HomeGuia de Viagem Cairo

Guia de Viagem Cairo

Vista da cidade do Cairo
Você vai adorar Cairo e suas belezas arqueológicas e naturais nesse guia completo!
0
(0)

Cairo é a capital do Egito – É a maior cidade da África. Cairo está localizado nas margens e ilhas do rio Nilo, ao sul do delta. Ao sudoeste se encontra Giza e a antiga necrópole de Mênfis, com a meseta de Giza.  

Um lugar envolvente, caracterizado por suas magistrais pirâmides, como a Grande Pirâmide de Quéops. Um museu a céu aberto, composto por uma mistura de antigo e moderno, que convivem nos bairros, ruas, ruelas e becos. O Cairo religioso, cheio de vida e de contrastes, cidade cosmopolita em culturas e gentes, que revela diferentes civilizações.

Vocação Turística

As suntuosas pirâmides, os mais fantásticos hotéis como o majestoso International Hotel Semiramis, os sítios arqueológicos e o deserto são experiências que marcarão sua estada no Cairo. A região é bastante tranquila e tem excelente infraestrutura para atender ao visitante.

Entretanto, é importante ter alguns cuidados básicos como andar sempre com o guia por perto, vestir-se adequadamente, não se afastar muito do eixo turistico e se resguardar perante certas ofertas, digamos, tentadoras demais.

O Cairo tem inúmeras curiosidades que só os guias locais poderão revelar – afinal, um país milenar, rico de cultura ancestral, possui inúmeras histórias.

Destaques

As MúmiasUber e CamelosHollywood Africana
Até hoje são encontradas diversas múmias nas escavações dos inúmeros sítios arqueológicos – sacerdotes, reis, pessoas influentes de milênios que, ao morrerem, foram mumificadas.No Cairo é comum o trânsito caótico! Apenas 25 semáforos, milhares de buzinas, em um emaranhado de carros antigos e novos, Uber, motos, lambretas e, pasmem, camelos!Há um grande investimento em produções de filmes locais para egípcios e também para exportação. Não à toa, o Egito é considerado a Hollywood da África. Os filmes de amor não tem beijo e nem cenas de sexo.

O que fazer no Cairo

Pirâmide e esfinge de Gizé Cairo Egito
Pirâmide e esfinge de Gizé Cairo Egito

Cairo, uma vitrine histórica surpreendente!

A experiência essencial do Cairo está presente em suas ruas: no lamento melódico da chamada à oração muçulmana, o bater dos cascos dos burros que fazem o transporte de cargas e pessoas.  Não é um lugar glamouroso à primeira vista, mas você pode se surpreender com toda essa loucura!

Roteiro de três dias

O museu de antiguidades a céu aberto – seu roteiro é considerado um dos mais impressionantes do mundo. Seus bairros antigos expõem toda a cultura e tradição. Na periferia do Cairo estão situadas as Grandes Pirâmides Egípcias – surgem como miragens da terra árida como se protegendo o Cairo da vastidão do deserto além.

Para percorrer o Cairo e seus arredores você levaria semanas, meses para uma experiência completa. Uma megalópole, com bairros repletos de mesquitas ao longo do Nilo e nas profundezas do deserto.

Primeiro dia

No seu primeiro dia no Cairo, procure explorar ao máximo: Você se surpreenderá com um city tour pelo Cairo: todo o caos em harmonia. A cidade oferece uma vitrine fascinante da história antiga, atividades vibrantes e sons.

Pela manhã você poderá conhecer as vibrantes pirâmides: as desconhecidas Saqqara e Dashur oferecem uma visão mística da paisagem egípcia. Porém você pdoerá pular esse programa e partir logo para o complexo de pirâmides de Gizé. São seis pirâmides incluindo a icônica esfinge de Gizé – Vale dizer que as pirâmides de Gizé é a única das Sete Maravilhas do Mundo Antigo que ainda existe, foram construídas em 2700 aC. – parte sempre presente no imaginário coletivo. Visitar as pirâmides menores permite-nos mergulhar de cabeça no Egito Antigo, oferecendo uma experiência de viagem mais relaxada.

