em 1735 e levou dez anos para ser finalizado. Em um dos pontos da igreja, se você olhar para cima verá que a junção das paredes e do teto forma uma cruz missioneira. É belíssimo.

Outra atração dentro do sítio arqueológico é o Museu das Missões, que tem muitas obras sacras, incluindo sinos e esculturas.

Depois de passear bastante pelo lugar, é hora de sair para o almoço. Na saída do sítio arqueológico, há algumas lojas de artesanato onde você pode aproveitar para comprar lembrancinhas.

Após o almoço, você pode fazer um city tour pela cidade. Para isso, embarque no Dindinho Missioneiro, uma espécie de vagão puxado por um carro. O passeio é feito mediante agendamento e passa em pontos como o centro da cidade e a Praça Guarani, onde fica o Monumento de São Miguel Arcanjo e a Igreja Matriz São Miguel Arcanjo. 

Encerre o dia no Espetáculo de Som e Luz nas ruínas. Ele acontece diariamente, às 20h, e é imperdível em São Miguel das Missões.

Segundo dia

Se você deseja conhecer a fundo um pouco da vida na roça, o Borraio Minhas Origens fica no interior de São Miguel das Missões, na localidade de Mato Grande. A residência fica a 10 km do centro.

Na propriedade, Jânio e Giane Guasso apresentam o que eles chamam de “Museu do Colono”. É uma área muito simples que reúne antiguidades que simbolizam a vida na roça. O acervo conta com mais de 500 peças que preservam a história dos colonizadores gaúchos e italianos da cidade.

É possível conhecer um pouco da vida rural, fazer passeio a cavalo, ver animais da propriedade e provar um delicioso café, servido pela família de Jânio. 

Na volta para o centro, é hora de visitar o Manancial Missioneiro. O empreendimento, comandado pelo pesquisador Valter Braga, oferece atividades místicas e Valter prepara um lindo ritual com erva-mate. O Manancial funciona também como um museu. Lá são preservadas peças que restaram pós-guerra guaranítica e que fizeram parte da história missioneira, todas elas coletadas pelo pesquisador.

Em seguida, bem próximo ao centro da cidade está a Fonte Missioneira, única das sete fontes jesuíticas que foi encontrada na região. Ela foi descoberta durante uma escavação, em 1983, e hoje funciona como ponto turístico.

Para fechar o segundo dia, indicamos um jantar no Restaurante e Pizzaria Recantus, referência em São Miguel das Missões.

Terceiro dia

Santo Ângelo é uma das principais cidades da Rota Missões, ponto de partida para muitos roteiros. Se tiver o terceiro dia livre, faça um bate-volta para esse destino com belezas arquitetônicas únicas e lugares que remetem ao período jesuítico-guarani, a apenas 50 minutos de São Miguel das Missões.

Comece pelo centro histórico. Na Praça Pinheiro Machado estão os atrativos que mais encantam os visitantes. A entrada oficial da praça é feita por um pórtico, que traz na estrutura duas imagens: uma do Anjo Custódio das Missões e outra simbolizando um missioneiro. 

Ao fundo da Praça Pinheiro Machado, está uma das vistas mais belas da cidade: a Catedral Angelopolitana, com traços renascentistas e barrocos.

De lá, siga para o Museu Municipal José Olavo Carvalho, no centro histórico mesmo. É um passeio muito válido, principalmente para quem quiser se aprofundar na história da região. O local abriga valiosos materiais do período jesuítico-guarani, além de uma maquete da antiga redução de Santo Ângelo Custódio. 

Agora sim, uma pausa para o almoço. Nossa dica é o Restaurante Quick, com opções a la carte, buffet livre ou a quilo.

Antes de voltar para São Miguel das Missões, visite o Centro Municipal de Cultura, um ponto turístico importante de Santo Ângelo. No local está o Acervo Tupambaé, que conta a história dos índios no período das reduções jesuíticas, e também o Museu do Cinema.

Veja também: o que fazer em São Miguel das Missões

Quando visitar São Miguel das Missões?

Ruinas de sao miguel das missões
Ruinas de sao miguel das missões

Um destino para ser visitado o ano inteiro

A melhor época para visitar a região das missões são os meses mais quentes, entre outubro e maio.

