HomeGuia de viagem Santiago

Guia de viagem Santiago

Cerro San Cristoban - Santiago Chile
Cerro San Cristoban - Santiago Chile
Conheça o melhor de Santiago nesse guia incrível!

Santiago, capital e maior cidade do Chile, fica em um vale circundado pelos Andes cobertos pela neve e a cadeia de montanhas chilena.

A cidade tem o seu destaque entre as capitais da América do Sul. São perceptíveis aos viajantes a limpeza, a arborização e o sistema de transporte eficientes. Sem contar com a riqueza cultural, natural e também gastronômica, afinal é impossível não falar de suas vinícolas, que encantam logo na primeira visita.

Histórico de Santiago

De acordo com estudos arqueológicos, estima-se que os primeiros habitantes de Santiago se estabeleceram perto do ano 800, com o surgimento das comunidades agrícolas que cultivavam batata, feijão e milho junto da bacia do rio Mapocho. Estes povos pertenciam aos picunches, baixo à influência do império inca, que edificou algumas fortalezas como a Huaca del Cerro Chena e o Santuario del Cerro El Plomo.

Com a chegada dos espanhóis, o conquistador Pedro de Valdivia fundou a cidade de Santiago do Nuevo Extremo em 12 de fevereiro de 1541. A cidade foi atacada pelos indígenas em setembro do mesmo ano, durante a Guerra de Arauco, mas conseguiu ser protegida. Além disso, Santiago sofreu vários terremotos, pelo que não foi só até o ano 1607 em que se estabeleceu a Real Audiência em Santiago, o que lhe entregou o rol de capital do país.

Os primeiros edifícios de Santiago começaram a ser construídos perto de 1561, como a Catedral de Santiago e a Igreja de San Francisco em 1572, em adobe e pedra. Em 1767, se construiu a Puente de Calicanto, que uniu a zona norte conhecida como La Chimba.

Em 1780, se realizou a construção de importantes edifícios como o Palácio de La Moneda, a fachada da Catedral e o desenho do canal San Carlos, tudo a cargo do arquiteto italiano Joaquin Toesca. Em 1810, foi proclamada a Primeira Junta Nacional de Governo em Santiago, o que deu início ao processo de Independência do Chile, que se consolida finalmente em 1818 durante a Batalha de Maipú.

Nos anos 1857 chega a Santiago o primeiro ferrocarril, o que se converteu no eixo central do sistema ferroviário do país. Em 1884, se inaugurou a Estación Central de Santiago.

Durante o século XX, Santiago se converteu no centro econômico do Chile e os principais bancos e lojas comerciais se instalaram na capital. Também se criaram várias municipalidades para melhorar a administração local da cidade. No começo do século também começaram os trabalhos de edificação do Santuario de Inmaculada Concepción no topo do Cerro San Cristóbal e se instalou um Observatório Astronómico em 1903.

A partir da década dos 20, o crescimento de Santiago acelerou e os habitantes começaram a estabelecer-se em setores pré-cordilheiranos, enquanto que o centro da cidade se marcou como um setor financeiro, comercial e governamental. Nos anos 60, aconteceram importantes avanços na cidade, como a construção do Aeroporto Internacional de Pudahuel e a rede do Metrô de Santiago.

Já com a chegada do século XXI, Santiago se posiciona como uma metrópole moderna, que conta com autopistas urbanas, importantes arranha céus e grandes complexos imobiliários e centros comerciais.

Hoje Santiago é destino famoso, muito procurado pelos amantes de escaladas, alpinismo e neve.

Por que visitar Santiago?

Santiago do Chile - Cordilheira dos Andes - Vale nevado
Santiago do Chile – Cordilheira dos Andes – Vale nevado

Uma cidade de grande porte e repleta de pontos turísticos

A vistas maravilhosas da Cordilheira dos Andes e sua imensidão de picos enfeitam Santiago, uma capital limpa, segura e arborizada. Um dos destinos mais desenvolvidos da América do Sul, a cidade tem pontos turísticos variados, que atraem os brasileiros, e um sistema de metrô eficiente.