Saqqara fica acima do Vale do Rio Nilo – Cobrindo uma grande faixa de deserto de 7 km, é o maior sítio arqueológico do Egito, bem como o mais antigo. A Necrópole de Saqqara remonta à Terceira Dinastia, há quase 5.000 anos.

Segundo dia

Invista uma ida ao Museu Nacional do Cairo – maravilhe-se com os tesouros recuperados do interior das pirâmides. O museu é um dos mais importante do país e um dos mais relevantes para a história do mundo. Está localizado na Praça Tahrir, bem no centro da capital. Um dos grandes acervos do museu é o tesouro do Faraó Tutankamon: são aproximadamente 1.700 peças que compõem o conjunto.

Depois dessa jornada mitológica pela ancestralidade do Museu do Cairo e seus achados, visite o Khan el Khalili, a parte chique e cara da cidade. Um mercadão localizado numa antiga região comercial, repleto de maravilhas de consumo – sedas, antiguidades, roupas, objetos de arte, relíquias… você ficará admirado com esse legítimo representante dos antigos bazares. Para ver, admirar e negociar ao extremo antes de fechar a compra.

Terceiro dia

Cairo tem como religião o Islã desde o século X, na Era Medieval. Assim, Cairo também é conhecida como “a cidade dos mil minaretes“ por causa dos quase 800 monumentos, fontes, minaretes e mesquitas construídos em louvor a Alá. As mesquitas são templos consagrados ao islamismo, religião mais influente no mundo árabe, no Oriente médio e África.

A Mesquita Muhammad Ali que está situada no alto de uma colina. Se por fora o visual lembra o da Mesquita Azul da Turquia (foram construídas na mesma época), vale dizer que o seu interior é igualmente suntuoso, todo decorado em ouro, mármore e alabastro. 

Procure conhecer a Mesquita Al Azhar – uma das mais relevantes para o Egito – que foi construída em 970 d.C e, pouco menos de 30 anos depois, passou a abrigar a maior universidade do Egito (e a segunda mais antiga do mundo).

Ao entrar nas mesquitas, mantenha o respeito e a sobriedade recomendados a todos os templos religiosos – vestimenta deve estar adequada com o uso de véu e saias para as mulheres, roupas mais fechadas para todos.

Roteiro mais dias

Passeios de camelo, jantares às margens do Rio Nilo, passeios de feluccas pelo rio Nilo, a lista de atividades é imensa e você terá muito mais roteiros incríveis para visitar em três, cinco ou sete dias. 

Veja mais: O que fazer no Cairo

Quando visitar Cairo

Deserto Branco - Cairo Egito
Deserto Branco – Cairo Egito

Visite o Cairo o ano inteiro, mas dê preferência ao outono e a primavera.

As melhores épocas para visitar o Cairo são de março a abril e de outubro a novembro.

Essas temporadas curtas dão boas-vindas a temperaturas confortáveis, menos multidões e baixas taxas de hotel na maioria dos dias da semana.

O inverno é de longe a época mais popular para visitar a capital do Egito, porque os dias são quentes e ensolarados e as noites são frescas.

Se você está planejando uma viagem entre dezembro e fevereiro, pode esperar milhares de turistas.

Você encontrará as melhores ofertas em hotéis durante o verão, mas, para muitos, não vale a pena economizar lutando contra o calor.

Alta temporada:

  • Prós: Pontos turísticos movimentados, muitos turistas; maior variedade de passeios.
  • Contras: Há um fluxo imenso de pessoas querendo fotografar os pontos turísticos e talvez você não se sinta muito à vontade. Lugares turísticos e hotéis lotados, os ingressos para as atrações se esgotam mais rapidamente.

