HomeGuia de viagem Hamburgo

Guia de viagem Hamburgo

hamburgo-alemanha-ifriend
Você vai adorar conhecer Hamburgo neste guia completo!

Hamburgo é uma importante cidade portuária no norte da Alemanha, um dos países mais ricos e desenvolvidos do mundo. A região onde fica Hamburgo é cortada pelo rio Elba, um dos maiores da Europa, que se estende por 1.165 km entre a República Tcheca e a costa alemã, onde deságua no mar.  

Com 1,8 milhão de habitantes, Hamburgo é a segunda maior cidade da Alemanha, atrás somente da capital Berlim. É também uma das três cidades-estado do país. As outras duas são: Berlim e Bremen.

Histórico de Hamburgo

Desde suas origens medievais, Hamburgo tem se posicionado como um centro portuário e cosmopolita de relativa importância. A primeira construção a ser erguida no local onde hoje está localizada a cidade foi o forte de Hammaburgo. Construído no ano 825 entre os rios Elbe e Alster, esse forte foi ponto de partida para as missões de São Ansgário que tentou evangelizar a Escandinávia.

Os Vikings não curtiram muito a ideia e incendiaram o forte em 845. Nos três séculos seguintes, o edifício foi reconstruído diversas vezes apenas para ser destruído novamente pouco tempo depois.

No século 12, atividades comerciais ultrapassaram as atividades religiosas e Hamburgo passou a ser um centro de comerciantes.

Nos séculos 13 e 14, a cidade tornou-se um dos principais membros da Liga Hanseática, uma aliança comercial e defensiva de cidades mercantis que dominaram o comércio do Mar Báltico e do Mar do Norte por três séculos. Com a descoberta das Américas, a liga entrou em declínio, até desaparecer no século 17. No entanto, Hamburgo conseguiu dominar as novas rotas comerciais, continuou a florescer e logo superou suas antigas cidades irmãs hanseáticas.

A região permaneceu prosperando nos séculos a seguir. Em 1558, a bolsa de valores da cidade foi fundada e, em 1619, o Banco de Hamburgo.

Hamburgo foi a primeira cidade alemã a introduzir o conceito de seguro marítimo e a primeira a estabelecer um sistema de comboios para proteger navios mercantes em alto mar. No século 19, Hamburgo tornou-se parte do Império Alemão, mas manteve seu status de cidade livre.

No entanto, a história de Hamburgo nem sempre foi de apenas conquistas. Em 1842, aconteceu o Grande Incêndio que destruiu cerca de um quarto da cidade. O incêndio fez a cidade arder durante quatro dias, destruindo igrejas, a prefeitura e inúmeros outros prédios. Morreram 51 pessoas e cerca de 20 mil ficaram desabrigadas. Após esse incêndio, a reconstrução da cidade demorou mais de 40 anos.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Hamburgo foi novamente destruída. Pesados bombardeios destruíram 55% das habitações, 80% do porto e 40% da indústria da cidade. Calcula-se que mais de 55 mil pessoas perderam suas vidas, entre elas a comunidade judaica da cidade, que uma vez foi a maior da Alemanha. Por conta disso, e devido às novas diretrizes do zoneamento urbano, o centro da cidade perdeu uma boa parte de sua antiga arquitetura.

Nas décadas pós-guerra, Hamburgo contribuiu bastante para o milagre econômico do país. O porto bem movimentado e o comércio que ela traz continuam sendo a base da riqueza da cidade, mas Hamburgo também emergiu como o centro de mídia de massa, publicação e publicidade da Alemanha. Hoje, é um destino turístico internacional e agitado, cujo passado ainda está vivo em seu nome oficial: Cidade Livre e Hanseática de Hamburgo.

Por que visitar Hamburgo?

Porto de Hamburgo

Se surpreenda com a “Veneza Germânica”

Hamburgo é um destino surpreendente. É uma cidade de enorme importância econômica, pois possui o segundo maior porto da Europa, é o terceiro maior polo mundial da indústria aeronáutica, é o maior entroncamento ferroviário do norte europeu e, além disso, tem o maior índice de milionários entre a população alemã.

Para o turista, ela é a “Veneza Germânica”, como é carinhosamente chamada. Isso porque os números de pontes encontradas na cidade passam de 2 mil. Além dessas passarelas suspensas, Hamburgo é cruzada por centenas de canais rodeados de lindos parques, jardins muito bem cuidados e imensas áreas arborizadas, repletas de flores, reverenciadas por paisagistas. É merecido o seu título de cidade mais verde de toda a Alemanha.