Santiago é uma cidade grande, muito movimentada em certas áreas, mas ainda reserva em alguns bairros a boêmia e a tranquilidade. Na viagem à Santiago, prepare-se para conhecer prédios históricos, visitar museus e parques, passear por vinícolas, provar excelentes vinhos e apreciar uma gastronomia de qualidade. E para quem vai no inverno, é claro, ver de perto a neve.

Brasileiros podem entrar no Chile com carteira de identidade (RG) ou passaporte com validade para duração da estadia. O idioma oficial do país é o espanhol e sua moeda é o peso chileno.

Veja também: Por que visitar Santiago?

O que fazer em Santiago?

Ecoturismo em Santiago San Jose de Maipo - Santiago- Chile
Ecoturismo em Santiago San Jose de Maipo – Santiago- Chile

A capital chilena tem atrações históricas e de natureza

Charmosa e moderna, Santiago possui múltiplos parques, museus recheados de arte, construções históricas e rica gastronomia. Nos seus bairros perfeitos para serem explorados a pé, é possível encontrar lojas, moda, cultura, história, natureza, bares e restaurantes badalados.

Do observatório Sky Costanera aos cafés de Lastarria, das vinícolas às estações de esqui, a capital chilena promete te surpreender.

Primeiro dia

Após um café da manhã reforçado no hotel, comece seu roteiro no Cerro Santa Lucia, um parque ideal para relaxar em meio à cidade grande. Vá com disposição para subir as escadas e rampas! A vista do mirante é linda e rende belas fotos.

Depois siga para a Plaza de Armas, centro antigo de Santiago onde está a Catedral. É a praça principal e importante símbolo público da cidade. A uma caminhada de 10 minutos da praça está o Palacio de la Moneda, sede da presidência do Chile.

Após conhecer bem essa parte histórica da capital, siga para Bellavista, um bairro mais agitado, repleto de barzinhos e restaurantes. É lá que fica uma das casas de Pablo Nerruda e também o ponto de acesso ao Cerro San Cristóbal.

Nossa recomendação para a noite é um jantar no Quitral. Ele fica no bairro de Lastarria, em uma vila cheia de restaurantes e bares.

Segundo dia

No segundo dia, você fará um bate-volta aValparaíso e Viña del Mar. Algumas agências realizam o passeio, mas se você alugar um carro e fizer por conta própria sairá mais em conta.

Partindo, então, para Valparaíso, a estrada é ótima e passa por várias vinícolas. Na paisagem, há a cordilheira de fundo, o que torna a viagem ainda mais bonita.

Valparaíso é o segundo destino mais visitado do Chile por estrangeiros – e o primeiro entre os turistas nacionais. Mais do que buscar faixas de areia badaladas para se esticarem sob o sol, os visitantes se encantam com o casario colonial do século 19, declarado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. 

Essa cidade portuária, localizada a 115 km de Santiago, é conhecida pelos funiculares de colinas íngremes e pelas casas coloridas no topo de penhascos. A Casa La Sebastiana, antigo lar do poeta Pablo Neruda, é uma das melhores atrações para os visitantes da cidade. Por lá, há diversos cômodos, com explicações interativas sobre seus móveis e objetos. 

Não deixe de conhecer o Paseo 21 de Mayo, uma das varandas naturais de Valparaíso, de onde se pode ter uma vista panorâmica da cidade, a mais de 150 metros de altura. Tem uma feirinha de artesanato muito boa e alguns cafés.

De lá, siga para a vizinha próxima Viña del Mar, uma cidade é toda florida, bem cuidada e arborizada. Aproveite para passar no cassino municipal, caminhar pela orla e explorar a praia, que é uma graça!

O Tierra de Fuego é um restaurante à beira-mar delicioso onde você pode almoçar. É um excelente lugar para experimentar as famosas empanadas chilenas.

Depois de curtir muito a cidade, se ainda tiver pique quando voltar para Santiago, encerre a noite em um bar chamado Victorino. Com ambiente acolhedor, ótimo atendimento e a agradável combinação das culinárias chilena e peruana, o bar fica no bairro de Lastarria. A dica é pedir o ceviche, que vem acompanhado de sorvete de limão. Uma explosão de sabores!

