HomeGuia de viagem Londres

Guia de viagem Londres

Big Ben - Londres
Big Ben
Descubra e se encante por uma das cidades mais cosmopolita do mundo!

A cidade de Londres, a capital do Reino Unido, é repleta de história e cultura, além de diversos  lugares a serem explorados. Desde o icônico Big Ben, até atravessar a famosa Trafalgar Square, os turistas que passam pela capital inglesa vivenciam experiências únicas e inesquecíveis. 

Londres é sinônimo de sobriedade – uma cidade cinza que tem seu glamour na névoa densa das fogs que invadem as ruas nas manhãs e noites geralmente frias.

Uma cidade envolta em mistérios tão intrigantes como um livro de Sherlock Holmes e Edgar Alan Poe ou em paisagens aristocráticas medievais dos tempos Shakespearianos. Tudo que você pode encontrar desde os poemas de Oscar Wilde até as canções dos Beatles e do Oasis.

Em Londres, o novo e o antigo se fundem e tudo é muito natural e normal como um chá das cinco. 

Vocação turística de Londres

É o destino perfeito para quem quer fazer uma viagem com diversas opções de cultura, lazer e compras, afinal, a capital da Inglaterra é sem dúvida sinônimo de cultura e arte. Há atrações desde as mais tradicionais aos lugares mais alternativos. 

Em se tratando de arte e cultura, a cidade possui museus que estão entre os melhores do mundo, e oferecem espetáculos musicais de altíssima qualidade em West End, um dos distritos teatrais de maior prestígio na atualidade. 

Você sabia que em Londres acontecem mais de 17.000 shows por ano? Além disso, na cidade estão espalhadas mais de 857 galerias de arte e 395 bibliotecas!

Londres possui quatro monumentos tombados pela UNESCO: a Tower of London, Maritime Greenwich, Westminster Palace que inclui Westminster Abbey e Saint Margaret’s Church e o Royal Botanic Gardens.

Com suas estátuas de cera, famosas em todo o mundo e conhecidas por serem extremamente realistas, o Museu de Cera Madame Tussauds é uma das atrações mais procuradas da cidade. Ainda mais por retratar fielmente estrelas de Hollywood e personagens de filmes.

A gastronomia londrina não fica para trás, e é um atrativo à parte, com restaurantes estrelados e gerenciados por grandes chefs.

Veja também: Por que visitar Londres?

Destaques 

Your MajestyHomenagem a princesa DianaMoradia Real
Há um protocolo básico a ser seguido no Reino Unido. Caso algum dia você encontre a Rainha Elizabeth na rua, faça o cumprimento padrão “Your Majesty” e, depois disso, trate-na por “Ma’am”. Faça bonito na realeza. O Hyde Park, um dos oito Parques Reais de Londres e um dos mais famosos, fez uma homenagem à princesa Diana. Uma fonte que corre pelo chão e foi construída com 545 peças de granito. Foi inaugurado pela Rainha Elizabeth II em 2004.O Palácio de Buckingham é a moradia da monarquia na capital do país, Londres. O edifício foi construído em 1703 pelo duque de Buckingham.Tem um total de 775 salas, sendo 52 quartos reais e de visitas, 188 quartos para funcionários, 92 escritórios e 78 banheiros

O que fazer em Londres

Red Double Decker Bus
Red Double Decker Bus

A cidade é uma das mais visitadas do mundo e a queridinha de muitos turistas, afinal, Londres é uma cidade que oferece uma infinidade de passeios e atrações, boa parte deles reservada para a parte do dia. 

A Torre de Londres, a Traffalgar Square, a Abbey Road são tão presentes em nosso imaginário quanto a tradicional cabine telefônica vermelha, os guardas reais e os célebres ônibus vermelhos.

A capital da Inglaterra abriga inúmeros museus, galerias, bibliotecas, eventos esportivos e outras instituições culturais. Não deixe de fazer o passeio do mais famoso double decker bus, o ônibus de turismo de Londres! Ou seja, só fica parado por lá quem quer!

Primeiro dia

Reserve o primeiro dia da viagem para conhecer os principais pontos turísticos da cidade. Comece pela Tower Bridge, ponte que se levanta para passagens de barcos grandes.  Hoje é a ponte de Londres mais visitada e uma das maiores atrações turísticas do país, além de ser uma das pontes mais famosas do mundo. Depois siga até a Catedral de Saint Paul, igreja que foi realizado o casamento do Príncipe Charles e a Princesa Diana. Você pode entrar na Catedral, conhecer as criptas, subir até o Domo, que proporciona uma vista linda da cidade de Londres. Após a visita, atravesse a Millennium Bridge até o Borough Market,um mercado bem típico de Londres. Aproveite para matar a fome por lá.

