HomeGuia de viagem Gênova

Guia de viagem Gênova

genova-italia
O que fazer em Gênova, quando visitar, onde comer, onde se hospedar e quanto custa viajar

Gênova é uma cidade e comuna na Itália, capital da região de Ligúria. É o sexto maior município do país, com mais de 600 mil habitantes. 

Gênova também é uma das mais importantes cidades italianas, com seu porto considerado um dos principais da Europa.

Neste guia de viagem, vamos falar sobre Gênova, contar várias curiosidades do destino e indicar as melhores atrações turísticas para você conhecer tudo por lá.

História de Gênova

Ocupada há mais de 2.500 anos, o lugar onde fica Gênova foi muito privilegiado durante séculos

A cidade tem uma posição geográfica estratégica, banhada pelo Mar da Ligúria, com fácil acesso a outros destinos italianos e europeus. Foi assim que Gênova desenvolveu sua atividade portuária e se tornou um próspero centro urbano da Europa, além de ter sido um dos grandes centros da era das navegações.

Inclusive, Gênova e Veneza, que antes da unificação da Itália, em 1871, eram dois reinos distintos, disputaram por um bom tempo o posto de maior porto do Mediterrâneo da rota de especiarias com o Oriente.

Mas a cultura marítima da cidade é lendária também por outras razões: Cristóvão Colombo teria nascido lá, embora esse fato seja contestado por alguns historiadores. 

Sendo verdade ou não, foi justamente em 1992, quando comemorou-se 500 anos da chegada do explorador às Américas, que Gênova passou por uma reformulação que lhe conferiu seu aspecto atual. A cidade passou por um remodelamento urbano e paisagístico, principalmente na região do porto, claro, sem perder suas características históricas, que a colocou entre as cidades mais modernas da Itália.

Em 2004, ela foi eleita Capital Cultural da Europa.

Atualmente, é um destino completo, com um dos mais antigos centros históricos e o maior do país e de todo o continente.

Por que visitar Gênova?

Panorama de Gênova, Itália

Saiba mais sobre o destino italiano

Destinos como Roma, Veneza e Milão atraem muitos turistas internacionais à Itália, no entanto, a cidade portuária de Gênova merece muita atenção de quem busca uma autêntica experiência no país.

Rica em arte, joias arquitetônicas e museus, com o maior e mais bem conservado centro histórico da Europa, Gênova promove uma deliciosa passagem por diferentes séculos, mesmo tendo seu lado moderno.

Esta belíssima cidade feita de prédios altos, famosa por suas “carruggi” (passagens estreitas) e cultura infinita pode não ser um dos principais destinos turísticos italianos, mas reserva muitos atrativos e singularidades que merecem ser incluídos no seu roteiro de viagem.

Qual idioma se fala em Gênova?

O idioma oficial em Gênova e em toda a Itália é o italiano.

Devido à proximidade com a língua portuguesa, costuma ser fácil se comunicar.

Que moeda levar para Gênova?

moeda oficial da Itália é o euro.

Você pode trocar seus reais por euros no Brasil ou levar dólares para trocar nas casas de câmbio de Gênova.

Por questões de segurança, o mais recomendado é diversificar a forma como você irá levar o dinheiro na viagem, usando não só euros em espécie, mas também o cartão de crédito e pré-pago, para o caso de alguma emergência.

O que fazer em Gênova?

Piazza de Ferrari

O que ver na cidade milenar em três dias

Pequeno tesouro da história, diversão e praias, Gênova é um destino de aspectos excepcionais.

Banhada pelas águas generosas do Mar da Ligúria (a parte norte do Mediterrâneo ocidental), para muitos turistas, a cidade é apenas porta de entrada para a Riviera Italiana, mas ela teve um passado glorioso e muito dessa história está impressa em suas ruas e vielas.

Os monumentos e edifícios com séculos de existência carregam a atmosfera da Europa Medieval que pode ser vista em todos os cantos de Gênova. Praças antigas, igrejas, palácios barrocos, lojas, galerias, além de uma cultura gastronômica e vinícola variada é um pouco do que você vai encontrar na cidade milenar.

