HomeGuia de viagem Joanesburgo

Guia de viagem Joanesburgo

joanesburgo-capa-ifriend
Conheça Joanesburgo neste guia completo!

Joanesburgo é a maior cidade da África do Sul, um dos países mais desenvolvidos do continente africano, e capital da província de Gauteng. Com mais de 5 milhões de habitantes, é também uma das maiores potências econômicas da África. É nela que fica o maior aeroporto do país e o mais movimentado do continente.

Histórico de Joanesburgo

Os números apontam Joanesburgo como uma megacidade global, incluída entre os maiores aglomerados urbanos da África moderna. A cidade, fundada pelos britânicos em 1886 e situada a uma altitude de 1.753 metros acima do nível do mar, se destacou por conta da existência de minas de ouro. Tornou-se a principal cidade do país já na primeira metade do século XX.

A história local não foi sempre feliz: por quase 50 anos (1948 a 1994) a cidade e a África do Sul viveram a triste realidade do apartheid, um regime de segregação racial que privilegiava a elite branca do país e excluía os negros dos espaços públicos, da educação e postos de trabalho.

Durante o apartheid, ficou famosa também por causa de sua região sul, que virou foco de resistência antirracista. Foi em South Western Townships, mais conhecida como Soweto, que Nelson Mandela viveu por anos. Foi também nesse distrito que, em 1976, aconteceu o Massacre de Soweto, um dos mais sangrentos episódios de rebelião negra, que resultou na morte de 95 pessoas.

Os tempos de lutas e conflitos foram superados e Joanesburgo se tornou um dos grandes símbolos de resistência contra o racismo. Inclusive, desde o fim do apartheid, uma enorme massa de negros ascendeu socialmente.

Por que visitar Joanesburgo?

Ponte Nelson Mandela na cidade de Joanesburgo

Joburg é efervescente e cosmopolita

Joanesburgo é uma cidade cosmopolita e vibrante. Ao mesmo tempo que é tipicamente urbana, também é bastante arborizada, com diversos parques – além de estar numa área de fácil acesso a diferentes reservas de animais, como o Parque Nacional Kruger (cerca de 6 horas de viagem).

Há muito para ver e fazer em Joburg ou Jozi, como é carinhosamente chamada. Ótimos restaurantes, lojas luxuosas, bares animados, atrações artísticas ou de entretenimento, monumentos históricos e uma rica mistura de crenças, culturas e etnias fazem dela um destino tão peculiar.

Independente do seu roteiro de viagem, a maioria dos turistas que passa por Joanesburgo faz o tão cobiçado safári africano, afinal, a África do Sul é um dos melhores destinos para ver os big five – os cinco mamíferos selvagens de grande porte mais difíceis de serem caçados pelo homem: elefante, leão, rinoceronte, leopardo e búfalo.

Para o viajante que está preocupado com a comunicação na cidade, saiba que dá para se virar bem falando o básico de inglês. Apensar de a África do Sul ter 11 idiomas oficiais, como africâner, zulu, suázi, tsonga e muitos outras, em Joanesburgo, a principal língua falada é o inglês (muitas vezes, com forte sotaque, parecido com o inglês britânico).

O que fazer em Joanesburgo?

Elefantes no Parque Nacional Kruger

Uma viagem entre museus, parques e safáris

Já foi tempo que Joanesburgo era somente um “destino de conexão” para outras cidades sul-africanas. Hoje, Joburg é destino principal de férias de muitos turistas, que a escolhem por sua paisagem natural encantadora, tradições locais e modernidade.

A vantagem é que é possível conhecê-la em poucos dias e, por isso, dá para combinar uma mesma viagem com outras cidades do país.

Para ajudar no seu planejamento, montamos um roteiro de três dias. Confira o que fazer em Joanesburgo!

Primeiro dia

Comece explorando as atrações que estão localizadas na região central da cidade. Uma delas é o Museu do Apartheid, que relata a história do apartheid.

Não muito distante do museu está o distrito de Soweto, considerada a maior e mais conhecida favela da África do Sul. Com grande importância histórica e cultural, há várias atrações que podem ser visitadas, entre elas a Freedom Square and the Freedom Charter, a Nelson Mandela Family House e o Hector Peterson Museum. Há várias agências e guias que oferecem o passeio para Soweto.

O estádio de futebol Soccer City / FNB Stadium fica na região de Soweto e pode ser visitado por meio de agendamento prévio.

