HomeGuia de viagem Córdoba

Guia de viagem Córdoba

cordoba-argentina-ifriend
Um guia completo de Córdoba para você!

Córdoba, capital da província de mesmo nome, é a cidade mais extensa da Argentina e a segunda mais populosa, ficando atrás somente de Buenos Aires. São mais de 1,5 milhão de habitantes, incluindo sua área metropolitana.

Uma de suas características mais marcantes são as paisagens emolduradas por montanhas e planícies, em uma região a noroeste do mapa, conhecida como Pampa argentino.

Córdoba é ainda uma das mais importantes cidades universitárias da América Latina e abriga a universidade mais antiga do país, sendo lar de mais de 200 mil estudantes, muitos deles estrangeiros.

Histórico de Córdoba

Córdoba foi fundada em 6 de julho de 1573 pelo conquistador sevilhano Jerónimo Luis de Cabrera, com o nome de Córdoba de la Nueva Andalucía. No início de sua história, foi uma vila de espanhóis que servia de refúgio contra as populações locais.

Em 1610, foi erguido o Colégio Máximo, do qual derivou, em 1613, a Universidade de Córdoba (hoje Universidad Nacional de Córdoba), a mais antiga da Argentina, que rendeu à cidade o apelido de “La Docta”.

A cidade foi declarada capital provisória por duas vezes. A primeira ocorreu em 1806, durante as invasões britânicas do Río de la Prata. A segunda foi em 1955, durante os acontecimentos da Revolução Libertadora.

Especialmente no século XX, progrediu no caminho da industrialização. Após a forte crise econômica de 2002 que afetou a Argentina, Córdoba ressurgiu como um importante polo industrial do país. A partir de 2004, a cidade teve forte crescimento econômico com retomada da construção de edifícios de todos os tipos, expansão do setor comercial (impulsionado pelo aumento do consumo), melhoria da capacidade produtiva e instalação de pequenas e médias empresas.

Atualmente, Córdoba, conhecida como capital cultural das Américas, é o berço de milhares de estudantes de todos os países da América do Sul e também de outros continentes, o que explica sua atmosfera jovem e seus bairros que são verdadeiros centros culturais, gastronômicos e boêmios, como Nueva Córdoba e Güemes.

Por que visitar Córdoba?

Panorama da cidade de Córdoba.
Foto: Flickr

Uma metrópole vibrante cercada por montanhas

A proximidade de Córdoba com Buenos Aires (apenas uma hora de avião) faz desse destino ideal para pessoas do mundo inteiro que viajam para a capital e querem conhecer o interior da Argentina sem abrir mão dos confortos de uma cidade turística.

Córdoba, ou Córdova, é uma metrópole efervescente com atrações culturais, históricas e gastronômicas que podem render muitos dias de viagem.

A cidade mais cultural do país é realmente encantadora e tem todos aqueles pontos turísticos interessantes que a gente adora, com a vantagem de estar muito perto das lindas montanhas cordobesas.

Caminhando por suas ruas destaca-se a arquitetura colonial entre edifícios modernos, com muitos parques e áreas verdes, como o Parque Sarmiento.

Na Plaza San Martín e na Catedral de Córdoba está o coração da cidade. Como é comum nas cidades argentinas, a praça principal é encabeçada por uma igreja, que neste caso é a Catedral, datada de 1580.

Há também museus, galerias de arte e centros de exposições, além de lugares para ir à noite, como barzinhos, casas noturnas e cervejarias, afinal estamos falando de uma cidade universitária.

É possível se locomover a pé entre uma atração e outra no centro da cidade. Ônibus e táxis também estão disponíveis.

O que fazer em Córdoba?

Lago San Roque, na Villa Carlos Paz

A cidade argentina reúne atrativos naturais e pontos turísticos históricos importantíssimos

Destino bastante procurado pelos argentinos para um bate-volta, Córdoba tem muito para ser explorado e, por isso, merece muito mais do que poucas horas do seu tempo.

A cidade é reconhecida por seu patrimônio histórico e religioso e por sua importância acadêmica, já que lá funcionaram as primeiras universidades da Argentina.