Baixa temporada:

  • Prós: Você poderá desfrutar dos pontos turísticos e naturais com calma, sem tanta aglomeração de pessoas. Os valores tendem a ser mais atrativos em pousadas e hotéis e o atendimento mais personalizado. Os passeios não terão muitas pessoas, o que é bom para quem quer aproveitar o momento mais intimista. Sobra espaço nos parques e nas atrações turísticas. Espere um excelente atendimento em bares e restaurantes.
  • Contras: Pode haver poucos eventos. Alguns pontos turísticos podem estar em manutenção, então, não fique chateado e aproveite o melhor da cidade.

Veja também: Quando visitar Cairo

Gastronomia no Cairo

Kushari, Prato típico Egipcio - Gastronomia
Kushari, Prato típico Egipcio – Gastronomia do Cairo

Delicie-se com os sabores misteriosos do Cairo

Cairo é o lugar para pratos saudáveis ​​e saborosos que irão deliciar todos os paladares. Famosa por sua culinária norte-africana e seus inúmeros restaurantes fica praticamente impossível de errar uma escolha.

Prove o humilde simit: pão coberto de gergelim parece um cruzamento entre um bagel e um pretzel e tem um interior macio e fofo. Geralmente é servido com um ovo cozido e é mais popular na época da Páscoa, quando os egípcios celebram o Sham Ennessim. Esse é o sabor das ruas do Cairo, mas você terá outras opções.

O Ful, por sua vez, é o feijão básico do trabalhador egípcio, uma refeição digna de um bom café da manhã: uma sopa de fava de feijões aromatizado com cominho e azeite e servido com pão sírio ou francês.

Para o almoço e o jantar, a cultura local elegeu o hawawshi: seu preparo é um pão sírio recheado com uma mistura de carne picada temperada com cebola, pimentão e pimenta para criar um delicioso prato quente e picante.

Outra dica de almoço é o Kushari, um prato vegetariano farto feito de arroz, macarrão e lentilhas combinado com grão de bico, tomate, alho e cebola frita crocante em molho de vinagre de tomate.

Extravagância culinária das terras do faraó que você deve provar é o hamam mahshi, o pombo jovem cozido. As aves são marinadas e recheadas com uma mistura de arroz ou trigo, cebola, canela, cominho e nozes, e depois grelhadas em fogo de carvão de lenha.

Depois desse passeio gastronômico atenção para as delícias de mel dos doces – muito mel e gergelim na causa, ao gosto islâmico. A basbousa, por exemplo, é um famoso bolo doce de semolina, pesado e extremamente doce.

O doce mais egípcio de que se tem notícia é o Um Ali:  uma mistura de pedaços de massa folhada com pistache, flocos de coco e passas, com bastante leite adocicado derramado por cima. São os doces preferidos das famílias durante o Ramadã com a bandeja cheia pedido a granel.

  • The Grill – Cornich El Nile, Semiramis InterContinental.
  • Sushiramis – Corniche El Nil, Garden City, 
  • Le deck, By Laurent Peugeot – 3 El Thawra Council St Zamalek, Downtown, 
  • Egyptian Nights – Cairo Marriott Hotel – 16 Saray El, Gezira St, Zamalek,
  • Osmanly Restaurant –  12 Ahmed Ragheb, Qasr El Nil, 
  • Torii Restaurant – Cairo Marriott Hotel -16 Saray، Zamalek
  • Zooba – 16 26 July St, Al Gabalayah, Zamalek, Giza Governorate
  • Cairo Kitchen – 118 26th of July Corridor, Al Gabalayah, Zamalek, 

Veja mais: Gastronomia e restaurantes no Cairo

Pontos Turísticos do Cairo

Vista da cidade do Cairo

Você não deve deixar de conhecer os principais pontos turísticos do Cairo!

Mais de 800 pontos turísticos no Cairo! Uma cidade milenar que concentra as maravilhas dos mundos antigo e novo não deve deixar de ser visitada em sua plenitude.