A Piazza de Ferrari, o Acquario di Genova, o maior de toda a Europa, a Catedral e o Galata Museo Del Mare são alguns dos pontos mais procurados pelos viajantes.

Aqui, você vai descobrir o que fazer em Gênova em um roteiro de três dias com direito às melhores atrações. Confira!

Primeiro dia

Inicie seu roteiro no Porto Antico de Gênova, sem dúvidas, a principal atração da cidade. 

Ele é bastante movimentado, repleto de atrativos, como um local para música ao vivo ao ar livre, um museu do cinema e uma pista de patinação no gelo, a Ice Club Genova. Ele é cercado por lojas, bares e restaurantes à beira-mar e, além disso, abriga o grande Aquário de Gênova e o jardim botânico Biosfera, que tem formato de redoma e fica acima da água.

O navio utilizado no filme “Piratas” (1986), de Roman Polanski, se encontra ancorado no porto desde 2003, sendo possível a sua visitação.

Museu Nacional da Antártida (MNA – Museo Nazionale dell’Antartide – Edificio Millo, Calata Cattaneo, 15) também fica nas imediações do porto e tem como objetivo o estudo e a análise dos resultados obtidos nas expedições feitas pela Itália na Antártida.

Bigo é um elevador panorâmico super moderno e mais uma das atrações que vale muito a pena conhecer em Gênova. Proporciona uma visão 360 graus do porto e seus arredores.

No mais, sente-se em um dos muitos bancos públicos disponíveis na área para admirar a belíssima paisagem. Aproveite e almoce em um dos restaurantes locais a típica culinária italiana.

De lá, siga para a Piazza de Ferrari, localizada no coração da cidade, conhecida por sua linda fonte, que foi restaurada nos últimos anos. Essa praça constitui o distrito financeiro e empresarial de Gênova, que já foi o principal centro de finanças de todo o país, no final do século XIX, junto com Milão.

Perto dela, está a principal catedral da cidade, a Catedral de Gênova (Cattedrale di San Lorenzo), localizada na Piazza San Lorenzo. Em seu teto, há belíssimos afrescos e no seu interior, um grande Museu do Tesouro e diversas obras sacras.

À noite, procure um restaurante que se encaixe no seu perfil e que ofereça a experiência que esteja procurando para o primeiro jantar em Gênova. Nossa dica é o Al Marmo, onde é possível comer bem pagando um preço justo. Com pratos típicos e ótimos hambúrgueres, a casa oferece também deliciosas cervejas artesanais e uma excelente carta de vinhos. É recomendável fazer reserva, pois é bem disputado a essa hora do dia, ou chegar um pouco antes da abertura.

Segundo dia

Chegou o segundo dia em Gênova. Dedique parte de sua manhã para conhecer o Galata Museo Del Mare, um bom lugar para aprender um pouco mais a respeito da história marítima da cidade.

Ele é o maior museu do gênero na área do Mediterrâneo e também um dos mais modernos da Itália.

Depois, é hora de partir para o Museo di Palazzo Reale, uma parada inesquecível nos passeios a pé em Gênova. O local foi magnificamente decorado e ampliado ao longo dos anos pelas diversas famílias nobres que ali viveram. Ele preserva intactos móveis, obras de arte, tapeçarias e artigos de decoração do palácio, tornando a sua visita incrível.

Após o passeio pelos museus, que tal conhecer um sítio classificado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO? As Strade Nuove são um conjunto de ruas – Via Garibaldi, Via Cairoli e Via Balbi – do centro histórico de Gênova, onde se encontra o sistema de palácios conhecido como Palazzi dei Rolli.

A beleza arquitetônica dessa região é impressionante e rende lindas fotos. Le Strade Nuove e Pallazzi dei Rolli é uma atração must go nos roteiros de Gênova.

Para fechar o dia, o Spianata Castelletto, também conhecido como Belvedere Montaldo, é um mirante panorâmico que oferece vistas impressionantes de Gênova, incluindo o antigo porto e o centro histórico. No pôr do sol, o passeio fica ainda mais interessante.