Fazer um passeio de barco pelo Rio Elba é uma das atividades que não podem faltar no seu roteiro. Acrescente os museus e galerias de arte, além de construções históricas para ter um panorama mais amplo de quão marcante é Hamburgo. Valem a visita também o museu de cera Panoptikum Hamburg, os cafés de Saint Georg e a Reeperbahn, via mais badalada das noites da cidade.

Agora saiba que se você não fala alemão, a língua oficial do país, vai ter que se virar nos gestos. É raro encontrar pessoas que falem inglês em Hamburgo, não sabemos se por orgulho ou desinteresse. Quem trabalha com turismo, com certeza vai saber dar as explicações e tem muito mais chances de falar o idioma internacional. No mais, será preciso improvisar – o ideal é contratar um guia local.

O que fazer em Hamburgo?

Prefeitura de Hamburgo

Um roteiro de três dias na maior cidade portuária da Alemanha

Entre construções com séculos de histórias, ruas estreitas, paisagens apaixonantes, Hamburgo é um destino que se destaca no mapa alemão.

A maior cidade portuária germânica combina atrações turísticas, ecológicas, culturais, gastronômicas e econômicas para formar um dos principais destinos do país.

Quer saber o que fazer em Hamburgo durante a sua viagem? Confira o nosso roteiro de três dias!

Primeiro dia

Uma bela maneira de começar sua viagem é fazendo um clássico passeio de barco, já que Hamburgo fica às margens do Rio Elba e possui incontáveis canais. 

porto de Hamburgo (Hamburger Hafen), no coração da cidade, reúne algumas das principais atrações turísticas da região, sendo um bom ponto de partida para iniciar seu tour por Hamburgo. Basta ir até o píer em Landungsbrücken, que costuma estar movimentado, e, então, aproveite para tomar um café e siga para o seu passeio nas águas alemãs.

De lá, saem barcos diariamente e as opções vão desde passeios panorâmicos para admirar e fotografar o destino até passeios luxuosos com jantar incluso.

Depois, se você é fã dos Beatles ou curte o som da banda, vai gostar de fazer o tour dos Beatles.

Para quem não sabe, o grupo de rock tocava muito em Hamburgo antes de fazer sucesso mundialmente e sair fazendo shows pelo mundo afora. Muitas agências fazem o tour da banda, passando pelos locais mais emblemáticos da cidade. Existem algumas opções, como o Walking Tour dos Beatles, em que o guia acompanha os turistas e vai contando todas as informações e histórias relevantes sobre o grupo em cada lugar da cidade por onde ele passava, como o Bar Star Club, onde na porta está registrado um dos álbuns de John Lennon. O ponto de encontro do passeio é na Grosse Freiheit, no bairro de St. Pauli. 

Inclusive, é na esquina da Reeperbahn com a Grosse Freiheit que fica a Praça dos Beatles, em formato de um disco de vinil, uma homenagem de Hamburgo aos rapazes.

Termine o dia no Tschebull, restaurante excelente que serve comida austríaca, culinária muito influente na cidade. Ao lado do hotel Park Hyatt, na movimentada Mönckebergstrasse (uma das ruas mais comerciais, ótima para fazer compras), no 1º andar da Levantehaus, está o Tschebull.

Segundo dia

O Mercado de Peixes, ou Fish Market, de St. Pauli é um ótimo local para se visitar em uma manhã de domingo em Hamburgo. Ele é um centro comercial essencial para a cidade desde 1703 e, atualmente, desempenha um importante papel social e turístico.

Você precisa ir cedo, pois ele fecha no meio da manhã. Aproveite e faça um delicioso brunch no mercado para encarar o restante do dia. O lugar concentra comida boa e muitos turistas.

São várias barracas vendendo frutas, legumes, doces, flores, roupas e peixes, claro. Adquira produtos frescos em um ambiente cheio de vida e cores, no mais antigo e tradicional mercado a céu aberto da cidade.

Depois é hora de partir para o Miniatur Wunderland, um daqueles passeios recomendados para quem gosta de atrações no estilo minimundo e ideal para quem está com crianças.

Trata-se de um grande complexo de estrada de ferro em miniatura, que ocupa uma área de 1.150 metros quadrados. O trajeto é feito por vários trens, também em miniatura, que simulam cidades de diversos países.