Terceiro dia

Acorde bem cedinho e vá conferir o Parque Metropolitano de Santiago, o Parquemet. Não deixe de passar boas horas no local, pois ele é incrível! O parque é super legal para ter contato com a natureza, andar de bondinho, fazer trekking e ter uma vista linda das cordilheiras e da capital.

O Parquemet é o ponto de início para quem quer fazer o passeio de teleférico para o Cerro San Cristóbal. O trajeto é incrível, possui níveis diversos com várias trilhas e experiências na natureza. Chegando no topo do Cerro San Cristóbal, prepare-se para se deparar com uma das vistas mais lindas de Santiago, além de uma estátua de Santa Concepción e uma capelinha.

De lá, você vai seguir para um ponto turístico obrigatório na cidade, o Mercado Central. São cores, cheiros, cultura e sabores da verdadeira culinária chilena.

Seu roteiro termina no Sky Costanera, um deque de observação com paredes de vidro em arranha-céu a 300 metros de altura com vista panorâmica de 360º. O passeio é imperdível! Funciona todos os dias, até as 21 horas, exceto feriados. O último elevador sai às 20 horas, portanto fique atento aos horários.

Veja também: o que fazer em Santiago?

Quando visitar Santiago?

Vista da cidade de Santiago - Chile
Vista da cidade de Santiago – Chile

Destino com uma experiência diferente a cada estação

Santiago tem estações bem definidas — no verão faz calor, no inverno faz frio. É um destino que você pode conhecer o ano inteiro e que a cada viagem proporciona uma experiência diferente.

O verão tem dias longos, com muitas horas de sol. De janeiro a abril você consegue ver vinhedos verdinhos e carregados de uvas. Primavera e outono têm tempo ameno. Já o inverno, de dias mais curtos, é indicado para curtir a neve dos Andes e passar o dia em uma estação de esqui. Quem quer ver neve nas montanhas próximas da cidade deve ir entre julho e setembro.

As chuvas em Santiago ocorrem com mais frequência entre maio e setembro. Seja lá em qual época for viajar, é sempre bom levar um casaco, pois a temperatura pode cair bastante durante a noite.

Alta Temporada

  • Prós – Os meses de férias escolares (dezembro, janeiro, julho e agosto) são meses de alta temporada em Santiago. O verão tem dias mais longos, é perfeito para fazer um bate-volta a Viña del Mar e curtir a praia e a capital fica mais animada. Já o inverno é a estação escolhida por muitos que estão indo na trip para esquiar.      
  • Contras – Prepare-se para desembolsar uma grana com hospedagem, refeições e outros itens da viagem porque nesta época os preços ficam mais altos.  

Baixa Temporada

  • Prós – Há um menor fluxo de turistas e, por isso, os preços cobrados são mais convidativos. É uma boa época para conhecer vinícolas, parques e o centro da cidade.  
  • Contras – A cidade fica mais vazia e sossegada, então, se você quer ver gente e se divertir em dobro, viaje na alta temporada.  

Veja também: Quando visitar Santiago?

Ecoturismo em Santiago

Miradouro-da-Boca-do-Inferno - Santiago Chile
Miradouro-da-Boca-do-Inferno – Santiago Chile

Contato intenso com a natureza o ano inteiro

O Chile é um país referência em ecoturismo e aventura. Em poucas horas de voo, você poderá sair de um deserto e desembarcar em uma geleira. O Chile conta com destinos imperdíveis que oferecem experiências diferentes de contato intenso com a natureza.

Na capital Santiago e arredores, você poderá desfrutar de parques, mirantes, colinas e poderá praticar atividades como mountain bike, trekking, rafting e muito mais.