As igrejas, aliás, estão entre os principais pontos turísticos da região, com arquitetura imponente que remete às construções religiosas europeias. Uma delas é a de Los Capuchinos, onde é muito comum ver pessoas do lado de fora tirando fotos, principalmente nos fins de semana.

Há também os edifícios com séculos de história, como o Palácio Ferreyra e a Manzana Jesuítica, galerias e ateliês de arte.

Já a vida noturna em Córdoba é intensa, com bares da moda, bons restaurantes e baladas animadas.

Quer descobrir um roteiro bem legal na capital cultural das Américas? Confira, a seguir, o que fazem em Córdoba em três dias!

Primeiro dia

Para começar o seu primeiro dia, nada melhor do que um passeio pela Plaza San Martín e arredores. A praça é um dos principais pontos turísticos de Córdoba e fica bem no coração da cidade. O local fica movimentado todos os dias da semana.

Além disso, ali do lado você também encontrará a famosa Catedral de Córdoba. Essa igreja do século 17 é bem bonita e vale muito a pena fazer a visita guiada pelo seu interior.

Ainda no centro, aproveite para conhecer a Iglesia de Los Capuchinos e ficar boquiaberto com a sua beleza. A sua altura, o detalhamento e as cores dessa construção chamam a atenção quando ela surge em meio aos edifícios da cidade. E sua beleza interior não perde para a de sua fachada, portando, não deixe de entrar para apreciar o local por completo. 

Nessa área também existe bastante comércio, então, encontrar um restaurante bacana para almoçar é uma tarefa fácil. Nossa sugestão é o Sibaris, uma opção charmosa com menu executivo a preço acessível. Ele fica dentro do Hotel Winsdor e é especializado em várias culinárias, como argentina, europeia, sul-americana, mediterrânea e japonesa.

Depois da merecida refeição, siga até o Parque Sarmiento, que está apenas 2 km ao sul da Plaza San Martín. Nos seus 17 hectares existem diversas atrações para visitar, como museus, monumentos, lagos e até mesmo um zoológico. Além de passear pelo parque, uma dica é ir conhecer o Museu Superior de Bellas Artes Evita, que fica dentro do belo Palácio Ferreyra e é um dos principais museus de Córdoba. Dentro dele, é possível encontrar obras de artistas renomados, como Pablo Picasso e Francisco Goya.

À noite, você pode jantar no El Celta, restaurante bastante elogiado, especializado em peixes e frutos do mar. Apesar de ser um pouco mais distante do centro, vale a pena a experiência na casa, que tem uma atmosfera super aconchegante e trabalha com pescados de alta qualidade.

Segundo dia

Comece as atividades do segundo dia pela Manzana Jesuítica, que é uma espécie de quarteirão com edifícios do século 17. Esse espaço monumental foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2000.

Não deixe de visitar o Museu Histórico UNC, que funciona no antigo prédio da Universidade de Córdoba. 

De lá, siga para a Cripta Jesuítica, que foi feita no século 18 e hoje serve como um centro cultural e galeria. Esse é um dos lugares de Córdoba mais visitados pelos turistas.

Depois, vá até o Mercado Norte, um lugar bem colorido com tudo que os outros mercados do mundo tem. São muitas barraquinhas com diversos produtos e alimentos diferentes. Tem opções para levar para casa e para consumir no local. Aproveite para comer comidas típicas argentinas e tomar deliciosos vinhos nacionais.

Quando estiver anoitecendo, será a hora de ir para o Güemes, bairro boêmio de Córdoba, ideal para quem gosta de bares animados e casas noturnas. Aos domingos, rola uma feira de artesanato que lota as ruas.

Terceiro dia

No seu último dia de viagem, acorde bem cedo para fazer um passeio de meio dia até a Villa Carlos Paz, município na província de Córdoba que está a 50 minutos de carro do centro da cidade.

O lugar é muito visitado pelos turistas que estão em Córdoba por conta de seus atrativos naturais. O enorme Lago San Roque, por exemplo, é lindo e perfeito para quem curte praticar atividades aquáticas. Como não terá muito tempo, escolha entre: visitar o centro da cidade, onde estão alguns pontos turísticos históricos e vários teatros, restaurantes e cafés; ou Los Gigantes, uma reserva natural um pouco mais a oeste, um lugar lindo e ótimo para fazer trilhas e escaladas nas montanhas.