Outro lugar bacana para você conhecer é o Planten un Blomen, um parque urbano com um tamanho de 47 hectares no centro da cidade. É um local muito frequentado por turistas e locais que buscam relaxar ou até caminhar em meio à natureza.

Seu dia termina no Skyline Bar 20up, no bairro de St. Pauli, onde acontece a maior parte da vida noturna da cidade. O bar conta com uma atmosfera e ambiente vibrantes e a melhor parte do local são as vistas. O atendimento não sempre é considerado dos melhores, mas vale a pena ir para apreciar o porto de Hamburgo e o Rio Elba de um ângulo diferente, além de saborear um delicioso sushi.

Atenção: O Mercado de Peixes só abre aos domingos. Ajuste sua programação de acordo com o dia da semana.

Terceiro dia

No seu último dia na cidade, conheça o centro histórico de Hamburgo, começando pela luxuosa rua Jungfernstieg, às margens do Binnenalster, um lago artificial com uma fonte no centro e ladeado de prédios históricos e suntuosos. Ele é interligado a outro lago maior chamado de Aussen-Alster. Se tiver tempo para fazer um tour de barco, vale a pena.

Caminhe em direção à praça onde está situada a prefeitura de Hamburgo, a Rathaus, um edifício em estilo eclético e um dos mais belos do tipo na Alemanha. Ele abriga o Senado, ou seja, a Assembleia Legislativa da cidade-estado de Hamburgo. Em pleno centro de Hamburgo, não faltam restaurantes e muitas lojas.

Aproveite o resto do dia para olhar vitrines, pois dali até a Estação Central (Hauptbahnhof), você irá se deparar não somente com uma zona de pedestres, mas também com a principal área de compras da cidade. E, se ainda tiver disposição, aproveite para conhecer as muitas galerias que se espalham desde a prefeitura até a praça Gänsemarkt.

Depois do merecido descanso no hotel após um dia de muito passeio, curta a noite na Repperbahn, considerada o distrito vermelho de Hamburgo. A rua mais famosa da cidade, no bairro de St. Pauli, é lar de diversas opções de bares, restaurantes e casas noturnas.

Quando visitar Hamburgo?

Speicherstadt, o maior bairro de armazéns do mundo

A cidade tem um clima oceânico, com inverno bastante rigoroso

Com um clima oceânico que sofre diretamente as influências das massas de ar frio que circulam pelo Atlântico norte, a cidade de Hamburgo é considerada fria durante o ano inteiro.

Traduzindo, isso significa que o inverno (dezembro a março) em Hamburgo é bastante rigoroso, com temperaturas entre -1ºC e 9ºC, bastante umidade, ventos fortes e céu nublado. A baixa temporada em Hamburgo acontece no inverno e essa realmente não é a melhor época para viajar para a cidade. Um simples passeio ao ar livre pode ser prejudicado pelas condições climáticas e alguns hotéis, restaurantes e pontos turísticos ficam fechados.

Já no verão (junho a setembro), os termômetros chegam a agradáveis 23ºC e os dias ficam mais claros, quase sem nuvens. Especialmente de junho a agosto, a cidade fica lotada e recebe vários eventos culturais e festivais musicais.

É no verão que ocorre a alta temporada em Hamburgo, portanto, quem vai viajar nessa estação deve reservar sua hospedagem com antecedência para não pagar mais caro.

A meia estação, ou seja, os meses de outono e primavera, tem condições climáticas mais favoráveis que o inverno e preços mais convidativos que o verão, sendo assim um bom período para visitar Hamburgo. Além disso, a maior parte das atrações turísticas está aberta à visitação.

Quanto às chuvas, elas são relativamente baixas no destino e acontecem de maneira linear durante todo o ano. O mês menos úmido é abril e o mais chuvoso é dezembro, mas nada que chegue a apavorar o turista e nem seja capaz de estragar os seus planos de viagem.

Alta Temporada

  • Prós – A cidade fica mais animada, recebe vários eventos culturais e festivais e todos os pontos turísticos estão abertos à visitação. Além disso, o clima é mais agradável, especialmente para nós, brasileiros, que não estamos acostumados com o frio europeu.     
  • Contras – A viagem acaba saindo mais cara, pois os preços são mais salgados nesta época.