  • Cajón del Maipo – Cajón del Maipo é um desfiladeiro localizado na porção sudeste andina da Região Metropolitana de Santiago. Considerado o pulmão verde da capital chilena, é um lugar onde o público aproveita para se aventurar e praticar esportes como montanhismo, rafting, trekking, tirolesa e pesca esportiva. Banhada pelo Rio Maipo, a região de cânions é cercada pelas montanhas da Cordilheira dos Andes, pequenos rios, montanhas e vales por todos os lados.
  • Parquemet – O maior parque urbano do Chile abrange três colinas em quatro bairros e oferece tanto espaço verde que você facilmente esquecerá que ainda está no coração de Santiago. O Parquemet tem uma área enorme e oferece infinitas possibilidades. Tem playground, grandes piscinas públicas, o Zoológico Nacional, nos finais de semana há aulas de ginástica, pilates, dentre outras atividades gratuitas. Há trilhas exclusivas para ciclistas e para caminhadas. O parque, aliás, é o favorito dos ciclistas. Ele conta com circuitos para entusiastas do mountain bike.
  • Cerro Manquehue – O Cerro Manquehue é um ponto emblemático da cidade de Santiago. Faz parte de uma cordilheira que se estende de leste a oeste da Cordilheira dos Andes e separa os setores centro-norte e centro-sul da capital. Este é mais um dos Bike Parks da capital, onde os seus circuitos estão integrados tanto para trekking como para BTT, o que o torna um parque ideal para ir com a família e também para liberar a adrenalina. Quanto às trilhas, elas têm diferentes níveis de dificuldade, e através delas se pode acessar os belos mirantes que existem no local.
  • Parque Mahuida – Aos pés da Cordilheira dos Andes, o Parque Mahuida é uma oportunidade para estar próximo das Cordilheiras, assim como estar em contato, registrar e conhecer um pouco mais da natureza chilena. O parque está muito bem condicionado tanto para trekking como para BTT, pois dispõe de três percursos autoguiados, com declives moderados e estações de descanso que permitem a toda a família desfrutar.
  • La Parva – La Parva é uma cidade e estação de esqui localizada a cerca de 50 km de Santiago. O Centro de Esqui La Parva é muito procurado por quem quer ver neve ou praticar esportes de inverno. Fora do inverno, La Parva também fica aberta durante o verão, quando é possível andar de bicicleta, fazer trekking, entre outras atividades.
  • Valle Nevado – O Valle Nevado Ski Resort é considerado um dos melhores centros de esqui da América do Sul. São 39 pistas-dispostas na maior área esquiável da América do Sul-capazes de agradar a todos os níveis de esportistas, até mesmo aqueles que nunca pisaram em neve na vida. Tudo isso a apenas 40 km de distância da capital chilena. Mesmo que esportes de inverno não sejam o seu forte, a viagem ao Valle Nevado é imperdível, afinal, você estará rodeado pela belíssima Cordilheira dos Andes.

Veja também: Ecoturismo em Santiago

Gastronomia em Santiago

Empanadas de Santiago
Empanadas de Santiago

Comida surpreendente e deliciosa

A culinária do Chile é muito rica e com fortes influências dos ancestrais. A comida chilena vem de um conjunto de ingredientes trazidos pelos colonos de seus países. Na preparação são utilizados vários tipos de produtos, como frutos do mar, peixes, carnes, que, juntos, dão um sabor todo especial aos pratos.  

A influência da culinária europeia também tem forte presença, garantindo uma deliciosa mistura de sabores. Cada região do país conta com características diferentes quando o assunto são pratos típicos. 

O peixe (salmão, principalmente), frutos do mar, a centolla (caranguejo gigante), o pastel de choclo, carnes e as empanadas são algumas das delícias a apreciar em Santiago. O Pisco Sour e os vinhos são as principais bebidas locais para acompanhar as refeições.

Aproveite a viagem para experimentar também sucos de frutas que não são tão comuns no Brasil, como o delicioso suco de framboesa, ou conheça versões diferentes do cachorro quente, que no Chile se acompanha com abacate.