Nossa dica para o jantar é o The Grillhouse, um restaurante especializado em carne grelhada. Embora o local também ofereça frutos do mar grelhados, os pratos mais procurados são as carnes. Não é dos lugares mais acessíveis para comer em Joanesburgo, mas vale a pena pelo menu e sabores. Há três unidades do restaurante em Joanesburgo: nos bairros de Rosebank, Melrose e Sandton.

Segundo dia

Bem ao lado do Museu do Apartheid está o Gold Reef City, um complexo que reúne hotéis, restaurantes, cassino, um parque de diversões com montanha-russa e outros brinquedos, e tour até uma antiga mina de ouro, chamado “Jozi’s Story of Gold”, onde o público visita uma escavação a mais de 220 metros de profundidade (que antigamente era uma das principais minas da cidade).

É um ótimo lugar para passar o dia, principalmente para quem está com crianças. Recomendamos passar o dia inteiro no local para usufruir bem e se divertir bastante nas atrações.

Hospedar-se em Gold Reef City é indicado para o turista que almeja uma boa estrutura sem precisar se deslocar muito. Mas não é preciso se acomodar em um de seus hotéis para curtir os seus atrativos. 

Terceiro dia

Na sua viagem a Joanesburgo não pode faltar o tradicional safári africano. O Parque Nacional de Pilanesberg é o quarto maior parque da África do Sul e um dos principais locais para observação de animais no país. Ele está a pouco mais de duas horas da cidade, numa viagem de aproximadamente 150 km.

A dica é acordar bem cedo para tentar chegar ao local no início da manhã, pois assim pode ser possível encontrar um maior número de animais. A paisagem do lugar é imbatível e entre os animais possíveis de se avistar estão leões, elefantes, leopardos, hienas, girafas, zebras, hipopótamos, crocodilos, cães selvagens, búfalos, avestruzes, babuínos, entre outros.

No caminho de volta fica a cidade de Pretória, a capital administrativa da África do Sul, também conhecida como “a cidade dos jacarandás”, com milhares de árvores desse tipo espalhadas pelas ruas e avenidas. Três locais se destacam em Pretória: o Union Buildings, conjunto de edifícios que formam a sede do governo sul-africano e que possui um amplo e belo jardim em sua frente, com visual panorâmico de boa parte da cidade; a Church Square, ou praça da igreja, situada bem no coração da cidade e rodeada por vários prédios antigos e históricos; e o Voortrekker Monument, um monumento de granito muito grande localizado no alto de uma colina e que possui uma vista de toda a região.

Caso queira fazer um safári mais completo, você pode dedicar um dia do seu roteiro para fazer um bate-volta ao Parque Nacional Kruger, o safári mais famoso da África do Sul. Trata-se da maior reserva de animais no país e um dos maiores santuários da fauna selvagem do mundo.

Quando visitar Joanesburgo?

Vida selvagem em Joanesburgo

Em Joburg, inverno e verão são estações bastante diferentes

Joanesburgo fica a 1.700 metros acima do nível do mar. Portanto, a variação de temperatura por lá é bem grande entre as estações do ano. Para se ter uma ideia, em alguns meses a temperatura média, que é de 12ºC, pode cair para 4ºC.

As estações do ano são semelhantes as do Brasil. O que muda é o alcance do frio, que nós, brasileiros, não estamos muito acostumados.

O verão é marcado pelas chuvas frequentes e temperaturas altas, entre 25 e 30ºC. A umidade faz com que o calor pareça ainda mais forte. Por isso, é importante viajar com roupas leves e estar preparado para pegar chuva no fim dos dias.

O inverno em Joanesburgo é seco, quase sem chuvas e a temperatura pode cair bastante. As temperaturas médias estão na casa dos 12ºC, mas nas noites mais frias a temperatura é inferior aos 10ºC. Quem escolhe viajar nessa estação deve levar um misto de roupas leves e mais quentes na mala, pois pode fazer calor durante o dia e frio à noite.

Se você pretende fazer um safári, deve levar em consideração que é mais fácil ver os animais quando não está tão quente. Por isso, faça esses passeios bem cedinho e em dias de pouco calor ou viaje na época mais fria. 

Alta Temporada

  • Prós – Os meses de verão (dezembro a março) são os mais procurados pelos turistas. A vantagem é que os dias são mais longos e ocorrem vários eventos, como o Afropunk Fest.
  • Contras – Prepare-se para desembolsar uma graninha na viagem com hospedagem, refeições e outros itens. Além disso, as chuvas são mais constantes nessa época. Tenha em mente opções de passeios cobertos.   