Lar dos antigos faraós, o Egito é um destino deslumbrante de templos e tumbas que impressionam a todos que o visitam. Os icônicos desertos, as mesquitas, as pirâmides, esfinges, o segundo maior rio do mundo, o rio Nilo e suas paisagens… sim, há muito o que conhecer no Cairo e a gente fez uma seleção incrível para te mostrar um pouco dessas maravilhas históricas.

Lista de pontos turísticos

  • Pirâmides de Gizé
  • Saqqara
  • Templo de Karnak de Luxor e Vale dos Reis
  • Khan el-Khalili
  • Mesquita Al-Azhar
  • Mesquita do Sultão Hassan
  • Portão de Bab Zuweila
  • Museu Egípcio do Cairo
  • Deserto Branco
  • Rio Nilo
  • Oásis de Siwa 
  • Templo de Karnak
  • Thistlegorm
  • Alexandria

Pirâmides de Gizé

A última remanescente das Sete Maravilhas do Mundo Antigo e um dos marcos mais conhecidos do mundo. As tumbas dos antigos faraós estão há milênios sendo contempladas pela enigmática Esfinge de Gizé. Construções erigidas à mais de 5000 anos são objeto de curiosidade mundial. 

Saqqara

Você não vai conhecer só a Pirâmide de Gizé: Saqqara é a vasta necrópole dos faraós e mostra como os antigos egípcios avançaram seu conhecimento arquitetônico. Esse complexo é composto de três pirâmides: a Pirâmide Vermelha, a Pirâmide de Userkaf, a pirâmide de Teti, entre outras construções milenares.

Templo de Karnak de Luxor e Vale dos Reis

Famosa pelo Vale dos Reis, pelo Templo de Karnak e pelo Templo Memorial de Hatshepsut, a cidade de Luxor, ao lado do Nilo, no Alto Egito, é outro ponto que merece destaque. Karnak é um templo dedicado ao deus Amom-Rá e impressiona pela grandiosidade de seus paredões. Os túmulos reais do Vale dos Reis e do Vale das Rainhas estão na margem ocidental do rio.

Khan el-Khalili

Khan el Khalili é um imenso bazar no coração da cidade do Cairo, no Egito. Uma tradicional área comercial, tal e qual um imenso mercado de estreitas ruelas. Com milhares de pequenas tendas com as mercadorias: sapatos, tecidos, pipas de cristal, especiarias, joias, com suas ruas repletas de gente, mesas nas portas dos cafés, onde alguns comércios também têm seus próprios pequenos ateliês de manufaturas. Ideal para compras de antiguidades e lembranças.

Mesquita Al-Azhar

mesquita de Al-Azhar está localizada bem ao lado do Bazar Khan el-Khalili, também é chamada de ‘A Resplandecente Mesquita Congregacional‘ erigida em 972 dC. Hoje, al-Azhar continua sendo uma instituição profundamente influente na sociedade egípcia, a maior universidade do Egito (e a segunda mais antiga do mundo), altamente reverenciada no mundo muçulmano sunita e um símbolo do Egito islâmico.

Mesquita do Sultão Hassan

Elegante e imensa – é considerada a melhor peça da arquitetura mameluca do Cairo. Foi construído entre 1356 e 1363 pelo Sultão Hassan. Uma porta de bronze leva ao mausoléu do sultão.

Portão de Bab Zuweila

Essa é uma estrutura grandiosa – ao subir no acesso ao telhado do Portão você terá uma vista envolvente da Cidade dos Mil Minaretes.

Museu Egípcio do Cairo

O Museu do Cairo tem um dos maiores acervos mundiais. O maior tesouro do mundo faraônico de relevância está nesse museu – as múmias e o tesouro da tumba do Faraó Tutankamon – aquele mesmo das ilustrações dos seus livros de história.

Deserto Branco

O Deserto Branco é uma das maravilhas naturais mais excêntricas do Egito. Montanhas de giz em formato surreal criaram o que parece ser um país das maravilhas nevado no meio da areia seca. Pedras brancas ofuscantes e pináculos parecidos com icebergs. Um cenário espetacular diferente de tudo que você já viu.