Em geral, os meses de verão no Rio Grande do Sul, entre dezembro e março, são bastante quentes com temperaturas máximas em torno dos 30°C. Essa é a alta temporada em São Miguel das Missões.

Os invernos entre junho e setembro são moderadamente frios, com temperaturas mínimas em torno de 11°C. As temperaturas máximas ficam entre 18°C e 20°C. Os meses de inverno são também os mais úmidos, com maior chance de chuva.

As estações intermediárias, primavera e outono, têm temperaturas amenas e agradáveis na maior parte do estado.

Alta Temporada

  • Prós – A cidade fica mais animada, com maior fluxo de turistas.    
  • Contras – Os preços cobrados nas hospedagens podem ficar um pouco mais salgados. Além disso, pode fazer bastante calor em alguns dias.

Baixa Temporada

  • Prós – A cidade fica mais vazia e os preços cobrados nas hospedagens são mais camaradas.    
  • Contras – Se você busca um destino mais animado, com mais turistas circulando pelas ruas e mais chances de fazer amizades, a baixa temporada não é para você.  

Veja também: Quando visitar São Miguel das Missões?

Gastronomia em São Miguel das Missões

Todos os sabores do Rio Grande do Sul

Segundo estudos, os alimentos cultivados nas reduções, inclusive São Miguel Arcanjo, eram plantados pelos guarani no século XVII. Era uma culinária baseada em frutos da terra como o milho, a mandioca, a batata doce, abóbora, amendoim e frutas silvestres. Esses produtos são relevantes até hoje na região, sendo colocados à mesa e consumidos pelos missioneiros.

Atualmente, podemos destacar diversos pratos típicos na região das missões. Alguns, inclusive, fazem parte da culinária gaúcha, sendo consumidos em todo o estado, mas originários da região missioneira. São eles: churrasco preparado no espeto e churrasqueira ou vala de chão, acompanhado de mandioca cozida ou farinha de mandioca; arroz carreteiro; arroz de china; doce de abóbora; ambrosia; cuscuz missioneiro; entre outros.

Em São Miguel das Missões, há restaurantes que servem essas delícias, bem como peixes, pizzas e sanduíches.

Restaurantes em São Miguel das Missões

  • Restaurante Meu Cantinho – Rua São Nicolau, 824
  • Aldeia Grill – Rua João Hugo Machado, 2-290
  • Restaurante Sabor Missioneiro – Av. Borges do Canto, 1926  
  • Restaurante e Pizzaria Recantus – Av. Borges do Canto, 1344 
  • Restaurante Pixé – São Miguel, 664
  • Café do Parque – Rua São Borja, 730 

Veja também: Onde comer em São Miguel das Missões?

Hotéis em São Miguel das Missões

Franciscana São miguel das missões
Franciscana São miguel das missões

Aconhechego e bem-estar por um valor justo.

São Miguel das Missões não apresenta uma ampla variedade de hospedagens, porém existem alguns empreendimentos aconchegantes e que podem tornar sua estadia memorável.

Pousadas e Hotéis em São Miguel das Missões

  • Tenondé Park Hotel – Rua São Miguel, 664
  • Pousada das Missões – Rua São Nicolau, 601
  • Hotel Barichello – Av. Borges do Canto, 1555 
  • Albergues da Juventude e Turismo Jovem – Rua São Borja, 601

Passeios em São Miguel das Missões

Cruz Franciscana São miguel das missões
Cruz Franciscana São miguel das missões

Lugares históricos com paisagens naturais inesquecíveis

São Miguel das Missões é um destino incrível, que guarda vestígios muito relevantes da nossa história e merece ser conhecido. Confira os principais passeios para fazer na cidade!