Terceiro dia

No terceiro dia de viagem, você pode aproveitar para conhecer lugares como o Palazzo Ducale, um dos principais edifícios da cidade, exibindo mostras de arte, esculturas, pinturas e fotografia.

Próximo a ele, você encontra a Casa de Cristóvão Colombo, um prédio de dois andares, aberto à visitação. A parte de dentro da casa contém um busto de Colombo e diversos objetos que por ele foram utilizados.

Pertinho da Casa de Colombo está a Porta Soprana, com estrutura de pedra, em arquitetura medieval. Recomendamos que você suba na torre para ter uma incrível e bela vista da cidade.

Outra atração que você pode visitar neste dia é a Igreja e Museu de Santo Agostinho, um convento agostiniano do século XIII. É o principal museu de esculturas da região da Ligúria, sendo o único aberto à visitação que expõe obras da história genovesa desde a Idade Média até a Idade Moderna. 

O local também disponibiliza seu espaço para exposições, shows e conferências.

Caiu a sua última noite em Gênova? A boa pedida é gastar as horas finais da viagem curtindo a vida noturna do destino italiano. O Cubilla American Bar estará te esperando com vinhos, coquetéis e música boa.

Quando visitar Gênova?

Praia de Camogli

No verão europeu, Gênova atinge seu esplendor

O inverno em Gênova, de dezembro a março, é uma época para desconsiderar caso você queira pegar uma praia. As temperaturas mínimas podem chegar facilmente aos 5°C e as máximas em 12°C. Em dezembro a chuva é praticamente certa.

Deve ser por essa razão que a estação mais fria do ano compreende a baixa temporada na cidade.

Em abril o tempo firma e o sol volta a brilhar escaldante até meados de outubro.

Os meses mais quentes em Gênova são julho e agosto, que corresponde ao auge do verão europeu, ou seja, alta temporada. As temperaturas têm média de 24°C, mas com sensação térmica de ainda mais calor.

Alta Temporada

  • Prós – A cidade fica mais animada; os dias são mais longos e as atividades ao ar livre ganham vida. É a época ideal para pegar uma praia.    
  • Contras – Os preços dos serviços turísticos tendem a subir e as atrações ficam mais disputadas. 

Baixa Temporada

  • Prós – Os preços costumam ser mais baixos e os pontos turísticos ficam mais vazios e tranquilos para visitar.  
  • Contras – O frio pode ser um incômodo, principalmente durante a visita às atrações ao ar livre.

Praias em Gênova

Praia de Boccadasse

Melhores e mais belas praias em Gênova

Muitos conhecem Gênova por ela fazer parte da rota de cruzeiros pela Europa, mas a cidade é linda e vale visitá-la por inúmeras razões, mesmo que não esteja fazendo viagem a navio.

Gênova fica na Riviera Italiana, uma das regiões mais bonitas da costa mediterrânea da Península Itálica. A capital da região da Ligúria é perfeita para o início de um roteiro de praias por essa cobiçada faixa litorânea. 

Há muitas opções de praias em Gênova e arredores para você passar um dia mais que especial. Confira!

  • Praia de Boccadasse – Boccadasse é uma praia imperdível em Gênova e nossa primeira dica para quem for visitar essa cidade na Ligúria. Ela se encontra a poucos minutos do centro de Gênova, na pitoresca vila de pescadores de mesmo nome.

A praia de Boccadasse é de pedras (seixos cinzas), bem pequena e circundadas por edifícios coloridos. A entrada na água é merecida, mas é melhor levar sapatos especiais com você. De certa forma, ela fica protegida do barulho da cidade, por isso é considerada um oásis em Gênova.

A praia é popular entre os habitantes locais e turistas, por isso há sempre muitos visitantes durante a alta temporada.

  • Bagni Aldebaran – Bagni Aldebaran é uma praia excelente. Ao longo da orla você terá a oportunidade de desfrutar da culinária local, drinks e música em um dos estabelecimentos que ficam por lá, aproveitando ainda mais o seu dia de praia.
  • Praia de Camogli – A cerca de meia hora do centro de Gênova, você irá encontrar a praia de Camogli. Dividida entre norte e sul, ela é uma praia movimentada, com boa infraestrutura turística. Possui aluguel de espreguiçadeiras e guarda-sóis, bem como serviço de pequenos barcos e canoas. Além da praia, a região é super bem servida com ótimos restaurantes.
  • Praia de Rapallo – Frequentada por vários tipos de turistas, a praia de Rapallo é muito bonita e limpa. Famílias e jovens elegem o local por conta de seu conforto, com diversos serviços à disposição, e sua segurança, com equipes de resgate sempre de plantão.