Baixa Temporada

  • Prós – Os meses de primavera e outono compreendem a baixa temporada. É uma época excelente para viajar, pois a incidência de chuvas é menor e o clima é mais ameno. Outra vantagem é que os preços ficam mais atrativos.
  • Contras – A cidade recebe menos turistas, portanto, a oferta de passeios e outras opções de lazer tende a ser menor. 

Ecoturismo em Joanesburgo

Girafas no Parque Nacional Kruger

Confira onde fazer o tão sonhado safári africano

A África do Sul é um país famoso pelos safáris, savanas e passeios incríveis em meio a uma natureza muito diferente da que conhecemos no Brasil. Joanesburgo, por sua vez, recebe milhões de visitantes anualmente – seja para pernoitar na cidade ou para uma estadia mais longa, a maioria está em busca de um mesmo destino: os safáris africanos.

Leões, girafas, elefantes, entre tantos outros animais, são observados em seu habitat natural por turistas do mundo inteiro. Essa é uma das razões que tornam Joanesburgo um destino incrível de ecoturismo.

Veja onde fazer ecoturismo em Joanesburgo e arredores!

  • Jardim Botânico –Se você gosta de se conectar com a natureza e visitar lugares ao ar livre, você precisa conhecer o Jardim Botânico de Joanesburgo. Ele é um refúgio em meio à lotação da cidade e pode ser facilmente encontrado no subúrbio de Emmarentia (barragem da cidade). 

Em um espaço de 81 hectares, esse jardim abriga tudo o que você possa imaginar no quesito natureza. Por lá, espere encontrar, por exemplo: trilhas, represa, sequoias californianas, rosas de diversas cores, cerejeiras japonesas, cactos e aloes (mantidos em estudas e vistos apenas com agendamentos), pássaros, patos, gansos e muito mais.

  • Parque Nacional de Pilanesberg – Quarto maior parque da África do Sul e um dos principais locais para observação de animais no país, o Parque Nacional de Pilanesberg abriga os big five – os cinco mamíferos selvagens de grande porte mais difíceis de serem caçados pelo homem: elefante, leão, rinoceronte, leopardo e búfalo. Lá, você também se depara com zebras, girafas, chitas, hienas, hipopótamos, crocodilos, chacais, gatos selvagens, vários antílopes, bem como com mais de 300 espécies de aves.

No passeio à reserva de Pilanesberg, você percorre trajetos diferentes, conduzidos por um guia de turismo experiente. Além da observação de animais, pode almoçar em um dos muitos campos de descanso do local. O parque fica a pouco mais de duas horas de Joburg.

  • Parque Nacional Kruger – O Kruger oferece o safári mais famoso da África do Sul. É uma das maiores reservas do continente e mais um local para se encantar com os big five. A atividade é conduzida por um guia experiente que vai te mostrar tudo sobre o local.

O Parque Nacional Kruger fica a cerca de 6 horas de distância de carro de Joanesburgo.

Gastronomia em Joanesburgo

Malva Pudding.
Foto: CharmaineZoe’s Marvelous Melange/Flickr

A “cozinha do mar” é muito forte em toda a África do Sul

De um modo geral, a África do Sul apresenta uma gastronomia de sabores marcantes, quase sempre apimentados.

Apesar de não ser uma das cidades que ficam perto da longa costa sul-africana, Joanesburgo conta com muitos restaurantes de peixes e frutos do mar – a comida marítima é muito forte no país. No entanto, há restaurantes para todos os tipos e gostos e é possível comer muito bem a um preço justo.

Existem algumas comidas típicas para se experimentar na cidade. Entre elas, o bobotie, um bolo de carne moída com curry, coberto com creme branco; o biltong, um petisco de carne seca e curada; o pap, uma espécie de purê de milho meio empapado comumente apresentado como acompanhamento para carnes; e o malva pudding, um bolinho com textura esponjosa que leva geleia de damasco.

Para acompanhar suas refeições, uma taça de vinho. Lembre-se que a África do Sul é uma grande exportadora de vinhos e que o país produz maravilhosos exemplares.