Restaurantes em Santiago

  • Quitral -José Victorino Lastarria 70, Santiago, Região Metropolitana
  • Victorino – José Victorino Lastarria 138, Santiago, Região Metropolitana
  • Oporto Steak Bar – Isidora Goyenechea 3477, Santiago, Las Condes, Região Metropolitana
  • Holy Moly – Merced 461, Santiago, Região Metropolitana
  • Quijote Restaurant – Local N3, Nueva York 52, Santiago, Região Metropolitana
  • Los Vikingos Restaurant – Av. Ricardo Cumming 166, Santiago, Região Metropolitana
  • La Serrana – Serrano 163, Santiago, Região Metropolitana
  • Origen Bistró  Av. Ricardo Cumming 94, Santiago, Região Metropolitana
  • Bocanariz – José Victorino Lastarria 276, Santiago, Região Metropolitana
  • Ana María Restaurant – Club Hípico 476, Santiago, Região Metropolitana

Veja também: Onde comer em Santiago

Pousadas e Hotéis em Santiago

Hoteis em Santiago- capa
Hoteis em Santiago- capa

O bairro de Providencia é o preferido dos turistas

Santiago tem hospedagens para todos os bolsos e em diferentes localizações. Entre as áreas mais populares estão o centro da cidade, que além de bem localizado tem acomodações mais baratas, Providencia, que é excelente para quem quer ter tudo por perto, e Las Condes, uma área mais moderna da capital chilena.

Bem próximo do centro, fica o bairro de Lastarria, atualmente conhecido como um ótimo lugar para hospedagem por causa da boa localização e da atmosfera animada, com muitos bares e restaurantes por perto.

Providencia certamente é um dos locais que os turistas mais gostam de ficar, especialmente nos arredores das estações de metrô Pedro de Valdívia, Los Leones e Tobalaba.

Essa área tem uma grande quantidade de lojas, cateferias, restaurantes, casas de câmbio e fica próxima também ao Shopping Costanera – com tudo pertinho do hotel é fácil entender porque esse é um dos melhores lugares na cidade para se hospedar. Ficando em Providência você pode fazer muita coisa caminhando e tem fácil acesso ao metrô

Em Las Condes, uma área mais moderna e nobre da cidade, você encontrará um pouco mais de tranquilidade e ruas mais calmas. 

Independentemente do bairro ou do hotel que você escolha, procure ficar em uma acomodação que tenha fácil acesso ao metrô, pois dessa maneira você poderá se deslocar com mais facilidade. 

Pousadas e Hotéis em Santiago

  • Hotel Sommelier Boutique – Merced 433, Santiago, Região Metropolitana  
  • Hotel ibis Santiago Providencia – Av. Providencia 1187, Santiago, Providencia, Região Metropolitana
  • Hotel Cumbres Lastarria – José Victorino Lastarria 299, Santiago, Região Metropolitana
  • Solace Hotel – Monseñor Nuncio Sotero Sanz de Villalba 115, Providencia, Região Metropolitana
  • Hotel W Santiago – Isidora Goyenechea 3000, Las Condes, Região Metropolitana
  • Ismael Hotel – Ismael Valdés Vergara 312, Santiago, Região Metropolitana

Veja também: Pousadas e Hotéis em Santiago

Passeios em Santiago

Reserva natural Los Flamingos - Santiago - Chile
Reserva natural Los Flamingos – Santiago – Chile

Um roteiro recheado de história, gastronomia, espaços verdes e vistas lindas

Santiago é uma capital cheia de pontos turísticos. Entre mirantes, parques e museus, a cidade oferece atrativos para todos os gostos. Suas principais atrações envolvem belezas naturais, história e conquistas da engenharia moderna, além de eixos gastronômicos e lugares para bate e volta. Confira!