Entusiastas de esportes aquáticos encontram seu lugar ao sol em Rapallo – mergulho, esqui aquático, banana boat e catamarã são algumas das atividades que podem ser feitas nesta praia.

  • Praia de Santa Margherita Ligure – Um pouco mais distante do centro de Gênova, a pouco mais de 30 minutos, fica a praia de Santa Margherita Ligure. Ela está situada entre Rapallo e Portofino, o que faz com que tenha colinas fantásticas.

A praia possui ótima qualidade para banho, sendo ideal para mergulhos e passeios. O local ainda conta com diversos serviços, como guarda-sóis e espreguiçadeiras, chuveiros e vestiários, além de bares e restaurantes.

  • Praia de Paraggi – A pequena Paraggi fica a 40 minutos do centro de Gênova, no centro histórico de Santa Margherita Ligure. A praia é incrível, com água super clara e perfeita para mergulhos.

Esta é a praia mais verde da Ligúria. A baía é cercada por uma vegetação mediterrânea estonteante e o mar em Paraggi brilha com belos tons de esmeralda.

Caso você esteja indo viajar com crianças, saiba que a praia de Paraggi também é ótima para os pequenos devido às suas águas calmas e limpas, além da ótima infraestrutura, com aluguel de espreguiçadeiras e guarda-sóis, banheiros públicos e até vestiários.

Gastronomia em Gênova

Focaccia, receita italiana clássica

Gênova é a cidade do pesto e da focaccia

Uma das maiores paixões de viajar para a Itália é comer, com sua culinária cobiçada no mundo todo. É claro que Gênova não deixa a desejar e tem restaurantes famosos, principalmente por conta de suas massas.

Na sua visita à capital da região de Ligúria, reserve um tempinho em seu roteiro para apreciar as delícias locais. A culinária genovesa possui muitos elementos do mar e do campo.  

Se você perguntar aos italianos quais são as especialidades gastronômicas de Gênova, certamente eles responderão: focaccia ou pesto. No entanto, os seus pratos típicos vão muito além desses dois produtos.

Há uma série de outras comidas clássicas da região que irão fazer você se apaixonar pela gastronomia em Gênova.

A cozinha local é um clássico exemplo da dieta mediterrânea, com muitas verduras, vegetais, peixes, azeite e ervas.

O tomate (pomodoro) é um ingrediente fundamental, usado para molhos, saladas, sopas e ensopados.

O pão genovese (coberto com azeite, azeitonas e tomates) é ótimo como entrada, lanche e até mesmo para acompanhar alguns pratos.

Antes de viajar para a Itália, é interessante traçar uma rota de restaurantes se baseando nos pratos que gostaria de experimentar. Dessa maneira, você não deixa nenhum dos seus preferidos de fora.

A seguir, listamos os melhores restaurantes em Gênova para te ajudar a montar o seu roteiro gastronômico!

Restaurantes em Gênova

  • Scalvini – Piazza Pontedecimo, 28, Gênova
  • Al Marmo – Via Marcello Cerruti, 19, Gênova
  • Zeffirino – Via XX Settembre, 20, Gênova
  • Ristorante San Giorgio – Viale Brigata Bisagno, 69, Rosso, Gênova
  • Capo Santa Chiara – Via Al Capo di Santa Chiara, 69, Gênova
  • Vivarelli – Via Francesco Pozzo, 50R, Gênova
  • Ristorante da Cupido – Via Eugenia Ravasco, 4/6/8 R/4/6/8 R, Gênova
  • Hostaria Ducale – Salita di S. Matteo, 29/R, Gênova 
  • Ristorante Santa Teresa – Via di Porta Soprana, 55/R, Gênova 
  • The Cook – Vico Falamonica, 9R, Gênova

Onde ficar em Gênova

Porto Antico de Gênova

Dicas de melhores bairros e hotéis

Saber quais os melhores bairros onde ficar em Gênova é fundamental para aproveitar bem a viagem. Durante o planejamento, é importante definir a hospedagem de acordo com as atrações que deseja conhecer, visando otimizar o seu tempo.