Restaurantes em Joanesburgo

  • Nando’s Gandhi Square -Cnr Fox & Rissik St Shop 180 Gandhi Square Metropolitan Building, Marshalltown, Joanesburgo
  • The Grillhouse Rosebank -1, The Firs, Hyatt Centre, Oxford Road & Biermann Avenue, Rosebank, Joanesburgo
  • Hell’s Kitchen – 4 7th St, Melville, Joanesburgo
  • Pigalle  36, Village View Shopping Centre, Kloof Rd &, Van Buuren Rd, Bedfordview, Joanesburgo
  • Tashas -Melrose Blvd, Melrose North, Joanesburgo
  • The Green Peppercorn – Shop U47, Rivonia Rd, Morningside, Joanesburgo
  • Trumps – Sandown, Joanesburgo
  • Che Argentine Grill – 128 Jan Smuts Ave, Parkwood, Joanesburgo
  • Parreirinha Restaurante – 9 6th St, La Rochelle, Joanesburgo
  • Marble – Trumpet on Keyes Corner 19 Keyes and, Jellicoe Ave, Rosebank, Joanesburgo

Hotelaria em Joanesburgo

Hotel The Capital Empire.
Reprodução/thecapital.co.za

Descubra os melhores bairros para se hospedar

Escolher onde se hospedar em Joanesburgo requer um certo trabalho, pois existem muitos hotéis e pousadas em diferentes regiões. Os melhores bairros para ficar na cidade são Sandton, Rosebank, Melrose e Melville. Nesses bairros você encontra lojas, restaurantes, entretenimento e a grande maioria da hotelaria em Joanesburgo.

Sandton é o mais caro de todos e onde fica a maioria dos hotéis. É lá que está a estação do Gautrain com o metrô expresso até o aeroporto. O bairro também conta com shoppings e bons restaurantes.

Rosebank é um bairro mais residencial, mas que também conta com atividade comercial. Nele está localizado o Shopping Rosebank Mall. Os hotéis dessa região costumam ser mais novos, pois é uma área que está crescendo.

Melrose é um bairro organizado, com ruas padronizadas, charmosas e seguras para andar à noite. Lá você encontra o Melrose Arch, complexo de lazer com shopping, restaurantes, lojas, hotéis e salas comerciais.

Melville é um bairro residencial onde fica a grande maioria das Guesthouses de Joanesburgo e, por isso, lá você encontra pousadas com preços mais baixos por um ótimo custo-benefício. Para quem gosta de vida noturna, Melville é uma boa opção: a rua 7th concentra alguns restaurantes e bares.

Hotelaria em Joanesburgo

  • Radisson Blu Hotel Sandton – Rivonia Rd &, Daisy St, Sandton
  • The Capital Empire 177 Empire Pl, Sandhurst, Sandton
  • The Capital on Bath 72 Bath Ave, Rosebank, Joanesburgo
  • Holiday Inn Rosebank – The Zone, Oxford Rd, Rosebank, Joanesburgo
  • Houghton Place – 2198, 51 7 De St, Houghton Estate, Joanesburgo
  • Lucky Bean Guesthouse – 129 1st Ave, Melville, Joanesburgo

Passeios em Joanesburgo

Nelson Mandela Square

O destino é rico em história e lições sociais

Joanesburgo tem imensas avenidas, edifícios modernos, trânsito intenso, centro comercial e financeiro funcionando a todo vapor. Dá até para compará-la com São Paulo. Portanto, se você gosta de passear em Sampa, vai gostar de Joburg. A diferença é que ela não é uma cidade noturna como a capital paulista.

Acontece que há pontos turísticos bem interessantes para visitar nessa vibrante metrópole africana. Abaixo, nós listamos seis passeios em Joanesburgo para você incluir no seu roteiro!

  • Museu do Apartheid – Visitar o Museu do Apartheid, com certeza, vai ser um dos destaques da sua viagem a Joanesburgo. O local é dedicado à memória do famoso sistema de discriminação racial, que se tornou um marco da África do Sul de 1948 a 1994, abrigando diversos materiais e objetos da época. Não tem como sair desse lugar sendo a mesma pessoa. É uma experiência emocionante!
  • Nelson Mandela Square – A Nelson Mandela Square, ou Praça Nelson Mandela, é onde está a grande estátua de Nelson Mandela, símbolo da luta contra o apartheid. É um local privado da cidade que tem várias lojas e restaurantes – um excelente lugar para comer em Joanesburgo.

A Nelson Mandela Square fica junto de Sandton City, em um complexo seguro e enorme, onde há várias opções de entretenimento e hotéis.