De volta à capital, no bairro de Nueva Córdoba, está um dos maiores points dos cordobeses à noite e aos fins de semana: o Paseo del Buen Pastor. O local é um complexo cultural, recreativo e comercial, repleto de restaurantes, bares e lojas. Há ainda uma galeria onde ocorrem eventos e exposições, além de uma fonte de águas dançantes que à noite fica toda iluminada, havendo, inclusive, horários para as “apresentações”.

Você já vai ter passado por lá anteriormente – a Iglesia de Los Capuchinos encontra-se do outro lado da rua. Não deixe de ir à noite para ter uma nova perspectiva do lugar e para fechar sua viagem a Córdoba com chave de ouro.

Quando visitar Córdoba?

Lago do Parque Sarmiento.
Foto: Daniel Farré/Wikimedia

Uma viagem possível nas quatro estações

O clima na cidade de Córdoba é agradável o ano inteiro, o que significa que não existe época ruim para visitá-la.

Os meses de outono e primavera permitem passeios ao ar livre com temperaturas mais amenas.

Já o verão, entre dezembro e março, é o período chuvoso, com temperaturas que podem superar os 30ºC. Mesmo nos meses mais úmidos, o sol sempre dá um jeito de aparecer em Córdoba, então aposte nos óculos escuros e protetor solar. Se a chuva cair, você ainda pode visitar locais fechados, como a Catedral de Córdoba, sem contar que, é claro, nada que um guarda-chuva não resolva.

O inverno, que vai de junho a setembro, é a estação do ano mais seca, e, por isso, a chance de chover é praticamente zero. Nessa época, as marcas dos termômetros atingem máximas de 18°C, enquanto as mínimas podem chegar a 5°C.

Dezembro, janeiro, fevereiro, julho e agosto são meses de alta temporada. Os meses de outono e primavera compreendem a baixa temporada.

Alta Temporada

  • Prós – É uma época animada, com movimento nas ruas e pontos de encontro badalados.
  • Contras – Os preços são mais altos neste período, portanto, reserve a hospedagem e compre suas passagens aéreas com antecedência. Caso viaje no verão, pode ter que lidar com o desconforto da chuva.

Baixa Temporada

  • Prós – Com menor volume de turistas, visitar as atrações fica mais tranquilo e não é preciso encarar filas.  Além disso, é um bom período para quem deseja economizar. 
  • Contras – A desvantagem é que algumas atrações, restaurantes e bares fecham mais cedo.  

Gastronomia em Córdoba

Alfajor caseiro e alfajor da Havanna.
Foto: Flickr

A incrível culinária argentina, uma atração à parte

A comida da Argentina é fenomenal e apreciada por pessoas do mundo inteiro com seus sabores marcantes e modos autênticos de preparo. Talvez seja uma das mais fáceis dos brasileiros se sentirem familiarizados, afinal, essa é uma culinária que absorveu a carne e as massas como seus principais ingredientes. 

Em Córdoba, tem comida argentina para todos os gostos e bolsos. Quer restaurante sofisticado? Tem. Quer comer bem pagando pouco? Tem também.

A cidade possui tudo aquilo que um turista espera provar na terra dos hermanos, como empanadas, bifes de chorizo, alfajores, doce de leite, entre outros. Mas não se limite aos itens mais típicos. Experimente também os peixes e frutos do mar, as pizzas e os gelatos – Córdoba tem excelentes casas com essas especialidades.

Veja algumas opções de onde comer em Córdoba!

Restaurantes em Córdoba

  • República Restaurant -Av. Recta Martinolli 5631, Córdoba
  • Sibaris -Buenos Aires 214, Córdoba
  • El Papagayo – Arturo M. Bas 69, Córdoba
  • Cientovolando – Rondeau 515, Córdoba
  • El Celta -Jerónimo Luis de Cabrera 269, Córdoba
  • Bullanga Milanga – Caseros 308, Córdoba
  • Pizzeria San Luis – Av. Gral. Paz 365, Córdoba
  • Patio de la Cañada – Av. Figueroa Alcorta 360, Córdoba
  • Dirán – Oncativo 50 Mercado Municipal Norte Pto. 120, Centro, Córdoba
  • La Vieja Esquina – Belgrano 193, Córdoba

Hotelaria em Córdoba

Centro de Córdoba.
Foto: Nelson Pérez/Wikimedia

Descubra os melhores bairros para se hospedar

Apesar de ser a segunda cidade mais importante do país, Córdoba não tem tantas opções de regiões para se hospedar. Seus pontos turísticos ficam concentrados em poucas áreas da cidade, por isso, na hora de escolher um hotel, não há muito mistério.