Baixa Temporada

  • Prós – A baixa temporada é o período para garantir preços mais convidativos.  
  • Contras – Os passeios podem ser prejudicados devido às condições climáticas, como ventos fortes e céu nublado, que fazem com que restaurantes e atrações turísticas fiquem fechados. Isso sem contar que o frio extremo pode incomodar bastante.

Gastronomia em Hamburgo

Currywurst – Gastronomia em Hamburgo

O sanduíche de peixe e a salsicha branca com molho picante são pedidas certas num passeio por Hamburgo

Principal cidade portuária da Alemanha, Hamburgo desenvolveu uma cena gastronômica com características bastante particulares e que se diferem do restante do país. Esse perfil se dá pela localização costeira e também pela influência cultural exercida pelos países vizinhos.

Apesar da carne de porco também se fazer presente, é o peixe a grande estrela da cozinha local. Pratos e sanduíches à base de peixes (fischbrötchen) podem ser encontrados desde os cardápios dos principais restaurantes até mesmo na comidas de rua. Mas se você não é um grande fã de peixes ou frutos do mar em geral, fique tranquilo pois Hamburgo tem outros pratos típicos a oferecer. 

E para isso, os endereços são muitos: não faltam restaurantes, pubs, cafés e bistrôs que servem os melhores sabores germânicos.

Entre eles, o franzbrötchen, um dos itens mais típicos da gastronomia local. O pãozinho é quase como um croissant, feito de massa folhada e bastante canela e açúcar, mas há versões com passas, chocolate, nozes ou maçã.

Outra especialidade hamburguesa para se deliciar durante os passeios é a currywurst, salsicha branca com molho picante de tomate e curry, acompanhada de batatas fritas ou pão branco. A currywurst é daquelas comidas de rua facilmente encontradas pela cidade.

De sobremesa, uma boa pedida é o rote grütze, especialmente nos dias de verão. A compota de frutas vermelhas é geralmente servida com calda ou sorvete de baunilha ou chantilly. É perfeita para quem gosta da combinação doce e azedo.

Nos bebes, um café vai muito bem. E Hamburgo é um lugar especial para isso. A primeira cafeteria hamburguesa de que se tem notícia data de 1677. Mais de três séculos depois, a cidade no norte da Alemanha continua sendo a principal porta de entrada para o café no país e um local onde a qualidade dos grãos é bastante valorizada.

E é claro que, como numa boa cidade alemã, também não faltam opções de cerveja em Hamburgo. A mais popular é a Astra. Vale visitar uma das cervejarias da cidade, como a Blockbräu e a Hopper Bräu.

Restaurantes em Hamburgo

  • Das Dorf – Lange Reihe 39, Hamburgo
  • Krameramtsstuben – Krayenkamp 10, Hamburgo
  • Brücke 10 – St. Pauli-Landungsbrücken 10, Hamburgo
  • Tschebull Restaurant – Mönckebergstrasse 7, Hamburgo
  • The Table – Shanghaiallee 15, Hamburgo
  • Bianc – Am Sandtorkai 50, Hamburgo
  • Nikkei Nine – Neuer Jungfernstieg 9, Hamburgo
  • Philipps Restaurant – Turnerstrasse 9, Hamburgo
  • Estancia Steaks – Afrikahaus, Grosse Reichenstrasse 27, Hamburgo
  • Haerlin Restaurant – Neuer Jungfernstieg 9-14, Hamburgo

Hotelaria em Hamburgo

Centro da cidade – principal endereço para se hospedar em Hamburgo

Confira as melhores regiões

Não é difícil decidir onde ficar em Hamburgo. A cidade dispõe de uma rede hoteleira robusta, que concentra boas opções de hospedagem perto das principais atrações locais.

Além disso, apesar de ser uma cidade bem famosa e muito turística, não é caro se hospedar em Hamburgo. Até mesmo os hotéis de luxo e de marcas famosas, com várias filiais pelo mundo, são mais baratos na cidade portuária do que em outras da Europa, como Paris ou Londres.

O centro é o principal endereço para ficar na cidade, com fácil acesso ao porto, aos atrativos da Cidade Velha e à infraestrutura moderna da Cidade Nova. Isso quer dizer que quem fica no centro pode abrir mão do carro para se deslocar, pois dá para fazer praticamente tudo a pé.

Se você deseja desfrutar da atmosfera boêmia da cidade, pode ser uma boa ideia ficar na região de St. Pauli (ou Reeperbahn), também conhecida como o distrito vermelho.  