Segundo dia

Seu segundo dia em Londres começa mais cedo, caso contrário você pode não ver a troca da guarda no Palácio de Buckingham, que começa oficialmente às 11h30, mas às 10h30 já começam as movimentações e pessoas chegando. O Palácio de Buckingham é a residência oficial e principal local de trabalho da Rainha Elizabeth II. A galeria da Rainha é aberta ao público e possui vários objetos da família real, como jóias, obras de arte e objetos pessoais. Logo ao lado fica o St James Park, um parque de 23 hectares, com muitas aves e esquilos fofos! O St James ‘s Park possui muitas áreas verdes e um grande lago que divide o parque em duas partes. Depois do almoço, dê um pulo no British Museum, um dos mais importantes do Reino Unido. Na sua coleção permanente inclui peças como a Pedra de Roseta e os frisos do Partenon de Atenas, além de vários itens do Egito e do mundo todo.

Terceiro dia

No seu último dia na capital inglesa, aproveite para andar e conhecer ainda mais a cidade londrina. Dê início pelo Hyde Park, o maior parque do centro de Londres com mais de 140 hectares de extensão . Inicialmente era de propriedade dos monarcas do Reino Unido, mas ao longo dos anos se tornou de domínio público. Aproveite para dar uma passada no Serpentine River, um lago recreativo que divide o Hyde Park do Kensington Gardens. Depois siga seu roteiro e caso queira aproveitar o passeio para fazer umas comprinhas, vá na Harrods, a loja de departamento mais famosa de Londres. Caminhe até o Piccadilly Circus, a praça mais conhecida de Londres, com diversas lojas e restaurantes. Siga mais um pouco e vá também na Carnaby Street, outro ponto turístico de Londres. É uma rua cheia de restaurantes e lojas de marcas internacionais, sempre tomada por turistas de todas as partes do mundo.

Veja também: o que fazer em Londres?

Quando visitar Londres?

London Eye e Big Ben ao fundo

A capital da Inglaterra e do Reino Unido merece ser visitada em qualquer época do ano

É claro que qualquer época do ano pode ser boa para visitar a cidade. No entanto, o verão – entre junho e setembro – geralmente irá permitir que você veja uma Londres mais animada, com pessoas passeando pela cidade a qualquer hora do dia.

Alta Temporada

  • Prós – Vale ir para Londres nesse período, afinal, você vai encontrar uma agenda cultural mais intensa, além de opções ao ar livre.
  • Contras –  Durante a alta temporada, as passagens aéreas e hotéis ficam mais caros em quase toda a Europa. As atrações turísticas e restaurantes ficam mais caros.

Baixa Temporada

  • Prós – Se você quer economizar e conhecer a cidade com mais calma, esse é o período recomendado para você. Os pontos turísticos, passagens aéreas, restaurantes e hospedagens ficam mais baratas.  
  • Contras – É quando ocorre o inverno, e também quando mais chove e neva, o que pode atrapalhar alguns passeios. Sem contar que a cidade fica bem mais vazias e alguns pontos de interesse turísticos podem fechar.

Veja também: Quando visitar Londres 

Gastronomia e o que comer em Londres

Peixe empanado com fritas
Peixe empanado com fritas

Sinta a nobreza dos sabores londrinos!

Comer e beber em Londres é, sem dúvida alguma, uma das grandes atrações da cidade. 

De restaurantes cinco estrelas até as famosas comidas de rua, você encontra de tudo. Na capital inglesa, é possível experimentar todos os tipos de culinária e por todos os preços.

E há os clássicos ingleses! Por favor, não se esqueça dos sensacionais:

Fish and chips, o peixe empanado com fritas;

O banger and mash é composto de salsicha, purê de batatas e um molhinho; 

O cornish pasty é um assado recheado de carne, molho apimentado, batata, cebola e nabo. 

E mais um arsenal de sopas, bolinhos, pudins e sobremesas dignas da realeza!

Ah, e não dispense um bom chá da tarde, é de lei!

Restaurantes em Londres

  • Tonis Amalfi-  123 Queenstown Rd, Battersea, London SW8 3RH 
  • Bar 61 Restaurant –  61A Streatham Hill, Streatham, London SW2 4TX
  • Los Molinos – 127 Shepherds Bush Rd, Hammersmith, London W6 7LP
  • Daphne Restaurant – 83 Bayham St, Camden Town, London NW1 0AG
  • Sapori –  60 Horseferry Rd, Westminster, London SW1P 2AF

Veja também: Onde comer em Londres

Pontos turísticos em Londres

Torre de Londres
Torre de Londres

Descubra e conheça os melhores lugares da terra da Rainha!

Torre de Londres – A Torre de Londres (Tower of London) é literalmente o “castelo” de Londres. Foi construída por William, o Conquistador a partir de 1070, atualmente tem o status de Patrimônio Mundial da Humanidade. Além de fortaleza para proteger a cidade, também já foi usada como um palácio real, além de uma prisão, onde foram encarcerados alguns personagens célebres. 