O melhor lugar para ficar em Córdoba é o centro, que contempla os arredores da Plaza San Martín até as margens Rio Cañada. Lá, estão muitas das principais atrações, como a Catedral e a Manzana Jesuítica, além de lojas, restaurantes, bares e os melhores shoppings.

O bairro de Nueva Córdoba também é uma boa opção para se hospedar na cidade. Nessa região, se concentram alguns importantes pontos turísticos, como o Parque Sarmiento, o Paseo del Buen Pastor e os museus Bellas Artes Evita, Emilio Caraffa e de Ciências Naturais. Por lá também existem boas opções de restaurantes e lojas, mas a oferta de hotéis é menor. Uma vantagem é o preço um pouco mais baixo das hospedagens, justamente por não ser o centro da cidade.

Selecionamos alguns hotéis em Córdoba para te ajudar!

Hotelaria em Córdoba

  • NH Córdoba Urbano – Av. Marcelo T. de Alvear 363, Córdoba
  • Windsor Hotel & Tower Buenos Aires Centro 214, Córdoba
  • Azur Real Hotel Boutique San Jerónimo 243, Córdoba
  • Quorum Córdoba HotelAv. La Voz del Interior 7000, Córdoba
  • NH Córdoba Panorama – Av. Marcelo T. de Alvear 251, Córdoba
  • Amerian Córdoba Park Hotel – Boulevard San Juan 165, Córdoba

Passeios em Córdoba

Catedral de Córdoba

O que fazer na capital cultural das Américas

Córdoba possui cena cultural intensa, parques e áreas verdes e atrações históricas muito importantes. Com variadas opções de entretenimento, a cidade acaba agradando diferentes tipos de viajantes que querem conhecer um outro lado do país do tango.

Acompanhe o texto e veja nossa lista imperdível de passeios em Córdoba!

  • Plaza San Martín – Fica bem no coração de Córdoba. A Plaza San Martín é lar da histórica Catedral de Córdoba, do Cabildo e outros edifícios antigos muito bem preservados que mostram ao turista como era a vida na cidade durante o período colonial. 

No centro da praça está instalado um monumento em homenagem a José de San Martín, herói da independência de vários países latino-americanos.

O local está sempre movimentado por artesãos e artistas de rua e, também, abriga eventos culturais diversos, como uma feira de literatura e festas gastronômicas.

  • Iglesia de Los Capuchinos Tombada como Maravilha Artificial de Córdoba, a Iglesia del Sagrado Corazón, ou Iglesia de Los Capuchinos, é uma atração que não pode ficar de fora do seu roteiro. O templo em estilo neogótico foi construído na primeira metade do século XX e está entre os mais importantes da Argentina.

O visitante pode realizar um tour guiado e subir mais de 180 degraus até o topo de uma das torres, de onde é possível admirar todo o centro histórico da cidade.

  • Manzana Jesuítica – O complexo arquitetônico da Manzana Jesuítica é um dos principais passeios em Córdoba, tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco desde os anos 2000.

O quarteirão abriga prédios históricos, datados do século XVI, incluindo a Cripta Jesuítica, refúgio dos primeiros jesuítas que se instalaram na região, a Universidad Nacional de Córdoba (hoje casa do Museu Histórico UNC), a Capilla Domestica e o Colégio de Montserrat, do século XVII.

Ainda no bairro dos jesuítas, está a Iglesia de la Compañia de Jesus, onde Jorge Mario Bergoglio estudou antes de se tornar o Papa Francisco, primeiro pontífice sul-americano da Igreja Católica.

  • Parque Sarmiento – O Parque Sarmiento é o parque urbano mais importante da cidade, um lugar agradável nas quatro estações do ano, com área para a prática de diversos esportes, pistas de caminhada e corrida e ciclovia.