Com uma configuração urbana um tanto quanto complexa de entender, a cidade pertencente à Riviera Italiana se estende por quilômetros ao longo da costa mediterrânea. Há bairros à beira-mar e outros apinhados nas encostas montanhosas.

Uma questão a considerar na hora de escolher onde se hospedar em Gênova é saber que o trânsito local é bastante caótico. Sendo assim, evite regiões muito turbulentas para não perder tempo de sua viagem no trânsito.

Pense nos lugares que pretende visitar e se organize para não ficar muito longe deles. Neste post, trazemos duas opções interessantes de regiões onde se hospedar. Acompanhe!

Centro de Gênova

Considerado o coração da cidade, é uma das melhores regiões de onde ficar em Gênova. Possui a maior concentração de pontos turísticos e monumentos. Na famosa Via Garibaldi, há mais de 14 palácios que atraem muitos viajantes.

Vale muito se hospedar na região pela praticidade de fazer tudo a pé e para desfrutar da beleza do centro histórico todos os dias.

Região da Piazza Príncipe e Porto de Gênova

Outra ótima opção de estadia em Gênova é a região próxima à estação Piazza Príncipe e ao porto da cidade. Essa área não fica muito distante do centro, mas é mais indicada para aqueles turistas que planejam viajar de trem para destinos próximos. No entanto, a partir de lá você pode se locomover facilmente para praticamente todos os bairros da cidade portuária.

Selecionamos alguns dos melhores hotéis em Gênova para ajudar na sua escolha. Confira!

Onde ficar em Gênova

  • Best Western Hotel Porto Antico – Via al Ponte Calvi, 5, Gênova
  • Meliá Genova Via Corsica, 4, Gênova
  • Hotel Cairoli Via Cairoli, 14/4, Gênova
  • Hotel Britannia Via Balbi, 38, Gênova
  • Hotel Continental – Via Arsenale di Terra, 1, Gênova 
  • Grand Hotel Savoia – Via Arsenale di Terra, 5, Gênova

Passeios em Gênova

Biosfera (à direita)

A cidade oferece experiências exclusivas pela Europa

Se você estiver viajando pela Itália e quiser dar uma esticadinha em Gênova, pode ter certeza que esse destino irá ganhar seu coração.

A cidade é intrigante e oferece atrações para todos os gostos. Gênova guarda muita história, arte e belezas naturais que merecem a atenção dos turistas que buscam experiências exclusivas na Europa.

Confira a seguir os passeios em Gênova que não devem faltar na sua viagem!

  • Piazza de Ferrari – A Piazza de Ferrari é a grande praça principal de Gênova, que separa a parte histórica do moderno centro da cidade. Sua grande fonte é a peça central da praça e um ponto de encontro para turistas e moradores locais.

A praça leva o nome de Raffaele de Ferrari, que doou muito dinheiro para ajudar a expandir o porto de Gênova no século 19.

  • Aquário de Gênova – O Aquário de Gênova não é apenas o maior aquário da Itália, mas também a mais extensa exposição de biodiversidade marinha da Europa. Situado no porto antigo, mais de 70 tanques diferentes armazenam 1,6 milhão de galões de água e 12 mil animais. Os visitantes podem ver tubarões, golfinhos, peixes-boi, pinguins, focas, arraias e muito mais.
  • Catedral de Gênova – Localizada no coração do centro histórico, a Catedral de Gênova (Cattedrale di San Lorenzo) é a igreja mais importante da cidade.

Construída por volta do ano de 1098, passou por várias reformas e modificações até o século 16, sendo que vários estilos aparecem em sua arquitetura. Os estilos românico, gótico, barroco e neoclássico lhe conferem uma imponência que não a deixa passar despercebida por nenhum turista.