  • SowetoSoweto é o distrito onde viviam as pessoas denominadas “non-whites” ou “nie-blankes” (os chamados “não brancos”) durante o regime do apartheid (1948-1994). Atualmente ainda vemos a população majoritariamente negra no imenso bairro.

casa de Nelson Mandela (1918-2013), ou “Mandela House”, onde viveu o primeiro presidente negro da África do Sul, fica no seguinte endereço: 8115 Vilikazi Street, Orlando West, e hoje funciona como museu.

Uma maneira legal de visitar o bairro é fazendo um tour de bicicleta. No entanto, tente não se limitar apenas à rua Vilakazi, pois, embora muito importante, tornou-se um lugar extremamente turístico, com bares, restaurantes, vendedores ambulantes, e por isso acaba não retratando a realidade do local.

  • Soccer City / FNB Stadium – O Estádio FNB, também chamado de Soccer City, foi um dos estádios que recebeu jogos da Copa do Mundo de 2010. Nesse estádio, que tem capacidade para quase 95 mil pessoas, aconteceram a primeira e a última partida da Copa da África do Sul.

O estádio é moderno, mas pouco utilizado atualmente. É possível realizar visitas internas, que podem ser interessantes para quem gosta de futebol. Mesmo que você não entre no local, vale a pena tirar uma foto do lado de fora, que foi inspirado em um tipo de cerâmica africana. 

  • Gold Reef City – Complexo que reúne cassino, um parque de diversões, e um tour ao interior de uma antiga mina de ouro, chamado “Jozi’s Story of Gold”, onde o visitante visita uma escavação a mais de 220 metros de profundidade.
  • Lion Park – O Lion Park é considerado um dos principais pontos turísticos de Joanesburgo. Uma das razões por ele ser tão famoso é porque os parques de safári, como o Kruger, ficam distantes da cidade. O Lion Park oferece a possibilidade de ver de perto e interagir com leões, entre outros atrativos, como a alimentação de girafas. Ele fica a cerca de 40 minutos do distrito de Sandton.

Quanto custa viajar para Joanesburgo?

A South African Airways tem voos diretos entre São Paulo e Joanesburgo.
Foto: Anna Zvereva/Flickr

Aperte os cintos e faça as contas dessa trip

Joanesburgo é a maior cidade da África do Sul, um dos países mais desenvolvidos do continente africano, e capital da província de Gauteng. Com mais de 5 milhões de habitantes, é também uma das maiores potências econômicas da África. É nela que fica o maior aeroporto do país e o mais movimentado do continente.

Joanesburgo fica a 55 km de Pretória, a capital administrativa do país. A Cidade do Cabo, capital legislativa da África do Sul, fica em direção oposta, a uma distância de 1.400 km. A melhor opção de transporte entre elas é um voo com duração de 2 horas.

Joanesburgo possui o principal aeroporto da África do Sul, o Aeroporto Internacional Oliver Tambo. Há voos diretos entre São Paulo e Joburg através da South African Airways com duração a partir de 8 horas. 

  • Passagens – Opções a partir de: Rio R$ 3.900,00 e São Paulo R$ 3.668,00.
  • Aluguel de carro – Categoria econômica R$ 244,00 a diária / veículos SUV R$ 508,00 a diária (preço médio para no mínimo três dias).
  • Passeios – O ingresso do Museu do Apartheid custa R95,00 para adultos. Para entrar no Parque Kruger, é cobrado uma taxa de R372 por adulto. O safári guiado no Kruger de três dias, desde Joanesburgo (inclui duas noites de hospedagem e alimentação) custa R$ 2.500 a R$ 3.000 por pessoa. 
  • Hospedagens – O preço da diária nos hotéis mais baratos custa entre R$ 134,00 e R$ 350,00 em suítes para duas pessoas. Se preferir se hospedar num local mais luxuoso, a diária sai a partir de R$ 912,00.

O tempo ideal para conhecer Joanesburgo é de quatro dias, especialmente se você nunca foi lá. Estima-se que numa viagem de quatro dias para a cidade é necessário ter na faixa de R$ 3.500,00 a R$ 4.800,00 exceto as passagens aéreas. Com esse valor, dá para fazer os principais passeios, se alimentar bem e se hospedar num hotel 3 estrelas.

iFriend: Guia de viagem Joanesburgo

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Conheça os iFriends em Joanesburgo e divirta-se!

Joanesburgo, a maior cidade da África do Sul, espera sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?