Antigo lar de trabalhadores do porto e prostitutas, o bairro foi revitalizado nas últimas décadas e, hoje, é o coração da vida noturna hamburguense, com vários bares, pubs, casas noturnas e restaurantes.

O turista que pretende gastar pouco com hotelaria em Hamburgo pode gostar das opções da região de Altona.

Os bairros “descolados e moderninhos” da cidade são o hipster Sternschanze e o colorido St. Georg, considerado o principal reduto da população LGBT no destino.

Hotelaria em Hamburgo

  • Park Hyatt – Bugenhagenstrasse 8, Hamburgo
  • Empire Riverside Hotel Bernhard-Nocht-Strasse 97, Hamburgo
  • Hotel Hafen Seewartenstrasse 9, Hamburgo
  • Generator HamburgSteintorpl. 3, Hamburgo
  • Barceló Hamburg – Ferdinandstrasse 15, Hamburgo
  • Pyjama Park Hotel & Hostel – Reeperbahn 36, Hamburgo

Passeios em Hamburgo

Elbtunnel

Veja as atrações da cidade considerada “o portal para o mundo”

Hamburgo é um destino variado e, por isso, recebe turistas de diversas partes do mundo e de diferentes estilos. São muitas as opções de atrações pela cidade entre áreas verdes, armazéns, construções históricas, edifícios modernos, museus, pontes suspensas e o segundo maior porto da Europa.

Encante-se durante os passeios em Hamburgo, apelidada de “o portal para o mundo” pelos germânicos, e veja o velho e o novo convivendo em perfeita harmonia!

Confira, a seguir, alguns passeios para curtir ao máximo esse destino!

  • Porto de Hamburgo – O Hamburger Hafen, ou Porto de Hamburgo, é o segundo maior da Europa e pode ser o melhor ponto de partida para o seu passeio pela cidade.

Desfrute da animada região com uma cerveja gelada e um lanche à beira do rio ou admire as vistas da área durante um passeio de barco. Um passeio guiado de barco pelo porto é imprescindível, e quase todos eles saem de Landungsbrücken. Os guias falam sobre a história do porto, mostram os pontos mais importantes ao longo do caminho e o ajudam a se orientar caso seja a sua primeira vez na cidade.

Além dos cafés, bares e restaurantes, a região conta com diversos navios-museus, incluindo o Cap San Diego, um antigo navio de carga.

O Porto de Hamburgo abre todos os dias e pode ser visitado gratuitamente, mas os passeios são pagos.

  • Passeio de barco – Hamburgo é uma cidade muito ligada à água, afinal, é cortada pelo Rio Elba e possui incontáveis canais. Além disso, sua maior atração é o porto. Portanto, a estadia por lá só fica completa se você fizer o clássico passeio de barco.

Existem diversos passeios de barco saindo do Porto de Hamburgo. As opções vão desde passeios panorâmicos para admirar e fotografar o destino até passeios luxuosos com jantar incluso.

  • Tour dos Beatles – Os fãs dos Beatles sabem que eles nasceram e foram criados em Liverpool, na Inglaterra. Porém, nem todos sabem que onde eles se tornaram músicos profissionais e aprenderam a ser uma banda de rock original foi no segundo lar deles: Hamburgo.

A banda chegou pela primeira vez na cidade portuária em 1960. Durante as várias passagens do grupo por Hamburgo, os rapazes tocaram aproximadamente 900 horas nos palcos da cidade, executando mais de 200 canções diferentes. Os Beatles tocavam 8 horas por noite, sete dias por semana. 

O tour dos Beatles é oferecido por diversas agências, com diferentes opções de roteiros. O intuito do passeio é contar a história da banda em Hamburgo para o mundo. Durante a experiência, um guia vai mostrando os locais por onde eles passaram, como o Bar Star Club, clube onde costumavam tocar, e onde na porta está registrado um dos álbuns de John Lennon.

  • Mercado de Peixes – Se você estiver na cidade em um domingo, não deixe de conhecer o Fish Market, o colorido Mercado de Peixes de Hamburgo, que funciona somente pela manhã.

No local, você vai encontrar dezenas de barracas que vendem não somente peixes frescos, mas também legumes, hortaliças, frutas orgânicas, doces típicos e, é claro, muita cerveja.

  • Miniatur Wunderland –Miniatur Wunderland é um mundo em miniatura produzido com mais de 12 mil metros de trilhos e 890 locomotivas de brinquedo. Esse complexo com um modelo de ferrovia leva os visitantes pela Alemanha, Escandinávia, Áustria, Suíça e EUA.