A Catedral ostenta uma fachada gótica com listras de mármore branco e preto, uma obra-prima magnífica assim como o seu interior, que abriga lindos altares e capelas.

  • Biosfera – Situada próximo ao aquário no revitalizado porto histórico de Gênova, La Biosfera é uma pequena esfera futurística de vidro e aço que abriga uma grande variedade de animais e plantas tropicais.

Faça uma pausa da agitação do porto neste delicioso jardim botânico povoado por um papagaio tagarela, peixes e répteis.

  • Bigo – Para uma das melhores vistas de Gênova e seu porto antigo, suba no elevador panorâmico Bigo e caminhe 40 metros acima do mar.

Instalado no porto, uma área enorme às margens do Mar Mediterrâneo, o Bigo é uma das maiores atrações do local e um dos mais imperdíveis passeios em Gênova.

  • Palazzo Ducale – Construído em 1298 para demonstrar a riqueza de Gênova depois de se tornar um importante centro de comércio marítimo, o Palazzo Ducale (Palácio Ducal) foi a residência dos doges, governantes da cidade.

Em 1992, no aniversário de 500 anos do maior feito de Colombo, o palácio foi restaurado e hoje abriga museus e exposições temporárias.

  • Casa de Cristóvão Colombo – A casa em que Cristóvão Colombo teria morado entre 1455 e 1470 é simplesmente fantástica. É um dos principais passeios em Gênova e, também, um dos mais procurados.

Apesar da importância do explorador italiano, a construção de dois andares é simples e pequena. Fica bem próxima da antiga entrada leste da cidade, onde as torres de Porta Soprana guardam os portões. 

Quanto custa viajar para Gênova?

Navios de cruzeiros chegam a Gênova

Quanto custa visitar um dos lugares mais bonitos da Itália

Gênova é um município, ou como se diz na Itália, uma “comuna”, localizada no noroeste do país, na região da Ligúria.

Além disso, Gênova é uma das mais importantes cidades italianas e capital da província homônima.

A capital, Roma, está a pouco mais de 500 km de distância, enquanto as badaladas Milão e Turim ficam mais próximas, a 144 km e a 171 km de distância, respectivamente. A bela Florença está a 250 km e Bolonha fica a 296 km de Gênova.

O Aeroporto de Gênova recebe voos internacionais e fica bem próximo à região central. Se quiser desembarcar e ir direto ao centro histórico, não vai gastar mais do que 15 minutos de táxi, por exemplo.

Infelizmente não há voos diretos partindo do Brasil, sendo necessário fazer ao menos uma conexão na Itália

O viajante também tem a opção de chegar em Gênova de ônibus, que é bem prático e tem parada na Estação Principal. Essa estação tem ligação com cidades italianas incríveis para você turistar, como Roma, Milão e Turim.

  • Passagens – Opções a partir de: Rio R$ 2.554 e São Paulo R$ 2.225.
  • Aluguel de carro – Categoria econômica R$ 295 a diária / veículos SUV R$ 470 a diária (preço médio para no mínimo 3 dias).
  • PasseiosBigo: 4 euros; Aquário de Gênova: a partir de 22 euros (adulto) ; Biosfera: 5 euros. Valores checados em dezembro de 2022.
  • Hospedagens – O preço de uma diária em um hotel 3 estrelas com boa reputação custa, em média, entre R$ 308 a R$ 546. Para hotéis 5 estrelas, espere desembolsar a partir de R$ 819 por noite.

Quantos dias são necessários para conhecer Gênova?

O tempo ideal para conhecer Gênova e explorar o destino por completo é de três dias, especialmente para quem nunca foi lá. Estima-se que numa viagem de três dias para a cidade é necessário ter na faixa de R$ 2.500 a R$ 3.300, exceto as passagens aéreas, para um roteiro sem muitos luxos. Com esse valor, dá para fazer os principais passeios, comer fora todas as refeições, pegar um táxi e se hospedar num hotel 3 estrelas. 

iFriend: Guia de viagem Gênova

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Conheça os iFriends em Gênova e divirta-se!

Gênova, a cidade histórica da Itália, espera sua visita!

iFriend. Find a Friend. Enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?