  • Sítio Histórico São Miguel Arcanjo – O Sítio Histórico São Miguel Arcanjo é um conjunto de ruínas da antiga redução de São Miguel Arcanjo, integrante dos chamados Sete Povos das Missões e um dos principais vestígios do período das Missões Jesuíticas dos Guarani em todo o mundo. O sítio, declarado Patrimônio Mundial pelo UNESCO, é visitado por turistas de todo mundo, especialmente da Argentina, Paraguai, Uruguai e países da Europa. O sítio faz parte do roteiro internacional Iguassu-Missiones.
  • Espetáculo de Som e Luz – O mais antigo espetáculo sem interrupção no Brasil faz com que seja possível compreender melhor a saga dos Jesuítas e Índios Guaranis: como surgiram, desenvolveram-se e foram destruídos os 7 Povos das Missões. Com duração de 48 minutos, é apresentado todos os dias ao anoitecer em frente à Igreja do Sítio Arqueológico.
  • Museu das Missões – O museu está localizado no Sítio Histórico São Miguel Arcanjo, com esculturas e peças guarani dos séculos XVII e XVIII que formam uma das mais ricas coleções de arte sacra do Brasil e de todo o Mercosul. O lugar foi projetado pelo renomado arquiteto brasileiro Lúcio Costa em 1940.
  • Fonte Missioneira – A Fonte Missioneira é uma obra arquitetônica do período Barroco Jesuítico-Guarani com mais de 300 anos. Construída em pedra grês, foi descoberta em 1982 e restaurada em 1983, e está localizada a 1 km do Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo. A água colhida nesta fonte servia para o uso na redução, mas também para banhar-se, pois os levantamentos arqueológicos que atualmente estão sendo feitos mostram que abaixo dela há uma série de piscinas que possivelmente serviriam de local para o lazer dos indígenas. 
  • Fazenda da Laje – O principal local de retirada das pedras para a construção da redução jesuítica, a 18 km do centro da cidade, você encontrará um atendimento qualificado, feito pelos proprietários, com a alegria, receptividade e simplicidade do povo missioneiro. A Fazenda da Laje abriga impressionantes vestígios de uma das pedreiras missioneiras usadas no século XVIII pelos índios guaranis e padres jesuítas para a construção dos prédios de São Miguel Arcanjo. Cercada de uma bela paisagem gaúcha, a fazenda possui estrutura preparada para o turismo rural com muita história, gastronomia típica, passeios a cavalo, trilhas de caminhada, natureza exuberante e muito mais.
  • Aldeia Guarani – Visitar uma aldeia Guarani é mergulhar milhares de anos na antropologia formativa da América Latina, conhecer seus costumes, seu modo de ser e de viver, poder comprar seus artesanatos ou percorrer um caminho impregnado com os componentes dessas aldeias. Não perca a visitação à aldeia de São Miguel das Missões, perto do centro da cidade.

Veja também: Passeios em São Miguel das Missões

Quanto custa viajar para São Miguel das Missões?

Ruinas de sao miguel das missões
Ruinas de sao miguel das missões

Muito menos do que você imagina!

São Miguel das Missões é um município do estado do Rio Grande do Sul, próximo da fronteira com a Argentina. A cidade está situada a cerca de 55 km de Santo Ângelo e a 163 km de São Borja.

O município não dispõe de aeroporto.  Você terá que adquirir passagens aéreas para os aeroportos de Porto Alegre ou Santo Ângelo.

  • Passagens – Opções a partir de: Rio R$350,00 e São Paulo R$358,00.
  • Aluguel de carro – Categoria econômica R$114,98 a diária / veículos SUV R$211,48 a diária (preço médio para no mínimo 4 dias).
  • Passeios – Os passeios na cidade, em geral, não são caros. O ingresso para o Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo custa R$14,00 para adultos. Há atrações gratuitas, como a Fonte Missioneira.
  • Hospedagens – Não há tantas opções de hotéis e pousadas na cidade e as diárias ficam entre R$180,00 e R$383,00.

O tempo ideal para conhecer São Miguel das Missões é de 2 dias, especialmente para quem nunca foi lá. Estima-se que numa viagem de 2 dias para a cidade é necessário ter na faixa de R$600, exceto as passagens aéreas. Com esse valor, dá para fazer os principais passeios, se alimentar bem e se hospedar num local confortável.

Veja também: Quanto custa viajar para São Miguel das Missões

iFriend: Guia de viagem em São Miguel das Missões

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Capa Missoes outubro rosa

São Miguel das Missões, destino das impressionantes ruínas dos jesuítas, espera sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?