Trata-se de uma das mais visitadas atrações turísticas da Alemanha, com cerca de um milhão de visitantes todos os anos. O local costuma estar sempre muito cheio, principalmente na alta temporada. Então, garanta seus ingressos com antecedência pela internet para evitar filas.

  • Planten un Blomen – Esse parque urbano é um lugar maravilhoso para relaxar e curtir uma enorme área verde. Há um jardim japonês, alguns lagos, cafés e muito espaço de recreação par crianças.

No verão, há um pavilhão com concertos ao vivo todo fim de semana. Já no inverno, dá pra curtir uma pista de patinação no gelo.

  • Elbtunnel – Está cansado dos barcos e quer atravessar o rio de uma maneira diferente? Basta cruzar o Elbtunnel ou Antigo Elbe Tunnel (túnel do Elba). Esse túnel passa por debaixo do Rio Elba, ligando o centro de Hamburgo com o lado sul do rio. É possível cruzar o túnel a pé, de bicicleta ou de carro.

Observe a arquitetura do local, que foi construído em 1907 e está em uso desde 1911. Chegando do outro lado do túnel, aproveite para observar a bela vista de Hamburgo do outro lado do rio.

  • Repperbahn – O Distrito Vermelho da cidade, ou Reeperbahn, é o principal polo cultural de Hamburgo. Antiga região marcada pela prostituição, o bairro fica no centro de Hamburgo e reúne os melhores cinemas e teatros locais.

Durante o verão, a região se transforma em uma imensa praça de alimentação a céu aberto, com dezenas de food trucks que servem praticamente de tudo, de comidas internacionais a pratos típicos da Alemanha.

Aproveite o seu passeio para conhecer alguns dos melhores bares da cidade portuária, como o Rosi’s Bar e o Mojo Club.

Quanto custa viajar para Hamburgo?

Rio Alster, o segundo mais importante de Hamburgo

Veja quanto sai a viagem para a mais rica e elegante cidade da Alemanha

Hamburgo é uma importante cidade portuária no norte da Alemanha, um dos países mais ricos e desenvolvidos do mundo. A região onde fica Hamburgo é cortada pelo rio Elba, um dos maiores da Europa, que se estende por 1.165 km entre a República Tcheca e a costa alemã, onde deságua no mar.  

Com 1,8 milhão de habitantes, Hamburgo é a segunda maior cidade da Alemanha, atrás somente da capital Berlim. É também uma das três cidades-estado do país. As outras duas são: Berlim e Bremen.

Hamburgo fica próximo à divisa com a Dinamarca e a cidades como Lübeck (67 km) e Bremen (94 km). A capital, Berlim, por sua vez, está a 288 km de distância.

Não há voos diretos do Brasil para Hamburgo. Em geral, as conexões são feitas em Frankfurt, Amsterdã ou Munique. Chegar a Hamburgo de automóvel ou trem são duas ótimas opções para quem está circulando pela Europa. São quatro estações ferroviárias, com ligação com Berlim, Colônia, Munique, Copenhague e outros destinos. Isso sem contar com a qualidade das autobahns.

  • Passagens – Opções a partir de: Rio R$ 2.860,00 e São Paulo R$ 2.195,00.
  • Aluguel de carro – Categoria econômica R$ 276,00 a diária / veículos SUV R$ 345,00 a diária (preço médio para no mínimo 4 dias).
  • Passeios – A visita ao porto de Hamburgo é gratuita, mas os passeios são pagos. Entre eles, o passeio de barco, que custa a partir de 18 euros por pessoa.
  • Hospedagens – O preço da diária nos hotéis mais baratos custa entre R$ 298,00 a R$ 778,00 em suítes para duas pessoas. Se preferir se hospedar em hotéis mais luxuosos, a diária sai a partir de R$ 1.498,00.

O tempo ideal para conhecer Hamburgo é de quatro dias, especialmente para quem nunca foi lá. Estima-se que numa viagem de quatro dias para a cidade é necessário ter na faixa de R$ 3.000,00 a R$ 4.500,00, exceto as passagens aéreas. Com esse valor, dá para circular pela cidade, fazer os principais passeios, se alimentar bem e se hospedar num hotel 3 estrelas.

iFriend: Guia de viagem Hamburgo

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Conheça os iFriends em Hamburgo e divirta-se!

Hamburgo, a Veneza Germânica, espera sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?