Rio Nilo

Quem nunca ouviu falar no segundo maior rio do mundo? O rio Nilo e suas margens férteis, considerado o rio mãe dos egípcios. Sua nascente está a sul da linha do Equador e sua foz ocorre no mar Mediterrâneo. Ele segue essa trajetória por 30 milhões de anos.

Oásis de Siwa 

O Deserto de Siwa é considerado o mais remoto e o único localizado no Deserto Ocidental. lindo pequeno oásis, rodeado por plantações de tamareiras e inúmeras nascentes de água doce, é um dos locais mais naturalmente pitorescos dessa região.

Thistlegorm

Mais do que as tumbas e os templos podem te mostrar este ponto de mergulho estão bem abaixo da superfície do Mar Vermelho. Entre os muitos recifes de coral ao largo da costa, há também um excesso de naufrágios que afundaram no Golfo de Gubal e no Golfo de Aqaba do Mar Vermelho. De todos os naufrágios, o mais famoso é o Thistlegorm , um navio de carga inglês da Segunda Guerra Mundial que estava a caminho para reabastecer as tropas britânicas quando foi bombardeado pelos alemães em 1941. Um mundo subaquático perfeito para os mergulhadores mais entusiastas!

Veja também: Pontos turísticos do Cairo

Passeios no Cairo

Rio Nilo Cairo
Rio Nilo Cairo – Egito

Os passeios no Cairo irão te surpreender!

Uma metrópole próspera com mais de 20 milhões de habitantes e uma encruzilhada de culturas por milênios, Cairo é um destino cativante com algo para todos descobrirem.

A Grande Pirâmide de Gizé e a Grande Esfinge estão a menos de 32 km do Cairo. Além dessas, também existem muitas outras pirâmides do Cairo que podem ser perfeitas para o aventureiro que existe em você. Além disso, os desertos, o Mar Vermelho, o Museu do Cairo e suas construções milenares fazem parte do complexo mundo antigo que só os guias locais poderão te orientar!

Você terá momentos ainda mais incríveis contratando um iFriend no Cairo.

Um dia no Cairo

Interior da pirãmide de Karnak
Interior da pirãmide de Karnak

O Abdelsaid vai te levar para conhecer o que há de melhor na capital egípcia Cairo, Um dia no Cairo. Conheça as icônicas Pirâmides e o fabuloso Museu Egípcio num passeio com guia que fala Português 

Sairemos com destino ao centro da cidade para visitar O Museu Egípcio do Cairo, um enorme edifício pleno de objetos maravilhosos que pertencem às épocas da grande cultura egípcia, com uma secção dedicada à exposicão dos tesouros encantadores achados no túmulo do rei jovem Tutankamón. ( visitar a sala das múmias não está incluso).

Continuação para Gizé para visitar As pirâmides de Gizé de Quéops, Quéfren e Miquerinos. (o Ingresso do interior de uma das pirâmides não está incluso).

Visita ao templo do vale do rei Quéfren e A Esfinge. Volta para o hotel.

Veja mais: Passeios no Cairo.

iFriend: Guia de viagem no Cairo

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Você pode escolher alguém com um perfil parecido/esperado e ter uma experiência incrível, focado nos seus desejos.

  • Ahmed– Vai te levar para conhecer a cidade tem de melhor
  • Mohammed – Vai mostrar cenários únicos para fotos e os recantos mais escondidos da cidade.

Ver mais iFriends: Guias locais no Cairo para você aproveitar MUITO a sua estadia!

Veja os melhores Pacotes de experiências no Cairo  para você aproveitar MUITO a sua estadia! 

Minaretes
Minaretes – Cairo Egito

Cairo, a Cidade dos Mil Minaretes, está esperando sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

O que achou?

Média 0 / 5. Votos: 0

Que tal?