London Icon 360 – Assim como a Torre Eiffel, em Paris, a magnífica roda-gigante Icon 360 – também conhecida como London Eye – foi construída para ser uma estrutura temporária, mas hoje faz parte definitiva das atrações da cidade de Londres. Com grandes cabines envidraçadas, é possível se ter uma ampla visão da metrópole. O percurso dura exatos 30 minutos e é bom se programar e comprar as entradas com certa antecedência.

Madame Tussauds Museum –  As estátuas de cera da Madame Tussauds são famosas em todo o mundo e são conhecidas por serem extremamente realistas. Elas são ainda mais famosas  por retratar estrelas de Hollywood e personagens de filmes. 

Abadia de Westminster – Uma igreja em estilo gótico, localizada a oeste do Palácio de Westminster. É o lugar de celebração de inúmeros eventos como casamentos, velórios e batizados foram realizados na abadia desde o ano 1100 dC. Também é conhecida como a ”Valhalla da Grã-Bretanha”, por causa dos mais de 3.000 túmulos de reis, personalidades, heróis e membros da aristocracia inglesa. 

Palácio de Westminster – O Palácio de Westminster é um dos símbolos da capital inglesa junto com o Big Ben. É também conhecido como Casas do Parlamento. É um edifício em estilo gótico vitoriano, que abriga as duas Câmaras que compõem o Parlamento Britânico. Um tour pelas salas e corredores frequentados por Winston Churchill, Margareth Thatcher e Tony Blair, está disponível aos sábados e no recesso de verão (duração de 75 minutos). 

Big Ben – O relógio do Big Ben é o segundo maior do mundo com quatro faces (o primeiro fica em Minneapolis, nos Estados Unidos). A torre do Big Ben em Londres possui 96 metros de altura e é possível ver de vários pontos da cidade. O nome da torre é, na verdade, Elizabeth Tower e o Big Ben é o sino que fica dentro da torre. O sino tem quase 14 toneladas e mais de 2 metros de altura. Foi construído no ano de 1858, junto ao Palácio de Westminster. 

Palácio de Buckingham – O Palácio de Buckingham é a morada do rei inglês na capital do país, Londres. O edifício foi construído em 1703 pelo duque de Buckingham.  Tem um total de 775 salas, sendo 52 quartos reais e de visitas, 188 quartos para funcionários, 92 escritórios e 78 banheiros. Além de servir de base para o Rei e sua família, lá são realizadas também várias cerimônias reais e visitas de Estado. Entre os meses de maio e julho, acontece a troca da guarda em frente ao palácio. Durante o verão, quando a rainha Elizabeth II passa a temporada na Escócia, é possível visitar algumas dependências do local, como as salas de Estado e o estábulo real. 

Museu de História Natural de Londres – foi fundado como parte do Museu Britânico em 1881, mas foi só em 1992 que ele passou a ser conhecido por esse nome. Sendo um dos museus mais conhecidos e visitados da Europa, ele conta com uma coleção de mais de 80 milhões de espécies e mais de 300 cientistas trabalhando em seus laboratórios, livrarias e arquivos. Essa sua importância é histórica e ele conta inclusive com uma área com a coleção de espécies coletadas por Charles Darwin.

Tower Bridge – A Tower Bridge foi construída em 1894 sobre o Rio Tâmisa e é uma ponte levadiça, se erguendo para barcos maiores passarem por baixo dela centenas de vezes por ano. … Hoje, a Tower Bridge é a ponte de Londres mais visitada e uma das maiores atrações turísticas do país, além de ser uma das pontes mais famosas do mundo.

Hyde Park – O Hyde Park é um dos oito Parques Reais de Londres e um dos mais famosos. Aliás, os mais de 7 milhões de pessoas que visitam o parque todos os anos é a prova disso.  Com muito verde, pistas para os ciclistas,  e até um lago, no qual é possível passear de barco. No local, que abre diariamente das 5h à meia-noite, há uma fonte em homenagem à princesa Diana.

Abbey Road – Você que é Beatlemaníaco não deve perder a oportunidade de conhecer a Abbey Road – uma rua em londres onde ficava o famoso estúdio de gravação de bandas como os Beatles e Pink Floyd. E, claro, tirar uma foto na icônica rua é ponto de honra!

Veja também: Pontos turísticos em Londres

Abbey Road
Abbey Road

iFriend: Guia de viagem em Londres

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Descubra Londres! Você pode escolher alguém com um perfil parecido com o seu e ter uma experiência incrível, focado nos seus desejos.

Ver iFriends: guias locais em Londres para você aproveitar MUITO a sua estadia!

Torre de Londres
Torre de Londres

Londres, a cidade real britânica, espera por você!

iFriend. Find a Friend. Enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?