  • Plaza de Armas e Catedral Metropolitana – Principal praça de Santiago, a Plaza de Armas é rodeada por importantes construções históricas, como o edifício dos Correios e a belíssima Catedral Metropolitana (vale a pena entrar para conhecê-la).
  • Palacio de la Moneda – O palácio onde fica a sede da presidência chilena é um dos pontos turísticos mais famosos do país. Inclua no roteiro uma parada no edifício, com direito a registro fotográfico da fachada do Palacio de la Moneda. Arquitetonicamente e historicamente falando, é um dos prédios mais importantes de Santiago.
  • Mercado Central – O Mercado Central de Santiago tem de tudo: peixes, frutos do mar, legumes, frutas, verduras, artesanato e restaurantes. O local é muito visitado pelos turistas, principalmente porque comer a centolla, o famoso caranguejo gigante, é um programa bastante tradicional nesse lugar. O preço nos restaurantes não é dos melhores e o ambiente não agrada a todos, mas esse é um ponto turístico clássico da capital, principalmente se a ideia é fazer um tour gastronômico.
  • Cerro San Cristóbal – O Cerro San Cristóbal está situado no coração da zona urbana de Santiago e é parte do maior parque urbano da cidade, O Parque Metropolitano. No topo do cerro encontram-se várias terraças amplas, assim como mirantes de onde se pode admirar a amplitude da capital em meio à vegetação e paz do lugar. A subida até o alto do monte pode ser feita no funicular ou por teleférico, o que deixa o passeio ainda mais legal. Lá no alto há ainda uma capela e a imagem da Imaculada Conceição, padroeira da cidade, e do Papa São João Paulo II, que visitou o lugar em sua passagem por Santiago – há até uma plaquinha indicando o carro que o transportou no funicular.
  • Sky Costanera – Instalado um dos maiores edifícios da América Latina, o Sky Costanera é um ponto de observação panorâmica de Santiago, localizado no mesmo edifício onde está o shopping Costanera Mall, um dos melhores centros comerciais da cidade. O observatório oferece uma vista de 360º da capital chilena e é simplesmente espetacular, principalmente nos dias de céu aberto e paisagem limpa, quando a visibilidade fica melhor. Lá de cima é possível observar toda a cidade, seus parques, edifícios e, claro, apreciar a Cordilheira dos Andes.
  • Cerro Santa Lucía – Perto do trânsito intenso do centro e do movimento de pessoas nas ruas, está o Cerro Santa Lucía, um verdadeiro refúgio verde de paz e tranquilidade no meio de Santiago. O parque, que tem monumentos e jardins, é ideal para caminhar e subir até o topo, aproveitando a fantástica vista da Cordilheira nos dias limpos.

Veja também: Passeios em Santiago

Quanto custa viajar para Santiago?

Sky Costanera - Santiago - Chile
Sky Costanera – Santiago – Chile

Destino viável para viajar em tempos de dólar alto

Santiago, capital e maior cidade do Chile, fica em um vale circundado pelos Andes cobertos pela neve e a cadeia de montanhas chilena. A cidade está a cerca de 115 km de distância de Valparaíso e a 122 km de Viña del Mar.

O Aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez, também conhecido como Aeroporto de Pudahuel e Aeroporto Internacional de Santiago, fica a 20 km do centro da cidade. Algumas companhias aéreas operam voos diretos do Brasil para lá.

Empresas de ônibus levam até estações de metrô em cerca de 40 minutos com diversas saídas por dia. Para maior conforto, é possível ir do aeroporto até o hotel de transfer ou táxi (recomendamos pegar táxi no guichê do aeroporto). Não pegue táxi na rua, pois golpes e roubos com turistas são muito comuns.

  • Passagens – Opções a partir de: Rio R$ 704,00 e São Paulo R$ 546,00
  • Aluguel de carro – Categoria econômica Sedan R$ 241,54 a diária / veículos SUV R$ 341,90 a diária (preço médio para no mínimo 3 dias)
  • Passeios – O ingresso para o Sky Costanera custa 15.000 pesos chilenos para adultos e 10.000 pesos chilenos para crianças entre 4 e 12 anos. Já um passeio para Valparaíso e Viña del Mar com translado de ida e volta, guia e degustação de vinhos sai a R$ 169,00 por pessoa.
  • Hospedagens – Há hospedagens para todos os bolsos e gostos. O centro da cidade possui opções bem econômicas.

O tempo ideal para conhecer Santiago é de cinco dias, especialmente para quem nunca foi lá. Estima-se que numa viagem de cinco dias para a capital é necessário ter na faixa de R$ 1.500,00 a R$ 2.500,00 exceto as passagens aéreas. Com esse valor, dá para fazer os principais passeios, se alimentar bem e se hospedar num hotel 3 estrelas.

Veja também: Quanto custa viajar para Santiago?

iFriend: Guia de viagem em Santiago

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Conheça os iFriends em Santiago e divirta-se!

Santiago do Chile
Santiago do Chile

Santiago, a capital moderna e charmosa do Chile, espera sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?