A ampla área verde ao redor de um lago com pedalinhos é um dos destaques, cenário ideal para um piquenique em Córdoba.

O parque também abriga um zoológico com dezenas de espécies animais, jardins, lanchonetes, restaurantes e até museus, como o Museu Caraffa, o Museu de Ciências Naturais e o Ciudad de las Artes, que expõe obras de artistas argentinos.

Esse é um dos passeios em Córdoba que vale reservar um dia inteiro para fazer, especialmente se estiver viajando com crianças.

O Parque Sarmiento, que começou a ser construído em 1889, fica aberto 24 horas por dia, sete vezes por semana e tem entrada gratuita.

  • Paseo de las ArtesFeira de artesanato no bairro de Güemes, o Paseo de las Artes é o lugar onde os viajantes podem comprar antiguidades, obras de arte, itens de decoração, artigos em couro, pinturas, móveis, bordados e comidas típicas.

A feira acontece aos domingos e pode render um dia inteiro de passeio, afinal, estamos falando de uma região famosa pelos ares boêmios e vocações artísticas. Nas noites de fim de semana, o local reúne food trucks e artistas de rua. Ainda dá para passear pelas lojas e ateliers de moda, além de, claro, desfrutar de algum dos bares ou restaurantes.

  • Paseo del Buen Pastor – Localizado no bairro de Nueva Córdoba, o Paseo del Buen Pastor é um centro cultural, recreativo e comercial.

Funciona como ponto de encontro para os locais, mas também se torna uma atração para os turistas. Isso porque o complexo conta com restaurantes, bares, lojas e uma fonte de águas dançantes que, graças ao seu sistema de música e iluminação, chama a atenção dos visitantes. Há ainda uma galeria, onde são realizados eventos e exposições.

Quanto custa viajar para Córdoba?

Fonte de águas dançantes no Paseo del Buen Pastor.
Foto: Flickr

Saiba quanto vale alguns dias em um destino fora da caixa no país vizinho

Córdoba, capital da província de mesmo nome, é a cidade mais extensa da Argentina e a segunda mais populosa. São mais de 1,5 milhão de habitantes, incluindo sua área metropolitana.

Córdoba está situada a 820 km da divisa com o Brasil e a 700 km da capital, Buenos Aires.

O destino fica no meio do caminho entre Rosário e Mendoza, outras belas cidades da terra dos hermanos, em uma região a noroeste do mapa, conhecida como Pampa argentino.

O Aeroporto Internacional Ingeniero Ambrosio L.V. Taravella, a 10 km do centro da cidade, recebe voos diretos ou com escala vindos do Brasil e outros destinos argentinos. A partir do terminal, você pode fazer o trajeto de táxi ou ônibus (Linha 25 ou Aerobus).

Se estiver passeando pela Argentina e quiser combinar um roteiro entre Buenos Aires e Córdoba, é possível fazer o trajeto de trem ou ônibus, a partir do Terminal Retiro, na capital do país. De carro, o percurso é feito pelas rodovias RN9 e Au 9/Au. 

  • Passagens – Opções a partir de: Rio R$ 993,00 e São Paulo R$ 996,00.
  • Aluguel de carro – Categoria econômica R$ 311,00 a diária / veículos SUV R$ 625,00 a diária (preço médio para no mínimo 3 dias).
  • Passeios – Parque Sarmiento, Cabildo e igrejas da Manzana Jesuítica: entrada gratuita.  
  • Hospedagens – O preço de uma diária em quarto duplo, em hotel três estrelas, fica em torno de R$ 154,00 a R$ 494,00. Para se hospedar num local mais luxuoso, espere gastar a partir de R$ 1.060,00 por dia.

O tempo ideal para conhecer Córdoba, Argentina, é de três dias, especialmente para quem nunca foi lá. Estima-se que numa viagem de três dias para a cidade é necessário ter na faixa de R$ 1.600,00 a R$ 2.400,00, exceto as passagens aéreas. Com esse valor, dá para fazer os principais passeios, se alimentar bem e se hospedar num local confortável.

iFriend: Guia de viagem Córdoba, Argentina

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Conheça os iFriends em Córdoba e divirta-se!

Córdoba, a Capital Cultural das Américas, espera sua visita!

iFriend. Find a Friend. Enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?